Buscar

exercício bioética 7

Prévia do material em texto

1.
		Um dos primeiros e mais imediatos efeitos sociais em situações epidêmicas é o pânico que acomete a população em geral. O desconhecimento sempre nos faz superdimensionar os riscos de uma situação. Este é um mecanismo de defesa psicológico normal e o profissional de saúde, principal agente de informação nestas situações, precisa compreender esta ansiedade coletiva. Isso significa que:
	
	
	
	O profissional de saúde deve atuar de modo a contribuir para a restauração da calma e da ordem pública.
	
	
	O profissional de saúde pode compreender a situação de pânico, mas não informar nem as autoridades competentes nem à população sobre ações relevantes.
	
	
	O profissional de saúde deve apenas relatar a ocorrência de pânico às autoridades competentes sem oferecer ajuda às pessoas.
	
	
	O profissional de saúde deve se manter isento de passar qualquer tipo de informação às pessoas e de se envolver no acesso às informações relevantes.
	
	
	O profissional de saúde deve apenas avaliar a situação de pânico sem prestar qualquer auxílio à população.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		2.
		A comunicação compulsória das informações de pacientes acometidos por doenças contagiosas às autoridades sanitárias tem por objetivo:
	
	
	
	gerar a quebra da privacidade do paciente.
	
	
	manter os direitos individuais.
	
	
	produzir o pânico.
	
	
	gerar a divulgação  dos dados para a mídia.
	
	
	permitir o controle epidemiológico.
	
Explicação:
A comunicação compulsória das informações de pacientes acometidos por doenças contagiosas às autoridades sanitárias tem por objetivo permitir o controle epidemiológico. O controle das doenças transmissíveis baseia-se em intervenções que, atuando sobre um ou mais elos conhecidos da cadeia epidemiológica de transmissão, sejam capazes de vir a interrompê-la.
 
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Um dos primeiros e mais imediatos efeitos sociais em situações epidêmicas é o pânico que acomete a população em geral. Este fenômeno pode ser explicado, em função:
	
	
	
	do tom de gravidade e seriedade empregado pelos órgãos oficiais na divulgação do público-alvo do calendário das campanhas de vacinação.
	
	
	da percepção, pela população, de que as autoridades de saúde estão exagerando nos cuidados.
	
	
	da tendência humana em valorizar situações pouco comuns e rotineiras.
	
	
	das campanhas informativas e calendários de vacinação veiculados pela mídia.
	
	
	do desconhecimento, que nos faz superdimensionar os riscos de uma situação.
	
Explicação:
Um dos primeiros e mais imediatos efeitos sociais em situações epidêmicas é o pânico que acomete a população em geral. O desconhecimento sempre nos faz superdimensionar os riscos de uma situação. Este é um mecanismo de defesa psicológico normal, e o profissional de saúde, principal agente de informação nestas situações, precisa compreender esta ansiedade coletiva e atuar de modo a contribuir para a restauração da calma e da ordem pública.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		O vírus do ebola, para o qual não existe tratamento, causou, até 26 de agosto de 2014, mais de 1.500 mortes em 3.069 casos registados pela Organização Mundial de Saúde. Destes casos, a Libéria registrou 694, a Guiné-Conacri 430, Serra Leoa 422 e a Nigéria 6. Sobre o contexto de uma epidemia, e as características deste momento peculiar, podemos afirmar que: I. Entende-se que a saúde da população em larga escala é um bem maior do que a manutenção da liberdade de locomoção individual se esta implicar em risco aos demais. II. A divulgação de informações no local da epidemia deve ter como objetivo amenizar e suavizar os dados oficiais de modo a evitar o pânico da população. III. A comunicação compulsória das informações de pacientes acometidos por doença contagiosa às autoridades sanitárias não configura quebra da privacidade individual. Assinale abaixo a alternativa correta:
	
	
	
	Apenas II e III
	
	
	Apenas III
	
	
	Apenas I e II
	
	
	Apenas I e III
	
	
	Apenas I
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Hans Jonas, filósofo alemão contemporâneo (falecido em 1993), fez importantes contribuições à Bioética em suas obras. Um de seus livros mais importantes foi ¿O Princípio da Responsabilidade¿ de 1979, onde expõe a necessidade de que os efeitos de nossas ações precisam ser sempre compatíveis com a permanência da vida humana. Um dos conceitos mais atuais e fortemente influenciados pelas ideias de Jonas é o Princípio da Precaução. Fundamentados nos princípios de Jonas, no ano de 1992. Ocorreu uma importante conferência na cidade do Rio de Janeiro, denominada de?
	
	
	
	Conferência das Nações Mundiais para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, que ficou conhecida pelo nome de ECO 92.
	
	
	Conferência das Nações Unidas para a Saúde e o Desenvolvimento, que ficou conhecida pelo nome de ECO 92.
	
	
	Conferência das Organizações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, que ficou conhecida pelo nome de ECO 92.
	
	
	Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, que ficou conhecida pelo nome de ECO 92.
	
	
	Conferência das Nações Unidas para o Meio Acadêmico e o Desenvolvimento, que ficou conhecida pelo nome de ECO 92.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Em situações epidêmicas e geradoras de pânico, cabe aos profissionais de saúde:
	
	
	
	deixar que as autoridades governamentais orientem a população.
	
	
	compreender como natural esta ansiedade coletiva e atuar de modo a contribuir para a restauração da calma e da ordem pública.
	
	
	minimizar a ansiedade vinculada ao pânico, entendendo-a como histeria coletiva.
	
	
	se preocupar, apenas, em montar um satisfatório calendário de atuação nos Postos de Saúde para dar conta da demanda da população.
	
	
	não se envolver com a questão, pois a orientação que pode dar a uns e a outros em  nada contribuirá para diminuir a ansiedade da população.
	
Explicação:
Um dos primeiros e mais imediatos efeitos sociais em situações epidêmicas é o pânico que acomete a população em geral. O desconhecimento sempre nos faz superdimensionar os riscos de uma situação. Este é um mecanismo de defesa psicológico normal e o profissional de saúde, principal agente de informação nestas situações, precisa compreender esta ansiedade coletiva e atuar de modo a contribuir para a restauração da calma e da ordem pública
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Um paciente deu entrada no hospital com dengue hemorrágica e necessitou ser internado na UTI, pois seu estado era grave. Levando em consideração a alocação de recursos em situações epidêmicas, é correto afirmar que esta é uma situação em que os leitos hospitalares são recursos indivisíveis homogêneos, por que:
	
	
	
	Somente os pacientes que entrarem com recurso no juizado especial terão direito ao leito.
	
	
	O leito poderá ser usufruído por apenas 10 pessoas do grupo de pacientes, conforme legislação vigente.
	
	
	O mesmo leito pode ser usufruído por até 5 pessoas.
	
	
	Todos os pacientes que necessitam de internação irão usufruir do mesmo leito ao mesmo tempo.
	
	
	Apenas um paciente pode usufruir do mesmo recurso que todos necessitam por igual.
	
Explicação:
Assim, pode-se dizer que a prestação de serviços à população pelo Estado tem o objetivo de promover o bem estar social da coletividade, o que inclui acesso a serviços como saúde, educação, segurança, moradia, dentre outros. Entretanto, cada situação deve ser analisada de acordo com a sua complexidade.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Em relação ao princípio da precaução, leia as afirmativas a seguir e marque a resposta correta. I ¿ Trata essencialmente da relação entre o risco existente em uma ação e as medidas necessárias para prevenir os efeitos negativos advindos desta ação. II ¿ Na ausência de absoluta certeza científica sobreos riscos ou danos envolvidos em uma ação, é necessário que tomemos medidas eficazes preventivas de evitação de todas as possibilidades possíveis de danos. III ¿ Toda e qualquer medida preventiva em situações epidêmicas deve ser descartada sem que esteja absolutamente comprovada a ausência de sua necessidade. Está correto apenas o que se afirma em:
	
	
	
	I e III
	
	
	I, II e III
	
	
	II e III
	
	
	I e II
	
	
	III

Continue navegando