Buscar

Exercício de Mercado Financeiro e de Capital

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Exercício de Mercado Financeiro e de Capital 
Parte superior do formulário
O índice Bovespa é o mais importante indicador do desempenho das cotações das ações negociadas no mercado brasileiro. Ele foi criado em 1968 a partir de uma carteira teórica de ações, expressa em pontos. Um índice de bolsa de valores, como seu nome já diz, nada mais é do que um indicador que procura medir o desempenho médio dos preços.
Entre as principais características do índice de Bovespa é correto afirmar:
I - O Ibovespa é o valor atual em moeda do país de uma carteira teórica de ações, a partir de uma aplicação hipotética.
II- Ele pressupõe que não se fez qualquer investimento adicional (reinversão), considerando-se somente a reinversão dos dividendos recebidos e do total apurado com a venda de direitos de subscrição. Ações recebidas em bonificação, a custo zero, saem na carteira.
III - A composição da carteira obedece à seguinte regra: as ações do índice alcançam 80% de participação acumulada em termos de número de negócios e volume financeiro nos 12 meses anteriores. Além disso, nenhuma ação pode pertencer ao índice se sua negociação foi inferior a 0,1% do volume total de negócios.
IV Devido à característica anterior, o Índice Bovespa é reavaliado quadrimestralmente, com base nos 12 meses anteriores, atribuindo-se então novos pesos de ponderação às diferentes ações que o compõem. Durante os dias de pregão, ele é calculado instantaneamente, em tempo real, e retransmitido internacionalmente.
Estão corretas:
A - I, II, III.
B - I, II, IV.
C - I, III, IV.
D - II, III, IV.
E - II, IV
a resposta II está incorreta pois Ações recebidas em bonificação, a custo zero, MANTÊM-SE na carteira. A resposta está no capítulo 04 do livro da disciplina “Mercado Financeiro e de Capital” no tópico 4.3.1 página 99.
Conforme Adam Smith, autor da célebre obra:A riqueza das Nações, “O consumo é o objetivo e o desígnio único de qualquer produção”. SMITH, ADAM. A riqueza das Nações. Editora Nova Cultural. Círculo do Livro, 1996. É próprio que uma economia aumente a produção de um determinado produto em função do aumento de seu consumo. Entendendo que o aumento do produto A gere a queda da produção do produto B, é natural que as economias utilizem alguma ferramenta para analisar a problemática na questão. Com base no enunciado e no Livro da Disciplina, assinale a afirmativa verdadeira que indique qual seria essa ferramenta.
A - Curva de análise econômico-financeira
B - Curva de possibilidades de produção.
C - Diagrama de Ishikawa-Causa e Efeito.
D - Gráfico de implementação de ideias.
E - Gráfico espinha de peixe.
Em função do binômio:recursos escassos versus necessidades ilimitadas, chegamos a constatação do primeiro e fundamental problema que as ciências econômicas têm que enfrentar. A partir da plena utilização dos recursos produtivos e das opções, podemos, com o auxílio de um gráfico, entender melhor essa problemática. Tal gráfico chama-se Curva de Possibilidades de Produção. Como seu nome já declara, esse gráfico nos revela as possibilidades máximas de produção de um país num determinado período de tempo-funcionando, para simplificar, sempre com dois produtos. Pág. 13.
Entre as instituições do Sistema Financeiro Nacional, há uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Fazenda, que é o órgão executivo central do sistema financeiro, funcionando como secretaria executiva do Conselho Monetário Nacional, cabendo-lhe a responsabilidade de cumprir as disposições que regulam o funcionamento do Sistema Financeiro Nacional (SFN) e as normas expedidas pelo Conselho. Este órgão é denominado:
A - Banco Central do Brasil.
B - Comissão de Valores Mobilizados.
C - Conselho de Gestão da Previdência Complementar.
D - Conselho Nacional de Seguros Privados.
E - Institutos de Resseguros do Brasil.
é o BACEN (Banco Central do Brasil) que é responsável por cumprir as disposições que regulamentam o funcionamento do Sistema Financeiro Nacional, por esses motivos é conhecido como o Banco dos Bancos. A resposta está no capítulo 02 do livro da disciplina “Mercado Financeiro e de Capital” no tópico 2.3.3 página 47.
Parte superior do formulário
O Livro da Disciplina discorre sobre o tema:capacidade de produção x recursos limitados. Quais seriam os pressupostos essenciais para que uma determinada sociedade consiga atingir o máximo da eficiência produtiva alinhada às melhores alternativas para a canalização dos recursos limitados? FONSECA, José W F. Mercado Financeiro e de Capitais. Curitiba, PR:IESDE, 2009. A afirmação CORRETA encontra-se na alternativa:
A - Essa eficiência máxima implica a mobilização de todas as possibilidades de produção da economia, enquanto as melhores alternativas dependem de opções sociais e políticas do governo.
B - Essa eficiência máxima implica somente a mobilização de todas as possibilidades de produção da economia e não necessariamente na escolha dos melhores recursos naturais.
C - Essa eficiência máxima não implica todas as esferas da sociedade, apenas políticas sociais que atendam às necessidades empresariais.
D - Não é possível atingir a eficiência máxima sem degradar todos os recursos naturais; é preciso criar políticas específicas para gerir essa questão.
E - Não existe a relação:eficiência máxima X políticas de governo, uma vez que cada país decide isoladamente como será aplicado cada recurso.
Mesmo com as melhores opções sociais e políticas que favoreçam mobilizar toda sua capacidade de produção alinhada às melhores alternativas para canalização dos recursos limitados, é preciso ressaltar que ainda assim haveria um limite máximo para essa produção, uma vez que, mesmo com o melhor treinamento, capacidade técnica, disponibilidade de políticas sociais, o resultado alcançado será sempre restringido, uma vez que os recursos são finitos, limitados e as necessidades cada vez mais infinitas e ilimitadas. Pág. 12.
Os problemas das grandes cidades hoje é decidir em qual segmento aplicar seus recursos, haja vista que as necessidades da população frequentemente ultrapassam a capacidade dos programas de investimento de seus governos. Levando em conta a constatação anterior, segundo o Livro da Disciplina, ocorre um efeito natural supondo que uma determinada economia produza no limite máximo de sua capacidade dois produtos. FONSECA, José W F. Mercado Financeiro e de Capitais. Curitiba, PR:IESDE, 2009. De acordo com o Livro da Disciplina, assinale a alternativa correta:
A - A fabricação de um produto na capacidade máxima revela que o país se encontra estável economicamente
B - Há queda na produção dos produtos fabricados nos demais segmentos da economia.
C - Não há como uma economia produzir no limite máximo de sua capacidade dois produtos.
D - O empenho máximo da capacidade em um dos produtos não revela a redução do outro.
E - O emprego máximo da capacidade em um dos produtos revela a redução do outro-a possibilidade de produção.
Na realidade, as cidades enfrentam a escassez dos recursos produtivos quando devem optar pela pavimentação de ruas, construção de novos edifícios públicos, extensão das redes de água e iluminação, entre outros. O programa de investimentos dos governos, com certeza, devem deixar de lado algum investimento importante devido à escassez de recursos. Pág. 12.
Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário

Continue navegando