Buscar

Módulo 1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Módulo 1 – Responsabilidade Socioambiental: História e Conceitos
Como e quando surgiu a preocupação Com o meio ambiente? A partir da década de 70, com o relatório do Clube de Roma intitulado “Os limites do crescimento” e com a ocorrência de acidentes e desastres ambientais de proporções catastróficas, como a Chuva Ácida e o Desastre de Minamata, no Japão, começou a se perceber que, se os padrões de produção e consumo não fossem repensados, não haveria um meio ambiente equilibrado para as gerações futuras. Assim, o debate sobre um modelo de desenvolvimento sustentável começou a emergir. 
A Conferência de Estocolmo, realizada em 1972, foi o primeiro evento de proporção mundial que conferiu projeção às preocupações ambientais.
No final da década de 80, a Comissão Mundial para o Meio Ambiente e Desenvolvimento da ONU elaborou o Relatório Brundtland, chamado de “Nosso Futuro Comum”. A partir daí, foram firmados vários acordos ambientais e criados inúmeros fóruns de discussão sobre a temática ambiental.
Em 1992, foi realizada, no Rio de Janeiro, a Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento, chamada de Cúpula da Terra.
Outro grande acontecimento que marcou a discussão acerca dos problemas ambientais foi o Protocolo de Quioto. Assinado em 1997, tinha o objetivo de reduzir, em média, 5% das emissões dos gases do efeito estufa entre os anos de 2008 e 2012.
A questão socioambiental no Brasil
A lei n. 6938/1981 criou o SISNAMA (Sistema Nacional do Meio Ambiente). Outro avanço surgiu com a CF/1988, art. 225.
Desenvolvimento sustentável e gestão socioambiental. Sustentabilidade e desenvolvimento sustentável.
Sustentabilidade é a capacidade que o ser humano possui de interagir com o planeta preservando o meio ambiente para não comprometer a sobrevivência das gerações futuras. Um modelo de gestão sustentável deve ser ecologicamente correto, economicamente viável, socialmente justo e culturalmente diverso.
A primeira definição de Desenvolvimento Sustentável surgiu no Relatório Brundtland. “Desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento que satisfaz as necessidades das gerações presentes sem afetar a capacidade das gerações futuras de satisfazerem suas próprias necessidades.” (relatório brundtland, 1988.)
Nesse contexto, desenvolvimento sustentável é um modelo de gestão que possui três pilares: o econômico, o social e o ambiental.
Gestão socioambiental
As empresas descobriram, então, que podiam contribuir com as demandas sociais e ambientais sem deixar de lado o resultado financeiro e abraçaram a oportunidade de obter maior competitividade, adicionando esses valores aos negócios. Assim, a gestão socioambiental ganhou destaque por meio do desenvolvimento da consciência ecológica e social no contexto empresarial, contribuindo com a melhoria na qualidade de vida dos empregados e da sociedade como um todo, com ações que visavam à redução do desperdício, à produção eficiente, à redução de custos e de impactos ambientais e à economia de recursos, melhorando a imagem da empresa perante todos os públicos com os quais se relaciona (clientes, empregados, comunidade, governo, etc.).

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando