Buscar

Resenha Freud

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
Aluna: Luany dos Santos Cardoso Matrícula: 201402092466
Prof: Ana Carolina de Lima J. Feitosa 
Resenha – Freud
Sigmund Schlomo Freud nasceu no dia  6 de maio de 1856, na cidade de Freiberg. Freud se formou como médico neurologista e psiquiátra, porém ficou mais conhecido como “ o pai da psicanálise”.
Em 1896, logo após a morte de seu pai, surge pela primeira vez o termo “Psicanálise”, para nomear um método específico de psicoterapia.
Entre os anos de 1922 e 1923 é diagnosticado com câncer de boca, que o fez perder o maxilas, e por consequência o obrigou a usar uma prótese. Em decorrência do câncer faleceu no dia 23 de setembro de 1939.
No decorrer de sua vida Freud produziu várias contribuições para a psicologia, fundou a Psicanálise na qual utilizava da “asssociação livre” ou “cura pela fala”. Acreditava que os desequilíbrios psíquicos teriam origem à partir de desejos reprimidos e começou então a questionar se as doenças não estavam somente no corpo mas também na mente do indivíduo, uma extenção da mente, e futuramente a denominou de “inconsciente”. Pregava que a mente humana era dividida em três partes: o ID, EGO, e SEPER EGO. 
Freud foi o criador de diversas obras, tais como: Estudo sobre Histeria , A interpretação dos sonhos , Três ensaios sobre a Teoria da Sexualidade, O inconsciente, O mal- estar na civilização, 4+1 condições para a análise, entre outros. Obteve sua primeira parceiria com o médico Joseph Breuner, cujo desempenhou papel importante e em consequência disso escreveram o livro “ Estudos sobre a Histeria” , com o famoso caso clínco de Anna O.
Suas teorias dispertaram interesse e com isso surgiram vários seguidores, discipulos das sua ideias, entre eles destacam- se: Lacan e André Green.
 	Por fim, é dificil descrever numa breve resenha a vida e obra de Sigmund Freud, pois, se tornaria muito extenso, destaco aqui alguns dos muitos pontos importantes de sua obra. Embora existam várias ramificações e propostas dentro do contexto psicanalítico, estudar psicanálise é estudar Freud, suas obras se eternizaram, se fazem atuais até hoje e muitos psicólogos seguem a abordagem psicanalítica.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA 
BEZERRA, Juliana. Sigmund Freud – Bibliografia e obra. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/sigmund-freud/. Acesso em: 25 de Abril de 2020.
 
LEAL, Cinthya. , Vida real e obra de Freud. 2007. Disponível em: https://www.recantodasletras.com.br/resenhas/371827. Acesso em: 25 de Abril de 2020.

Continue navegando