Buscar

ESTÁCIO - Educação Ambiental - TC Aula 08

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

EDUCAÇÃO AMBIENTAL
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	
	CEL0296_A8__V1
	
	
	
	
	
	
	
		Aluno: MISTER SMITH
	Matr.: 
	Disc.: EDUCAÇÃO AMBIENTAL 
	2020.1 EAD (G) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		Leia a frase a seguir: "É necessário conectar os inúmeros conhecimentos, com professores realizando um trabalho conjunto de integração das disciplinas entre si." Esta frase diz respeito a:
	
	
	
	Transdisciplinaridade
	
	
	Multidisciplinaridade
	
	
	Verticalidade
	
	
	Horizontalidade
	
	
	Interdisciplinaridade
	
Explicação:
A Interdisciplinaridade conecta vários conhecimentos e professores, integrando as disciplinas entre si.
 
		
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Leia o trecho a seguir e assinale a qual teoria ele se refere. "Tem como característica depositar conhecimento no aluno. É centrada na transmissão, na passagem do conhecimento do educador para os educandos."
	
	
	
	Teoria fenomenológico-existencialista
	
	
	Teoria pedagógica positivista
	
	
	Teoria socialista
	
	
	Teoria tradicional
	
	
	Teoria crítica
	
Explicação:
A Teoria tradicional é centrada na transmissão, na passagem do conhecimento do educador para os educandos, sem contextação nenhuma, sem a participação dos alunos no aprendizado.
 
		
	Gabarito
Coment.
	
		
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		A educação ambiental se utiliza de conhecimentos das Ciências Ambientais, da Saúde, Sociais Aplicadas, Exatas, Básicas etc. A esse respeito, verifique as afirmativas a seguir:
I - É impossível mudar a realidade sem conhecê-la objetivamente, de modo que o diagnóstico situacional é início fundamental ao desenvolvimento de um processo de educação ambiental, para que então se estabeleçam os objetivos educativos a serem alcançados. 
II - A abordagem mais conservacionista predominou até a década de 1970, quando a educação ambiental buscava apenas entender e atuar sobre a problemática ecológica e da manutenção do equilíbrio dos ecossistemas, sem se aprofundar em suas causas.
III - A educação ambiental deve estabelecer relação de causa e efeito dos processos de degradação socioambiental com a dinâmica dos sistemas sociais, tais como os sistemas de produção-consumo. 
Assinale a alternativa correta:
 
	
	
	
	Todas afirmativas estão corretas, mas I e III não podem coexistir em um projeto de educação ambiental.
 
	
	
	Todas afirmativas estão corretas e III representa uma atualização ao contexto abordado em II.
	
	
	Está correta apenas I, que invalida III, mas não tem relação com II.
 
	
	
	Estão corretas apenas I e II, e II invalida III.
 
	
	
	Estão corretas apenas I e III, e III invalida II.
 
	
Explicação:
O aluno deve ter compreendido o contexto da educação ambiental abordado em aula para responder a questão e, com base em conhecimentos gerais, no que aponta o trecho do enunciado e no que contextualiza a disciplina a respeito da questão ambiental, deve ser capaz de inferir que:
· As três afirmativas representam temas abordados no conteúdo online e são verdadeiras.
· Como II representa um contexto passado, da década de 1970, e III afirma como a educação ambiental deve ser (atual ou atemporal), infere-se que III representa uma atualização ao que consta em II.
· Pode-se denominar essa atualização de aprimoramento, ruptura ou outras formas, a depender da perspectiva que se dá. Mas, segue sendo uma nova forma de ver a educação ambiental. 
	
	
	
	 
		
	
		4.
		A Educação Ambiental não pode ser confundida com as ciências que lhe dão fundamento, como a Ecologia, as Ciências Sociais ou as Ciências da Saúde, mas deve empregar os recursos pedagógicos para a sensibilização das pessoas em torno de causas fundamentadas em questões ambientais. Nesse sentido, assinale a opção que NÃO se relaciona com esta concepção de Educação Ambiental.
	
	
	
	Ela deve focar o ensino dos elementos fundamentais da Ecologia, como ecossistemas e cadeias alimentares.
	
	
	Ela deve se dar dentro de um processo de compreensão das carências ambientais da comunidade em que se inserem os alunos.
	
	
	Devemos demonstrar que os custos que estão por traz de uma conta de luz ou água não são apenas custos financeiros, mas ambientais.
	
	
	Em uma comunidade em que tradicionalmente se pratica a caça de animais silvestres, deve-se demonstrar como esta prática é insustentável.
	
	
	O lixo que se joga na rua pode ser explorado como um tema provocador sobre a sociedade que queremos construir.
	
Explicação:
Essa fundamentação da Educação Ambiental deve empregar os conhecimentos ambientais aplicados à ação transformadora das pessoas, e não deve ser apenas uma transmissão de conhecimentos das ciências que lhe fundamentam.
		
	Gabarito
Coment.
	
		
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		CESPE (2018) Adaptado
No que se refere à educação ambiental, julgue o item subsequente.
A educação ambiental muitas vezes resulta em práticas ineficazes, por apresentar uma visão fragmentária, simplista e reduzida da realidade, reproduzindo esses referenciais em suas ações pedagógicas.
A esse respeito, assinale a alternativa correta:
 
	
	
	
	A afirmação está incorreta, uma vez que a educação ambiental reducionista produz melhores resultados do que a educação ambiental ampla e crítica.
	
	
	A afirmativa está correta, pois sugere que práticas de educação ambiental serão sempre ineficazes, uma vez que o contexto em que vivemos não permite alterar a relação entre ser humano e natureza pela via da educação.
	
	
	A afirmação está correta em dizer que a educação ambiental resulta em práticas ineficazes, mas incorreta em apresentar a visão fragmentária dos idealizadores de suas práticas.
	
	
	A afirmação está correta, pois sugere que as práticas de educação ambiental podem ser ineficazes, sem afirmar, contudo, que sempre sejam ineficazes.
	
	
	A afirmação está incorreta em afirmar que a educação ambiental resulta em práticas ineficazes, mas correta em sugerir que pedagogos possam ter visão fragmentária, simplista e reduzida da realidade.
	
Explicação:
As alternativas buscam dividir a afirmação em dois blocos. O aluno deve atentar-se para o fato de que há na afirmação o cuidado para não se generalizar acerca do tema, o que ajuda a torná-la verdadeira. A educação ambiental resulta MUITAS VEZES em práticas ineficazes, e não sempre. Das vezes em que é ineficaz, não está incorreto afirmar que a ineficácia decorre da visão simplista, sem levar em conta a interdisciplinaridade do tema e seus fatores humanos. 
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Qual teoria diz respeito a descrição: É centrada na transmissão , na passagem de conhecimento do educador para os educandos, historicamente acumulados por meio da memorização. A relação entre professor é vertical, autoritária e não há intenção de reflexão sobre as informações recebidas, o professor expõe conteúdo e os alunos memorizam e reproduzem por meio da expressão verbal escrita e oral a sua fala ou a temática apresentada em livro-texto.
	
	
	
	Teoria Economicista
	
	
	Teoria Crítica
	
	
	Teoria Tradicional ou Clássica
	
	
	Teoria da Educação Não formal
	
	
	Teoria Neoliberal
	
Explicação:
Na teoria Tradicional a relação professor aluno não é dialogada, o professor coloca o conhecimento e o aluno assimila e reproduz.
		
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Como caráter político da educação, entende-se que o fazer e o pensar educativo apresentam diferentes posicionamentos, que possibilitam variadas concepções pedagógicas. Acerca desta concepção vista em aula, é certo
dizer que:
	
	
	
	Diretores de escolas devem ser selecionados em função de suas posições políticas.
	
	
	A escola deve estar a serviço da democracia, trazendo as disputas políticas para a sala de aula.
	
	
	Os professores devem defender seus posicionamentos políticos junto aos alunos de forma a aprimorar a discussão desde cedo.
	
	
	O caráter político da educação parte de visões de mundo distintas, levando a diferentes propostas de ensino.
	
	
	Os governos precisam interferir politicamente no processo pedagógico para que este se desenvolva.
	
Explicação:
O processo educacional não é neutro. Ele sempre parte de um conjunto de referenciais contextualizados politicamente. Assim, por exemplo, a educação pode ser transformadora ou conservadora; pode ser buscar a realidade social dos alunos ou mirar padrões sociais de grupos dominantes, pode ser laica ou religiosa etc.
		
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Vimos que a Educação Ambiental não deve ser apontada como a solução para todos os problemas ambientais, como se a esperança atribuída à educação, por si só, fosse capaz de proporcionar as transformações que esperamos na relação da sociedade com o meio ambiente. Assinale a opção que traz uma afirmativa que se relaciona corretamente com este enunciado.
	
	
	
	Há muitas expectativas com a Escola, cobrando-se dela que resolva as mais diversas questões da sociedade, como problemas ambientais, de trânsito, da sexualidade, da cidadania etc.
	
	
	Órgãos ambientais nos governos federal, estaduais e municipais precisam ter seus quadros ampliados para atenderem as demandas ambientais.
	
	
	Os governos devem se engajar em programas dedicados à recuperação das áreas naturais.
	
	
	A eliminação dos lixões é uma exigência legal e um desafio para toda a sociedade.
	
	
	A Escola deve buscar apoio junto a ONGs e ao setor privado para mobilizar seus alunos em campanhas de recuperação ambiental.
	
Explicação:
A expectativa de que a Escola resolveria todos os problemas nacionais é falha. O envolvimento em causas ambientais e de sustentabilidade deve ser estimulado por múltiplas instituições, como empresas, governos, ONGs e mesmo a família.
		
	Gabarito
Coment.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando