Logo Passei Direto
Buscar
LiveAo vivo

Avaliação Final (objetiva) Língua Brasileira de Sinais - Libras Lory

User badge image
Paula Araújo

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Para buscarmos respostas a questões relacionadas à surdez e diante da concepção social que na maioria vem acompanhada de preconceitos ou esteriótipos, em que as pessoas, muitas vezes, consideram os surdos incapazes, é preciso entender de fato o que é ser surdo. Sobre esse processo, analise as seguintes sentenças:
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
I- A interação, a convivência e a comunicação são processos dinâmicos e contínuos, que exigem uma atitude de cooperação por parte dos familiares e profissionais de crianças surdas.
II- As crianças surdas que crescem sem contato com outros surdos não têm sua vida social prejudicada e não compromete a aquisição da Língua de Sinais Brasileira.
III- Quanto ao desenvolvimento emocional e social, os pais de filhos surdos têm uma grande expectativa, gerando cuidados excessivos, contribuindo para a falta de autonomia dos filhos.
IV- Sendo a sociedade majoritária ouvinte, o papel da família no desenvolvimento psicossocial da criança surda se torna essencial como facilitadores para o mundo.
a) As sentenças II e IV estão corretas.
b) As sentenças I, II e III estão corretas.
c) As sentenças II, III e IV estão corretas.
d) As sentenças I, III e IV estão corretas.

Os surdocegos possuem diversas formas para se comunicar. A Libras (Língua Brasileira de Sinais) é uma delas, podendo ser adaptada aos surdocegos utilizando o tato. "Surdocegas são crianças que têm dificuldades auditivas e visuais, cuja combinação resulta em problemas severos na comunicação" (LEUW, 1997 apud QUADROS, 2004, p. 24). Sobre os métodos de comunicação para surdocegos, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- É possível para o surdocego escrever no papel utilizando o alfabeto manual.
II- Existe um sistema pictográfico para o surdocego escrever por meio de aparelhos eletrônicos.
III- Semelhante ao alfabeto datilológico, existe o alfabeto manual para surdocegos.
IV- O alfabeto manual para surdocego é um sistema de signos sobre a palma da mão do interlocutor.
a) As sentenças I, II e IV estão corretas.
b) As sentenças II e III estão corretas.
c) As sentenças III e IV estão corretas.
d) As sentenças I, III e IV estão corretas.

O autor Skliar (2001) descreve sobre o modelo da perspectiva clínica-terapêutica criando uma relação direta entre a deficiência e outros problemas do indivíduo com surdez. Esta perspectiva de surdez foi e, em muitos casos, ainda é dominante e trouxe a prevalência de um modelo de educação que visa à cura ou à reabilitação do surdo.
Sobre esta perspectiva, assinale a alternativa CORRETA:
a) Modelo que relaciona com a patologia da surdez, tendo o currículo escolar como objetivo.
b) Perspectiva clínica-terapêutica entende que os surdos são um grupo homogêneo que responde a uma classificação médica de deficiência visual.
c) Perspectiva clínica-terapêutica entende que os surdos são um grupo homogêneo que responde a uma classificação médica de deficiência auditiva.
d) Modelo clínico-terapêutico reflete somente uma filosofia oralista com perspectiva para o indivíduo ouvinte.

Suponha a seguinte situação: Um aluno do Ensino Fundamental se sente prejudicado devido à falta de comunicação entre os professores e alunos. As aulas possuíam com frequência a leitura de textos da língua portuguesa, fazendo com que ele ficasse muito confuso e tendo dificuldade na compreensão. Desse modo, essa situação acabou resultando em diversas reprovações, atrasando, assim, sua vida pessoal e acadêmica. Ao passar para o Ensino Médio, esse aluno teve o auxílio de um intérprete, fazendo com que a compreensão das aulas fosse muito melhor.
Considerando a situação suposta e as funções do profissional TILSP na educação de surdos, assinale a alternativa CORRETA:
A Participar somente das aulas teóricas em que o aluno surdo esteja inserido.
B Conhecer as relações de ensino-aprendizagem em parceria efetiva com os professores.
C Evitar a mediação dos conteúdos teóricos e buscar a melhor didática visual para o aluno surdo.
D Se limitar apenas à tradução do conteúdo acadêmico e substituir o professor em sala de aula.

A oralização do surdo é uma decisão individual e familiar. É um processo diferente do processo de aquisição da leitura e escrita. Segundo o MEC (2000), para uma criança surda aprender a Língua Portuguesa oral, são necessárias algumas condições.
Diante deste contexto, analise as sentenças a seguir: I- Essa oralização pode acontecer de acordo com a perda auditiva da criança, e ser acompanhada por profissionais, como o fonoaudiólogo. II- Essa oralização poderá trazer algumas dificuldades devido o grau de perda auditiva, e métodos diferentes podem ser necessários. III- Para oralização, o surdo precisa ter uma perda profunda e deve-se usar métodos diferentes junto a profissionais médicos. IV- Deve-se considerar as perdas graves de audição e o momento que ocorre essa perda na possibilidade de oralização de crianças surdas. Agora, assinale a alternativa CORRETA.
a) As sentenças II, III e IV estão corretas.
b) As sentenças I, II e III estão corretas.
c) As sentença I, III e IV estão corretas.
d) As sentenças I, II e IV estão corretas.

Quadros (2004, p. 10) nos diz que surdocego é uma definição funcional que se refere àquele que tem uma perda substancial da visão e da audição, de tal modo que a combinação das suas deficiências cause extrema dificuldade na conquista de habilidades educacionais, vocacionais e lazer. Assim, muitas instituições que têm alunos matriculados com essa múltipla deficiência necessitam de um profissional habilitado para atuar. Assim, analise as sentenças a seguir:
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
I- Viu a necessidade da formação de um guia-intérprete, como profissional que faz a mediação entre o mundo e o surdocego.
II- Este profissional passa a descrever todos os acontecimentos, a fim de que o surdocego se aproprie das situações ao seu redor.
III- Dá-se preferência para atuarem como guia-intérprete pessoas que tenham surdez, o que facilitará sua atuação.
IV- Este profissional faz a mediação para o surdocego, não necessitando auxiliá-lo na sua vida e locomoção.
a) As sentenças I, II e III estão corretas.
b) As sentenças II e IV estão corretas.
c) As sentenças I, III e IV estão corretas.
d) As sentenças I, II e IV estão corretas.

É notório que muitas vezes a exclusão começa dentro da própria família, que não permitem que seus filhos surdos tenham acesso à língua utilizada pela comunidade surda, o que resulta em uma privação em participar de conversas e de atividades prazerosas. Esse contexto se repete quando seu filho procura um emprego. Sassaki (2007) menciona que a inclusão é o processo pelo qual a sociedade se adapta para poder incluir em seus sistemas sociais gerais pessoas com deficiência.
Com base no exposto, analise as sentenças a seguir: Assinale a alternativa CORRETA:
I- Com relação à pessoa surda, a maior dificuldade encontrada para sua inclusão no mercado de trabalho ainda continua sendo a comunicação.
II- Sobre a pessoa surda, a falta de comunicação dificulta e até mesmo impossibilita a manifestação ou o recebimento de mensagens.
III- No caso de funcionários surdos/deficientes auditivos, em geral, a comunicação começa com o apoio daqueles que trabalham ao seu lado.
IV- Não é preciso fazer nenhuma adaptação dentro das empresas a fim de incluir as pessoas com deficiência no ambiente de trabalho.
A - As sentenças II e IV estão corretas.
B - As sentenças III e IV estão corretas.
C - As sentenças I e IV estão corretas.
D - As sentenças I, II e III estão corretas.

A região de contato "refere-se à parte da mão que entra em contato com o corpo. Esse contato pode se dar de maneiras diferentes: através de um toque, de um risco, de um deslizamento [...]. Sobre as disposições das mãos, a articulação dos sinais podem ser feitas, apenas, pela mão dominante ou com as duas mãos. Neste último caso, as duas mãos podem se movimentar para formar o sinal, ou então apenas uma mão dominante se movimenta e a outra como ponto de articulação (PA)" (BRITO, 1995, p. 220). Considerando o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
a) O contato com o corpo pode ser feito de diversas maneiras, desde que o sinal seja feito corretamente.
b) Não se considera necessário a atenção ao uso das mãos dominantes para a realização desse parâmetro.
c) O contato é responsável somente pela direção para qual a palma da mão e o corpo aponta ao fazer o sinal.
d) O contato que ocorre no momento da realização do sinal não tem relação nenhuma com esse parâmetro.

(ENADE, 2014) Na formação de classes de determinado ano letivo, identificou-se a matrícula de aluno surdo que usa a LIBRAS para a comunicação e o bilinguismo como opção familiar para sua educação. Assim, a equipe da escola (gestores, docentes e funcionários) envolveu-se para compreender a surdez, as abordagens educacionais para o ensino do aluno surdo e também para criar condições favoráveis ao atendimento desse aluno. A lei nº 10.436/2002 reconhece os surdos como sujeitos de direito e, em função de sua comunicação possuidores de uma cultura diferenciada, reconhece, ainda, a LIBRAS como meio legal de comunicação e expressão. Da mesma forma que outros recursos de expressão a ela associados. O bilinguismo é visto, hoje, como abordagem privilegiada para a educação do surdo, pois visa capacitá-lo na utilização de duas línguas: a língua de sinais (principal meio de comunicação) e a língua escrita da comunidade em que vive. Nesse cenário, entre as ações que podem favorecer a aprendizagem desse aluno surdo e garantir seu direito à educação, incluem-se as de:
É correto apenas o que se afirma em:
I- Disponibilizar materiais a promover atividades em LIBRAS para os alunos não surdos.
II- Convencer a família a optar pelo oralismo como forma de o aluno aproximar-se ao máximo da língua falada pela maioria dos alunos da escola.
III- Envolver a turma em que o aluno surdo está matriculado e demais alunos da escola na aprendizagem de LIBRAS.
IV- Providenciar a transferência do aluno para uma escola que atenda a comunidade surda, pois uma escola especializada é mais adequada ao seu processo de ensino-aprendizagem.
A - I, II e IV.
B - I e III.
C - II e III.
D - II, III e IV.

(ENADE, 2014) O grande desafio das escolas é a aprendizagem dos alunos. À organização escolar cabe elevar a qualidade dessa aprendizagem. Diante disso, o docente deve atuar para atingir esse objetivo, o que exige, cada vez mais, formação de qualidade. Considerando esse tema, avalie as afirmacoes a seguir:
É correto o que se afirma em:
I- As políticas educacionais de formação de educadores devem priorizar a formação continuada, complementar ao exercício profissional, que é responsabilidade de cada professor.
II- Nos processos de formação docente devem ser desenvolvidas competências e habilidades relacionadas à organização e à gestão escolar, além das que dizem respeito ao trabalho pedagógico e aos aspectos éticos e de relações interpessoais.
III- O preparo profissional docente requer apropriação e mobilização de conhecimentos que se relacionam com ensino e conteúdos, avaliação da aprendizagem, gestão de sala de aula e valores e normas de convivência social e coletiva.
a) Somente a II.
b) I e II.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Para buscarmos respostas a questões relacionadas à surdez e diante da concepção social que na maioria vem acompanhada de preconceitos ou esteriótipos, em que as pessoas, muitas vezes, consideram os surdos incapazes, é preciso entender de fato o que é ser surdo. Sobre esse processo, analise as seguintes sentenças:
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
I- A interação, a convivência e a comunicação são processos dinâmicos e contínuos, que exigem uma atitude de cooperação por parte dos familiares e profissionais de crianças surdas.
II- As crianças surdas que crescem sem contato com outros surdos não têm sua vida social prejudicada e não compromete a aquisição da Língua de Sinais Brasileira.
III- Quanto ao desenvolvimento emocional e social, os pais de filhos surdos têm uma grande expectativa, gerando cuidados excessivos, contribuindo para a falta de autonomia dos filhos.
IV- Sendo a sociedade majoritária ouvinte, o papel da família no desenvolvimento psicossocial da criança surda se torna essencial como facilitadores para o mundo.
a) As sentenças II e IV estão corretas.
b) As sentenças I, II e III estão corretas.
c) As sentenças II, III e IV estão corretas.
d) As sentenças I, III e IV estão corretas.

Os surdocegos possuem diversas formas para se comunicar. A Libras (Língua Brasileira de Sinais) é uma delas, podendo ser adaptada aos surdocegos utilizando o tato. "Surdocegas são crianças que têm dificuldades auditivas e visuais, cuja combinação resulta em problemas severos na comunicação" (LEUW, 1997 apud QUADROS, 2004, p. 24). Sobre os métodos de comunicação para surdocegos, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- É possível para o surdocego escrever no papel utilizando o alfabeto manual.
II- Existe um sistema pictográfico para o surdocego escrever por meio de aparelhos eletrônicos.
III- Semelhante ao alfabeto datilológico, existe o alfabeto manual para surdocegos.
IV- O alfabeto manual para surdocego é um sistema de signos sobre a palma da mão do interlocutor.
a) As sentenças I, II e IV estão corretas.
b) As sentenças II e III estão corretas.
c) As sentenças III e IV estão corretas.
d) As sentenças I, III e IV estão corretas.

O autor Skliar (2001) descreve sobre o modelo da perspectiva clínica-terapêutica criando uma relação direta entre a deficiência e outros problemas do indivíduo com surdez. Esta perspectiva de surdez foi e, em muitos casos, ainda é dominante e trouxe a prevalência de um modelo de educação que visa à cura ou à reabilitação do surdo.
Sobre esta perspectiva, assinale a alternativa CORRETA:
a) Modelo que relaciona com a patologia da surdez, tendo o currículo escolar como objetivo.
b) Perspectiva clínica-terapêutica entende que os surdos são um grupo homogêneo que responde a uma classificação médica de deficiência visual.
c) Perspectiva clínica-terapêutica entende que os surdos são um grupo homogêneo que responde a uma classificação médica de deficiência auditiva.
d) Modelo clínico-terapêutico reflete somente uma filosofia oralista com perspectiva para o indivíduo ouvinte.

Suponha a seguinte situação: Um aluno do Ensino Fundamental se sente prejudicado devido à falta de comunicação entre os professores e alunos. As aulas possuíam com frequência a leitura de textos da língua portuguesa, fazendo com que ele ficasse muito confuso e tendo dificuldade na compreensão. Desse modo, essa situação acabou resultando em diversas reprovações, atrasando, assim, sua vida pessoal e acadêmica. Ao passar para o Ensino Médio, esse aluno teve o auxílio de um intérprete, fazendo com que a compreensão das aulas fosse muito melhor.
Considerando a situação suposta e as funções do profissional TILSP na educação de surdos, assinale a alternativa CORRETA:
A Participar somente das aulas teóricas em que o aluno surdo esteja inserido.
B Conhecer as relações de ensino-aprendizagem em parceria efetiva com os professores.
C Evitar a mediação dos conteúdos teóricos e buscar a melhor didática visual para o aluno surdo.
D Se limitar apenas à tradução do conteúdo acadêmico e substituir o professor em sala de aula.

A oralização do surdo é uma decisão individual e familiar. É um processo diferente do processo de aquisição da leitura e escrita. Segundo o MEC (2000), para uma criança surda aprender a Língua Portuguesa oral, são necessárias algumas condições.
Diante deste contexto, analise as sentenças a seguir: I- Essa oralização pode acontecer de acordo com a perda auditiva da criança, e ser acompanhada por profissionais, como o fonoaudiólogo. II- Essa oralização poderá trazer algumas dificuldades devido o grau de perda auditiva, e métodos diferentes podem ser necessários. III- Para oralização, o surdo precisa ter uma perda profunda e deve-se usar métodos diferentes junto a profissionais médicos. IV- Deve-se considerar as perdas graves de audição e o momento que ocorre essa perda na possibilidade de oralização de crianças surdas. Agora, assinale a alternativa CORRETA.
a) As sentenças II, III e IV estão corretas.
b) As sentenças I, II e III estão corretas.
c) As sentença I, III e IV estão corretas.
d) As sentenças I, II e IV estão corretas.

Quadros (2004, p. 10) nos diz que surdocego é uma definição funcional que se refere àquele que tem uma perda substancial da visão e da audição, de tal modo que a combinação das suas deficiências cause extrema dificuldade na conquista de habilidades educacionais, vocacionais e lazer. Assim, muitas instituições que têm alunos matriculados com essa múltipla deficiência necessitam de um profissional habilitado para atuar. Assim, analise as sentenças a seguir:
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
I- Viu a necessidade da formação de um guia-intérprete, como profissional que faz a mediação entre o mundo e o surdocego.
II- Este profissional passa a descrever todos os acontecimentos, a fim de que o surdocego se aproprie das situações ao seu redor.
III- Dá-se preferência para atuarem como guia-intérprete pessoas que tenham surdez, o que facilitará sua atuação.
IV- Este profissional faz a mediação para o surdocego, não necessitando auxiliá-lo na sua vida e locomoção.
a) As sentenças I, II e III estão corretas.
b) As sentenças II e IV estão corretas.
c) As sentenças I, III e IV estão corretas.
d) As sentenças I, II e IV estão corretas.

É notório que muitas vezes a exclusão começa dentro da própria família, que não permitem que seus filhos surdos tenham acesso à língua utilizada pela comunidade surda, o que resulta em uma privação em participar de conversas e de atividades prazerosas. Esse contexto se repete quando seu filho procura um emprego. Sassaki (2007) menciona que a inclusão é o processo pelo qual a sociedade se adapta para poder incluir em seus sistemas sociais gerais pessoas com deficiência.
Com base no exposto, analise as sentenças a seguir: Assinale a alternativa CORRETA:
I- Com relação à pessoa surda, a maior dificuldade encontrada para sua inclusão no mercado de trabalho ainda continua sendo a comunicação.
II- Sobre a pessoa surda, a falta de comunicação dificulta e até mesmo impossibilita a manifestação ou o recebimento de mensagens.
III- No caso de funcionários surdos/deficientes auditivos, em geral, a comunicação começa com o apoio daqueles que trabalham ao seu lado.
IV- Não é preciso fazer nenhuma adaptação dentro das empresas a fim de incluir as pessoas com deficiência no ambiente de trabalho.
A - As sentenças II e IV estão corretas.
B - As sentenças III e IV estão corretas.
C - As sentenças I e IV estão corretas.
D - As sentenças I, II e III estão corretas.

A região de contato "refere-se à parte da mão que entra em contato com o corpo. Esse contato pode se dar de maneiras diferentes: através de um toque, de um risco, de um deslizamento [...]. Sobre as disposições das mãos, a articulação dos sinais podem ser feitas, apenas, pela mão dominante ou com as duas mãos. Neste último caso, as duas mãos podem se movimentar para formar o sinal, ou então apenas uma mão dominante se movimenta e a outra como ponto de articulação (PA)" (BRITO, 1995, p. 220). Considerando o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
a) O contato com o corpo pode ser feito de diversas maneiras, desde que o sinal seja feito corretamente.
b) Não se considera necessário a atenção ao uso das mãos dominantes para a realização desse parâmetro.
c) O contato é responsável somente pela direção para qual a palma da mão e o corpo aponta ao fazer o sinal.
d) O contato que ocorre no momento da realização do sinal não tem relação nenhuma com esse parâmetro.

(ENADE, 2014) Na formação de classes de determinado ano letivo, identificou-se a matrícula de aluno surdo que usa a LIBRAS para a comunicação e o bilinguismo como opção familiar para sua educação. Assim, a equipe da escola (gestores, docentes e funcionários) envolveu-se para compreender a surdez, as abordagens educacionais para o ensino do aluno surdo e também para criar condições favoráveis ao atendimento desse aluno. A lei nº 10.436/2002 reconhece os surdos como sujeitos de direito e, em função de sua comunicação possuidores de uma cultura diferenciada, reconhece, ainda, a LIBRAS como meio legal de comunicação e expressão. Da mesma forma que outros recursos de expressão a ela associados. O bilinguismo é visto, hoje, como abordagem privilegiada para a educação do surdo, pois visa capacitá-lo na utilização de duas línguas: a língua de sinais (principal meio de comunicação) e a língua escrita da comunidade em que vive. Nesse cenário, entre as ações que podem favorecer a aprendizagem desse aluno surdo e garantir seu direito à educação, incluem-se as de:
É correto apenas o que se afirma em:
I- Disponibilizar materiais a promover atividades em LIBRAS para os alunos não surdos.
II- Convencer a família a optar pelo oralismo como forma de o aluno aproximar-se ao máximo da língua falada pela maioria dos alunos da escola.
III- Envolver a turma em que o aluno surdo está matriculado e demais alunos da escola na aprendizagem de LIBRAS.
IV- Providenciar a transferência do aluno para uma escola que atenda a comunidade surda, pois uma escola especializada é mais adequada ao seu processo de ensino-aprendizagem.
A - I, II e IV.
B - I e III.
C - II e III.
D - II, III e IV.

(ENADE, 2014) O grande desafio das escolas é a aprendizagem dos alunos. À organização escolar cabe elevar a qualidade dessa aprendizagem. Diante disso, o docente deve atuar para atingir esse objetivo, o que exige, cada vez mais, formação de qualidade. Considerando esse tema, avalie as afirmacoes a seguir:
É correto o que se afirma em:
I- As políticas educacionais de formação de educadores devem priorizar a formação continuada, complementar ao exercício profissional, que é responsabilidade de cada professor.
II- Nos processos de formação docente devem ser desenvolvidas competências e habilidades relacionadas à organização e à gestão escolar, além das que dizem respeito ao trabalho pedagógico e aos aspectos éticos e de relações interpessoais.
III- O preparo profissional docente requer apropriação e mobilização de conhecimentos que se relacionam com ensino e conteúdos, avaliação da aprendizagem, gestão de sala de aula e valores e normas de convivência social e coletiva.
a) Somente a II.
b) I e II.

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Lourenny Regina Silva e Silva (2480661)
	Disciplina:
	Língua Brasileira de Sinais - Libras (MAT52)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual FLEX ( Cod.:513100) ( peso.:3,00)
	Prova Objetiva:
	21385947
Parte superior do formulário
	1.
	Para buscarmos respostas a questões relacionadas à surdez e diante da concepção social que na maioria vem acompanhada de preconceitos ou esteriótipos, em que as pessoas, muitas vezes, consideram os surdos incapazes, é preciso entender de fato o que é ser surdo. Sobre esse processo, analise as seguintes sentenças: 
I- A interação, a convivência e a comunicação são processos dinâmicos e contínuos, que exigem uma atitude de cooperação por parte dos familiares e profissionais de crianças surdas.
II- As crianças surdas que crescem sem contato com outros surdos não têm sua vida social prejudicada e não compromete a aquisição da Língua de Sinais Brasileira.
III- Quanto ao desenvolvimento emocional e social, os pais de filhos surdos têm uma grande expectativa, gerando cuidados excessivos, contribuindo para a falta de autonomia dos filhos.
IV- Sendo a sociedade majoritária ouvinte, o papel da família no desenvolvimento psicossocial da criança surda se torna essencial como facilitadores para o mundo. 
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As sentenças II e IV estão corretas.
	
	b) As sentenças I, II e III estão corretas.
	
	c) As sentenças II, III e IV estão corretas.
	
	d) As sentenças I, III e IV estão corretas.
	
	
	2.
	Os surdocegos possuem diversas formas para se comunicar. A Libras (Língua Brasileira de Sinais) é uma delas, podendo ser adaptada aos surdocegos utilizando o tato. "Surdocegas são crianças que têm dificuldades auditivas e visuais, cuja combinação resulta em problemas severos na comunicação" (LEUW, 1997 apud QUADROS, 2004, p. 24). Sobre os métodos de comunicação para surdocegos, analise as sentenças a seguir:
I- É possível para o surdocego escrever no papel utilizando o alfabeto manual.
II- Existe um sistema pictográfico para o surdocego escrever por meio de aparelhos eletrônicos.
III- Semelhante ao alfabeto datilológico, existe o alfabeto manual para surdocegos.
IV- O alfabeto manual para surdocego é um sistema de signos sobre a palma da mão do interlocutor. 
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: QUADROS, R. M. Educação de surdos: a aquisição da linguagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
	
	a) As sentenças I, II e IV estão corretas.
	
	b) As sentenças III e IV estão corretas.
	
	c) As sentenças I, III e IV estão corretas.
	
	d) As sentenças II e III estão corretas.
	
	
	3.
	Em Libras utilizamos alguns sinais para indicar o nome dos animais. Tomando por base a figura a seguir, assinale a alternativa CORRETA que corresponde ao sinal indicado:
FONTE DA IMAGEM: SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTE ? SED; FUNDAÇÃO
CATARINENSE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL - FCEE. Vocabulário em língua de sinais. Florianópolis, [2003?].
	
	
	a) Vaca.
	
	b) Galinha.
	
	c) Porco.
	
	d) Cachorro.
	
	
	4.
	A área da inclusão digital tem tornado real o acesso das pessoas com deficiência auditiva/surdez à tecnologia estando presente em suas vidas de uma forma muito ampla. Esses recursos considerados de acessibilidade assistiva têm contribuído significamente para a criação de recursos pedagógicos, beneficiando alunos com essa e outras deficiências. Com relação a essas acessibilidades assistivas, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) São aqueles que possibilitam às pessoas com deficiência desenvolver habilidades que facilitem suas vidas e lhe proporcione maior independência.
	
	b) Os recursos de acessibilidades assistivas não têm sido muito usados na área pedagógica, não sendo necessário ter uma independência.
	
	c) Os recursos de acessibilidades assistivas têm sido muito usados na área pedagógica e na questão individual, não sendo necessário para sua independência.
	
	d) São aqueles que não possibilitam às pessoas com qualquer deficiência ter um bom desenvolvimento, habilidades diversas e maior independência.
	
	
	5.
	O autor Skliar (2001) descreve sobre o modelo da perspectiva clínica-terapêutica criando uma relação direta entre a deficiência e outros problemas do indivíduo com surdez. Esta perspectiva de surdez foi e, em muitos casos, ainda é dominante e trouxe a prevalência de um modelo de educação que visa à cura ou à reabilitação do surdo. Sobre esta perspectiva, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: SKLIAR. C.B. (Org.) Uma perspectiva sócio-histórica sobre a psicologia e a educação dos surdos. Porto Alegre: Mediação, 2001.
	
	a) Perspectiva clínica-terapêutica entende que os surdos são um grupo homogêneo que responde a uma classificação médica de deficiência auditiva.
	
	b) Perspectiva clínica-terapêutica entende que os surdos são um grupo homogêneo que responde a uma classificação médica de deficiência visual.
	
	c) Modelo clínico-terapêutico reflete somente uma filosofia oralista com perspectiva para o indivíduo ouvinte.
	
	d) Modelo que relaciona com a patologia da surdez, tendo o currículo escolar como objetivo.
	
	
	6.
	Suponha a seguinte situação:
Um aluno do Ensino Fundamental se sente prejudicado devido à falta de comunicação entre os professores e alunos. As aulas possuíam com frequência a leitura de textos da língua portuguesa, fazendo com que ele ficasse muito confuso e tendo dificuldade na compreensão. Desse modo, essa situação acabou resultando em diversas reprovações, atrasando, assim, sua vida pessoal e acadêmica. Ao passar para o Ensino Médio, esse aluno teve o auxílio de um intérprete, fazendo com que a compreensão das aulas fosse muito melhor. 
Considerando a situação suposta e as funções do profissional TILSP na educação de surdos, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Conhecer as relações de ensino-aprendizagem em parceria efetiva com os professores.
	
	b) Evitar a mediação dos conteúdos teóricos e buscar a melhor didática visual para o aluno surdo.
	
	c) Participar somente das aulas teóricas em que o aluno surdo esteja inserido.
	
	d) Se limitar apenas à tradução do conteúdo acadêmico e substituir o professor em sala de aula.
	
	
	7.
	A oralização do surdo é uma decisão individual e familiar. É um processo diferente do processo de aquisição da leitura e escrita. Segundo o MEC (2000), para uma criança surda aprender a Língua Portuguesa oral, são necessárias algumas condições. Diante deste contexto, analise as sentenças a seguir:
I- Essa oralização pode acontecer de acordo com a perda auditiva da criança, e ser acompanhada por profissionais, como o fonoaudiólogo.
II- Essa oralização poderá trazer algumas dificuldades devido o grau de perda auditiva, e métodos diferentes podem ser necessários. 
III- Para oralização, o surdo precisa ter uma perda profunda e deve-se usar métodos diferentes junto a profissionais médicos.
IV- Deve-se considerar as perdas graves de audição e o momento que ocorre essa perda na possibilidade de oralização de crianças surdas.
Agora, assinale a alternativa CORRETA.
FONTE: MEC. Secretaria de Educação Especial. Saberes e práticas para inclusão: estratégias para alunos com necessidades educacionais especiais. Brasília: Ministério da Educação, 2000.
	
	a) As sentenças II, III e IV estão corretas.
	
	b) As sentença I, III e IV estão corretas.
	
	c) As sentenças I, II e IV estão corretas.
	
	d) As sentenças I, II e III estão corretas
	
	
	8.
	Quadros (2004, p. 10) nos diz que surdocego é uma definição funcional que se refere àquele que tem uma perda substancial da visão e da audição, de tal modo que a combinação das suas deficiências cause extrema dificuldade na conquista de habilidades educacionais, vocacionais e lazer. Assim, muitas instituições que têm alunos matriculados com essa múltipla deficiência necessitam de um profissional habilitado para atuar. Assim, analise as sentenças a seguir:
I- Viu a necessidade da formação de um guia-intérprete, como profissional que faz a mediação entre o mundo e o surdocego.II- Este profissional passa a descrever todos os acontecimentos, a fim de que o surdocego se aproprie das situações ao seu redor.
III- Dá-se preferência para atuarem como guia-intérprete pessoas que tenham surdez, o que facilitará sua atuação.
IV- Este profissional faz a mediação para o surdocego, não necessitando auxiliá-lo na sua vida e locomoção.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: QUADROS, R. M. O tradutor e intérprete de Língua Brasileira de Sinais e Língua Portuguesa. Brasília: MEC/SEESP, 2004.
	
	a) As sentenças I, II e IV estão corretas.
	
	b) As sentenças I, II e III estão corretas.
	
	c) As sentenças II e IV estão corretas.
	
	d) As sentenças I, III e IV estão corretas.
	
	
	9.
	É notório que muitas vezes a exclusão começa dentro da própria família, que não permitem que seus filhos surdos tenham acesso à língua utilizada pela comunidade surda, o que resulta em uma privação em participar de conversas e de atividades prazerosas. Esse contexto se repete quando seu filho procura um emprego. Sassaki (2007) menciona que a inclusão é o processo pelo qual a sociedade se adapta para poder incluir em seus sistemas sociais gerais pessoas com deficiência. Com base no exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Com relação à pessoa surda, a maior dificuldade encontrada para sua inclusão no mercado de trabalho ainda continua sendo a comunicação.
II- Sobre a pessoa surda, a falta de comunicação dificulta e até mesmo impossibilita a manifestação ou o recebimento de mensagens.
III- No caso de funcionários surdos/deficientes auditivos, em geral, a comunicação começa com o apoio daqueles que trabalham ao seu lado.
IV- Não é preciso fazer nenhuma adaptação dentro das empresas a fim de incluir as pessoas com deficiência no ambiente de trabalho.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: SASSAKI, R. K. Construindo uma sociedade para todos. 5. ed. Rio de Janeiro: WVA, 2004.
	
	a) As sentenças I e IV estão corretas.
	
	b) As sentenças II e IV estão corretas.
	
	c) As sentenças III e IV estão corretas.
	
	d) As sentenças I, II e III estão corretas.
	
	
	10.
	A região de contato "refere-se à parte da mão que entra em contato com o corpo. Esse contato pode se dar de maneiras diferentes: através de um toque, de um risco, de um deslizamento [...]. Sobre as disposições das mãos, a articulação dos sinais podem ser feitas, apenas, pela mão dominante ou com as duas mãos. Neste último caso, as duas mãos podem se movimentar para formar o sinal, ou então apenas uma mão dominante se movimenta e a outra como ponto de articulação (PA)" (BRITO, 1995, p. 220). Considerando o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BRITO, L. F. Por uma gramática de Língua de Sinais. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1995.
	
	a) O contato é responsável somente pela direção para qual a palma da mão e o corpo aponta ao fazer o sinal.
	
	b) O contato com o corpo pode ser feito de diversas maneiras, desde que o sinal seja feito corretamente.
	
	c) Não se considera necessário a atenção ao uso das mãos dominantes para a realização desse parâmetro.
	
	d) O contato que ocorre no momento da realização do sinal não tem relação nenhuma com esse parâmetro.
	
	
	11.
	(ENADE, 2014) Na formação de classes de determinado ano letivo, identificou-se a matrícula de aluno surdo que usa a LIBRAS para a comunicação e o bilinguismo como opção familiar para sua educação. Assim, a equipe da escola (gestores, docentes e funcionários) envolveu-se para compreender a surdez, as abordagens educacionais para o ensino do aluno surdo e também para criar condições favoráveis ao atendimento desse aluno. A lei nº 10.436/2002 reconhece os surdos como sujeitos de direito e, em função de sua comunicação possuidores de uma cultura diferenciada, reconhece, ainda, a LIBRAS como meio legal de comunicação e expressão. Da mesma forma que outros recursos de expressão a ela associados. O bilinguismo é visto, hoje, como abordagem privilegiada para a educação do surdo, pois visa capacitá-lo na utilização de duas línguas: a língua de sinais (principal meio de comunicação) e a língua escrita da comunidade em que vive. Nesse cenário, entre as ações que podem favorecer a aprendizagem desse aluno surdo e garantir seu direito à educação, incluem-se as de:
I- Disponibilizar materiais a promover atividades em LIBRAS para os alunos não surdos.
II- Convencer a família a optar pelo oralismo como forma de o aluno aproximar-se ao máximo da língua falada pela maioria dos alunos da escola.
III- Envolver a turma em que o aluno surdo está matriculado e demais alunos da escola na aprendizagem de LIBRAS.
IV- Providenciar a transferência do aluno para uma escola que atenda a comunidade surda, pois uma escola especializada é mais adequada ao seu processo de ensino-aprendizagem.
É correto apenas o que se afirma em:
	
	a) I e III.
	
	b) I, II e IV.
	
	c) II, III e IV.
	
	d) II e III.
	
	
	12.
	(ENADE, 2014) O grande desafio das escolas é a aprendizagem dos alunos. À organização escolar cabe elevar a qualidade dessa aprendizagem. Diante disso, o docente deve atuar para atingir esse objetivo, o que exige, cada vez mais, formação de qualidade. Considerando esse tema, avalie as afirmações a seguir:
I- As políticas educacionais de formação de educadores devem priorizar a formação continuada, complementar ao exercício profissional, que é responsabilidade de cada professor.
II- Nos processos de formação docente devem ser desenvolvidas competências e habilidades relacionadas à organização e à gestão escolar, além das que dizem respeito ao trabalho pedagógico e aos aspectos éticos e de relações interpessoais.
III- O preparo profissional docente requer apropriação e mobilização de conhecimentos que se relacionam com ensino e conteúdos, avaliação da aprendizagem, gestão de sala de aula e valores e normas de convivência social e coletiva.
É correto o que se afirma em:
	
	a) Somente a II.
	
	b) I e II.
	
	c) I e III.
	
	d) II e III.
	 
	 
Parte inferior do formulário

Mais conteúdos dessa disciplina