Buscar

2- Membrana Plasmática docx

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

MEMBRANA PLASMÁTICA
A membrana plasmática tem basicamente 3 funções:
· Serve para revestir a célula;
· Proteção contra agentes externos;
· Permeabilidade Seletiva que é a capacidade da membrana de selecionar quais as substâncias podem entrar e sair da célula.
A membrana plasmática possui uma camada chamada Glicocálix nas células animais, essa camada formada por lipídios e proteínas ajudam a proteger a célula de agressões físicas e químicas e também retém nutrientes e enzimas.
Essa camada também faz a função de reconhecimento celular uma vez que diferentes células possuem diferentes glicocálix. Ex transplante de órgãos (os glóbulos brancos vão fazer o reconhecimento nas células deste órgão e este reconhecimento e feito via glicocálix, quanto mais parecido for o glicocálix menos a chance de rejeição).
Sua composição é basicamente de lipídios e proteínas (lipoproteica), mais também possui açucares (carboidratos) (localizados no topo da cabeça), e outro tipo de lipídio o colesterol.
Possui 2 camadas fosfolipídicas uma voltada para o meio externo e outra voltada para o meio interno. Esses fosfolipídios tem uma parte que tem afinidade com a agua e a parte Hidrofila ou hidrofílica, e a parte que está o fosfato (cabeça), e possui outra parte a mais interna da membrana onde estão localizados os ácidos graxos (pernas), essa parte não interage com a agua é (Hidrofóbica).
Entre as camadas de fofolipidios temos proteínas inseridas (atravessa toda a membrana) são chamadas de Proteínas de membranas integrais, e as proteínas que se localizam na periferia da membrana plasmática elas recebem o nome de proteínas periféricas.
Especializações da membrana plasmática
De acordo com o local de onde a célula estiver a membrana plasmática dessa célula vai ter uma conformação diferente, para suprir alguma função que está célula tem que estar executando naquele local do organismo.
Microvilosidades – presentes em membranas de células que estão no intestino e que estão no rim, sempre vai existir microvilosidade em células que tem a função de absorver alguma coisa, essas invaginações servem para aumentar a superfície de contato da membrana plasmática com o meio externo e ajudam a absorver mais nutrientes.
Cílios e Flagelos – os cílios vão se encontrar em grande quantidade na membrana plasmática, são encontrados em abundancia nas membranas das células de vias respiratórias, estes cílios ao se movimentar de um lado para o outro e assim vai expulsando as impurezas que entram no nosso organismo na respiração. O Flagelo tem a função de transporte celular (espermatozoide) responsável pela movimentação.
Junção Oclusiva – duas ou mais células se juntam e impede a entrada de micro-organismos entre as células, bloqueia a entrada de vírus e bactérias no meio das células, para que não haja a contaminação celular.
Desmossomos – a função dos desmossomos é unir uma célula a outra, tem função de adesão extremamente forte.
Junção Comunicante – serve para permitir a troca de substâncias entre as células, principalmente de água e aminoácidos.
Interdigitações - também tem a função de unir as células através de dobras que se encaixam uma na outra, aumentando a adesão entre elas.
Cutículas – São as Glicocalix
Transporte Passivo
A forma de transporte de moléculas entre a membrana plasmática da célula sem gastar energia (ATP).
Importante:
O que é soluto e solvente?
Soluto – são partículas que estão dissolvidas em uma solução, todas as partículas dissolvida em água. Tudo que não for agua é partícula (soluto)
Solvente – quando falamos de biologia, solvente é a agua.
São 3 tipos de transporte passivo:
Quando falamos de difusão estamos falando da passagem de soluto entre os meios Ex. açucares entrando ou saindo da célula. Os solutos tem a tendência de passar para o meio com menor concentração do mesmo ou seja difusão é a passagem de soluto do meio aonde ele esta mais concentrado para o meio que ele esta menos concentrado, até que exista um equilíbrio entre os dois meios (gradiente de concentração).
Difusão Simples – A passagem de soluto é feita através da bicamada fosfolipidica da membrana plasmática, pouquíssimas moléculas passam pela membrana por esse tipo de difusão, temos duas importantes o Oxigênio (O2) e o gás carbônico (CO2), desta forma as trocas de gases realizadas em nossos pulmões nos alvéolos pulmonares, onde o oxigênio entra no sangue e o CO2 sai do sangue a Hematose vai ocorrer por difusão simples.
Difusão facilitada – O soluto também passa de onde ele está mais concentrado para o local menos concentrado mais através das proteínas de membrana plasmática, quem faz a difusão facilitada é a maior parte dos solutos, principalmente os solutos polares que tem carga elétrica, Ex, Aminoácidos, algumas vitaminas e a glicose que entra e sai da célula através da difusão facilitada.
Osmose – Passagem de agua pela membrana plasmática, ou seja, a passagem de solvente pela membrana plasmática. A água sempre vai se locomover para o local com a maior concentração de soluto para fazer essa diluição. Osmose é a passagem de agua do meio com menos concentração (meio Hipotônico) de soluto para o meio com mais concentração de soluto (meio hipertônico). Se o meio estiver com um equilíbrio de soluto, concentrações semelhantes de soluto chamamos de meio Isotônico.
A passagem da agua pela membrana plasmática da célula geralmente é feita através das proteínas dessa membrana principalmente proteínas chamadas Hidroporinas.
Transporte ativo
Transporte ativo é o transporte de soluto pela membrana plasmática com gasto de energia (ATP).
Lembrete – A tendência natural dos solutos é passar pela membrana plasmática da célula de onde eles estão mais concentrados para o local onde eles estão menos concentrados (Transporte Passivo).
No caso do transporte ativo é exatamente o contrário (o soluto vai passar do local de menor concentração para o local de maior concentração e ele não quer isso).
O mais clássico é a bomba de Sódio (Na) e Potássio (K)
Repare que tem mais sódio fora da célula do que dentro, desta forma a tendência natural desse sódio é entrar na célula por difusão facilitada. 
Repare também que o potássio tem mais dentro da célula do que fora, desta forma a tendência natural é ele sair da célula também por difusão facilitada.
Só que a célula não quer isso, ela quer manter a quantidade de sódio alta fora e a quantidade de potássio alta dentro dela, desta forma como vai contra o movimento de gradiente de concentração, vai ocorrer um gasto de energia.
Desta forma então chega o ATP (trifosfato de adenosina) se liga na proteína carreadora,(vai mudar a sua conformação), vai ajudar a célula a empurrar esse sódio para fora (3 moléculas de sódio são mandadas para fora pela proteína carreadora), quebrou o ATP virou ADP e ao mesmo tempo o potássio que saiu ele vai ser colocado para dentro, assim o potássio vai se aproximar da proteína carreadora o fosforo do ADP vai se soltar da proteína com isso ela muda a sua conformação e devolve o potássio para dentro da célula.
Esse processo é fundamental para a produção de impulsos nervosos nas células nervosos (neurônios).
Existem outros tipos de transporte ativo, de glicose (a célula esta cheia mais ainda quer mais), aminoácidos etc. Não é só para produção de estímulos nervosos a raiz das plantas fazem transporte ativo para melhorar a sua capacidade de absorção de agua e nutrientes.
Endocitoses (Colocar para dentro (endo))
Existem certas substâncias que são muito grandes para passar pela membrana plasmática, quando isso acontece a membrana tem uma estratégia.
Dois tipos:
Fagocitose – moléculas solidas - proteínas, polissacarídeos (açúcar), ou outras células ( caso dos protozoários que se alimentam de uma bactéria), glóbulos brancos fazem para destruir células invasoras .
Pinocitose – moléculas solidas mais dissolvida em algum fluido (não é agua, agua é osmose) – molécula de colesterol.
De que forma:
A membrana plasmática vai fazer uma invaginação, forma o fagossomo chega o lisossomo se funde ao fagossomo e acontece a digestão. 
ExocitosesColocar para fora (Exo)
A célula pode querer colocar para fora alguma coisa boa (secreção de hormônios, por exemplo), ou colocar para fora uma coisa ruim (excreção).

Continue navegando