Buscar

AV NEUROFISIOLOGIA UNINASSAU

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

SEGUNDA AVALIAÇÃO 
NEUROFISIOLOGIA 
 
NOME: ALINE VIANA DE MESQUITA-  01183454 
 
TURMA: 3º MB  
 
De acordo com a neurociência as psicopatologias podem ser vistas em parte como desequilíbrios químicos associados à neurotransmissores somados à disfunções de áreas específicas do cérebro. Pensamentos erráticos ou desproporcionais podem trazer consequências extremamente maléficas ao organismo. A cerca deste tema elabore uma pequena resenha sobre os transtornos ansiosos, apontando áreas cerebrais em disfunção, neurotransmissores desregulados e suas relações com os sintomas presentes. (2,0 pontos). 
 
NÃO É DIFICIL OUVIR FALAR SOBRE TRANSTORNOS ANSIOSOS OU PESSOAS ANSIOSAS. A FORMA COMO PENSAMOS PODE MUDAR TODA FORMA COMO VIVEMOS E AGIMS DIANTE DE SITUAÇÕES COTIDIANAS. ANSIEDADE PODE SER DEFINIDA COMO TENSÃO E DESCONFORTO DE ORIGEM INTERNA OU EXTERNA, COM OU SEM CAUSA APARENTE. AO ANALIZARMOS AS PARTES E FUNÇÕES CEREBRAIS PERCEBEMOS QUE TUDO PRECISA ESTAR EM HARMONIA PARA UM “PERFEITO” FUNCIONAMENTO, E QUANDO A ANSIEDADE SE TORNA PATOLOGICA TRAS CONSIGO VÁRIOS SINTOMAS COMO: ALTERAÇÕES NO SONO E NO APETITE, FALHAS NA MEMÓRIA, SENSAÇÃO DE DESMAIOS, NAUSEAS, SENSAÇÃO DE ASFIXIA, TAQUICÁRDIA ENTRE OUTROS... MAS O QUE REALMENTE ESTÁ ACONTECENDO? 
TUDO INICIA NO PENSAMENTO, DEPOIS SINTOMAS NO CORPO, RETORNANDO AO PENSAMENTO JÁ DE MANEIRA DESAJUSTADA, NASCENDO ASSIM OS TRANSTORNOS ANSIOSOS, PODENDO EVOLUIR ATÉ ATAQUES DE PÂNICO IMPOSSIBILITANDO UM VIVER NO MINIMO NORMAL. 
OS TRANSTORNOS SÃO CLASSIFICADOS DESDE OS MAIS SIMPLES AOS MAIS COMPLEXOS QUE POSSIBILITAM A PERDA DE CONTROLE E A CAPACIDADE DE VIVER EM COMUNIDADE.  HÁ UMA SÉRIE DE ALTERAÇÕES CEREBRAIS E DESORDEM NOS NEUROTRANSMISSORES. NA AMIGDALA HÁ UM AUMENTO DE RESPOSTAS AUTONOMICAS E DA LIBERAÇÃO DE ADRENALINA (ESTIMULANTE) E CORTISOL (HORMONIO DO STRESS) HÁ AUMENTO DOS NIVEIS DE GLUTAMATO, E DO TÔNUS SIMPÁTICO E DIMINUIÇÃO DOS NIVEIS DE DOPAMINA, SEROTONINA E GABA. CAUSANDO AGRESSIVIDADE, IMPULSIVIDADE, IRRITABILIDADE E PICOS DE ESTRESSE. PSICOTERAPIA É UM FORTE ALIADO NO TRATAMENTO DA ANSIEDADE, MAS EM ALGUNS CASOS FAZ-SE NECESSÁRIO A UTILIZAÇÃO DE FÁRMACOS ANSIOLITICOS, QUE INTENSIFICAM OS NEUROTRANSMISSORES GABA, DOPAMINA E SEROTONINA, TAIS TRATAMENTOS REQUEREM ACOMPANHAMENTO PSICOTERÁPICO E PSIQUIATRICO. NÃO SE DESCARTA OS BENFICIOS DA MEDITAÇÃO POIS É COMPROVADO SEU BENEFICIO. NAS AREAS COMO CÓRTEX PRÉ -FRONTRAL QUE É RESPONSAVEL PELA TOMADA DE DECISÕES E DO LOBO PARIENTAL QUE PROCESSA AS INFORMAÇÕES DOS ORGÃOS DO SENTIDOS. TEM SUAS  FUNÇÕES DIMINUIDAS ENQUANTO MEDITAM.  
A MANEIRA COMO PENSAMOS AFETA TODA QUIMICA CEREBRAL. O PENSAR DESAJUSTADO PODE AFETAR TODA MANEIRA COMO NOS RELACIONAMOS COM O MUNDO. 
 
A motricidade nos permite manter o corpo em posição, apesar da força que a gravidade exerce para nos aproximarmos do chão. Os movimentos não dependem apenas dos músculos, como se poderia pensar. São o resultado de complexos processos de programação, comando e controle que envolve diversas regiões cerebrais e terminam na contração das fibras musculares. Qual a área cerebral responsável pelo planejamento do movimento? (2,0 pontos) 
a)Giro do cíngulo 
b)Corpo caloso 
c)Giro frontal inferior 
d)Giro pré-central CORRETA 
e)Córtex parietal 
 
O potencial de ação confere ao neurônio a capacidade de transmitir a informação, já que o número de sinais emitidos em cada momento pode ser variado proporcionalmente a estímulos vindos de fora, ou mesmo a estímulos vindos do próprio neurônio. Este fenômeno elétrico ocorre devido à uma troca iônica através da membrana neuronal. Em relação à fase de despolarização, qual íon está diretamente envolvido? (2,0 pontos) 
 
a) cloreto 
b) cálcio 
c) sódio CORRETA 
d) chumbo 
e) potássio 
 
A memória pode ser definida como a capacidade de um organismo alterar o seu comportamento em decorrência de experiências prévias. Do ponto de vista fisiológico, essa capacidade é o resultado de modificações na circuitaria neural em função da interação do indivíduo com o ambiente. Sobre a fisiologia da memória assinale a alternativa correta. (2,0 pontos) 
 
a) As modificações neurais são processos que não dependem da liberação de neurotransmissores 
b) O sabor dos alimentos estimula a memória emocional, trazendo à tona lembranças arquivadas, devido à conexões das áreas olfatórias com o córtex visual 
c) A atual classificação dos tipos de memória leva em consideração apenas padrões de tempo 
d) A formação de novas memórias envolve mudanças nas sinapses existentes ou a formação de novas sinapses, por um processo conhecido como neuroplasticidade CORRETA 
e) A principal estrutura envolvida nos processos de memória de longo prazo é o hipocampo 
Os neurônios podem realizar sinapses que diferem quanto a capacidade de excitação ou inibição. Dependendo do neurotransmissor e da célula alvo a sinapse pode então, ser excitatória ou inibitória. Que neurotransmissor geralmente inibe a formação de um potencial de ação a partir da hiperpolarização da membrana? (2,0 pontos) 
a) Serotonina 
b) Noradrenalina 
c) Glutamato 
d) Gaba CORRETA 
e) Serotonina

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais