Buscar

Hudson Costa Santos - Prova AR - Administração

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FACULDADE DE TECNOLOGIA 
CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE
Área de Ciências Exatas e Tecnologia
Avaliação Regimental – Teoria Geral da Administração
Professor: Hélio Giannini			 			 Data: 17_/_06 /2020_
Nome Completo: Hudson Costa Santos______________________________ RA: 564274
	INSTRUÇÕES
· Leia a prova com atenção; Prova com consulta e individual.
· Respostas bem elaboradas e objetivas.
· Salvar o arquivo com o seu nome completo.
· Entregar a prova via SAP em formato Word ou Pdf
	NOTA 
	
	
1. O que é o “Clima Organizacional”, como e por que a organização deve avalia-lo? 
R: O clima organizacional está ligado à satisfação das necessidades dos colaboradores, e para ser considerado bom ou saudável, é preciso saber como o funcionário se sente em relação à empresa. Por meio de pesquisa com os colaboradores, muitas empresas já constaram alguns dos fatores capazes de influenciar e afetar de forma negativa o clima organizacional. Dessa forma, percebe-se que as variáveis básicas são fundamentais para que as empresas possam diagnosticar a situação e intervir em variáveis estruturais e comportamentais com o objetivo de obter a mudança e alcançar os objetivos pessoais e organizacionais, dando sempre ênfase na gestão de pessoas e processos. 
2. Explicar o modelo proposto por sociólogos e psicólogos do Instituto Tavistock que descreve a organização como um sistema aberto?
R: Modelo Sociotécnico de Tavistock - O modelo Sociotécnico de Tavistock foi proposto por sociólogos e psicólogos do Instituto de Relações Humanas de Tavistock. Para eles, a organização é um sistema aberto em interação constante com seu ambiente. Mais do que isso, a organização é um sistema sociotécnico estruturado sobre dois subsistemas: Técnico e Social. O Subsistema técnico, que compreende a tecnologia e o território é responsável pela eficiência potencial. Já o Subsistema Social,
compreende as pessoas (as relações sociais), transforma a eficiência potencial em
eficiência real.
3. Qual a abordagem da teoria Contingencial e seus fundamentos que condicionam as características das organizações?
R: De todas as Teorias, a abordagem contingencial enfoca as organizações de dentro para fora colocando o ambiente como fator primordial na estrutura e no comportamento das organizações. De um lado o ambiente oferece oportunidades e recursos, de outro impõe ameaças à organização, é neste ponto que a tecnologia torna-se também uma variável importante para o ambiente, dela depende os conceitos de oportunidades. Assim, para a teoria da Contingência, os dois grandes desafios para as organizações modernas são o ambiente e a tecnologia. É neste âmbito que a teoria da Contingência tem muito ainda a ser estudada e atualizada confirmando que a Administração deve muito a seus conceitos e há muito que adaptar-se a estudos cada vez mais complexos para o êxito dela própria.
 Para a abordagem contingencial são as características ambientais que condicionam as características organizacionais, assim, não há uma única melhor maneira (the best way) de se organizar. Tudo depende (it depends) das características ambientais relevantes para a organização. Essas contingências externas podem ser consideradas oportunidades e imperativos ou restrições e ameaças que influenciam a estrutura e os processos internos da organização. As características organizacionais somente podem ser atendidas mediante a análise das características ambientais com as quais se defrontam.
4. Para a teoria Contingencial, o ambiente externo é extremamente multivariado e complexo. Do que depende a percepção ambiental de uma organização ao analisar as diversas variáveis existentes no ambiente?
R: A percepção ambiental depende daquilo que cada organização considera relevante em seu ambiente. Como o ambiente é extremamente dinâmico e mutável, as organizações são informadas das variações que ocorrem nele. Ela está ligada à captação e o tratamento da informação externa considerada útil para a organização. 5 O ambiente é extremamente multivariado e complexo. Ele pode ser separado por dois extratos: O ambiente geral - É o genérico e comum que afeta direta ou indiretamente toda e qualquer organização, é constituído de um conjunto de condições semelhantes, são elas tecnológicas, legais, políticas, econômicas, demográficas, ecológicas ou culturais; O ambiente de tarefa - ambiente mais próximo e imediato de cada organização. Constitui o segmento do ambiente geral do qual a organização extrai suas entradas e deposita suas saídas. É o ambiente de operações de cada organização é constituído por: fornecedores de entradas (fornecem todos os tipos de recursos que uma organização necessita para trabalhar), clientes (consumidores), concorrentes e entidades reguladoras (sindicatos, associações de classe, órgãos regulamentadores do governo, órgãos protetores do consumidor, etc.).
5. Quais são as variáveis relacionadas com o desenvolvimento Organizacional que podem ser utilizadas pelas organizações e por que é fundamental identifica-las?
R: A capacidade de inovar e se Adaptar às mudanças está relacionada diretamente com a produtividade e a competitividade da empresa no mercado. Por isso, é fundamental identificar as variáveis que estão relacionados com o desenvolvimento organizacional. Apesar de haver diversos modelos de desenvolvimento organizacional todos apresentam basicamente quatro variáveis que podem ser amplamente utilizadas pelas organizações: 
1 – Meio ambiente: a explosão do conhecimento, a turbulência ambiental, a explosão tecnológica e das comunicações e os impactos dessas mudanças sobre as instituições e valores sociais, etc.
2 – A organização: para sobreviver em um ambiente em constante dinamismo e flexibilidade ambiental, aborda o impacto sofrido em decorrência da desordem do mesmo.
3 – O grupo social: nos aspectos que se referem a comunicação, liderança, conflitos e relações interpessoais etc. 
4 – O indivíduo: ressaltando suas motivações e atitudes necessárias, etc. 
Coordenação de Engenharias

Continue navegando