Buscar

Em época de quarentena O momento é de urgência e prudência!

Prévia do material em texto

Em época de quarentena... O momento é de urgência e prudência!
As empresas, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte, tiveram que mudar suas rotinas e adotar medidas, processos e ferramentas que, até então, não eram conhecidas ou consideradas essenciais para a sobrevivência e desenvolvimento dos negócios.
O fato é que tudo mudou muito rapidamente...
· Trabalhar em home office.
· Cuidar das crianças enquanto estamos trabalhando.
· Lavar as mãos e utilizar álcool gel com mais frequência.
· Lidar com um novo medo e ansiedade.
· Fazer reuniões virtuais.
· Ficar confinado dentro de casa.
· Renegociar contratos e reduzir custos.
· Comprar apenas o essencial.
· Buscar novas forma de entretenimento.
· Nova abordagem de relacionamento e vendas.
Muitas organizações já conseguiram implementar o home office, fazer reuniões por videoconferência (call), implementar novas ferramentas de gestão, marketing, vendas, etc.
Não precisamos procurar muito no Google que encontraremos muitas soluções – algumas gratuitas, outras com gratuidade durante um período pré-determinado e outras pagas – de home office.
Com o intuito de apoiar quem está trabalhando de casa, algumas companhias de tecnologia liberaram gratuidade temporária de ferramentas que podem ajudar equipes e profissionais de qualquer empresa a gerenciar o trabalho e manter a produtividade.
Serviços para celular ou para computador ajudam na gestão dos projetos durante o trabalho remoto, do planejamento de atividades à comunicação.
No entanto, a prática pode trazer uma série de riscos para a companhia caso não tenha uma política correta de segurança da informação e um sistema de proteção adequado para o atual ambiente digital.
Isso significa que não há políticas e procedimentos definidos para se proteger e proteger os clientes e seus dados.
Isso também significa que os trabalhadores geralmente precisam usar ferramentas com as quais não estão familiarizados.
Neste contexto, especialistas afirmam ser essencial que as empresas reexaminem seus sistemas de segurança e sua política de acesso remoto à rede corporativa, além de incentivar seus funcionários a serem cautelosos nos dias de home office.
Como reduzir os riscos associados ao home office?
Conscientização: É o primeiro passo no gerenciamento de segurança para trabalhadores remotos. Como gestores, não é recomendado analisar mais do que vantagens momentâneas, é necessário um planejamento a curto, médio e longo prazo.
Tecnologia adequada: Em uma situação normal a inserção de trabalho home office seria feita através de um planejamento. Mas, num período em que esta nova rotina de trabalho tem que ser implantada do dia para a noite, não há tempo ou equipes para planejar todos os passos dessa adaptação. Escolher a primeira ferramenta que está oferecendo gratuidade no período de crise também não é a melhor saída. Pergunte-se: O que irá acontecer depois?
Suporte ágil: Poder contar com o respaldo direto, rápido e eficiente. Contar com uma equipe que auxilie na administração da instalação, manutenção, operação de rede e atendimento em situações de instabilidade, é um investimento que poderá garantir mais do que tranquilidade, mas a produtividade. É vital para toda a companhia!
Softwares adequados de segurança: Lembre-se: em algum momento será necessário compartilhar algum arquivo ou trocar documentos. Então, implante softwares de compartilhamento seguro de arquivos para viabilizar a troca de informações.
Estas dicas foram úteis para você?
Gostaríamos de reforçar o convite para conversarmos sobre como está sendo sua experiência com home office e em que podemos ajudar.
Estamos juntos!

Continue navegando