Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Acadêmica: Isabela Silva
Listar as diferenças entre os métodos hanemanniano e korsakoviano.
Método Hahnemanniano (H), assim chamado por ter sido criado pelo fundador da Homeopatia, pode ser subdividido em três outros métodos:
• Método Clássico ou dos Frascos Múltiplos, desenvolvido para preparar formas farmacêuticas derivadas nas escalas decimal (DH) e centesimal (CH), a partir de tinturas-mães e drogas solúveis.
• Método da Trituração, desenvolvido para preparar formas farmacêuticas derivadas nas escalas decimal (DH) e centesimal (CH), a partir de drogas insolúveis. Esse método é utilizado também na escala cinquenta milesimal, a partir de drogas solúveis ou não.
• Método da Cinquenta Milesimal, específico para preparar formas farmacêuticas derivadas na escala cinquenta milesimal (LM), a partir de drogas minerais, animais e vegetais, estas duas últimas no estado fresco, ou, excepcionalmente, a partir de tinturas-mães.
O Método Korsakoviano (K), também chamado de método do frasco único ou do fluxo descontínuo, foi criado em 1832 por um oficial do exército russo chamado Korsakov para simplificar o método de Hahnemann. Teve a ideia de realizar a dinamização em um único frasco que, ao ser esvaziado, retinha nas suas paredes a quantidade de líquido equivalente a um centésimo do volume anterior, sendo necessário acrescentar mais 99 partes de insumo inerte e sucussionar a solução assim obtida para alcançar a potência seguinte. Vários fatores colaboram para a indefinição da escala (proporção entre os insumos ativo e inerte), como a viscosidade da solução, o tamanho e a porosidade do frasco, a força empregada na dinamização etc.
Portanto, o método korsakoviano não apresenta escala definida como o hahnemanniano. Seu uso é consagrado para preparar altas potências com mais rapidez e quando não há número suficiente de frascos esterilizados. Todavia, como não se trata de um método exato, sua utilização somente se justifica em casos de urgência médica.

Mais conteúdos dessa disciplina