Buscar

Atividade 4 6

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

COLÉGIO ESTADUAL PROFESSORA LOURDES DE OLIVEIRA SAMPAIO
Professor (a): Cléia Série: 6º Turma:___ Turno: VESPERTINO Data:__11/09 /2020
Nome:________________________________________________________________ 
 Aula – 04 - HISTÓRIA 2º Semestre - setembro 61 996994633
Grécia Antiga
LOCALIZAÇÃO:A Grécia Antiga é localizada na região Sul da Península Balcânica, que era uma região montanhosa, que ao seu redor havia um mar chamado de Egeu, e o mar que o banhava era o Mar Adriático.
O território da Grécia não era unificado, mas as cidades - Estado partilhavam da mesma cultura como: a língua, religião, costumes. O relevo montanhoso de vegetação escassa, fizeram com que os gregos desenvolvessem o comércio marítimo.
Formação do povo grego
O período de formação do povo grego ficou conhecido como Pré-Homérico. Essa fase ocorreu durante quase todo o segundo milênio a.C. e ficou conhecida pela existência de duas grandes civilizações: a cretense (ou minoica) e a micênica. A formação do povo grego deu-se pela mistura da cultura cretense com a de povos indo-europeus que se estabeleceram na região da Grécia.
Os povos indo-europeus começaram a chegar à Grécia por volta de 2000 a.C. Eles eram formados por jônios, aqueus, eólios e dórios. Os primeiros povos indo-europeus a chegarem à Grécia depararam-se com uma grande civilização desenvolvida a partir de 2000 a.C. Estamos falando dos cretenses, também conhecidos como minoicos.
Os historiadores dividiram a formação da Grécia em cinco períodos:
Período Pré-Homérico (2000-1100 a.C.): corresponde ao momento de formação do povo grego e nele se destaca a existência das civilizações minoica e micênica.
Período Homérico (1100-800 a.C.): caracterizado por grandes lacunas no conhecimento histórico. Os historiadores sabem que se tratou de um momento de recuo civilizacional devido à destruição dos micênicos pelos dórios.
Período Arcaico (800-500 a.C.): fase na qual surgiu a pólis, o modelo de cidade-estado dos gregos. A cultura grega expandiu-se pelo Mediterrâneo por conta da colonização, e avanços significativos — como a invenção do alfabeto fonético — aconteceram.
Período Clássico (500-338 a.C.): corresponde ao auge da civilização grega, sobretudo pelo grande avanço que a arte e a cultura gregas alcançaram. Duas grandes guerras aconteceram na Grécia.
Período Helenístico (338-136 a.C.): declínio da civilização grega, que passa a ser dominada pelos macedônicos, os responsáveis por difundirem a cultura grega para o Oriente. Ao final desse período, a Grécia foi convertida em um protetorado romano.
Desenvolvimento das Polis: Pólis são cidades – Estado gregas, dentre elas duas se destacaram na história da Grécia Antiga: Atenas e Esparta.
ATENAS – Atenas foi fundada pelos Jônios na planície da Ática, próximo ao Mar Egeu, por volta do séc. X a.C. Com terras poucos férteis, desenvolveu as atividades marítimo – comerciais.
Política ateniense:
Monarquia (´séc.X – VIII a.C.) – O rei tinha plenos poderes, sendo auxiliado por um conselho de anciãos (Areópago).
Oligarquia (VIII a.C.) – O rei foi substituído por um grupo de arcontes, que pertenciam à aristocracia.
Tirania – (séc.VI a.C.) – O tirano governava com poder autocrático.
Democracia-( 504 a.C.) – A assembleia tomava as decisões da pólis; dela participavam todos os cidadãos. Sociedade ateniense
Cidadãos: eram os homens adultos livres, filhos de mães e pais atenienses. 
Metecos: Eram estrangeiros, que não tinham direito de participar da vida política nem possuir terras. Dedicavam se as atividades como comércio e o artesanato.
Escravos: Eram prisioneiros de guerra ou filhos de escravos. Não tinham direito à participação política e trabalhavam no artesanato, nas tarefas domésticas, nas minas e na agricultura.
Em meados do século VII a.C., houve uma rebelião da população grega contra o poder dos eupátridas. Para solucionar os conflitos, foram nomeados reformadores, onde levou a desagregação do regime oligárquico e á instituição da democracia.
Sólon (594 a.C.) Acabou com a escravidão por dívidas. Dividiu os cidadãos em grupos censitários. Definiu a participação dos cidadãos no exércitoE nas magistraturas. Abriu a Eclésia aos pobres. Criou o Boulé.Pisístrato (546 a.C.) Foi o primeiro tirano. Realizou a reforma agrária. Realizou obras públicas. Incentivou as artes. Prestigiou as festas esportivas e religiosas. Clístenes504 a.C. Instituiu a democracia e, para protegê-la, criou a lei do ostracismo. Péricles
(461-429) a.C.) Consolidou a democracia estabelecendo a isonomia (igualdade de todos perante a lei), a isegoria (igualdade de direito ao acesso à palavra na assembleia) e a isocracia (igualdade de participação no poder.
Esparta
Esparta estava localizada na região da Lacônia, uma península do Peloponeso, em uma planície que representava uma verdadeira exceção no conjunto da geografia grega, e que estava isolada por montanhas altas das regiões vizinhas. Fundada pelos dórios, a Pólis de Esparta teve um desenvolvimento praticamente igual as demais polis gregas. Mas, as dificuldades nas finanças foram menos acentuadas ali, já que não houve um crescimento desregrado da população e não sofreu com escassez na agricultura
Esparta foi fundada pelos Dórios em Lacônia na península do Peloponeso, por volta do século IX a.C. A sociedade espartana.
Era aristocrática, de base agrária, voltada para guerra.
A formação dos meninos começava aos 7 anos. As mulheres também recebiam treinamento físico e psicológico para gerar crianças robustas e saudáveis.
Organização política de Esparta
Diarquia – forma de governo onde havia dois reis: eles eram sumo sacerdote, juiz supremo e comandante do exército.
Gerúsia – composto de 28 anciãos, elaboravam as leis.
Ápela – (assembleia de cidadãos) Ratificava as decisões de Gerúsia.
Éforos – (5 cidadãos) desempenhavam funções fiscalizadoras e executivas.
Divisão da sociedade espartana
Esparciatas. Também chamados de homoioi (iguais), eram homens com mais de 30 anos, proprietários de pelo menos um lote de terra. Somente eles podiam ter participação política, terras, escravos e ocupar cargos públicos.
Dedicavam a vida à política e ao treinamento para guerra.
Periecos. Eram os homens livres que habitavam os arredores de Esparta. Trabalhavam como agricultores, artesãos ou comerciantes. Sem direitos políticos, eram recrutados para o exército em épocas de conflito e deviam pagar tributos.
Hilotas.
Eram integrantes da população servil, a mais numerosa da sociedade espartana. Não tinham direitos políticos, sociais e econômicos, sendo obrigados a trabalhar em propriedades do Estado e dos cidadãos espartanos.
As mulheres em Esparta.
As mulheres espartanas, ainda que não tivessem direitos políticos, podiam comparecer às reuniões públicas a administrar o lar com o marido, algo que não ocorria em outras pólis gregas.
Período Clássico: as guerras
 As pólis gregas viviam em conflito, mas ao serem ameaçadas por um inimigo externo, uniam –se para combatê-lo.
Guerras Greco- Pérsicas (490 – 449 a.C.) Foi organizada uma confederação chamada LIGA DE DELOS, comandada por Atenas, pagando-lhe tributos. Nessa guerra os a Grécia sai vitoriosa.
Guerra do Peloponeso (431-404 a.C.)
A rivalidade entre Esparta e Atenas levaram a um conflito que durou 27 anos. Esparta saiu vitoriosa.
Liga de Delos (Atenas) X Confederação do Peloponeso (Esparta). Essa guerra enfraqueceu as cidades – Estado gregas, sendo conquistadas pelo rei da Macedônia.
Império Macedônico
338 a.C. Filipe II liderou a invasão macedônica à Grécia.336-323ª.C. Alexandre Magno ampliou a política expansionista macedônica, conquistando os territórios persas. A fusão da cultura grega com as tradições das regiões conquistadas pelos macedônios, na África e na Ásia, deu origem a uma nova manifestação cultural: o Helenismo
 Religião politeísta
Seus deuses tinham virtudes e defeitos humanos. Cada pólis tinha um deus protetor e promovia festas e rituais para homenageá-lo.
Ciência
Destacaram-se a geografia, matemática e a física.
Pitágoras: elaborou o Teoremaque descreve a relação das medidas de um triângulo retângulo.
Euclides: criou a base da geometria;
Arquimedes: descobriu os princípios da alavanca e da roldana e formulou leis de flutuação dos corpos.
Arte:
Teatro: tiveram origem os gêneros clássicos (tragédia e comédia). Destacaram-se Ésquilo, Sófocles e Eurípedes.
Escultura: destacou-se Fídias, que embelezou Atenas com estátuas e monumentos.
Filosofia No período Arcaico, a vida nas pólis, a invenção da moeda, a escrita e a formulação das leis estimularam a discussão de ideias, propiciando a formação da filosofia no Ocidente. Principais filósofos: Tales de Mileto, Sócrates, Platão Aristóteles.
Atividades de História
Nome:_______________________________________________Turma:________ Professora :Cléia
1)A história da Grécia antiga está dividida em 5 períodos que se estende de 2000 a.C a 136 a.C. São eles:
a) Pré-Homérico, Homérico, Arcaico, Clássico e Helenístico
b) Greco-romano, dórico, Homérico, Clássico e Arcaico
c) dórico, ateniense, Clássico, Helenístico e Pré-Homérico
d) Helenístico, Homérico, ateniense e Clássico
2)Na Grécia Antiga, as principais cidades-estados foram:
a) Babilônia e Atenas
b) Esparta e Roma
c) Babilônia e Esparta
d) Atenas e Esparta
3)Preencha a lacuna: A __________ foi um regime político criado e adotado em Atenas, no período da Grécia Antiga.
a) ática
b) democracia
c) ditadura
d) monarquia
4)A Guerra do Peloponeso foi uma guerra civil que ocorreu na Grécia Antiga entre 431 e 404 a.C. Esse conflito militar durou 27 anos e terminou com a vitória de:
a) Tebas
b) Esparta
c) Atenas
d) Creta
5)Sobre a pólis grega é correto afirmar 
a) Macedônia e Tebas eram as cidades mais importantes.
b) O termo “polis” em grego significa “sociedade”.
c) Elas não possuíam autonomia e poder.
d) Representavam as cidades-estados da Grécia Antiga.
6) Sobre a economia da Grécia Antiga é verdadeiro afirmar que:
a) Os gregos nunca usaram moedas e toda economia era baseada no sistema de trocas.
b) Os gregos possuíam uma economia fechada, as relações comerciais eram restritas às cidades-estados gregas.
c) O trabalho assalariado era o mais comum na Grécia Antiga, pois o escravismo nunca foi adotado já que era proibido em todo território grego.
d) O comércio marítimo foi uma das principais atividades econômicas da Grécia Antiga.
.7) Sobre a religião grega é correto afirmar que:
a) Os gregos antigos eram monoteístas, ou seja, acreditavam na existência de apenas um deus.
b) Os gregos antigos eram politeístas, ou seja, acreditavam na existência de vários deuses.
c) Os gregos antigos faziam consultas aos deuses no oráculo de Delfos.
d) Em homenagem aos deuses, principalmente a Zeus (deus dos deuses), os gregos criaram os Jogos Olímpicos.
.8) Uma das principais cidades-estados da Grécia Antiga foi Esparta. Qual das alternativas abaixo apresenta características de Esparta?
a) Esparta foi uma cidade-estado que se dedicou muito no desenvolvimento intelectual e artísticos dos seus cidadãos.
b) Fundada pelos Dórios, Esparta era uma cidade-estado militarista e com uma sociedade estamental (pouca mobilidade social). A formação das crianças começavam aos 7 anos.
c)Esparta foi uma cidade pacífica, sendo que não se envolveu em nenhuma guerra em toda sua História.
d) Esparta foi fundada pelos jônios e teve no comércio marítimo e na indústria suas principais atividades econômicas.
9) Atenas foi uma importante cidade-estado grega na antiguidade. Qual das alternativas abaixo aponta características importantes da sociedade ateniense.
a) Atenas foi uma cidade exclusivamente voltada para a guerra.
b) Em Atenas todas as pessoas podiam participar da democracia, inclusive escravos, mulheres e crianças.
c) Os atenienses valorizavam muito a democracia, as manifestações artísticas e a Filosofia.
d) Atenas possuía uma sociedade igualitária, ou seja, não havia classes sociais e todos viviam com o mesmo padrão de renda.
10) As cidades-Estados, base da organização política que caracterizou o povo grego,
a) Mantinham política comum.
b) Eram politicamente independentes
c) Possuíam princípios religiosos antagônicos.
d) Possuíam uma organização econômica solidária.

Continue navegando