Buscar

Caso 1 constitucional avançado

Prévia do material em texto

Caso 1
Questão objetiva: Quando se tem uma norma ao mesmo tempo material e formalmente inconstitucional? 
a) Quando a norma infraconstitucional conflita com o texto da Constituição da República.
 b) Quando na elaboração da norma infraconstitucional, não se observa rigorosamente o processo de sua elaboração. 
c) Quando o conteúdo da norma infraconstitucional conflita com o texto da Constituição da República e também contém vício com relação a sua formação.
 d) Quando a norma infraconstitucional se conforma perfeitamente com o texto da Constituição da República, mas não com os tratados internacionais sobre direitos humanos. 
Questão discursiva: (OAB ? XX Exame Unificado) O Presidente da República edita medida provisória estabelecendo novo projeto de ensino para a educação federal no País, que, dentre outros pontos, transfere o centenário Colégio Pedro II do Rio de Janeiro para Brasília, pois só fazia sentido que estivesse situado na cidade do Rio de Janeiro enquanto ela era a capital federal. Muitas críticas foram veiculadas na imprensa, sendo alegado que a medida provisória contraria o comando contido no Art. 242, § 2º, da CRFB/88. Em resposta, a Advocacia-Geral da União sustentou que não era correta a afirmação, já que o mencionado dispositivo da Constituição só é constitucional do ponto de vista formal, podendo, por isso, ser alterado por medida provisória. Considerando a situação hipotética apresentada, responda, de forma fundamentada, aos itens a seguir. 
a) Segundo a Teoria Constitucional, qual é a diferença entre as denominadas normas materialmente constitucionais e as normas formalmente constitucionais? 
Segundo esta teoria para uma norma ser considerada constitucional, precisa passar por um processo rígido de aprovação, por um quorum qualificado, conforme art 60 §2º da CF. Portanto, a norma fundamentalmente constitucional se preocupa com forma de seu nascimento, , de como foi inserida no ordenamento juridico, já materialmente constitucional tem como foco a matéria (conteúdo), e não o seu processo de formaçao. Trata-se de matérias que versam sobre a organização do Estado, forma de governo, estrutura da sociedade e outros.
b) O entendimento externado pela Advocacia-Geral da União à imprensa está correto, sendo possível a alteração de norma constitucional formal por medida provisória?
O entendimento esta incorreto pois, todo o dispositivo constitucional só pode ser alterado pelo processo legislativo das emendas constitucionais, tal qual revisto no art. 60 da CF

Continue navegando