Buscar

hanemanniano e korsakoviano

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Acadêmica: Isabela Silva
Listar as diferenças entre os métodos hanemanniano e korsakoviano.
Método Hahnemanniano (H), assim chamado por ter sido criado pelo fundador da Homeopatia, pode ser subdividido em três outros métodos:
• Método Clássico ou dos Frascos Múltiplos, desenvolvido para preparar formas farmacêuticas derivadas nas escalas decimal (DH) e centesimal (CH), a partir de tinturas-mães e drogas solúveis.
• Método da Trituração, desenvolvido para preparar formas farmacêuticas derivadas nas escalas decimal (DH) e centesimal (CH), a partir de drogas insolúveis. Esse método é utilizado também na escala cinquenta milesimal, a partir de drogas solúveis ou não.
• Método da Cinquenta Milesimal, específico para preparar formas farmacêuticas derivadas na escala cinquenta milesimal (LM), a partir de drogas minerais, animais e vegetais, estas duas últimas no estado fresco, ou, excepcionalmente, a partir de tinturas-mães.
O Método Korsakoviano (K), também chamado de método do frasco único ou do fluxo descontínuo, foi criado em 1832 por um oficial do exército russo chamado Korsakov para simplificar o método de Hahnemann. Teve a ideia de realizar a dinamização em um único frasco que, ao ser esvaziado, retinha nas suas paredes a quantidade de líquido equivalente a um centésimo do volume anterior, sendo necessário acrescentar mais 99 partes de insumo inerte e sucussionar a solução assim obtida para alcançar a potência seguinte. Vários fatores colaboram para a indefinição da escala (proporção entre os insumos ativo e inerte), como a viscosidade da solução, o tamanho e a porosidade do frasco, a força empregada na dinamização etc.
Portanto, o método korsakoviano não apresenta escala definida como o hahnemanniano. Seu uso é consagrado para preparar altas potências com mais rapidez e quando não há número suficiente de frascos esterilizados. Todavia, como não se trata de um método exato, sua utilização somente se justifica em casos de urgência médica.

Continue navegando