Buscar

apol 1 f de biologia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/10 - Fundamentos de Biologia
Leia o excerto de texto a seguir:  
“[...] entre tantos métodos que podem ser utilizados nas Ciências Biológicas, destaca-se o método científico que pode sofrer adaptações em diferentes contextos socioculturais e de estudo dos pesquisadores. Esse métoso, de caráter positivista, apresenta etapas a serem seguidas para que se produzam novos conhecimentos em Ciência”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MACHADO,     Elaine. Aula 1. Fundamentos de Biologia, Curitiba, Intersaberes, 2019, p. 08. (texto rota de aprendizagem, aula 1). 
De acordo com o excerto de texto acima e os conteúdos do texto-base Fundamentos da Biologia - Aula 1, assinale a alternativa que possui a ordem cronológica das principais etapas que constituem o método científico:
Nota: 10.0
	
	A
	Problema – Hipótese – Experimentação – Resultados – Conclusão.
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta, pois “As principais etapas do método científico são: o problema, a revisão de literatura, a hipótese, a experimentação, a comprovação ou refutação da hipótese, a conclusão e a publicação de novos conhecimentos na área“ (texto-base, p. 8). 
	
	B
	Hipótese – Problema – Resultados – Experimentação – Conclusão.
	
	C
	Problema – Experimentação – Hipótese – Resultados – Conclusão.
	
	D
	Hipótese – Experimentação – Discussão – Resultados – Publicação.
	
	E
	Discussão – Problema – Hipótese – Experimentação - Conclusão.
Questão 2/10 - Fundamentos de Biologia
Leia a afirmação a seguir: 
Estruturas membranosas, com ou sem pigmentos, presentes somente na célula vegetal.
Fonte: texto elaborado pelo autor da questão 
Considerando a afirmação acima e os conteúdos do texto-base de Fundamentos de Biologia – Aula 3, identifique a alternativa que apresenta corretamente as estruturas membranosas: 
Nota: 10.0
	
	A
	Plasto. 
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta, pois "Plasto; Estrutura membranosa com ou sem pigmentos. São os cromoplastos, leucoplastos e cloroplastos; Forma a sustentação interna da célula" (texto-base, p. 12). 
	
	B
	Cloroplasto.
	
	C
	Mitocôndrias.
	
	D
	Vacúolos.
	
	E
	Peroxissomos. 
Questão 3/10 - Fundamentos de Biologia
Leia o texto a seguir: 
A célula constitui a unidade básica da vida, sendo uma das características mais evidentes de um ser vivo.
Fonte: Texto elaborado pela autora da questão.
Considerando o texto acima e os conteúdos da Aula 1 (vídeo 4, tema 3 – Características dos seres vivos e níveis de organização), sobre a célula, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	A célula foi observada a primeira vez por Antony van Leeuwenhoek, inventor do microscópio, que a detectou em fungos e algas.
	
	B
	Muito posteriormente, com o avanço da microscopia, é que se pode identificar que plantas e animais eram constituídos por células.
	
	C
	Todos os seres vivos são formados por células, sendo alguns unicelulares e outros multicelulares. 
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta, pois “A célula constitui a unidade básica da vida. Então vamos ter aqueles seres vivos que têm uma única célula e, portanto, eles são chamados de unicelulares, exemplos bem típicos são os protozoários, alguns tipos de fungos, [...] tendência a organização das células formando os tecidos, e os organismos multicelulares [...] são aqueles que apresentam várias células em sua composição, [...] como exemplo nós, as plantas [...]”  (Aula 1, vídeo 4, tema 3, 1’28’’ a 2’09’’).
	
	D
	Alguns seres vivos serão exclusivamente unicelulares, como as bactérias, e outros sempre pluricelulares, como os fungos.
	
	E
	Os primeiros seres vivos identificados com células foram os fungos, pois observando-os pode-se concluir que poderiam ser uni ou multicelulares.
 
Questão 4/10 - Fundamentos de Biologia
Leia o excerto de texto abaixo:
“[...] é um campo de pesquisa interdisciplinar cujos objetivos são de compreender como a vida surgiu na Terra e se ela pode aparecer em outros lugares do universo, utilizando a melhor estratégia de pesquisa possível“. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: NADAL, Thaisa. Aula 2. Fundamentos de Biologia, Curitiba, Intersaberes, 2019, p. 3. (texto rota de aprendizagem, aula 2). 
Considerando o excerto de texto acima e os conteúdos do texto-base Fundamentos de Biologia – Aula 2, identifique a alternativa que apresenta corretamente o campo de estudo em questão: 
Nota: 10.0
	
	A
	Exobiologia.
Você acertou!
Comentário: Esta é  alternativa correta, pois "A Astrobiologia, também chamada de Exobiologia, é um campo de pesquisa interdisciplinar cujos objetivos são de compreender como a vida surgiu na Terra e se ela pode aparecer em outros lugares do universo, utilizando a melhor estratégia de pesquisa possível" (texto-base, p. 3). 
	
	B
	Ecologia.
	
	C
	Astronomia.
	
	D
	Abiogênese.
	
	E
	Panspermia Cósmica. 
Questão 5/10 - Fundamentos de Biologia
Leia o fragmento de texto abaixo: 
“O núcleo das células eucarióticas é constituído por envoltório nuclear, nucleoplasma, cromatina e nucléolo. É uma estrutura que faz intenso intercâmbio de substâncias com o citoplasma e, devido à presença do material genético em seu interior, é responsável por organizar todas as atividades celulares".  
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MACHADO, Elaine. Aula 3. Fundamentos de Biologia, Curitiba, Intersaberes, 2019, p. 12. (texto rota de aprendizagem, aula 3). 
Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do texto-base Fundamentos da Biologia - Aula 3, relacione as porções constituintes do núcleo listadas abaixo às suas respectivas características / funções:
1. Nucleoplasma
2. Cromatina
3. Nucléolo
 
(  ) Caracteriza-se como uma associação entre o DNA e proteínas histonas (condensada chama-se cromossomo). 
(   ) É o local de intensa síntese de RNA, em especial de RNA ribossômico.
(   ) Tem constituição de diversas substâncias dissolvidas em água
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	1 – 3 – 2
	
	B
	2 – 3 – 1
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta, pois “O envoltório nuclear separa o material do núcleo do material citoplasmático, apresentando poros de intercâmbio de substâncias; o nucleoplasma tem constituição de diversas substâncias dissolvidas em água; a cromatina caracteriza-se como uma associação entre o DNA e proteínas histonas (condensada chama-se cromossomo); o nucléolo é o local de intensa síntese (transcrição) do RNA" (texto-base, p. 13). 
	
	C
	3 – 2 – 1
	
	D
	2 – 1 – 3
	
	E
	3 – 1 – 2
Questão 6/10 - Fundamentos de Biologia
Leia o texto a seguir: 
De acordo com a NASA, vida é um sistema químico, autossustentável, capaz de sofrer a evolução darwiniana.
Fonte: Texto elaborado pelo autor da questão.
Considerando o texto acima e os conteúdos da Aula 2 (Vídeo 3, Tema 2 – Origem da vida), identifique a alternativa que apresenta corretamente as 3 características básicas da vida encontrada nas células atuais:
Nota: 0.0
	
	A
	Fragmentação, reprodução e composição química.
	
	B
	Compartimentalização, informação e metabolismo.
Comentário: Esta é a alternativa correta, pois “[...] três características básicas da vida são encontradas nas células atuais: a compartimentalização, [...], a informação, [...] e o metabolismo, [...]“ (Aula 2, vídeo 3, tema 2, 1’06’’ a 1’46’’). 
	
	C
	Metabolismo, reprodução e elementos químicos.
	
	D
	Reprodução, compartimentalização e metabolismo.
	
	E
	Movimento, reprodução e metabolismo.
Questão 7/10 - Fundamentos de Biologia
Leia o texto a seguir:
Um estudante de Biologia observou uma eletromicrografia de uma célula e verificou as seguintes características: presença de parede celular, núcleo delimitado e grande vacúolo.
Fonte: texto elaborado pelo autor da questão. 
Considerando o texto acima e os conteúdos do texto-base Fundamentos de Biologia – Aula 3, pode-se concluir que o estudante observou uma célula:
Nota: 10.0
	
	A
	Vegetal.
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta, pois "Verifica-se, na célula vegetal, além das estruturas comuns a célula animal a parede celular, os plastos, os vacúolos, plasmodesmos e reserva de amido" (texto-base, p. 13). 
	
	B
	Animal.
	
	C
	Eucarionte.
	
	D
	Procarionte.
	
	E
	Bacteriana.
Questão 8/10 - Fundamentos de Biologia
Observe a imagem a seguir: 
Após esta avaliação, caso queira verificar a imagem, ela está disponível em: MACHADO, Elaine. Aula 3. Fundamentos de Biologia, Curitiba, Intersaberes, 2019, p. 5. (texto rota de aprendizagem, aula 3). 
Considerando a imagem acima e os conteúdos do texto-base Fundamentos de Biologia – Aula 3, sobre a célula eucariótica e sua organização interna, é correto afirmar que: 
Nota: 10.0
	
	A
	O envoltório nuclear, cuja composição é de lipídios e carboidratos, tem a propriedade denominada permeabilidade seletiva, ou seja, controla as sustâncias que são absorvidas e secretadas.
	
	B
	O retículo endoplasmático rugoso ou granular tem a função de atuar na síntese de lipídios, como o colesterol, além de participar da desintoxicação.
	
	C
	A mitocôndria é uma organela presentes em todas as células eucariontes e tem a função de atuar no metabolismo energético da respiração celular.
Você acertou!
Comentário: Esta é  alternativa correta, pois "Mitocôndria; Organela em forma de bastonete, com duas camadas lipoproteicas e invaginações; Metabolismo energético da respiração celular" (texto-base, p. 12). 
	
	D
	O lisossomo é uma importante organela de secreção celular, uma vez que concentra, modifica e elimina secreções, além de formar o acrossomo dos espermatozoides.
	
	E
	O complexo de Golgi é a organela responsável pela digestão intracelular, seja ela heterofágica ou autofágica.
Questão 9/10 - Fundamentos de Biologia
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Os seres vivos apresentam características próprias que os distinguem da matéria sem vida [...]”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MACHADO, Elaine. Aula 1. Fundamentos de Biologia, Curitiba, Intersaberes, 2019, p. 6. (texto rota de aprendizagem, aula 1). 
Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do texto-base Fundamentos de Biologia – Aula 1, identifique a alternativa que apresenta corretamente uma das características dos seres vivos: 
Nota: 0.0
	
	A
	Tecidos.
	
	B
	Sistema. 
	
	C
	Órgãos.
	
	D
	Hereditariedade.
Comentário: Esta é  alternativa correta, pois "As principais características dos seres vivos são: [...] Hereditariedade: no mecanismo de reprodução, os seres vivos transmitem suas características aos descendentes para que esses manifestem características iguais ou semelhantes às da espécie à qual pertencem, no que se denomina hereditariedade" (texto-base, p. 7). 
	
	E
	Meiose. 
Questão 10/10 - Fundamentos de Biologia
Leia o trecho de texto a seguir:  
“O grupo de bactérias das clamídias e rickettsias apresenta células procarióticas incompletas. Dessa forma eles precisam utilizar o equipamento bioquímico de células hospedeiras para sintetizar substâncias necessárias à sua reprodução”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MACHADO, Elaine. Aula 3. Fundamentos de Biologia, Curitiba, Intersaberes, 2019, p. 3. (texto rota de aprendizagem, aula 3). 
Considerando o trecho de texto acima e os conteúdos do texto-base Fundamentos da Biologia - Aula 3, identifique a alternativa que apresenta corretamente as características de uma célula incompleta:
Nota: 10.0
	
	A
	Pobres em sistema de membranas, com núcleo delimitado e DNA íntegro, independente de outras células.
	
	B
	São células ‘degeneradas’, que, perderam parte do seu DNA, de suas enzimas e, portanto, sua autonomia, tornando-se dependentes de outras células.
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta, pois "Clamídias e riktésias não são consideradas vírus porque apresentam DNA e RNA como material genético, apenas se assemelhando a esses organismos pelo fato de serem parasitas intracelulares. 
Segundo Junqueira e Carneiro (2005) 'provavelmente, as células incompletas são células 'degeneradas', isto é, que, no decorrer dos anos, perderam parte do seu DNA, de suas enzimas e, portanto, sua autonomia, tornando-se dependentes das células que se conservam completas'" (texto-base, p. 3). 
	
	C
	São estruturas muito similares aos vírus, diferenciando-se destes apenas por possuírem DNA e RNA.
	
	D
	São células pobres em sistemas de membranas, as quais não formam o envoltório nuclear e as organelas celulares e possuem metabolismo próprio.
	
	E
	São típicas das bactérias e fungos, e dependem de outras células devido ao seu metabolismo lento e pobre em estruturas.
 
Questão 1/10 - Fundamentos de Biologia
Leia o excerto de texto a seguir:  
“[...] entre tantos métodos que podem ser utilizados nas Ciências Biológicas, destaca-se o método científico que pode sofrer adaptações em diferentes contextos socioculturais e de estudo dos pesquisadores. Esse métoso, de caráter positivista, apresenta etapas a serem seguidas para que se produzam novos conhecimentos em Ciência”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MACHADO,     Elaine. Aula 1. Fundamentos de Biologia, Curitiba, Intersaberes, 2019, p. 08. (texto rota de aprendizagem, aula 1). 
De acordo com o excerto de texto acima e os conteúdos do texto-base Fundamentos da Biologia - Aula 1, assinale a alternativa que possui a ordem cronológica das principais etapas que constituem o método científico:
Nota: 10.0
	
	A
	Problema – Hipótese – Experimentação – Resultados – Conclusão.
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta, pois “As principais etapas do método científico são: o problema, a revisão de literatura, a hipótese, a experimentação, a comprovação ou refutação da hipótese, a conclusão e a publicação de novos conhecimentos na área“ (texto-base, p. 8). 
	
	B
	Hipótese – Problema – Resultados – Experimentação – Conclusão.
	
	C
	Problema – Experimentação – Hipótese – Resultados – Conclusão.
	
	D
	Hipótese – Experimentação – Discussão – Resultados – Publicação.
	
	E
	Discussão – Problema – Hipótese – Experimentação - Conclusão.
Questão 2/10 - Fundamentos de Biologia
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“[...] os seres vivos se organizam do nível mais simples, a célula, até a complexidade da reunião dos ecossistemas, a Biosfera“. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MACHADO, Elaine. Aula 1. Fundamentos de Biologia, Curitiba, Intersaberes, 2019, p. 6. (texto rota de aprendizagem, aula 1). 
Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do texto-base Fundamentos da Biologia - Aula 1, sabe-se que entre a célula e a Biosfera, há vários outros níveis, que agrupam um ser pluricelular. Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta em ordem correta os níveis de organização dos seres vivos compreendidos entre a célula e a Biosfera:
Nota: 10.0
	
	A
	Tecido – Órgão – Sistema – Organismo – População – Comunidade – Ecossistema
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta, pois “O primeiro nível de organização de um ser vivo é a célula, uma vez que todo ser vivo é formado por célula. Quando os seres vivos são multicelulares, as células se reúnem e formam os tecidos que, por sua vez, originam, em conjunto, os órgãos. Vários órgãos reunidos e com a mesma função formam o sistema. Os sistemas em conjunto dão origem ao organismo. Organismos da mesma espécie que interagem entre si e vivem em um mesmo espaço físico formam uma população. O conjunto de diferentes populações que também vivem em um mesmo espaço geográfico formam uma comunidade biológica. As comunidades biológicas interagem com o meio físico onde se estabelecem (temperatura, luminosidade, umidade etc.) constituindo um ecossistema. Todos os ecossistemas da Terra formam, por sua vez, a Biosfera" (texto-base, p. 7,8). 
	
	B
	Tecido – Órgão – Organismo – Comunidade – Ecossistema – População
	
	C
	Molécula
– Tecido – Sistema – Órgãos – Organismo – Comunidade – Ecossistema
	
	D
	Molécula – Tecido – Órgão – Sistema – População – Comunidade – Ecossistema
	
	E
	Ecossistema – Organismo – Tecido – Órgão – Sistema – População – Comunidade
Questão 3/10 - Fundamentos de Biologia
Leia o fragmento de texto abaixo: 
“As principais etapas do método científico são: o problema, a revisão de literatura, a hipótese, a experimentação, a comprovação ou refutação da hipótese, a conclusão e a publicação de novos conhecimentos na área”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MACHADO, Elaine. Aula 1. Fundamentos de Biologia, Curitiba, Intersaberes, 2019, p. 08. (texto rota de aprendizagem, aula 1). 
Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do texto-base Fundamentos da Biologia - Aula 1, relacione as etapas do método científico listadas abaixo às suas respectivas definições:
1. Problema
2. Hipótese
3. Experimentação
 
(   ) Possíveis respostas aos questionamentos iniciais; precisam ser testadas e experimentadas.
(  ) Caracteriza-se como uma dúvida, uma indagação que surge a partir da observação de um dado fenômeno ou uma situação a sua volta.
(   ) Formas e resoluções práticas a fim de testar os questionamentos; comprova ou refuta os mesmos.
 
Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 0.0
	
	A
	1 – 3 – 2
	
	B
	2 – 3 – 1
	
	C
	3 – 1 – 2
	
	D
	2 – 1 – 3
Comentário: A sequência correta é 2 - 1 - 3, pois “Um problema caracteriza-se como uma dúvida, uma indagação que surge a partir da observação de um dado fenômeno ou uma situação a sua volta. Diante do problema, fazemos questionamentos e, muitas vezes, lançamos uma ou várias hipóteses que poderiam auxiliar na sua resolução. Essas hipóteses precisam ser testadas, experimentadas e analisadas para serem validadas ou não. Dessa forma, o pesquisador conclui sobre o tema e relata os resultados conclusivos da sua pesquisa e, para dar publicidade e legitimidade a esse conhecimento, através da formulação de uma teoria, ocorre a publicação em eventos, congressos, simpósios e/ou artigos científicos“ (texto-base, p. 8). 
	
	E
	1 – 2 – 3
Questão 4/10 - Fundamentos de Biologia
Leia o excerto de texto a seguir: 
“As células eucarióticas apresentam uma estrutura bem mais complexa que as células procarióticas: a membrana plasmática, o citoplasma com organelas especializadas e o núcleo celular“. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MACHADO, Elaine. Aula 3. Fundamentos de Biologia, Curitiba, Intersaberes, 2019, p. 11. (texto rota de aprendizagem, p. 3). 
Considerando o excerto de texto acima e os conteúdos do texto-base Fundamentos de Biologia – Aula 3, sobre os envoltórios celulares, é correto afirmar que: 
Nota: 0.0
	
	A
	O glicocálice contribui para resistência da membrana plasmática e, entre outras funções, permite o reconhecimento celular, estando presentes em todos os tipos celulares.
	
	B
	A parede celular, cuja função é dar proteção e rigidez às células, pode possuir composição variável e está presente somente nas células vegetais.
	
	C
	A membrana plasmática, estrutura presente em qualquer tipo celular, apresenta constituição lipoproteica e tem como uma de suas propriedades a permeabilidade seletiva.
Comentário: Esta é a alternativa correta, pois "A membrana plasmática apresenta constituição lipoproteica e tem como uma de suas propriedades da membrana plasmática a permeabilidade seletiva, ou seja, a capacidade de controlar as substâncias que são absorvidas e as que são secretadas pela célula. Pode-se afirmar que a permeabilidade seletiva garante diferentes tipos de transporte celular: a difusão simples, a difusão facilitada, a osmose, o transporte ativo e as endocitoses“ (texto-base, p. 11). 
	
	D
	As células vegetais possuem uma parede celular de celulose que substitui a membrana plasmática, estando essas ausentes nesse tipo celular.
	
	E
	O glicocálice é uma estrutura extremamente rígida, que confere proteção às células animais, uma vez que estas não possuem parede celular.
Questão 5/10 - Fundamentos de Biologia
Leia o trecho de texto a seguir:  
“O grupo de bactérias das clamídias e rickettsias apresenta células procarióticas incompletas. Dessa forma eles precisam utilizar o equipamento bioquímico de células hospedeiras para sintetizar substâncias necessárias à sua reprodução”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MACHADO, Elaine. Aula 3. Fundamentos de Biologia, Curitiba, Intersaberes, 2019, p. 3. (texto rota de aprendizagem, aula 3). 
Considerando o trecho de texto acima e os conteúdos do texto-base Fundamentos da Biologia - Aula 3, identifique a alternativa que apresenta corretamente as características de uma célula incompleta:
Nota: 10.0
	
	A
	Pobres em sistema de membranas, com núcleo delimitado e DNA íntegro, independente de outras células.
	
	B
	São células ‘degeneradas’, que, perderam parte do seu DNA, de suas enzimas e, portanto, sua autonomia, tornando-se dependentes de outras células.
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta, pois "Clamídias e riktésias não são consideradas vírus porque apresentam DNA e RNA como material genético, apenas se assemelhando a esses organismos pelo fato de serem parasitas intracelulares. 
Segundo Junqueira e Carneiro (2005) 'provavelmente, as células incompletas são células 'degeneradas', isto é, que, no decorrer dos anos, perderam parte do seu DNA, de suas enzimas e, portanto, sua autonomia, tornando-se dependentes das células que se conservam completas'" (texto-base, p. 3). 
	
	C
	São estruturas muito similares aos vírus, diferenciando-se destes apenas por possuírem DNA e RNA.
	
	D
	São células pobres em sistemas de membranas, as quais não formam o envoltório nuclear e as organelas celulares e possuem metabolismo próprio.
	
	E
	São típicas das bactérias e fungos, e dependem de outras células devido ao seu metabolismo lento e pobre em estruturas.
 
Questão 6/10 - Fundamentos de Biologia
Observe a imagem a seguir: 
Após esta avaliação, caso queira verificar a imagem, ela está disponível em: MACHADO, Elaine. Aula 3. Fundamentos de Biologia, Curitiba, Intersaberes, 2019, p. 5. (texto rota de aprendizagem, aula 3). 
Considerando a imagem acima e os conteúdos do texto-base Fundamentos de Biologia – Aula 3, sobre a célula eucariótica e sua organização interna, é correto afirmar que: 
Nota: 0.0
	
	A
	O envoltório nuclear, cuja composição é de lipídios e carboidratos, tem a propriedade denominada permeabilidade seletiva, ou seja, controla as sustâncias que são absorvidas e secretadas.
	
	B
	O retículo endoplasmático rugoso ou granular tem a função de atuar na síntese de lipídios, como o colesterol, além de participar da desintoxicação.
	
	C
	A mitocôndria é uma organela presentes em todas as células eucariontes e tem a função de atuar no metabolismo energético da respiração celular.
Comentário: Esta é  alternativa correta, pois "Mitocôndria; Organela em forma de bastonete, com duas camadas lipoproteicas e invaginações; Metabolismo energético da respiração celular" (texto-base, p. 12). 
	
	D
	O lisossomo é uma importante organela de secreção celular, uma vez que concentra, modifica e elimina secreções, além de formar o acrossomo dos espermatozoides.
	
	E
	O complexo de Golgi é a organela responsável pela digestão intracelular, seja ela heterofágica ou autofágica.
Questão 7/10 - Fundamentos de Biologia
Leia a citação a seguir:  
“[...] estuda o funcionamento das estruturas dos seres vivos tais como células, órgãos, tecidos e sistemas". 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MACHADO, Elaine. Aula 1. Fundamentos de Biologia, Curitiba, Intersaberes, 2019, p. 6. (texto rota de aprendizagem, aula 1). 
Considerando a citação acima e os conteúdos do texto-base Fundamentos de Biologia – Aula 1, identifique a alternativa que apresenta corretamente a área da biologia que está sendo mencionada:
Nota: 10.0
	
	A
	Anatomia.
	
	B
	Histologia.
	
	C
	Taxonomia.
	
	D
	Fisiologia. 
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta, pois “Fisiologia: estuda o funcionamento das estruturas dos seres vivos tais como células, órgãos, tecidos e sistemas" (texto-base, p. 6). 
	
	E
	Citologia. 
 
Questão 8/10 - Fundamentos de Biologia
Observe a figura a seguir: 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MACHADO, Elaine. Aula 3. Fundamentos de Biologia, Curitiba, Intersaberes, 2019, p. 7. (texto rota de aprendizagem, aula 3). 
Considerando a imagem acima, referente à estrutura morfológica de um vírus bacteriófago, e os conteúdos do texto-base Fundamentos de Biologia – Aula 3, sobre as características dos vírus, é correto afirmar que: 
Nota: 0.0
	
	A
	Vírus são organismos celulares com metabolismo próprio, no entanto, precisam multiplicar-se no interior das células.
	
	B
	Vírus possuem membrana permeável, o envelope, e possuem baixa capacidade de síntese bioquímica.
	
	C
	Vírus são organismos acelulares estudados na Biologia por causarem doenças.
Comentário:  Esta é a alternativa correta, pois “Os vírus são organismos acelulares estudados na Biologia por causarem doenças ao utilizar o equipamento bioquímico das células hospedeiras para sua sobrevivência e reprodução [...]" (texto-base, p. 6). 
	
	D
	Vírus são capsídeo que podemos encontrar, geralmente, em proteínas. 
	
	E
	Vírus são reprodutivos que, conforme estudos da Biologia, se multiplicam através de ciclos líticos e lisogênicos. 
Questão 9/10 - Fundamentos de Biologia
Leia o excerto a seguir:  
“A Biologia é uma ciência tão antiga quanto a história da humanidade. Desde a presença dos hominídeos, em especial o homem moderno (Homo sapiens), no planeta Terra, ela é praticada e ensinada na comunidade“. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MACHADO, Elaine. Aula 1. Fundamentos de Biologia, Curitiba, Intersaberes, 2019, p. 3. (texto rota de aprendizagem, aula 1). 
Considerando o exceto acima e os conteúdos do texto-base Fundamentos de Biologia – Aula 1, sobre a Biologia no Renascimento, é correto afirmar que: 
Nota: 10.0
	
	A
	Estudiosos gregos também contribuíram para a compreensão das estruturas anatômicas do corpo humano. 
	
	B
	As mumificações contribuíram para a compreensão das estruturas anatômicas.
	
	C
	A anatomia perde o caráter de práticas exclusivas e ganha status.
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta, pois "Na Biologia, a anatomia perde o caráter de práticas exclusivas e ganha status, com direito a platéia" (texto-base, p. 4). 
	
	D
	No interior das Universidades, eram difundidos conhecimentos sobre minerais.
	
	E
	Pesquisas sobre plantas e animais se intensificaram nessa época.
Questão 10/10 - Fundamentos de Biologia
Leia a afirmação a seguir: 
Estruturas membranosas, com ou sem pigmentos, presentes somente na célula vegetal.
Fonte: texto elaborado pelo autor da questão 
Considerando a afirmação acima e os conteúdos do texto-base de Fundamentos de Biologia – Aula 3, identifique a alternativa que apresenta corretamente as estruturas membranosas: 
Nota: 10.0
	
	A
	Plasto. 
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta, pois "Plasto; Estrutura membranosa com ou sem pigmentos. São os cromoplastos, leucoplastos e cloroplastos; Forma a sustentação interna da célula" (texto-base, p. 12). 
	
	B
	Cloroplasto.
	
	C
	Mitocôndrias.
	
	D
	Vacúolos.
	
	E
	
“As células eucarióticas apresentam uma estrutura bem mais complexa que as células procarióticas: a membrana plasmática, o citoplasma com organelas especializadas e o núcleo celular“. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MACHADO, Elaine. Aula 3. Fundamentos de Biologia, Curitiba, Intersaberes, 2019, p. 11. (texto rota de aprendizagem, p. 3). 
Considerando o excerto de texto acima e os conteúdos do texto-base Fundamentos de Biologia – Aula 3, sobre os envoltórios celulares, é correto afirmar que: 
Nota: 10.0
	
	A
	O glicocálice contribui para resistência da membrana plasmática e, entre outras funções, permite o reconhecimento celular, estando presentes em todos os tipos celulares.
	
	B
	A parede celular, cuja função é dar proteção e rigidez às células, pode possuir composição variável e está presente somente nas células vegetais.
	
	C
	A membrana plasmática, estrutura presente em qualquer tipo celular, apresenta constituição lipoproteica e tem como uma de suas propriedades a permeabilidade seletiva.
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta, pois "A membrana plasmática apresenta constituição lipoproteica e tem como uma de suas propriedades da membrana plasmática a permeabilidade seletiva, ou seja, a capacidade de controlar as substâncias que são absorvidas e as que são secretadas pela célula. Pode-se afirmar que a permeabilidade seletiva garante diferentes tipos de transporte celular: a difusão simples, a difusão facilitada, a osmose, o transporte ativo e as endocitoses“ (texto-base, p. 11). 
	
	D
	As células vegetais possuem uma parede celular de celulose que substitui a membrana plasmática, estando essas ausentes nesse tipo celular.
	
	E
	O glicocálice é uma estrutura extremamente rígida, que confere proteção às células animais, uma vez que estas não possuem parede celular.
Questão 2/10 - Fundamentos de Biologia
Observe a figura a seguir: 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MACHADO, Elaine. Aula 3. Fundamentos de Biologia, Curitiba, Intersaberes, 2019, p. 7. (texto rota de aprendizagem, aula 3). 
Considerando a imagem acima, referente à estrutura morfológica de um vírus bacteriófago, e os conteúdos do texto-base Fundamentos de Biologia – Aula 3, sobre as características dos vírus, é correto afirmar que: 
Nota: 10.0
	
	A
	Vírus são organismos celulares com metabolismo próprio, no entanto, precisam multiplicar-se no interior das células.
	
	B
	Vírus possuem membrana permeável, o envelope, e possuem baixa capacidade de síntese bioquímica.
	
	C
	Vírus são organismos acelulares estudados na Biologia por causarem doenças.
Você acertou!
Comentário:  Esta é a alternativa correta, pois “Os vírus são organismos acelulares estudados na Biologia por causarem doenças ao utilizar o equipamento bioquímico das células hospedeiras para sua sobrevivência e reprodução [...]" (texto-base, p. 6). 
	
	D
	Vírus são capsídeo que podemos encontrar, geralmente, em proteínas. 
	
	E
	Vírus são reprodutivos que, conforme estudos da Biologia, se multiplicam através de ciclos líticos e lisogênicos. 
Questão 3/10 - Fundamentos de Biologia
Leia a afirmação a seguir: 
Estruturas membranosas, com ou sem pigmentos, presentes somente na célula vegetal.
Fonte: texto elaborado pelo autor da questão 
Considerando a afirmação acima e os conteúdos do texto-base de Fundamentos de Biologia – Aula 3, identifique a alternativa que apresenta corretamente as estruturas membranosas: 
Nota: 10.0
	
	A
	Plasto. 
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta, pois "Plasto; Estrutura membranosa com ou sem pigmentos. São os cromoplastos, leucoplastos e cloroplastos; Forma a sustentação interna da célula" (texto-base, p. 12). 
	
	B
	Cloroplasto.
	
	C
	Mitocôndrias.
	
	D
	Vacúolos.
	
	E
	Peroxissomos. 
Questão 4/10 - Fundamentos de Biologia
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“[...] os seres vivos se organizam do nível mais simples, a célula, até a complexidade da reunião dos ecossistemas, a Biosfera“. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MACHADO, Elaine. Aula 1. Fundamentos de Biologia, Curitiba, Intersaberes, 2019, p. 6. (texto rota de aprendizagem, aula 1). 
Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do texto-base Fundamentos da Biologia - Aula 1, sabe-se que entre a célula e a Biosfera, há vários outros níveis, que agrupam um ser pluricelular. Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta em ordem correta
os níveis de organização dos seres vivos compreendidos entre a célula e a Biosfera:
Nota: 10.0
	
	A
	Tecido – Órgão – Sistema – Organismo – População – Comunidade – Ecossistema
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta, pois “O primeiro nível de organização de um ser vivo é a célula, uma vez que todo ser vivo é formado por célula. Quando os seres vivos são multicelulares, as células se reúnem e formam os tecidos que, por sua vez, originam, em conjunto, os órgãos. Vários órgãos reunidos e com a mesma função formam o sistema. Os sistemas em conjunto dão origem ao organismo. Organismos da mesma espécie que interagem entre si e vivem em um mesmo espaço físico formam uma população. O conjunto de diferentes populações que também vivem em um mesmo espaço geográfico formam uma comunidade biológica. As comunidades biológicas interagem com o meio físico onde se estabelecem (temperatura, luminosidade, umidade etc.) constituindo um ecossistema. Todos os ecossistemas da Terra formam, por sua vez, a Biosfera" (texto-base, p. 7,8). 
	
	B
	Tecido – Órgão – Organismo – Comunidade – Ecossistema – População
	
	C
	Molécula – Tecido – Sistema – Órgãos – Organismo – Comunidade – Ecossistema
	
	D
	Molécula – Tecido – Órgão – Sistema – População – Comunidade – Ecossistema
	
	E
	Ecossistema – Organismo – Tecido – Órgão – Sistema – População – Comunidade
Questão 5/10 - Fundamentos de Biologia
Leia o excerto de texto a seguir:  
“Os seres vivos apresentam características próprias que os distinguem da matéria sem vida, tais como a célula, a reprodução, a composição química orgânica, o metabolismo, a evolução, a hereditariedade e a resposta aos estímulos ambientais”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MACHADO, Elaine. Aula 1. Fundamentos de Biologia, Curitiba, Intersaberes, 2019, p. 6. (texto rota de aprendizagem, aula 1). 
Considerando o excerto acima e os conteúdos do texto-base Fundamentos de Biologia – Aula 1, relacione algumas das características dos seres vivos descritas abaixo às suas respectivas definições:
1. Composição química
2. Reprodução
3. Metabolismo
 
(  ) Característica do ciclo vital, representa um fator importante para a perpetuação da espécie.
(  ) Reações químicas que permitem a degradação de moléculas, bem como a síntese de novas.
( ) Elementos responsáveis pela estruturação dos organismos, podendo ser componentes simples e complexos, orgânicos ou inorgânicos. 
Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 0.0
	
	A
	1 – 2 – 3
	
	B
	3 – 2 – 1
	
	C
	2 – 1 – 3
	
	D
	3 – 1 – 2
	
	E
	2 – 3 – 1
Comentário: A sequência correta é 2 - 3 - 1, pois "Composição química: os seres vivos, além da composição química inorgânica, contam com uma complexa composição química orgânica, caracterizada por moléculas ricas em átomos  de carbono, tais como carboidratos, lipídios, ácidos nucleicos, etc [...] Reprodução: os seres vivos têm a capacidade de se reproduzir como uma das característica do seu ciclo vital. Essa reprodução pode ser assexuada ou sexuada [...] Metabolismo: envolve reações de degradação e síntese de moléculas e pelos seres vivos" (texto-base, p. 7). 
Questão 6/10 - Fundamentos de Biologia
Leia o trecho de texto a seguir: 
“[...] a origem da vida começou a ser abordada cientificamente, por meio de experimentos de laboratório e estudo de processos teóricos. Ela se tornou um tema eminentemente interdisciplinar [...]”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em  DAMINELI, Augusto; DAMINELI, Daniel Santa Cruz. Origens da vida. Estud. av.,  São Paulo ,  v. 21, n. 59, p. 263-284,  Apr.  2007 .   Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142007000100022&lng=en&nrm=iso>. access on  14  Jan.  2019.
Considerando o trecho de texto acima e os conteúdos do texto-base Fundamentos de Biologia – Aula 2, identifique a alternativa que apresenta corretamente a formação da Terra primitiva:
Nota: 10.0
	
	A
	A Terra era formada basicamente por rochas, oxigênio, amônia e hidrogênio. 
	
	B
	A Terra era formada basicamente por rochas e amônia. 
	
	C
	A Terra era formada basicamente por gás carbônico, e  vapor da água. 
	
	D
	A Terra era formada por oxigênio e gás carbônico.
	
	E
	A Terra era formada basicamente por gás carbônico, nitrogênio, amônia, hidrogênio e vapor da água. 
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta, pois “A Terra primitiva era formada basicamente por gás carbônico, nitrogênio, amônia, hidrogênio e vapor d’água, que, segundo a teoria mais aceita, teriam se juntado e formado uma primeira biomolécula que foi evoluindo e formou desde organismos simples até os mais complexos descritos e classificados na escala biológica hoje conhecida“ (texto-base, p. 4). 
Questão 7/10 - Fundamentos de Biologia
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Os seres vivos apresentam características próprias que os distinguem da matéria sem vida [...]”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MACHADO, Elaine. Aula 1. Fundamentos de Biologia, Curitiba, Intersaberes, 2019, p. 6. (texto rota de aprendizagem, aula 1). 
Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do texto-base Fundamentos de Biologia – Aula 1, identifique a alternativa que apresenta corretamente uma das características dos seres vivos: 
Nota: 10.0
	
	A
	Tecidos.
	
	B
	Sistema. 
	
	C
	Órgãos.
	
	D
	Hereditariedade.
Você acertou!
Comentário: Esta é  alternativa correta, pois "As principais características dos seres vivos são: [...] Hereditariedade: no mecanismo de reprodução, os seres vivos transmitem suas características aos descendentes para que esses manifestem características iguais ou semelhantes às da espécie à qual pertencem, no que se denomina hereditariedade" (texto-base, p. 7). 
	
	E
	Meiose. 
Questão 8/10 - Fundamentos de Biologia
Leia o trecho de texto a seguir:  
“O grupo de bactérias das clamídias e rickettsias apresenta células procarióticas incompletas. Dessa forma eles precisam utilizar o equipamento bioquímico de células hospedeiras para sintetizar substâncias necessárias à sua reprodução”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MACHADO, Elaine. Aula 3. Fundamentos de Biologia, Curitiba, Intersaberes, 2019, p. 3. (texto rota de aprendizagem, aula 3). 
Considerando o trecho de texto acima e os conteúdos do texto-base Fundamentos da Biologia - Aula 3, identifique a alternativa que apresenta corretamente as características de uma célula incompleta:
Nota: 10.0
	
	A
	Pobres em sistema de membranas, com núcleo delimitado e DNA íntegro, independente de outras células.
	
	B
	São células ‘degeneradas’, que, perderam parte do seu DNA, de suas enzimas e, portanto, sua autonomia, tornando-se dependentes de outras células.
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta, pois "Clamídias e riktésias não são consideradas vírus porque apresentam DNA e RNA como material genético, apenas se assemelhando a esses organismos pelo fato de serem parasitas intracelulares. 
Segundo Junqueira e Carneiro (2005) 'provavelmente, as células incompletas são células 'degeneradas', isto é, que, no decorrer dos anos, perderam parte do seu DNA, de suas enzimas e, portanto, sua autonomia, tornando-se dependentes das células que se conservam completas'" (texto-base, p. 3). 
	
	C
	São estruturas muito similares aos vírus, diferenciando-se destes apenas por possuírem DNA e RNA.
	
	D
	São células pobres em sistemas de membranas, as quais não formam o envoltório nuclear e as organelas celulares e possuem metabolismo próprio.
	
	E
	São típicas das bactérias e fungos, e dependem de outras células devido ao seu metabolismo lento e pobre em estruturas.
 
Questão 9/10 - Fundamentos de Biologia
Leia o fragmento de texto abaixo: 
“O núcleo das células eucarióticas é constituído por envoltório nuclear, nucleoplasma, cromatina e nucléolo. É uma estrutura que faz intenso intercâmbio de substâncias com
o citoplasma e, devido à presença do material genético em seu interior, é responsável por organizar todas as atividades celulares".  
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MACHADO, Elaine. Aula 3. Fundamentos de Biologia, Curitiba, Intersaberes, 2019, p. 12. (texto rota de aprendizagem, aula 3). 
Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do texto-base Fundamentos da Biologia - Aula 3, relacione as porções constituintes do núcleo listadas abaixo às suas respectivas características / funções:
1. Nucleoplasma
2. Cromatina
3. Nucléolo
 
(  ) Caracteriza-se como uma associação entre o DNA e proteínas histonas (condensada chama-se cromossomo). 
(   ) É o local de intensa síntese de RNA, em especial de RNA ribossômico.
(   ) Tem constituição de diversas substâncias dissolvidas em água
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	1 – 3 – 2
	
	B
	2 – 3 – 1
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta, pois “O envoltório nuclear separa o material do núcleo do material citoplasmático, apresentando poros de intercâmbio de substâncias; o nucleoplasma tem constituição de diversas substâncias dissolvidas em água; a cromatina caracteriza-se como uma associação entre o DNA e proteínas histonas (condensada chama-se cromossomo); o nucléolo é o local de intensa síntese (transcrição) do RNA" (texto-base, p. 13). 
	
	C
	3 – 2 – 1
	
	D
	2 – 1 – 3
	
	E
	3 – 1 – 2
Questão 10/10 - Fundamentos de Biologia
Leia o texto a seguir: 
De acordo com a NASA, vida é um sistema químico, autossustentável, capaz de sofrer a evolução darwiniana.
Fonte: Texto elaborado pelo autor da questão.
Considerando o texto acima e os conteúdos da Aula 2 (Vídeo 3, Tema 2 – Origem da vida), identifique a alternativa que apresenta corretamente as 3 características básicas da vida encontrada nas células atuais:
Nota: 10.0
	
	A
	Fragmentação, reprodução e composição química.
	
	B
	Compartimentalização, informação e metabolismo.
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta, pois “[...] três características básicas da vida são encontradas nas células atuais: a compartimentalização, [...], a informação, [...] e o metabolismo, [...]“ (Aula 2, vídeo 3, tema 2, 1’06’’ a 1’46’’). 
	
	C
	Metabolismo, reprodução e elementos químicos.
	
	D
	Reprodução, compartimentalização e metabolismo.
	
	E
	Movimento, reprodução e metabolismo.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais