Buscar

Principais pontos da reforma uma visão positivista - CLT

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Reforma da CLT - Maior competitividade do país x Direitos.
Principais pontos da reforma – uma visão positivista.
Atualmente, o país atravessa um período de recessão, as taxas de desempregados aumentam em todo território nacional. Pesquisas apontam que os brasileiros estão vivendo mais, tendo como consequência que trabalhar mais para poder se aposentar. Neste cenário, a tentativa de conter a crise econômica e modernizar as leis consolidadas, consideradas por muitos como ultrapassadas em comparação ao mercado mundial, à reforma tornou-se necessária.
A reforma trabalhista consiste na Lei nº 13.467/2017, que altera diversos pontos (mais de 100, no caso) da CLT, dando força à negociação coletiva e permitindo flexibilizar as relações trabalhistas com a adoção de novos tipos de contratos. É possível destacar, alguns pontos positivos: como o parcelamento das férias; a garantia de condições iguais para terceirizados, quando os serviços forem executados nas dependências da empresa que contrata o serviço, referente: à alimentação, transporte, medidas de proteção à saúde e de segurança no trabalho e treinamento adequado; permissão da rescisão do contrato de trabalho por comum acordo; trás ainda a garantia de negociação para a flexibilização da jornada de trabalho, o banco de horas, plano de cargos e salários, remuneração por produtividade, entre outros. Pode se ainda afirmar que alguns trabalhadores que estavam à margem da CLT, sem carteira assinada e sem garantias de direitos, como férias e 13º salário, serão também beneficiados.
Além disso a reforma trás a legislação para a nova realidade do mercado de trabalho mundial, como o home office, uma ferramenta para a otimização de tarefas e redução de custos o que proporciona um fortalecimento da economia com mais segurança e garantias e que trará maior competitividade para as empresas nacionais. Para os empresários, além de redução de custos para a empresa, a lei representa a adequação ao mercado global, uma retomada para o setor produtivo brasileiro.
Não há dúvida que a reforma trabalhista era necessária e inevitável. Com o surgimento das novas tecnologias, internet e formas de trabalho ficou evidente que a realidade dos dias atuais nem de longe é a mesma da década de 40.
Sendo assim, com um olhar positivista e pragmático, pode se afirmar que a reforma representa uma maneira de driblar a crise do desemprego e dinamizar o mercado de trabalho, adequando-o a realidade mundial, com o aumento da oferta de emprego. Viabilizando as indústrias contratar um numero maior de trabalhadores, trabalhadores estes, que com as alterações feitas na Lei, terão melhores condições de trabalho, podendo-se concluir que haverá mais chances de uma aposentadoria mais segura.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando