Buscar

Estudo De Caso CULTURA E SOCIEDADE

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Estudo de Caso
376376 respostas não lidas376376 respostas
Cultura e Sociedade – conceitos polissêmicos. Aula 1
 
“As leis, enquanto categorias de inteligibilidade repousam num conceito de causalidade escolhido, não arbitrariamente, entre os oferecidos pela física aristotélica. Aristóteles distingue quatro tipos de causa: a causa material, a causa formal, a causa eficiente e a causa final. As leis da ciência moderna são um tipo de causa formal que privilegia o como funciona das coisas em detrimento de qual o agente ou qual o fim das coisas. É por esta via que o conhecimento científico rompe com o conhecimento do senso comum. É que, enquanto no senso comum, e portanto no conhecimento prático em que ele se traduz, a causa e a intenção convivem sem problemas, na ciência a determinação da causa formal obtém-se com a expulsão da intenção. É este tipo de causa formal que permite prever e, portanto, intervir no real e que, em última instância, permite à ciência moderna responder à pergunta sobre os fundamentos do seu rigor e da sua verdade com o elenco dos seus êxitos na manipulação e na transformação do real.
(Santos, Boaventura dc Sousa Um discurso sobre as ciências / Boaventura de Sousa Santos. — 5. ed. - São Paulo : Cortez, 2008. ps 29,30)
 
Pensando no que lemos acima, como podemos pensar as ciências humanas e sua polissemia? É possível formular leis – como as apresentadas acima- quando falamos em fenômenos sociais? E, sem leis é possível fazer uma ciência confiável?
A ideia é que você reflita sobre o tema, interaja, discuta suas reflexões, sem se preocupar, no entanto, em apresentar uma resposta correta ou incorreta.
A polissemia - a existência de múltiplos sentidos para a mesma expressão - é uma característica das Ciências Humanas e, apesar de, em certo grau, representar uma limitação, não necessariamente é um defeito, pois a polissemia permita que duas interpretações sobre o mesmo fenômeno, que partem de perspectivas diferentes, coexistam sem que uma perspectiva tenha de se impor sobre a outra. 
Não podemos formular para a sociedade "leis" como podemos formular para a natureza, pois os fenômenos naturais são mecânicos e regulares, a gravidade sempre funciona do mesmo jeito, por exemplo - enquanto que os seres humanos são livres para agir de diversas maneiras diferentes, sendo impossível prever isto sempre. 
Contudo, não é por não ter "leis" mecânicas que as Ciências Humanas devam ser consideradas como não-confiáveis: mesmo que os fenômenos sociais não expliquem 100% dos comportamentos que pretendem explicar, ajudam a compreendê-lo parcialmente e, no mínimo, basear políticas públicas em estatísticas, de modo que, na medida do possível, as ciências humanas explicam algo difícil de explicar e influenciam positivamente os seus indicadores.
As Ciências Humanas na Polissemia são várias traduções para uma mesma palavra. Pegando a palavra Crime poderíamos considerar Crime Militar, Crime Culposo, Crime Doloso, Crime Hediondo, Crime Político, Crime Virtual.
Cada Crime deve ser tratado de forma diferente na formulação de suas Leis específicas. O Crime Militar é tratado somente na esfera militar, não indo para a estrutura Civil. O Crime Culposo é aquele em que não há a intenção de causar o incidente. O Crime Doloso é aquele onde há a intenção efetiva de causar o dano a outra pessoa. O Crime Hediondo é aquele que extrapola a esfera civil que é a morte por estupro ou carnificina. O Crime Político é tratado na área política. O Crime Virtual é tratado nas áreas das polícias cibernéticas estruturadas para esta área.
Temos que tentar amenizar os problemas existentes com a instalação de leis. Um mesmo crime pode ter várias interpretações como um acidente onde há corrida entre dois carros na estrutura pública, os chamados “rachas” onde um juiz pode aplicar pena de prisão ou somente fianças conforme seu entendimento. Outro problema ocorre com as pessoas embriagadas que causam acidentes que há diferentes interpretações se deve ou não fazer o teste do bafômetro para todas as pessoas e se o crime por dirigir embriagado é crime culposo ou doloso.
Os Crimes Hediondos são aqueles reprovados pela sociedade: estupro, homicídio, feminicídio, genocídio, corrupção, lesão corporal dolosa. Também é possível interpretações diferentes pela lei onde as pessoas ficam tempos menores nas prisões por crimes iguais.
Os Crimes Políticos são tratados na área do Poder Judiciário em instâncias superiores como é o caso da Corrupção, peculato, desacato.
Os Crimes Virtuais que são aqueles realizados por sistemas computacionais, que já tem legislação específica, que compreende as trocas de fotos pornográficas de crianças, hackear as pessoas roubando seus logins e senhas. Há um julgamento diferente para cada ação.
 Enfim, um pensamento que devemos colocar sempre para discutirmos: “Crime é crime, sendo de maior ou menor gravidade sempre deve-se tratar como crime porque ofendeu de forma direta ou indireta outra pessoa ou uma sociedade inteira.”

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando