Buscar

Utilizações da Topografia em Engenharia

Prévia do material em texto

FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E VETERINÁRIAS – FCAV/ UNESP
Curso: Engenharia Agronômica Disciplina: Geomatica I Turma: TP1
Exercício: 01
Data: 10/04/2020
1) Cite algumas utilizações da Topografia em trabalhos de Engenharia. 
A topografia é de suma importância para um engenheiro, pois conhecer um determinado local através de sua representação gráfica é a base para se conseguir realizar um bom trabalho e, alguns exemplos da utilização dessa técnica na engenharia são: irrigação e drenagem, reflorestamentos, trabalhos de terraplanagem, planejamento urbano e monitoramento de estruturas.
A mais importante utilização da topografia na região é a Sistematização de terras (cana-de-açúcar, principalmente na mesoregião de ribeirão preto, necessita muito do levantamento de topografia.
2) Diferencie e conceitue Topometria e Topologia. 
Topologia é a análise ou estudo da parte externa de um terreno, levando em consideração as leis que estão por trás das formas que moldam o terreno (relevo). Entretanto, a Topometria está relacionada com medidas, sendo medidas de distâncias, ângulos e desníveis com o intuito de medir a posição de um determinado ponto, podendo ser diferenciada em altimetria e planimetria. 
3) Quais as unidades de medida para as coordenadas esféricas e 
coordenadas cartesianas? 
Esféricas (curvilínea) – unidades angulares, o padrão é graus sexagesimal (° ‘ “) ou decimal.
Cartesianas - unidades lineares, o padrão é metro.
4) Considerando a Terra aproximadamente esférica com raio de 6.378.000 
m. Um ponto sobre a superfície terrestre possui uma latitude de 21o15'20,4"S e longitude de 48o25'30,5"W e altitude de 400 m. Quais 
são as coordenadas cartesianas tridimensionais (X, Y, Z) deste ponto? 
5) Comente sobre os modelos de forma da Terra esférico e elipsoidal. 
No modelo esférico, assim como o próprio nome diz, a Terra é considerada uma esfera, na qual um você consegue localizar um ponto através das coordenadas latitude e longitude sobre a esfera. No modelo elipsoidal, a Terra tem o formato de um elipsóide de revolução, este é uma figura geométrica gerada pela rotação de uma semi-elipse em torno de um de seus eixos, se esse eixo for o menor tem-se um elipsóide achatado. Suas coordenadas geodésicas elipsóidicas são latitude geodésica e longitude geodésica.
6) Comente sobre os modelos de forma da Terra geoidal e plano. 
O modelo geoidal é o que melhor representa o formato da Terra, não sendo uma superfície regular e de difícil representação matemática. O geóide é uma superfície equipotencial do campo da gravidade ou superfície de nível, utilizado como referência para as altitudes ortométricas (distância contada sobre a vertical, do geóide até a superfície física) no ponto considerado. O modelo plano é levando em consideração que a Terra é plana e é utilizado para estudos topográficos, pois ele facilita na montagem dos cálculos, porém esse modelo tem suas dimensões limitadas, dado que, há a ocorrência de erros devido a suas simplificações. Os limites adotados para esse modelo, na prática, são de 20 a 30 km.
7) Considerando uma distância S de 10 km sobre a superfície terrestre, qual o erro devido a curvatura terrestre na Planimetria (S) e na Altimetria (h)? Em qual desses itens o erro é maior? 
Na altimetria o erro é de 7,8 m e na planimetria é de 8,2 m.
O erro é maior na altimetria, apesar da metragem ser menor, quando comparado os dois a 70 km, conseguimos observar que para altimetria o erro é de 384,6m, enquanto para planimetria é de 2,81m, assim podemos observar que a planimetria apresenta menor variação, comparada a altimetria.
8) Cite e comente sobre principais fontes de erros.
Erro instrumental – Instrumento apresenta defeito ou está quebrado/mau calibrado
Erro por operador – Erro na coleta de dados, erros envolvendo erro humano.
Erro ambiental – Fatores naturais, como o formato da terra.
9) Conceitue Erros Grosseiros, Sistemáticos e Aleatórios.
Grosseiro – fonte operador sem cuidado para coletar o dado ou equipamento quebrado ou desregulado, foge do protocolo.
Sistemático – Erro que se conhece a fonte, e como ele se comporta (erro de curva terrestre por exemplo).
Aleatório (estocástico) – Erro imprevisível, não é corrigido totalmente, somente é corrigido com repetição de experimentação.
10) Conceitue Precisão e Acurácia.
Precisão – menor variação, pois é mais preciso que o método acuário, grau de proximidade ao valor médio, não existe valor de referência.
Acurácia – medida muito próxima do valor real, grau de proximidade ao valor real é grande, por conta da repetição de experimentação.

Continue navegando