Buscar

Atividade II - 09-09-2020

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
FACULDADE DE DIREITO CURSO DE DIREITO
Disciplina de Direito Agrário
Prof. Esp. Robson Moraes dos Santos
Aluno: Matheus de Souza Monteiro RGM: 012.9637
ATIVIDADE AVALIATIVA AULA 02
*Cada resposta deve ter no mínimo 05 e no máximo 20 linhas de conteúdo.
*A pesquisa é livre. Portanto, ao elaborar a sua resposta, indique, no mínimo, duas referências bibliográficas, seja através de livros doutrinários, seja por artigos disponíveis em sites jurídicos. O desatendimento a esta orientação ocasionará em redução de nota.
* A devolução da referida atividade NÃO pode ser em PDF e deve ser neste mesmo documento, ou seja, ela deverá ser devolvida da mesma forma em que foi baixada.
1- Comente sobre a importância do conceito de propriedade familiar. Destaque também quais os requisitos fundamentais para sua caracterização.
A importância da propriedade familiar vem com a finalidade social, que se destina a servir de peça fundamental ao abastecimento da população com gênero alimentício. Dessa forma estimulado, essa propriedade aumenta sua produção que por sua vez reintegra a sua função social, condicionando seu aproveitamento ao bem estar de todos.
Sua finalidade então é substancialmente reunir todos os fatores de produção: terra, trabalho e capital.
Os requisitos para sua caracterização é:
1 - Imóvel rural.
2 - Trabalhado direta e pessoalmente pelo agricultor e sua família.
3 - Pode ser auxiliado por terceiros.
4 - O terceiro pode ser campesino ou trabalhador rural.
5 - O terceiro pode trabalhar somente de forma eventual.
2- Comente sobre o conceito e características do latifúndio.
Seu conceito está elencado no Art. 4 inciso V do estatuto da terra (LEI Nº 4.504, DE 30 DE NOVEMBRO DE 1964). Latifúndio é uma propriedade rural privada e de grande extensão, geralmente utilizada para a produção de apenas um produto (monocultura) e voltada para o mercado externo.
Os latifúndios também caracterizam grandes propriedades nas quais a terra é utilizada abaixo do seu potencial, com reduzido aproveitamento econômico e social. Os latifúndios costumam ser propriedades de apenas uma pessoa, família ou empresa. A concentração de terras no Brasil é a causa de conflitos sociais e desigualdades no campo.
De acordo com essa lei, há duas classificações de latifúndio: por exploração e por dimensão.
Latifúndio de exploração: imóvel que tem entre 1 e 600 módulos rurais e que não tem suas potencialidades físicas, econômicas e sociais aproveitadas. Geralmente tem fim especulativo, isto é, valorização para venda.
Latifúndio de dimensão: uma propriedade que excede 600 módulos rurais da região em que se situa, sendo explorados ou não.

Continue navegando