Buscar

AOL 02

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

AOL 02 – GESTÃO DA QUALIDADE
1) Qualquer organização é uma combinação de diferentes entidades comerciais (funções ou sistemas – internos ou externos) que se relacionam e interagem entre si e trocam informações e materiais. O contexto da organização é um esboço da interação e integração dessas entidades de negócios.
Com base no excerto apresentado, marque a alternativa correta sobre a norma que apresenta os requisitos de UM Sistemas de Gestão da Qualidade (SGQ) e determina a nomenclatura para esses sistemas:
a) Adequação ao uso.
b) PDCA.
c) ISO 9001.
d) TQC.
e) TQM.
2) A __________________ dos processos e das organizações como um todo deveria ser um objetivo permanente de verificação e atuação, pois muito disso é negligenciado. Assinale a alternativa que preenche corretamente esta lacuna:
a) digrama causa e efeito
b) 14 princípios de Deming
c) ISO 9001
d) adequação aos custos
e) melhoria contínua
3) As práticas de gerenciamento congruentes com os princípios de uma cultura da qualidade concentram-se na construção da internalização dos valores da qualidade em todos os membros da organização. Em toda a organização, o papel da gerência é essencial para colocar a cultura em funcionamento concretizando a visão transcendente da qualidade.
Com base no fragmento de texto apresentado, marque a alternativa correta sobre quais são os principais componentes do TQM:
a) Responsabilidade coletiva, melhoria contínua, uso de dados brutos.
b) Responsabilidade individual, melhoria incremental, uso de dados brutos.
c) Envolve a todos na organização, melhoria contínua, uso de dados e conhecimento.
d) Responsabilidade compartilhada, melhoria a curto prazo, uso de dados históricos.
e) Responsabilidade de grupo, melhoria encenada, conhecimento.
4) Implementar mudanças favoráveis ao longo dos processos organizacionais. Identificar as modificações imprescindíveis para tornar o que se aprendeu parte do processo e planejar o monitoramento contínuo da solução para garantir que ela não cause novos problemas. Esta etapa do ciclo PDCA apresentada refere-se a:
a) Checar.
b) Fazer.
c) Planejar.
d) Priorizar.
e) Atuar.
5) Compromisso total em produzir produtos e serviços de perfeita qualidade, comprometimento em buscar incansavelmente a melhoria da qualidade do produto e a diligência constante aplicada à melhoria de todos os detalhes da fabricação levaram os fabricantes japoneses para onde eles estão agora, tanto quanto a qualidade do produto e produtividade estão em causa.
Marque a alternativa correta sobre a qual filosofia da qualidade esse princípio se refere:
a) Adequação ao custo.
b) Total Quality management (TQM).
c) Adequação ao uso.
d) Total Control Quality (TQC).
e) PDCA.
6) A excelência de produtos e serviços é baseada nas percepções e necessidades dos clientes. Qualidade envolve entender as expectativas do cliente e, em seguida, criar um produto ou serviço que atenda a essas expectativas. A qualidade pode ser uma via de mão dupla, porque as necessidades e expectativas do cliente estão sempre mudando. Para acompanhar as mudanças, a qualidade deve ser constantemente gerenciada e continuamente aprimorada.
Marque a alternativa correta sobre o significado da Gestão da Qualidade Total (ou TQM):
a) Incumbir poder aos colaboradores para que estes possam desenvolver e executar cada vez melhor o trabalho, aproveitando aqueles que têm capacidade de conservar e contrair poder para assim melhorar continuamente.
b) Reorganizar radicalmente os processos organizacionais que visam atingir extremas melhorias em indicadores cruciais e históricos de desempenho quanto ao custo dos serviços e produtos alcançando assim alto desempenho.
c) É um processo seletivo de pessoal, em que é dado maiores responsabilidade a gerentes e colaboradores de níveis mais baixos da hierarquia, com o objetivo de abrandar a burocracia e os custos financeiros da organização e assim envolvendo o maior número possível de colaboradores.
d) Uma abordagem ampla que objetiva aprimorar a competitividade, a eficácia e a eficiência de uma organização por meio de planejamento, organização e entendimento de cada atividade, incluindo cada indivíduo em cada nível.
e) É um processo constante de avaliar produtos, serviços ou processos comparando-os com os concorrentes mais fortes ou a líderes internacionais do setor e propondo utilizar as melhores práticas dessas empresas.
7) O ________________________é um conjunto claramente definido de processos de negócios. Juntamente com a documentação relevante, ele define seu compromisso com a criação de produtos e serviços de acordo com padrões predefinidos. Marque a alternativa que completa corretamente a lacuna:
a) International Organization for Standardization (ISO)
b) ciclo PDCA
c) Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ)
d) conceito de qualidade
 
e) proposito do padrão
8) Processos são ativos de uma organização, assim como pessoas, instalações e informações. Bem gerenciados, eles serão recompensados em termos de desempenho para a corporação. Além disso, os processos são meios que sincronizam os outros ativos e aspectos da mudança. Eles são a estrutura organizadora de todos os outros componentes. Tomando como base o fragmento de te texto, toda organização, de topo tipo é composta e regida por processos. Sendo assim, é correto afirmar que:
 
a) Processos são atividades aleatórias, que visam revisar as documentações da organização e com encontrar melhores soluções para o negócio a curto prazo.
b) Processos podem conter todo e qualquer tipo de atividades realizadas de qualquer forma, que visam revisar as melhores práticas adotadas por outras organizações.
c) Processos são atividades que são feitas de forma sistemática, porque tem início e fim, dimensão de tempo e espaço, entradas e saídas definidas e gerar resultados positivos para a organização.
d) Processos são atividades que devem ser realizados de forma desordenadas, mas que no final geram resultados positivos aos clientes.
e) Processos são decisões de trabalho e têm como objetivo gerar resultados para a organização considerando o curto e o médio prazo apenas.
9) O processo vincula as alterações que fazemos aos motivos de negócios externos à sua existência, porque apenas os processos podem ser medidos em termos de desempenho comercial. Eles existem para nenhum outro propósito. Todo o resto existe para possibilitar a obtenção dos processos de obtenção de resultados das partes interessadas.
Com base no fragmento de texto, marque a alternativa correta sobre qual é o papel de um processo nos negócios:
 
a) Controlam apenas processos paralelos.
b) Geralmente possuem pouca importância na execução de processos.
c) Gerenciam a interação com o cliente em processos automatizados.
d) Determinam como as atividades devem ser executadas.
e) Servem como apoio para avaliar a satisfação dos colaboradores.
10) “Um produto de alta qualidade faz o que os clientes desejam, de forma que eles realmente usem o produto. Algo que está com defeito não é de alta qualidade porque não satisfaz sua finalidade.” Com base no fragmento de texto apresentado qual das definições da qualidade melhor a explica? Assinale a alternativa correta sobre os conceitos da qualidade que melhor explicam o fragmento de texto apresentado. 
a) Adequação aos requerimentos.
b) Adequação ao custo.
c) Adequação ao uso.
d) Empreendedor.
e) Adequação ao desuso.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Outros materiais