Buscar

TP CASO CLÍNICO DA SUCCINILCOLINA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CASO CLÍNICO DA SUCCINILCOLINA
Homem de 25 anos, saudável, está passando por um procedimento cirúrgico breve (reparo de hérnia inguinal), que exige anestesia geral. Intubação e indução de anestesia com o uso de succinilcolina IV e halotano inalado prosseguem sem intercorrência. Durante a cirurgia, o paciente desenvolve rigidez muscular, taquicardia e sua temperatura aumenta rapidamente.
1- Qual é o mecanismo de ação da succinilcolina? Explicar as fases I e II.
succinilcolina é um medicamento agonista do receptor nicotínico que acopla por afinidade com eficácia positiva. O receptor se encontra na placa terminal motora da junção neuro muscular, ao acoplar com eficácia positiva causa despolarização das células e faz o efeito do anestésico geral bloqueando a atividade da Ach e causando uma breve paralisia
Na fase 1 ocorre a despolarização e um aumento da permeabilidade aos ions de sódio da membrana. No início da despolarização o musculo se contrai mas a membreana muscular se acomoda a continua despolarização da placa motora. Os agentes ainda na JNM permitem que se liguem repetidamente aos receptores, e os canais são abertos repetidamente, o que mantém um fluxo de corrente através da membrana prolongando a despolarização. Acontece uma paralisia flácida até que a placa volte a sua à sua polarização normal. 
Na fase 2 a abertura repetida dos canais mantém a saída de potássio com contínua entrada de sódio e a entrada de cálcio pelos canais abertos causa alterações nos receptores.
2- Explique a reação que está ocorrendo no paciente.
O paciente teve uma hipertermia maligna que é uma resposta hiper metabólica ao uso do relaxante muscular usado q foi a succinilcolina e o halotano. Os sintomas não taquicardia, aumento da temperatura e rigidez muscular. A medicação libera os íons de cálcio nas células causando um estado hiper metabólico e aumenta a contração muscular que acaba aumentando a temperatura.
3- Nesse caso, a intervenção correta seria administrar um medicamento que reverte a reação do paciente, que é o Dantroleno. Explique seu mecanismo de ação.
O Dantroleno é o único medicamento eficaz em caso de hipertermia maligna. O medicamento acopla ai receptor de rianodina e inibe a liberação de cálcio diminuindo a quantidade livre de cálcio na célula, diminuindo então a contração muscular

Continue navegando