Buscar

N2 Linguística

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

· 
	A Escola Linguística de Praga desenvolveu-se entre duas guerras mundiais, e beneficiou-se do fato de ter conseguido harmonizar os ensinamentos de Saussure como uma outra importante linha de reflexão sobre a linguagem, a do psicólogo vienense Karl Bühler (MUSSALIM, 2007, p.69). 
MUSSALIM, Fernanda. BENTES, Anna Christina. (Orgs). Introdução à linguística: fundamentos epistemológicos, volume 3. 3. Ed. São Paulo: Cortez, 2007.
Considere as seguintes afirmativas sobre o Círculo Linguístico de Praga:
I. Os linguistas desta escola enfatizaram os trabalhos no campo da língua (Fonologia) e da fala (Fonética).
II. Postularam os valores funcionais da linguagem dando origem à corrente teórica denominada Funcionalismo.
III. Para seus membros a função do linguista era comparar línguas em um dado período de tempo.
É correto o que se afirma em:
		Resposta Selecionada: 
	
I e II. 
	Resposta Correta: 
	
I e II. 
	Feedback da resposta: 
	Resposta correta. Para os linguistas do Círculo Linguístico de Praga as mudanças da língua deveriam ser verificadas tomando por base o sistema afetado por elas, por isso sua ênfase nos estudos sincrônicos e nos valores funcionais da linguagem, que posteriormente foram melhor estruturados na corrente funcionalista. 
· Pergunta 2 
1 em 1 pontos
	
	
	
	Para Saussure, a linguagem possui duas faces: uma é a língua – ou langue –, de caráter social, independentemente do indivíduo; a outra é a fala – ou parole –, de caráter individual. Dessa forma, o autor afirma que “a linguagem tem um lado individual e um lado social, sendo impossível conceber um sem o outro” (SAUSSURE, 2012, p. 27). Para ele, a linguística deve ocupar-se de estudar a língua, embora as duas faces estejam intrinsecamente ligadas. 
Fonte: AMORIM, Adriana. Linguística. Unidade Nº 2 - Que princípios sustentam a ciência linguística? EAD.BR. Disponível na Biblioteca Virtual Laureate. 
 
A partir do trecho apresentado, analise as afirmações a seguir, verificando quais delas compreendem características ligadas à língua.
 
I. Psíquica.
II. Heterogênea.
III. Assistemática.
IV. Social.
 
É correto o que se afirma apenas em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada: 
	
I e IV. 
	Resposta Correta: 
	
I e IV. 
	Feedback da resposta: 
	Resposta correta. Sabemos que, entre Langue (língua) e Parole (fala), a primeira constitui o fenômeno coletivo e social e a segunda uma manifestação da primeira sobre o caso de um indivíduo em particular. Além disso, a língua é um fenômeno também psíquico, explicando o campo cultural e das ideias que engloba uma comunidade. 
	
	
	
· Pergunta 3 
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia os textos a seguir. 
Texto I 
[...] (I) a linguagem determina a forma de ver o mundo, e consequentemente, de se relacionar com esse mundo (hipótese do determinismo linguístico); [...] (II) para diferentes línguas há diferentes perspectivas e diferentes comportamentos (hipótese do relativismo linguístico). 
SEVERO, Cristine G. Linguagem e Sociedade: algumas reflexões sobre determinismo. Working Papers em Linguística. UFSC, n. 8, p. 127-140, 2004.
Texto II
Influenciado pelo Behaviorismo das ciências naturais, o linguista americano adota nova perspectiva para obter o máximo rigor científico no estudo da linguagem – mediante a utilização da teoria behaviorista em sua análise linguística – e define o uso da linguagem mediante a concepção materialista (mecanicista e não dialética) e comportamentista (em termos de estímulo e reação), em que a língua pode ser analisada como um sistema, cujos elementos se organizam por certo comportamento geral (p.34).
DUARTE, Jôntas Gomes et al. As contribuições dos ensinamentos de Leonard Bloomfield para a Linguística. Cadernos do CNLF, Vol. XVII, Nº 09. Rio de Janeiro: CiFEFiL, 2013. Disponível em: http://www.filologia.org.br/xvii_cnlf/cnlf/09/03.pdf Acesso em: 10 ago. 2019.
Considere as seguintes afirmativas acerca das contribuições dos linguistas Edward Sapir e Leonard Bloomfield:
I. Sapir contribuiu com os estudos linguísticos descrevendo línguas poucos familiares (inclusive línguas indígenas)
II. Para Sapir a língua é adquirida individualmente, não havendo prevalência do aspecto social.
III. Bloomfield propôs a análise da língua a partir da perspectiva sincrônica e através de um corpus delimitado.
IV. Para Bloomfield há dois níveis de estruturação da língua: o morfológico e o sintático.
É correto o que se afirma em: 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada: 
	
I e III. 
	Resposta Correta: 
	
I e III. 
	Feedback da resposta: 
	Resposta correta. As principais contribuições de Sapir se referem à descrição de línguas, inclusive aquelas consideradas pouco familiares e as contribuições de Bloomfield estão relacionadas à sua proposta de análise sincrônica da língua através de um corpus e do inventário desse corpus. 
	
	
	
· Pergunta 4 
1 em 1 pontos
	
	
	
	Estuda-se a língua, só que o que se observa nela são as mudanças. A mudança é, então, o objeto teórico (p.79). 
FIORIN, José Luiz (org.) Introdução à Linguística I – Objetos teóricos. 5.ed. São Paulo: Contexto, 2008.
Sobre o caráter sincrônico e diacrônico dos estudos da linguagem considere as seguintes afirmativas:
I. Nos estudos sincrônicos um determinado estado da língua é isolado de suas mudanças através do tempo e passa a ser analisado como um sistema de elementos linguísticos.
II. Nos estudos diacrônicos são analisadas as mudanças ocorridas na língua através do tempo.
III. Segundo a dicotomia sincronia versus diacronia os fatos diacrônicos por serem de natureza sistemática estabelecem princípios de regularidade.
É correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada: 
	
I e II. 
	Resposta Correta: 
	
I e II. 
	Feedback da resposta: 
	Resposta correta. Nos estudos sincrônicos temos a análise concomitante dos fenômenos linguísticos em um momento específico independente de sua evolução histórica e nos estudos diacrônicos temos a descrição da língua ao longo de sua história, onde são analisadas as mudanças fonológicas, sintáticas, morfológicas e semânticas sofridas. 
	
	
	
· Pergunta 5 
1 em 1 pontos
	
	
	
	Como podemos observar, crianças ainda na fase de aquisição da linguagem são capazes de internalizar certas regras da gramática da língua materna (aquela que aprende com seus parentes mais próximos, no ambiente familiar) a partir do convívio social com falantes da mesma língua. Da mesma forma, se elas passarem a viver, junto com sua família, em um outro país, aprendem e utilizam a nova língua a partir da convivência com os falantes dessa segunda língua, tornando-se bilíngues. Essa relação entre a língua e a coletividade, ou seja, esse fator social que a língua possui levou Saussure a afirmar que ela não é pura e simplesmente um sistema fonológico, uma substância material sonora, mas uma estrutura hierarquicamente maior. Em outras palavras, a regras dessa estrutura “são independentes do suporte físico – som, movimento labial, gestos etc. – em que se realizam” 
Fonte: AMORIM, Adriana. Linguística. Unidade Nº 2 - Que princípios sustentam a ciência linguística? EAD.BR. Disponível na Biblioteca Virtual Laureate. 
 
A partir do texto apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação que se estabelece entre elas.
 
I. A análise estabelecida do pensamento de Saussure é um exemplo de seu vínculo com o estruturalismo.
 
PORQUE
 
II. Compreende-se que a aquisição de uma língua se dá numa instância mais ampla do que a de uma língua em específico, apresentando-se como uma forma da interação humana em comunidades.
 
 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada: 
	
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. 
	Resposta Correta: 
	
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. 
	Feedback da resposta: 
	Resposta correta. O estruturalismo se ocupa, neste exemplo, em compreender processos sólidos e mais amplos do que o âmbito do indivíduo, construindo formas de aquisição e interação discursiva
que são definidas por uma hierarquia superior. Assim, independe qual é a língua que o indivíduo adquire, seu processo de aquisição será equivalente, pois deriva da própria organização social, não da especificidade. 
	
	
	
· Pergunta 6 
1 em 1 pontos
	
	
	
	(...) a teoria linguística conhecida genericamente como gramática gerativa (a par com vários outros nomes que recebe em diferentes momentos) é um Programa de Investigação Científica , extremamente coerente, que começa a ser construído no século XX e que se torna, já nos primeiros anos de existência, um modo de entender a estrutura da linguagem humana que pode ser contestado- o que é próprio das teorias científicas- mas não pode ser ignorado (p.94). 
MUSSALIM, Fernanda. BENTES, Anna Christina. (Orgs). Introdução à linguística: fundamentos epistemológicos, volume 3. 3. Ed. São Paulo: Cortez, 2007.
Considere as seguintes afirmativas sobre o chamado “empreendimento gerativo”:
I. Preocupou-se em descrever o funcionamento da linguagem humana através de um modelo teórico inspirado na matemática.
II. Prioriza a figura do falante: a língua deveria ser explicada com base no ser humano que a produz.
III. Suas principais contribuições destinaram-se à linguística descritiva.
É correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada: 
	
I e II. 
	Resposta Correta: 
	
I e II. 
	Feedback da resposta: 
	Resposta correta. Para os gerativistas era importante descrever a linguagem do ponto de vista formalista, sendo assim era necessário um modelo teórico mais consistente ( por isso seu modelo de análise foi inspirado na matemática), além disso romperam com o estruturalismo que supervalorizavam a língua em detrimento do falante, já que para eles sem o falante a língua não pode ser efetivada. 
	
	
	
· Pergunta 7 
1 em 1 pontos
	
	
	
	Assim como Saussure – que separa língua de fala, ou o que é linguístico do que não é- Chomsky distingue competência de desempenho (p.15). 
FIORIN, José Luiz (org.) Introdução à Linguística I – Objetos teóricos. 5.ed. São Paulo: Contexto, 2008.
Sobre as noções de competência e desempenho, analise as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
I. A competência linguística é a porção do conhecimento do sistema linguístico que o falante possui e que lhe permite produzir o conjunto de sentenças de sua língua.
PORQUE
II. O desempenho equivale ao comportamento linguístico, que resulta não só da competência, mas também de fatores não linguísticos diversos.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada: 
	
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I. 
	Resposta Correta: 
	
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I. 
	Feedback da resposta: 
	Resposta correta. A competência pode ser entendida como um conjunto de regras que o falante construiu em sua mente através da de sua capacidade inata para adquirir a linguagem a partir dos dados que recebeu durante a infância (o que ouviu). Entretanto no desempenho há a presença de fatores extralinguísticos como crenças, convenções sociais, atitudes emocionais do falante entre outros que afetam a produção de enunciados. Por isso é correto afirmar que III é uma justificativa para II uma vez que o desempenho é a manifestação da competência, mas que este não ocorre isolado de fatores que não pertencem ao conhecimento linguístico. 
	
	
	
· Pergunta 8 
1 em 1 pontos
	
	
	
	Para compreender bem essa dicotomia, é necessário identificar como as unidades da língua se agrupam para a formação de sentenças. Primeiramente, tomemos por base o caráter linear do signo linguístico, ou seja, eles se combinam um após o outro, em linha, numa extensão. Essas combinações devem ser realizadas de acordo com as regras da língua, não ocorrendo de forma aleatória. 
Mas existem também as relações ligadas à associação e seleção mental de termos para as frases que formamos. Assim, de acordo com a noção de valor que estudamos anteriormente, um termo utilizado numa frase ganha valor em relação aos outros termos de mesma função que estão ausentes na frase, posto que não foram selecionados pelo falante. 
Fonte: AMORIM, Adriana. Linguística. Unidade Nº 2 - Que princípios sustentam a ciência linguística? EAD.BR. Disponível na Biblioteca Virtual Laureate.
 
A partir do texto apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
 
I. A dicotomia descrita diz respeito à comparação entre sintagma e paradigma, referente às estruturas internas das enunciações possíveis em uma língua.
 
PORQUE
 
II. O primeiro pólo diz respeito ao fenômeno da língua numa perspectiva individual, já a segunda, de dimensões mais amplas, diz respeito ao fenômeno numa perspectiva social.
 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada: 
	
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
	Resposta Correta: 
	
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
	Feedback da resposta: 
	Resposta correta. Realmente, a dicotomia descrita diz respeito ao eixo sintagma-paradigma. Muitas vezes é descrito num cruzamento de retas, ilustrando bem o desenho do fenômeno descrito. O sintagma é o pólo horizontal, diz respeito a organização de diferentes unidades no interior de uma mesma enunciação (sujeito, verbo, predicado). Já o paradigma seria o eixo vertical, em que, ao percebermos que uma unidade pertence a um sintagma (sujeito, por exemplo), somos capazes de substituí-lo por todo um arcabouço de exemplos no mesmo eixo vertical. Exemplo: Pedro está atacado / Pedro está feliz. 
	
	
	
· Pergunta 9 
1 em 1 pontos
	
	
	
	O que se percebe na prática, no entanto, é que todas as línguas possuem variações. Um exemplo é o que chamamos de sotaque, diferenças na pronúncia das palavras em diversas regiões do país no qual o idioma é utilizado. É o que acontece com o sotaque paulista, bem diferente do sotaque gaúcho. Da mesma maneira, os dialetos são diferenças existentes em um mesmo idioma, resultantes de influências culturais, ou seja, quando uma mesma língua é falada em mais de uma nação. Assim, o inglês americano, por exemplo, é bem diferente do inglês britânico. E o português brasileiro é bem diferente do português de Portugal. As diferenças são de pronúncia, de vocabulário e, até mesmo, de gramática, já que enquanto no Brasil se diz formalmente “falarei com você”, em Portugal a mesma frase é dita sob a forma “estarei a falar contigo”. 
Fonte: AMORIM, Adriana. Linguística. Unidade Nº 2 - Que princípios sustentam a ciência linguística? EAD.BR. Disponível na Biblioteca Virtual Laureate. 
 
A partir do texto apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação que se estabelece entre elas, a respeito das transformações observadas no pensamento linguístico.
 
I. O trecho apresentado compreende um elogio às análises que o pensamento estruturalista permitiu, capaz de verificar as imbricações entre os múltiplos elementos de uma língua.
 
PORQUE
 
II. Havia o entendimento de que a língua era uma estrutura homogênea e todos os falantes fariam dela o mesmo uso, ignorando o fenômeno descrito no texto.
 
 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada: 
	
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira 
	Resposta Correta: 
	
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira 
	Feedback da resposta: 
	Resposta correta. Em verdade, era o estruturalismo que, por privilegiar a análise macroestrutural dos fenômenos da língua, buscando constituí-la como um sistema, ignorava os detalhes orgânicos que moldam uma língua, por exemplo as variações geográficas. Não se trata de um elogio, mas sim de uma crítica a esta corrente na linguística. 
	
	
	
· Pergunta 10 
1 em 1 pontos
	
	
	
	Em outras palavras, postula-se que a criança nasce pré-programada com princípios universais e um conjunto de parâmetros, mas estes últimos somente
serão fixados de acordo com os dados de língua a qual a criança está exposta. 
Fonte: AMORIM, Adriana apud MUSSALIM. Linguística. Unidade Nº 2 - Que princípios sustentam a ciência linguística? EAD.BR. Disponível na Biblioteca Virtual Laureate. 
  
Considerando o texto apresentado, analise as afirmações a seguir, verificando quais se constituem parâmetros para a gramática universal. 
  
I. A ocorrência de verbos para a construção de enunciados gramaticais. 
II. A existência de declinações em verbos, nomes, adjetivos ou pronomes segundo os gêneros, números e casos. 
III. A organização prioritária de enunciados sobre os sintagmas de sujeito, verbo e predicado, em ordenação variada. 
  
É correto o que se afirma apenas em: 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada: 
	
II. 
	Resposta Correta: 
	
II. 
	Feedback da resposta: 
	Resposta correta. Dentro dos dispositivos teóricos da gramática universal temos os conceitos de parâmetros e princípios. Parâmetros são possibilidades gramaticais que ocorrem em algumas línguas, já os princípios gramaticais universais. Ora, sabemos que em todas as línguas a presença de verbos, mesmo que ocultos, em orações é obrigatória, logo trata-se de um princípio. O mesmo é verdade para a construção de enunciados na base sujeito, verbo, predicado. Logo, apenas as declinações serão parâmetros, pois ocorrem apenas em algumas línguas. 
	
	
	
Quinta-feira, 17 de Setembro de 2020 02h12min25s BRT

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais