Buscar

produção de sons fonéticos

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
 CURSO DE FONOAUDIOLOGIA
 3° PERÍODO
	
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
CURSO DE FONOAUDIOLOGIA
3° PERÍODO
 Síntese do texto “Produção dos sons na língua portuguesa”
DISCENTE: GABRIELLY DE SOUZA SILVEIRA DOS REIS
DOCENTE: JEAN CARLOS
MATÉRIA: FONÉTICA E FONOLOGIA
aparelho fonador: expiração e inspiração
assim como em outras línguas, a produção da fala é  feita pela ação de órgãos do sistema digestivo e respiratório que realizam movimentos involuntários, chamados de inspiração e expiração.
O ato de fonação inicia-se no movimento de inspiração, que é o conjunto de movimentos básicos que tem como objetivo expandir o tamanho dos pulmões e consequentemente diminuir a pressão de ar existente dentro deles, trazendo o ar de fora para dentro do corpo humano.
Os pulmões são  cobertos por uma camada chamada de pleura, esta camada age como um “ balão de festa”, abrindo e fechando, ela tem um lado preso diretamente na parede externa do pulmão(pleura parietal) e outro preso nos músculos intercostais (pleura pulmonar). Sob os pulmões também encontram-se, preso a parede inferior da pleura, o diafragma que faz um movimento descendente  ajudando na redução de pressão interna.
 A fonação tem seu inicio na inspiração, ou seja, no relaxamento dos intercostais e do diafragma, consequentemente, no aumento da pressão dos pulmões. Esta pressão inicial é denominada de subglotal, por ocorrer abaixo da glote, e é assim que se inicia o processo da emissão de sons.
 
Cavidade glotal - Produção dos sons
Podemos definir o tipo de fonação de acordo com a movimentação dos músculos da glote e pela posição das cordas vocais. A glote pode estar aberta (ou fechada) e as cordas vocais tensas ou a glote pode estar fechada (ou aberta) e as cordas vocais relaxadas. A produção da voz na laringe ocorre pelo pequeno afastamento e relaxamento das cordas vocais, esse movimento permite que o ar do pulmão escape forçando a passagem, fazendo as cordas vocais vibrarem e com isso ocorre a sonoridade e a glotalizaçao.
A sonoridade ocorre pela vibração das cordas vocais ao sofrer o impacto com a passagem de ar vinda dos pulmões, ela define a diferença entre sons surdos e sonoros, este ultimo em especial, ainda pode haver diferenciação entre graves e agudos dependendo da intensidade da vibração.
A glotalizaçao ocorre pela abertura ou fechamento do espaço glotal, o fechamento completo ou parcial são chamados de sons glotalizados, e a abertura completa da glote   são  chamados de  sons aspirados
CAVIDADE NASAL
Acima da laringe, após a epiglote, ocorre uma bifurcação do aparelho fonador: uma para cavidade nasal e outra para cavidade oral. Na cavidade nasal o véu palatino é responsável por passar o ar para cavidade nasal , quando ele esta tenso se move para trás(de maneira volutaria),se encosta na nasofaringe e obstrui a passagem de ar pela via. Já quando ele esta relaxado, volta a sua posição de origem e libera o ar pela cavidade nasal.
Caso a passagem da cavidade oral estiver completamente obstruída e as nasais estiverem abertas, o ar vai escapara até haver um equilíbrio entre as pressões internas e externas
CAVIDADE ORAL
Na cavidade oral, a passagem de ar so pode ser obstruída por dois órgãos: os lábios e a língua.
A língua pode obstruir o ar caso vá em direção da faringe, úvula ou dorso, dentre outros pontos; já os lábios pode-se obstruir o ar movendo o lábio inferior em direção ao superior.
Possibilidades classificatória de sons da língua portuguesa
Classificamos os sons de acordo com seu  modo de articulação, sua sororidade e quanto aos seus articuladores
Modo de articulação: Consoante,oclusivas,vogais,nasais,fricativas,laterais,vibrates,obstruintes
Quanto aos articuladores:
Labiais,coronais,apicais,laminais,dorsais,dentais,alveolares,uvulares,velares
Quanto a sororidade: 
 Surdo, sonoro
Conclusão
Mesmo com os movimentos involuntários do corpo, nota-se que o processo da fala é muito mais complexo do que se imagina, é necessário uma serie de fatores para ocorrer de fato o pronunciamento do som. Além do aparelho respiratório, também é necessário usarmos a língua, lábios, glote e ate mesmo os dentes para produzir um som ou uma palavra.
Por ser um processo que tem inicio no sistema respiratório, é crucial que se tenha o conhecimento básico de como os pulmões e sua musculatura funciona, pois esse processo não seria possível sem o diafragma e os músculos intercostais. 
RIO DE JANEIRO
2020
RIO DE JANEIRO
2020

Continue navegando