Buscar

PTI INSTRUMENTOS PÚBLICOS DE GESTÃO AMBIENTAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O projeto Mapbioma no Brasil tem abrangência nacional e os mapas produzidos pelo projeto são feitos pixel a pixel a partir de imagens capturadas por satélites. Cada carta abrange uma área de aproximadamente 18,7 mil Km² equivalente a 20 milhões de pixels. Para cobertura de todo o território brasileiro atualmente são usadas 380 cenas do Landsat (um dos primeiros satélites direcionados a pesquisas naturais.) O mapbioma está em sua terceira versão lançada em agosto de 2018 e atualizada em abril de 2019 passando a cobrir registros de 1985 a 2018.
O propósito do projeto é gerar mapas com informações do uso de solo no Brasil, feito através de imagens de satélites, é uma ferramenta capaz de mapear o território e solo do país com capacidade de emitir dados detalhados servindo de apoio para monitoramento ambiental , geoprocessamento e sendo muito útil na fiscalização de órgãos ambientais para analises evolutivas de transformações ambientais, sendo que através das imagens é possível avaliar mudanças na cobertura do solo em determinadas áreas. Contudo estaria contribuindo para a elaboração de políticas públicas direcionadas na preservação ambiental e recursos naturais, controle de áreas protegidas, etc. 
A ferramenta foi um projeto de iniciativa do coordenador do Observatório do clima Tasso Azevedo, e posteriormente desenvolvido e financiado por múltiplas organizações, dentre elas ONGs, Universidades, Centros de pesquisa e proteção ambiental e empresas tecnológicas. Entre os principais parceiros está o Google e EcoStage , responsáveis por criar e aprimorar as tecnologias, NICFI (Iniciativa Internacional de Clima e Florestas) da Noruega, Global Wildlife Conservation (GWC) e Climate and Land Use Alliance (CLUA) foram um dos financiadores. Dentre os responsáveis pelo assessoramento cientifico estão membros da IMBRAPA, IBAMA INPE . Na parceria técnica estão membros da IMAFLORA, IEMA E ISA. Na coordenação cientifica está Julia Shimo membro do IPAM Amazonia.
O MapBiomas envolve pesquisadores e especialistas em sensoriamento remoto, ciência da computação e dos biomas e dos principais usos do solo do país dividida por equipes em cada bioma e contam com as instituições líderes em cada local . Esta equipe trabalha em seus escritórios e laboratórios espalhados por várias cidades brasileiras e alimentam o sistema com informações detalhadas de cada area.

Continue navegando