Buscar

Fome de Poder

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FICHA DE FILME
	Título: Fome de Poder
	Diretor e atores principais: John Lee Hancock. Michael Keaton, Nick Offerman, John Carroll Lynch, Linda Cardellini, B.J. Novak, Laura Dern, Justin Randell Brooke, Patrick Wilson.
	Gênero: Drama
	Ano do filme: 2016
	Data: 24/06/2018
	Forma de acesso: online
	Duração: 1h55
	Origem: EUA
	Justificativa da escolha: O filme foi escolhido pois possui valiosos ensinamentos na área da gestão, além de se tratar de um case de sucesso de uma das empresas mais consolidadas dos EUA atualmente.
	Resumo: A trama gira em torno de Ray Kroc, um empresário que rodou os Estados Unidos com diversas empreitadas de pouco sucesso ao longo dos anos, tentando se manter sempre pela lábia. O futuro fracassado de Ray muda quando recebe um pedido incomum de máquinas de milk-shake na pequena cidade de San Bernardino: uma hamburgueria que funcionava em linha de produção, atraindo multidões ao seu balcão. Era o primeiro McDonalds. Fascinado pelo sucesso e engenhosidade do restaurante, Ray convence os irmãos “Mac” e Dick McDonalds a formarem com ele uma sociedade e permitir a abertura de franquias Estados Unidos afora. Com a fórmula do sucesso dos irmãos McDonalds, Kroc inicia um verdadeiro império, que se expandiu sem parar até o nível que conhecemos hoje em escala mundial.
	Ideia: O grande conflito do filme são as diferenças ideológicas de Ray e os irmãos McDonalds, que viveram em constantes atritos enquanto foram sócios: enquanto Dick e Mac priorizavam a matriz e a cautela para que o padrão de qualidade fosse mantido em sua essência pelas lojas, Kroc, em sua ambição incessante, buscava mais e mais franqueados e trazer novidades para a rede, o que não era bem visto pelos fundadores da marca.
	Ideia secundária: Pode-se observar que os dois empreendedores tinham sonhos idênticos (o Kroc e os dois irmãos) de expandir o negócio, porém o sonho dos irmãos já estava frustrado porque ele já havia tentado e não teve sucesso, então eles receavam em tentar outra vez. Esse conflito foi resolvido através do contrato onde entraram em comum acordo. Outro conflito aparece quando Kroc deixa de cumprir o contrato, e apresenta-se problemas de comunicação entre eles e divergência entre as partes. Por outro lado, se os três trabalhassem unidos, a empresa iria crescer ainda mais e os dois iriam ganhar de forma igualitária. Entretanto, o grau de competência de Kroc para fazer a empresa crescer foi maior, a partir daí, houve uma certa distorção do foco nos objetivos comuns, resultando em um jogo em que um ganhou e outro perdeu. Contudo, percebe-se que no filme não houve, de ambas as partes, uma gestão colaborativa do conflito em questão, pois compartilhavam pontos de vista diferentes. 
	Objetivo: Contar a história do McDonald’s como empresa e símbolo cultural pela perspectiva do grande vencedor desse processo: Ray Kroc.
	Conclusões: Definir bem o perfil do sócio fez toda a diferença para o McDonald’s, e faz para todos os tipos de negócio. Saber bem qual é o papel de cada um no negócio e quem tem a responsabilidade de tomar as decisões finais irá evitar muitos problemas, e aumentará as chances de sucesso do negócio. 
Uma questão que fica muito clara no caráter de Ray Kroc é sua resiliência. Ele começou isso aos 52 anos, sendo que ele estava bem mal sucedido naquele momento. Mas ele persistiu sempre para atingir um grande sucesso somente aos 60 anos.
Muitos empresários cometem o erro de achar que a única forma de ganhar mais, é vendendo mais seu produto ou serviço, ou até investindo em outros negócios. Ray prova que existe uma outra forma: diversificação e inovação. Ele descobre uma nova forma, inovadora, de ganhar mais com o mesmo negócio.
Ray é um grande exemplo de ambição, já a dupla McDonald’s é exatamente o contrário. Trabalham muito, resilientes quanto à qualidade, mas não são ambiciosos. A falta de ambição deles fizeram eles perderem o negócio. Nessa história foi uma espécie de “golpe”, mas se não fosse assim, seria através da concorrência que logo iria copiar o modelo de negócio e crescer até inviabilizar a operação dos irmãos. A lição é que se você não for ambicioso, alguém vai ser e isso vai te destruir uma hora ou outra. 
	Palavras-chave: Perseverança. Ambição. Conflito. Sonho. Capitalismo. Sucesso.

Continue navegando