Buscar

Tipos de Planejamento e Estratégias da Qualidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O planejamento proporciona aos gestores uma reflexão sobre onde se pretende chegar e quais podem ser os possíveis problemas, levando-os a uma solução e prevendo soluções para direcionar as decisões e superar os problemas do dia a dia das empresas. Porém, devemos lembrar que existem três tipos de planejamento, que são determinados pelo tempo de execução: o estratégico, o tático e o operacional. Com base no material de estudos, descreva ações e estratégias da qualidade aplicáveis a cada nível hierárquico. 
R – O planejamento, de um modo geral, consiste na escolha de alternativas para se alcançar um objetivo de forma eficiente e eficaz, a partir da situação atual da organização. 
Considerando os três níveis da pirâmide organizacional, cada tipo de planejamento busca o alcance de seus objetivos e metas organizacionais para o alcance de um objetivo comum:
No topo da pirâmide temos a alta gestão e diretoria com a aplicação do “Planejamento Estratégico”. É onde tudo começa. São definidas as estratégias a longo prazo buscando ter uma visão sem entrar muito em detalhes, afinal o Planejamento Estratégico geralmente é feito para um período de 5 a 10 anos definindo missão, visão e valores. Quem a empresa é e onde ela quer chegar definindo metas e objetivos. O importante, neste momento, é levar em conta todos os fatores internos e externos da empresa analisando os diversos contextos e cenários
No meio da pirâmide encontramos os superintendentes e gerentes com o “Planejamento Tático”. Nessa etapa, traçam-se metas a médio prazo (1 a 3 anos) e com mais detalhes do que no planejamento estratégico, além de ser uma etapa voltada para os departamentos em específico. Temos o planejamento tático como uma ponte entre o planejamento estratégico e o operacional. 
Na base da pirâmide temos os supervisores e colaboradores de um modo geral com o “Planejamento Operacional”. Aqui traçamos os planos a curto prazo, de 3 a 5/6 meses, com um maior detalhamento do que nas fases anteriores definindo métodos, processos e sistemas a serem aplicados para que a empresa possa alcançar os objetivos estratégicos e táticos estabelecendo quem estará envolvido, suas atividades, funções, responsabilidades e divisão de tarefas, além dos equipamentos e recursos financeiros necessários para colocar o plano em ação.

Continue navegando

Outros materiais