Buscar

Cópia de Banner MODELO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

GESTÃO DE ARQUIVO MORTO 
Prof. Esp. Vanessa Lima Rosa
Brenda Dias; Kaique Elizeu; Nathan Arruda
Resumo 
A Casa de David, instituição sem fins lucrativos, é referência em abrigar e cuidar de pessoas com deficiência intelectual.. Realiza um trabalho de extrema humanidade, dedicando seus esforços a seres humanos que necessitam de apoio permanente. Foi fundada em 1962 por Marlene Simoni Soares, uma mulher caridosa que sempre buscou ajudar o próximo e transformou um sonho em realidade.
Sabendo que a instituição tem grande porte de arquivo, foi decidido que seria ideal que tivesse um plano para arquivo morto. Graças a isso, foi desenvolvido esse plano central de manter arquivos salvos em nuvem, ou até mesmo contratar uma empresa especializada em arquivamento. 
Introdução
A Casa de David, instituição sem fins lucrativos,referência em abrigar e cuidar de pessoas com deficiência intelectual. O atendimento é realizado em regime de internação de longa permanência, assemelhando-se a um hospital, com funcionamento de 24 horas/dia.Apesar de ser uma instituição renomada, a Casa de David não possui o controle correto do arquivo morto, as fichas dos pacientes ficam armazenadas na antiga unidade desativada cujo nome é “beliche” que contém documentações tanto da área administrativa quanto da área de assistência. O objetivo é contratar uma empresa terceirizada que é especializada em guarda de documentação que contém sistema de armazenamento em nuvem, estoque de arquivos impressos, higienização das caixas e sistemas GED (Gestão Eletrônica de Documentos). É de suma importância que esse projeto através de estudos e pesquisas a qual foi realizado, transmita noção e conhecimentos sobre arquivo morto, abrangendo assim nossas concepções, não só para terceiros mas também para futuros projetos e realizações.
Objetivos
Orientar a Instituição sobre a relevância de noção e conhecimento referente a organização e gestão de Arquivo Morto. Apresentar os riscos eminentes que a empresa possa vir a ter futuramente.
Metodologia
Ao entrarmos em contato com a Casa de David para recolher informações, desenvolvemos a ideia de contratar uma empresa especializada em arquivamento de documentos em nuvem que, ao retirar a documentação, armazenam, digitalizam e mandam para a nuvem da Instituição, com procedimentos técnicos e operacionais referentes às atividades de produção, tramitação, classificação, avaliação e arquivamento dos documentos nas fases corrente e intermediária, visando à sua eliminação ou ao seu recolhimento ao arquivo Permanente.
Orientar a instituição a saber diferenciar e armazenar arquivos da forma correta, utilizando o espaço que é ocupado por esses arquivos para outros fins, especificando as prevenções, os riscos a saúde e como deve ser feito o descarte correto desse material. 
											 
Resultados 
Com esse projeto cogitamos a ideia de solucionar esse problema através de pesquisas e procuramos entender melhor sobre, para garantir que daria resultado e de certa forma ajudar a instituição e outras instituições futuras. É válido lembrar que nem todas as empresas ou instituições tem esse seguimento, e para isso é preciso contatar empresas que trabalhem com arquivo morto visando a melhoria e organização do ambiente em que se encontra. Tais como:Redução de Custos; Automatização de processos documentais;Espaço físico da empresa mais organizado; Colaboração; Eliminação dos riscos de extravio; Rapidez na tramitação de documentação.
Conclusão
Diante do projeto apresentado, obtivemos um grande aprendizado e experiência de planejamento em relação a organização e descarte de arquivo morto, como uma devida elaboração pode reduzir altos custos de uma instituição e deixar o espaço físico da empresa mais organizado evitando riscos a saúde dos funcionários ou até mesmo a perda desses documentos. A instituição considera futuramente aderir essa ideia para otimizar o espaço usado direcionando-o a outra funcionalidade. 
 
Fontes consultadas
Instituição Casa de David. Disponível em Acessado em 17 de Setembro De 2019.
Arquivo Total. Disponível em Acessado 17 De Setembro de 2019. 
Impeto Informática. Disponível em Acessado 17 De Setembro De 2019.

Outros materiais