Buscar

Fórum 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade de Brasília 
 
Instituto de Biologia 
Departamento de Biologia Celular. 
Disciplina: Imunologia – Odontologia e Veterinária – Atividade da aula do dia 27/08/20 Prof.: Márcia Cristina Gonçalves Maciel. 
Nome: Mariana dos Santos de Abreu Mat: 190092998
 
 
1. Analisando o esfregaço sanguíneo, apresentado na aula passada (20/08/20), relembramos que os leucócitos são células que desempenham as principais funções importantes mediante, por exemplo, à presença do antígeno. Sobre estas células, informe Verdadeiro ou Falso. Faça a correção para as opções falsas: 
a) A figura A é um leucócito polimorfonuclear com importante função de reconhecimento de antígeno. (F)
A figura A é uma célula/leucócito polimorfonuclear, também conhecida como neutrófilo, tem importante função de mediar as fases iniciais das reações inflamatórias, faz fagocitose e fragmenta o antígeno. 
b) A figura C é um mastócito, com núcleo bilobular, desgranulado, liberando histamina. 
A figura C é um eosinófilo, com núcleos segmentados, ou bilobular,, com grânulos sanguíneos contendo enzimas que são danosas ás paredes celulares de parasitas, mas também pode danificar o tecido do hospedeiro.
c) A figura B é um monócito que se diferencia em macrófago no tecido com auxílio da proteína M-CSF (fator estimulador de colônia de monócito) de assemelha a um feijão. 
d) A figura D é um linfócito com importante função no reconhecimento de antígenos. 
E está imaturo, ou seja, não teve contato com o antígeno sabe-se disso devido a espessura do citoplasma. Importante função também de destruir micro-organismos e neutralizá-los.
e) A figura A é um basófilo, caracterizado como granulócito sanguíneo e constituem menos de 1% dos leucócitos sanguíneos. 
A figura A é um neutrófilo, que constituem a população das células mais abundantes.
 
 
 
 
2. O sistema imunológico é constituído por uma intrincada rede de órgãos, células e moléculas, e tem por finalidade manter a homeostase do organismo, combatendo as agressões em geral. A imunidade inata atua em conjunto com a imunidade adaptativa e caracteriza-se pela rápida resposta à agressão, independentemente de estímulo prévio, sendo a primeira linha de defesa do organismo. 
Sobre o sistema imune, componentes, funções e mecanismos marque a opção incorreta: 
a) Os monócitos clássicos em humanos apresentam alta expressão de CD14 e ausência de expressão de CD16. 
b) As APC´s profissionais são macrófagos, células dendríticas e linfócitos T. 
c) Os mastócitos maduros são encontrados nos tecidos, expressam receptores na membrana para IgE e é capaz de liberar histamina que é importante na vasodilatação. 
d) O núcleo do neutrófilo é segmentado em lóbulos conectados e por isso também pode ser denominado de polimorfonuclear 
e) CD3+CD4+CD8- é fenótipo de linfócito auxiliar. 
INCORRETA: Para mim a incorreta é a B, porque linfócito T não é APC. 
3. O sistema imunitário apresenta funcionamento complexo e envolve interações específicas entre os seus componentes, conferindo imunidade inata e adaptativa ao indivíduo. Sobre estes tipos de imunidade, marque a (s) opção (ões) correta (s). Faça a correção das opções falsas: 
a) Os principais componentes de imunidade inata são: barreiras naturais, fagócitos, sistema complemento e anticorpos. 
 São: barreiras físicas e químicas, células fagocíticas (neutrófilos e macrófagos), células dendríticas, células NK, outras células linfoides e proteínas sanguíneas (sistema complemento e outros mediares da inflamação).
b) Os linfócitos TCD8+ fazem parte da imunidade adaptativa e são denominados de citotóxicos. (V)
c) A imunidade inata é subdividida em imunidade humoral com a participação de anticorpos e mediada por células. 
A imunidade adaptativa.
d) O sistema complemento faz parte da imunidade adaptativa, ativando a inflamação e formando o complexo de ataque à membrana do antígeno (MAC).
Faz parte da imunidade inata, e esse sistema quando ativado pela superfícies microbianas, os produtos da quebra proteolítica são gerados e medeiam a resposta inflamatória mesmo, e além disso, recobrem (opsonizam) os microorganismos para aumentar a fagocitose e lidam diretamente os microorganismos.
e) A imunidade adaptativa é específica para diferentes microrganismos e antígenos não microbianos e é aumentada por exposições repetidas ao antígeno (memória imunológica). (V)
4. Caso clínico: Em um final de semana uma adolescente em atividade de lazer, tomou um banho de açude e após a diversão, passou a apresentar febre, calafrios, cefaléia, vômitos, e, dois dias depois, tosse seca persistente e dor no abdome superior. Evoluiu rapidamente com hipotensão, insuficiência respiratória e renal, choque séptico e óbito. À necropsia, observou-se a presença de derrame pleural e nos pulmões broncopneumonia, com polimorfonucleares alveolares e peribrônquicos, com áreas de necrose e formação de abscessos, acompanhados de intensa hemorragia. Havia múltiplos focos de infiltrado polimorfonuclear com necrose formando microabscessos no fígado, baço e linfonodos, e também a presença de infiltrado inflamatório histiocitário, nas meninges, caracterizando meningite inespecífica. O quadro evoluiu rapidamente. Dados laboratoriais: isolamento por hemocultura, após 24 horas de incubação em Brain Heart Infusion (BHI-Difco®) seguido do isolamento em placas de ágar MacConkey, no breve período de internação e presença de bactéria Gramnegativa (. Sobre a situação problema descrita acima, marque a letra correta: 
I. O infiltrado polimorfonuclear descrito na situação acima caracteriza-se por um aglomerado de neutrófilos. V
II. O infiltrado inflamatório histiocitário caracteriza-se pela presença de eosinófilos no tecido. F
Eosinófilo não pode porque o tipo de antígeno dele não é bactéria gram-negativa, do tem ele quando é processo alérgico ou quando há euminto (verme).
III. O baço e linfonodo foram órgãos afetados na infecção descrita acima e são órgãos linfoides primários importantes na hematopoiese. F
IV. O receptor Toll 4 é capaz de reconhecer PAMP como o LPS de bactéria Gram-negativa. V
 
a) I e IV estão corretas. 
b) II e III estão corretas 
c) I e IV estão corretas 
d) I e II estão corretas 
e) III e IV está correta 
CORRETA: Letra C 
 
5. Células apresentadoras de antígeno são populações celulares do sistema imune especializadas em capturar antígenos microbianos e outros antígenos, apresentá-los aos linfócitos e fornecer sinais que estimulem a proliferação e a diferenciação desses linfócitos. Quais são as células apresentadoras de antígenos mais importantes para ativação de células T virgens? 
a) Basófilos. 
 b)Eosinófilos. 
 c)Mastócitos. 
 d)Células Natural Killer. 
 e)Células dendríticas. 
 CORRETA: Letra E.
 
6. Os receptores do tipo Toll (TLRs) são uma família conservada evolucionariamente de receptores de reconhecimento de padrão em muitos tipos celulares que reconhecem produtos de uma grande variedade de microrganismos, assim como moléculas expressas ou liberadas por células estressadas ou em processo de morte. Sobre os tipos de TLRs, informe Verdadeiro ou falso. Faça a correção para as opções falsas: 
a) TLR 1/2 reconhecem lipopeptídeos bacterianos. (V)
b) TLRs 3, 7, 8 e 9 são expressos principalmente dentro das células no retículo endoplasmático e nas membranas endossomais, onde eles detectam vários ligantes ácidos nucleicos diferentes que são típicos dos microrganismos. (V)
c) O TLR 5 se liga ao peptidoglicano da parede celular bacteriana. 
O TLR2 reconhece peptidioglicano da parede celular bacteriana. O TRL5 faz o reconhecimento da flagelina.
d) O TLR 4 reconhece o DAMP do tipo flagelina encontrado na parede celular de bactérias. 
O TRL 5 reconhece o PAMP do tipo flagelina do flagelo de bactérias que possuem essa estrutura fundamental na caracterização de motibilidade bacteriana. 
 
7. Explique a importância do experimento de e Edward Jenner, qual era a proposta do estudo do médico inglês e como o estudo desenvolvido por ele contribuiu com a ciência Imunologia? 
 Jenner percebeuque vacas leiteiras que haviam se recuperado da varíola, nunca mais contraíram a forma mais grave da doença. Então, ele injetou a pústula de varíola bovina, a secreção da lesão que estava na mão das leiteiras, e inventou em um menino de 8 anos que depois inoculou varíola e viu que a doença não se desenvolveu. Varíola foi erradicada por meio da vacinação. 
 
8. Quais os órgãos linfóides primários e secundários? Qual o papel de cada um deles na resposta imunológica? 
 Os primários ou centrais são a médula óssea e timo. Os secundários ou periféricos são o sistema linfático e baço. 
Medula Óssea: é o local de geração da maioria das células 
sanguíneas maduras circulantes, incluindo hemácias, granulócitos e monócitos, e o local dos eventos iniciais na maturação da célula B. Faz a síntese das células, a hematopoiese a partir de uma célula potente e existe Faz a síntese das células, a hematopoiese a partir de uma célula tot potente e existe estímulo de mediadores como interleucinas por exemplo, envolvidas no contexto que vão contribuir pra fatores de crescimento e pra aquisição de fenótipos específicos de célula que no final vão deixar a denominação delas. 
Timo: O timo é o local da maturação da célula T. E onde ocorre maturação e diferenciação da célula T. 
Sistema Linfático: consiste em vasos especializados que 
drenam fluido dos tecidos para dentro e para fora dos linfonodos e, então, para o sangue. Ele é essencial 
para a homeostasia do fluido tecidual e para as respostas 
imunes.
-Linfonodo (íngua): são órgãos linfoides secundários, encapsula- dos, vascularizados e com características anatômicas que favorecem a iniciação das respostas imunes adaptativas aos antígenos carreados dos tecidos pelos vasos linfáticos. Ele é conectado por uma rede de vasos linfáticos e estão distribuídos por todo nosso corpo e onde ocorre reconhecimento e apresentação de antígenos. 
-Tecido Linfóide Associado a Mucosa (MALT): estão envolvidos nas respostas imunes aos antígenos e microrganismos ingeridos e inalados. Ele contêm uma grande proporção de células dos sistemas imunes inato e adaptativo, a pele também. 
-Tecido Linfóide Associado ao Trato Gastrointestinal (GALT): As placas de Peyer têm a estrutura de folículos linfoides, com centros germinativos contendo linfócitos B, células T auxiliares foliculares, células dendríticas foliculares e macrófagos que fazem a defesa contra patógenos. 
Baço: é um órgão altamente vascularizado, cujas principais funções são remover células sanguíneas velhas e danificadas e partículas (tais como imunocomplexos e microrganismos opsonizados) da circulação e iniciar as respostas imunes adaptativas aos antígenos originados no sangue. É como se fosse um filtro. Funciona como uma espécie de filtro, ele faz a depuração, ou seja todas bactérias e antígenos passam por esse filtro e é chamado de secundário porque as células passam por ali e acontece interação célula a célula. 
9. Explique qual a diferença entre imunidade passiva e a imunidade ativa. Os vídeos a seguir mostram exemplos de imunidade ativa ou passiva? Explique!
 
Ativa: A imunidade ativa é conferida pela resposta do hospedeiro a um microrganismo ou antígeno microbiano. Quando o indivíduo imunizado tem papel ativo na 
resposta ao antígeno.
Ex: Vacina
Passiva: é conferida pela transferência adaptativa de anticorpos ou linfócitos T específicos para o microrganismo. É um método 
útil para conferir rapidamente resistência, sem ter que esperar 
pelo desenvolvimento de uma resposta imune.
Ex: soro a partir do plasma do cavalo (já recebe anticorpos e são aplicados em pessoas já infectadas) e plasma de recuperados de Covid.
 
10. Observe o gráfico abaixo e explique: 
a) Especificidade: Garante que a resposta imune a um microrganismo ou antígeno não microbiano) seja direcionada àquele microrganismo (ou antígeno). Respostas imunes são específicas para antígenos distintos.
b) Memória: Aumenta a habilidade no combate a infecções repetidas pelo mesmo microrganismo. Exposição do sistema imune a um antígeno estranho aumenta sua habilidade em responder novamente àquele antígeno. 
c) Contração: Permite que o sistema imune se recupere de uma resposta de tal forma que ele pode efetivamente responder a antígenos recentemente encontrados. Todas as respostas imunes normais diminuem com o tempo após a estimulação pelo antígeno, retornando, assim, ao seu estado de repouso basal, o estado chamado de homeostasia.
 
 
· Grupo:
· Mariana Abreu 190092998
· Lorrane Oliveira 190139200
· Juliana Pereira 190090278
· Brendow Sandor 190085037
· Evelly Lopes Gomes 170009696

Outros materiais