Buscar

Prova A

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Prova A : 1 - Métodos de programação ( 3 métodos):
Perfil epidemiológico: Estima-se com base na população a partir dos dados de incidência e prevalência dos principais problemas de saúde que acometem esta população. Deve-se considerar a capacidade de cobertura e a captação dos serviços de saúde.
Consumo histórico: Estima-se com base no consumo por meio da análise do comportamento do consumo de medicamentos em uma série histórica no tempo.
Oferta de serviços: Estima-se com base nos serviços ofertados à população-alvo ou seja, é estabelecido pelo percentual de cobertura, não sendo consideradas as reais necessidades existentes.
2 - Qual a finalidade da Atenção Farmacêutica? 
A atenção farmacêutica contribui para o sucesso da terapia clínica com foco na saúde, garantindo a segurança, e diminuindo problemas e riscos relacionados ao medicamento. 
Ou seja, suas principais finalidades são: garantir a integralidade das ações de saúde, incluindo-se o acesso com qualidade aos medicamentos; Agregar um conjunto de atitudes, comportamentos, compromissos, conhecimentos e responsabilidades com o objetivo de alcançar resultados terapêuticos e de melhoria da qualidade de vida do paciente; Visa, sobretudo, enfrentar o problema da não adesão dos pacientes aos tratamentos medicamentosos e o uso racional de medicamentos.
3 - Considerando os dados, calcule o dado mensal do medicamento em questão (glibenclamida)
Agosto/2011 - 21.820 Setembro/2011 - 24255 Outubro/2011 – 47660
CMM = 21820 + 24255 + 47660 = 31245
 3
4 - Qual são os fatores que levaram a mudança do perfil do Farmacêutico na farmácia hospitalar
Os fatores que influenciaram a mudança do perfil do profissional hospitalar foram: Aumento do número de fármacos sintéticos disponíveis no mercado; e aumento da frequência de problemas relacionados ao uso de medicamentos. 
A profissão farmacêutica, como todas as outras profissões, vem sofrendo transformações ao longo do tempo. Essas transformações foram desencadeadas pelo desenvolvimento e mecanização da indústria farmacêutica, aliada à padronização de formulações para a produção de medicamentos em larga escala e à descoberta de novos fármacos, sempre considerados de eficácia superior pela indústria farmacêutica, resultado da pesquisa farmacêutica de alta complexidade. Adiciona-se a estes fatos a evolução das formas farmacêuticas, remodelando ações terapêuticas de fármacos. Estes avanços levaram à quase obsolescência os laboratórios magistrais das farmácias, até então atividade primária do farmacêutico, definida pela sociedade e pelo âmbito profissional. Diante desta condição tecnológica mais avançada, o farmacêutico, na farmácia, passou a ser visto pela sociedade como um mero vendedor de medicamentos. A insatisfação provocada por esta condição levou, na década de 1960, estudantes e professores da Universidade de São Francisco (EUA) à profunda reflexão, a qual resultou no movimento denominado “Farmácia Clínica”. Esta nova atividade objetivava a aproximação do farmacêutico ao paciente e à equipe de saúde, possibilitando o desenvolvimento de habilidades relacionadas à farmacoterapia.
A evolução da Assistência Farmacêutica, tem um papel fundamental e importante na reestruturação da profissão farmacêutica, segundo a Sociedade Brasileira de Farmacêuticos Hospitalares (SBRAFH), a farmácia hospitalar deverá ser administrada exclusivamente por um profissional farmacêutico, ligado a direção do hospital e integrada com as demais unidades de assistência ao paciente. Atualmente, a principal perspectiva para o serviço de farmácia hospitalar é introdução da farmácia clínica, cada vez mais os hospitais estão solicitando a atuação do farmacêutico com o propósito de evitar erros de medicações e prescrições desnecessárias de medicamentos, visando também a diminuição do custo da terapia e o tempo de internação dos pacientes.
Aumento do número de fármacos sintéticos disponíveis no mercado;
Aumento da frequência de problemas relacionados ao uso de medicamentos;
5- Prm e conceito de granada
Prm é uma experiência indesejável do paciente que esteja envolvido com a farmacoterapia e que interfere real ou potencialmente com os resultados desejados para o paciente. Ou seja, são problemas de saúde, entendidos como resultados negativos, derivados da farmacoterapia, onde não o objetivo terapêutico ou há aparecimento de efeitos indesejados. 
PRM 1: O paciente sofre um problema de saúde em conseqüência de não receber um medicamento necessário.
PRM 2: O paciente sofre um problema de saúde em conseqüência de receber um medicamento desnecessário.
PRM 3: O paciente sofre um problema de saúde em conseqüência de uma inefetividade não quantitativa do medicamento.
PRM 4: O paciente sofre um problema de saúde em conseqüência de uma inefetividade quantitativa do medicamento.
PRM 5: O paciente sofre um problema de saúde em conseqüência de uma insegurança não quantitativa de um medicamento.
PRM 6: O paciente sofre um problema de saúde em conseqüência de uma insegurança quantitativa de um medicamento.
Prova B:1 - Quais os 3 principais relacionados ao uso de medicamentos, descreva- os ?
Os 3 principais erros relacionados ao uso de medicamentos são: 
Erros de Prescrição: Um erro de decisão ou de redação, não intencional, que pode reduzir a probabilidade do tratamento ser efetivo ou aumentar o risco de lesão no paciente.
Erros de Dispensação: Discrepância entre a ordem escrita na prescrição médica e o atendimento dessa ordem. 
Erros de Administração: Qualquer desvio no preparo e administração de medicamentos mediante prescrição médica, não observância das recomendações ou guias.
2- As ram’s podem ser classificadas segundo o mecanismo pelo qual foram produzidas, a frequência de ocorrência, a expectativa, a gravidade e o grau de causalidade. Em relação ao seu grau de gravidade, como podemos classificar uma ram?
De acordo com a gravidade, as ram podem ser classificadas em:
Leve: pouca importância e curta duração; pouco afetam a vida do paciente. Como: náuseas, diarreia, cefaleia leves.
Moderada: altera atividade do paciente e provoca hospitalização ou atenção especializada. Como: hepatite, convulsão etc.
Grave: ameaçam diretamente a vida do paciente. Como: anafilaxia, agranulocitose, embolia pulmonar.
Mortal: contribuem, de forma direta ou indireta, para a morte do paciente.
3- Um hospital estadual do rio de janeiro, 
Agosto 144
Setembro 11
Outubro 140
CMM= 144 + 11 + 140 = 98,33
 3
4- Para que um paciente tenha sua saúde restabelecida, necessita fazer o uso de uma farmacoterapa apropriada a sua condição de saúde, cumprindo o ciclo da assistencia farmacêutica, a fase final é quando o paciente recebe o seu medicamento. Baseado nesta afirmação, conceitue dispensação.
A dispensação é a principal atividade logística da farmácia hospitalar, sendo definida como o ato profissional de proporcionar um ou mais medicamentos a um paciente, geralmente como resposta à apresentação de uma receita elaborada por um profissional autorizado. A dispensação deve ser realizada nas quantidades e especificações solicitadas, de forma segura e no prazo requerido, promovendo o uso adequado e correto de medicamentos e correlatos.
5- A assistência farmacêutica é um conjunto de ações voltadas a promoção, proteção e recuperação da saúde, por meio do acesso da população aos medicamentos e ao seu uso racional. Cite e comente as etapas do ciclo da assistência farmacêutica.
As etapas do ciclo da Assistência Farmacêutica são:
Seleção: aqui ocorre a escolha de medicamentos, com base em critérios epidemiológicos, técnicos e econômicos, estabelecidos por uma Comissão de Farmácia e Terapêutica (CFT), que tem o objetivo de assegurar medicamentos seguros, eficazes e custo-efetivos buscando racionalizar seu uso, aperfeiçoar condutas terapêuticas e conduzir o processo de aquisição, produção e políticas farmacêuticas.
Programação: nesta etapa são estimadas as quantidades necessárias a serem adquiridas para suprir determinada demanda de serviços, pordeterminado período de tempo.
Aquisição: é um conjunto de procedimentos feitos para efetivar o processo de compra dos medicamentos, de acordo com uma programação estabelecida, buscando garantir a qualidade necessária, pelos melhores preços e com a agilidade que o sistema requer.
Armazenamento: consiste em procedimentos técnicos e administrativos que buscam garantir as condições adequadas de recepção, armazenamento, conservação e de um controle de estoque eficaz, bem como garantir a disponibilidade dos medicamentos em todos os locais de atendimento ao usuário.
Distribuição: é o processo de entrega dos medicamentos às unidades de saúde em quantidade, qualidade e tempo oportuno. Esta etapa deve assegurar rapidez e segurança na entrega, além de eficiência no controle e informação.
Prescrição e dispensação: a prescrição é o instrumento no qual se apoia a dispensação. De acordo com a PNM, a ‘prescrição de medicamentos’ é o “ato de definir o medicamento a ser consumido pelo paciente, com a respectiva dosagem e duração do tratamento. Em geral, esse ato é expresso mediante a elaboração de uma receita médica”.

Continue navegando