Buscar

Resumo gêneros literários

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Julia Silva
RESUMO LITERATURA
Gêneros Literários
Os gêneros literários reúnem um conjunto de obras que apresentam características análogas de forma e conteúdo. Essa classificação pode ser feita de acordo com critérios semânticos, sintáticos, fonológicos, formais, contextuais, entre outros. Esses se dividem em três tipos:
Lírico: Até ao fim da idade média, os poemas eram cantados, seguindo estruturas formais rígidas relativamente à métrica, rimas e estrofes. Assim, o gênero lírico sempre foi caracterizado por sua musicalidade, sendo de grande importância o ritmo da poesia.
Os textos do gênero lírico, que expressam sentimentos e emoções, a expressão de um eu-lírico – subjetividade. Há um predomínio da 1ª pessoa e da função poética e emotiva.
Características do gênero lírico
· É escrito em verso, na 1.ª pessoa do discurso - eu;
· Há a expressão de sentimentos e emoções;
· Ocorre a exteriorização de um mundo interior;
· Apresenta um caráter subjetivo;
· As palavras são usadas no seu sentido conotativo;
· Apresenta muitas figuras de linguagem.
Subgêneros do gênero lírico
· Ode: Poema lírico de exaltação, entusiasmo e alegria.
· Hino: Poema lírico de glorificação, homenagem e louvor a divindades e à pátria.
· Elegia: Poema lírico melancólico sobre a morte e a tristeza.
· Idílio: Poema lírico sobre a vida pastoril e bucólica.
· Écloga: Poema lírico sobre a vida pastoril e bucólica, que recorre ao uso de diálogos.
· Epitalâmio: Poema lírico para celebração do casamento, que homenageia os noivos e o vínculo conjugal.
· Sátira: Poema lírico cujo objetivo é ridicularizar pessoas e situações, criticando e ironizando defeitos e vícios.
Dramático: A principal característica de um texto pertencente ao gênero dramático é ser feito para ser encenado. Não existe um narrador que conta a ação, sendo o enredo apresentado através das falas das personagens, representado por atores que vivenciam os acontecimentos.
Características do gênero dramático
· É construído para a sua encenação, estando dividido em atos e cenas;
· A história é contada pela fala das personagens;
· Apresenta indicações cênicas que auxiliam a representação.
A estrutura do texto dramático, independentemente de ser feitos em verso ou em prosa, atua como facilitadora da dramatização. Para tal, fornece elementos auxiliadores da representação, como indicações do cenário, da música, da iluminação, do figurino,..., bem como outras indicações cênicas - chamadas rubricas ou didascálias - que guiam o ator durante a peça de teatro.
Os textos dramáticos estão subdivididos em atos e cenas e apresentam o nome da personagem que dialoga antes da sua fala, marcando assim a sua entrada em cena. Normalmente segue uma sequência linear de: situação inicial, complicações com um ponto culminante (tensão) e desfecho.
Subgêneros do gênero dramático
· Auto: Peça teatral sobre temas religiosos ou profanos com teor moralizante que, através de alegorias, visa satirizar e educar. As personagens são frequentemente representadas de forma abstrata: a bondade, a fome, a inveja...
· Comédia: Peça teatral que visa criticar os defeitos humanos e da sociedade através da exploração de situações ridículas e cômicas do cotidiano. As personagens são maioritariamente estereotipadas.
· Tragédia: Peça teatral sobre um acontecimento trágico, que retrata adversidades e sofrimento das personagens, culminando num final funesto. Visa impressionar a audiência, provocando terror e compaixão.
· Tragicomédia: Peça teatral que mistura características da comédia e da tragédia. São abordados assuntos trágicos e é retratada a desgraça das personagens com elementos cômicos e toques de humor.
· Farsa: Peça teatral sobre situações grotescas e ridículas da vida cotidiana e familiar. Apresenta um caráter exageradamente caricatural e satírico. Visa criticar a sociedade e provocar o riso da audiência.
 
Narrativo: O texto narrativo baseia-se na ação que envolve personagens, tempo, espaço e conflito.  Apresenta uma determinada estrutura e os seus elementos incluem o narrador, enredo, espaço, personagens, espaço e tempo.
 Geralmente, ele é escrito em prosa e nele são narrados (contados) alguns fatos e acontecimentos. Alguns exemplos de textos narrativos são: romance, novela, conto, crônica e fábula.
Apresenta uma estrutura que segue uma apresentação ou introdução um desenvolvimento um clímax e um desfecho.
Elementos da Narrativa
· Narrador - é aquele que narra a história. Dividem-se em: narrador observador, narrador personagem e narrador onisciente.
· Narrador Personagem - a história é narrada em 1ª pessoa onde o narrador é um personagem e participa das ações.
· Narrador Observador - narrado em 3ª pessoa, esse tipo de narrador conhece os fatos porém, não participa da ação.
· Narrador Onisciente - esse narrador conhece todos os personagens e a trama. Nesse caso, a história é narrada em 3ª pessoa. No entanto, quando apresenta fluxo de pensamentos dos personagens, ela é narrada em 1ª pessoa.
· Enredo - trata-se da estrutura da narrativa, ou seja, a trama em que se desenrolam as ações. São classificados em: enredo linear e enredo não linear.
· Personagens - são aqueles que compõem a narrativa sendo classificados em: personagens principais (protagonista e antagonista) e personagens secundários (adjuvante ou coadjuvante).
· Tempo - está relacionado com a marcação do tempo dentro da narrativa, por exemplo, uma data ou um momento específico. O tempo pode ser cronológico ou psicológico.
· Espaço - local (s) onde a narrativa se desenvolve. Podem ocorrer num ambiente físico, ambiente psicológico ou ambiente social.
Tipos de Discurso Narrativo
· Discurso Direto - no discurso direto, a própria personagem fala.
· Discurso Indireto - no discurso indireto o narrador interfere na fala da personagem. Em outras palavras, é narrado em 3ª pessoa uma vez que não aparece a fala da personagem.
· Discurso Indireto Livre - no discurso indireto livre há intervenções do narrador e das falas dos personagens. Nesse caso, funde-se o discurso direto com o indireto.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando