Buscar

Trabalho_Fundamentos_Projetos_BigData

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM ARQUITETURA E PROJETOS DE CLOUD COMPUTING
Resenha Crítica de Caso 
Bruno Pereira de Santana
Trabalho da disciplina Fundamentos e Projetos de Big Data
 Tutor: Prof. Mauro Cesar Cantarino Gil
Rio de Janeiro
2020
A definição do Big Data
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
A definição do Big Data. Disponível em: https://www.oracle.com/br/big-data/what-is-big-data.html. Acesso: 8, Agosto de 2020. 
Segundo a definição de Gartner criada em 2001, Big Data são dados com mair variedade que chegam em volumes crescentes e com velocidade cada vez maior . Big data é um grande e complexo conjunto de dados oriundos de novas fontes de dados , onde devido ao grande e volumoso tamanho dos dados os softwares tradicionais de processamento não conseguem suporta-lo e gerencia-los. Esses dados volumosos podem ser usados para melhores tomada de decisão fazendo com que as companhias tenham maior previbilisidade, isso não éra muito viável antes do surgimento do Big Data . A origem de grandes conjuntos de dados se teve no inicio das décadas de 1960 e 1970, onde o mundo dos dados estava em seu início, com os primeiros data centers e o desenvolvimento do banco relacional . 
O Big Data possui alguns pontos importantes em sua definição, são os chamados três Vs que são eles : Volume – Onde a quantidade dos dados importa, pois com o Big Data será necessário processar e/ou reprocessar uma quantidade grande de dados não estruturados de baixa densidade . Velocidade – É a taxa mais rápida que os dados são recebidos e administrados. Devido a grande quantidade de dados, se tem necessário um processamento dos mesmos mais rapido, para isso o seu processamento é transferido diretamente para a memória ao invés de ser gravada em disco . Variedade - Refere-se aos vários tipos de dados disponíveis. Com o aumento do Big Data os dados são recebidos com novos tipos não estruturados, alem dos tradicionais dados estruturados que se adequavam perfeitamente nos bancos relacionais. Com o crescimento e difusão do Big Data nos ultimos anos, surgiram mais dois Vs que são eles: valor e veracidade . Com a grande difusão do Big Data e consequentemente maior utilização nas empresas, foi identificado a necessidade de analisar os dados de diversas novas fontes, com isso se viu necessidade de validar as informações desses dados, visto que os mesmos podem ser utilizado para melhorar a eficiência e desenvolver novos produtos. Em consequencia do avanço do Big Data as empresas de TI viram a necessidade de diminuir o custo de armazenamento desses dados, pois ficaria inviável devido a grande demanda de novos dados. Isso fez com que os armazenamentos ficassem mais faceis e menos tendenciosos, fazendo com que as empresas tenham maior facilidade em utilizar o Big Data . 
O Big Data tem seu valor através de vários processos de descoberta no qual são necessários analistas peespicazes, usuários de negócios e executivos que possam ser capazes de realizar perguntas certas, reconhecerem padões e realizar suposições bem informadas que preveem comportamentos. Nos meados de 2005, as pessoas começaram a identificar a quantidade de usuários de dados gerados pelas redes sociais ex: Facebook, Youtube e diversos outros serviços on-line. Com essa nova demanda, foi desenvolvido uma estrutura de código aberto, no qual foi criada no intuito de armazenar e analisar grandes conjuntos de dados chamada Hadoop. O desenvolvimento dessa nova estrutura foi essencial para o crescimento do big data , pois tornou o trabalho com o big data mais facil e o armazenamento de seus dados mais barato pois com o passar dos anos a pretenção é que esses dados venham aumentar mais e mais . 
Em relação ao Big Data , apesar de sua grande evolução e difusão a sua utilidade ainda esta no começo, acredito que com o surgimento de novas tecnologias e a necessidade de cada vez mais colher dados para melhores tomadas de decisão, sua utilidade aumente cada vez mais. Sua utilidade também tende a aumentar devido ao grande surgimento de novas ferramentas e tecnologias, exemplo da nuvem onde se é oferecido uma escalabilidade bem elástica, onde se tem a possibilidade do pay-per-use que possibilita o cliente a pagar somente oque se está realmente utilizando , e aumentar momentâneamente o seu processamento de acordo com suas novas demandas de dados. Vejo que com a utilização do big data as empresas teram respostas mais completas devido as maiores informações e consequentemente maior confiabilidade em seus dados, facilitando a forma de lidar com problemas .

Continue navegando