Buscar

COMO EU ME ORGANIZO NAS REDAÇÕES

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

COMO EU ME ORGANIZO NAS REDAÇÕES:
- Ao ler a proposta de redação já procuro o problema, se eu o reconheço, grifo no texto ou escrevo em letras maiúsculas em cima da página para me chamar atenção;
- Leio os textos de apoio/motivacionais no mínimo duas vezes, na primeira tentando familiarizar, na segunda já grifando/sublinhando aquilo que julgo importante;
- Dou uma pausa de no máximo entre a primeira leitura para a segunda, para clarear a mente e conseguir processar o que está pedindo sendo pedido, se eu já tiver alguma ideia anoto no superior da folha (ou inferior, depende de onde tem mais espaço). A segunda leitura já grifo, anota as ideias, puxo setas, tento conectar os textos motivacionais. 
- IMPORTANTE: Se pergunte, o que esses textos motivacionais têm em comum? Eles estão repetindo qual é o problema a ser solucionado? Se sim, quais argumentos IGUAS e/ou DIFERENTES eles trazem para me dizer que de fato é um problema? (FAÇA ESSA CONEXÃO E ANOTE OU GRIFE SE PRECISAR)
- Eu reconheci o problema, agora eu vou me perguntar quais são as causas desses problemas. Ás vezes quando não consigo identificar as causas eu já penso nas consequências desse problema, então consigo enxergar o que levou a situações a acontecerem, ou seja, tenho a minha causa. 
- Geralmente, após reconhecer passo no máximo pensando nas causas e caso tenho outra parte da prova para fazer (por exemplo o ENEM), faço umas 10 questões da prova, enquanto meu subconsciente trabalha isso. Se enquanto eu faço as questões eu tenho alguma ideia (qualquer que seja, uma possível referência, um argumento) eu anoto na página que estou elaborando a redação.
- Ok, até aqui eu esqueço que estou fazendo uma redação e sim penso que estou pronta para debater sobre o assunto, explicando um problema social para uma pessoa. 
ALGUMAS DICAS PARA QUANDO RASCUNHAR
- Se for no ENEM, o primeiro rascunho eu tento descrever meus argumentos, coloco frases que eu acho que são apropriadas. Isso tudo na contracapa. Por favor, não tenha medo de fazer uma bagunça nesse rascunho, rabisque, rasure, grite, puxe setinhas e tudo que tenha direito. 
- Na página de rascunho oferecida pelo o ENEM eu escrevo como se fosse a folha oficial. Tento sempre pensar no parágrafo na minha cabeça antes, obviamente eu mudo muito. Nessa folha eu já tento não rasurar muito, mas sempre rasurando para eliminar uma parte ruim e puxando setinhas para acrescentar frases. 
- Depois de escrever a redação na folha é hora de ler e retirar e acrescentar uma última vez, pois na folha de redação oficial as mudanças são mínimas. 
- CUIDADO com o tempo, por favor, faça a redação tranquilo, mas sempre se lembre do tempo, se tiver que priorizar um dos rascunhos, eu faço o da contracapa, pois é lá que despejo todas as minhas ideias e também já descrevo os meus argumentos. O rascunho da página do enem é para apenas refrescar a redação, mas se eu não tiver muito tempo eu faço o rascunho da contracapa e vou direto para a folha oficial. NÃO É O RECOMENDADO, mas é o que eu faço em situações EXTREMAS. 
- Outra coisa que devemos sempre lembrar, isso será corrigido por uma pessoa que lê em média CEM redações POR DIA, eu te garanto que se essa pessoa não entender muito bem um parágrafo ela não irá reler para tentar entender, então seja explícito no quer dizer, a subjetividade não é uma boa aqui, então vamos deixar fácil para o corretor, pois se a sua redação for uma das últimas a serem corrigidas no dia ele não vai estar com saco para isso.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais