Buscar

Lei Orgânica do DF parte que vai cair

Prévia do material em texto

Lei Orgânica do DF - 5 Lei Orgânica do Distrito Federal. 5.1 Capítulo V, Seção I ― Da Polícia Civil.
Seção I
Da Polícia Civil
Art. 119. À Polícia Civil, órgão permanente dirigido por delegado de polícia de carreira, incumbe, ressalvada a competência da União, as funções de polícia judiciária e a apuração de infrações penais, EXCETO AS MILITARES. (lei mais antiga só militares aqui)	Comment by BrunoTio: No RI (lei pesada) existe a ressalva da competência da União, das infrações Militares e das Eleitorais!!!
§ 1º São PRINCÍPIOS INSTITUCIONAIS da Polícia Civil unidade, indivisibilidade, legalidade, moralidade, impessoalidade, hierarquia funcional, disciplina e unidade de doutrina e de procedimentos. 9	Comment by BrunoTio: PRINCÍPIOS INSTITUCIONAIS:CUIDADO:RI tem Participação ComunitáriaRI tem autonomia funcionalRI – ILHAPUDIM, indivisibilidade, legalidade, hierarquia, autonomia funcional, participação comunitária, unidade, unidade de doutrina e procedimentos, impessoalidade, moralidade
§ 4º Aos integrantes da categoria de DELEGADO de polícia é garantida INDEPENDÊNCIA FUNCIONAL no exercício das atribuições de Polícia Judiciária.
§ 5º Os Institutos de CRIMINALÍSTICA, de MEDICINA LEGAL e de IDENTIFICAÇÃO compõem a estrutura administrativa da Polícia Civil, devendo seus DIRIGENTES ser escolhidos entre os integrantes do quadro funcional do respectivo instituto.
§ 6º A função de policial civil é considerada de natureza técnica.	Comment by BrunoTio: Jurisprudência: TJDFTEscrivão não pode cumular cargo com professor.Apesar da LO dizer que você é técnico, você não é verdadeiramente técnico, porque significa que você aplica conhecimento adquirido em área específica do conhecimento, e escrivão basta ter nível superior e por isso não pode acumular. 
§ 7º O ingresso na carreira de policial civil do Distrito Federal é feito na forma da lei.
§ 8º As atividades desenvolvidas nos Institutos de Criminalística, de Medicina Legal e de Identificação são consideradas de natureza TÉCNICO-CIENTÍFICA. = DPT
§ 9º Aos integrantes das categorias de perito criminal, médico-legista e DATILOSCOPISTA policial é garantida a INDEPENDÊNCIA FUNCIONAL na ELABORAÇÃO DE LAUDOS PERICIAIS.	Comment by BrunoTio: A EC à lei orgânica numero 34, muda datiloscopista para papiloscopista.STF veio e disse que você não pode criar um cargo.Dai você tira o efeito da EC à lei orgânica e manda restaurar a redação anterior. O nome papiloscopista foi declarado inconstitucional, hoje a redação é datiloscopista
§ 10. COMPETE AO DIRETOR-GERAL da Polícia Civil do Distrito Federal, POR DELEGAÇÃO, autorizar a REALIZAÇÃO DE CONCURSOS públicos para o provimento de cargos das carreiras da Polícia Civil, o que ocorre sempre que as VAGAS excedam a 5% dos respectivos cargos ou, com menor número, de acordo com a necessidade, bem como decidir sobre o PROVIMENTO DOS CARGOS e EXPEDIR NORMAS COMPLEMENTARES necessárias aos referidos fins.	Comment by BrunoTio: §10 declarado INCONSTITUCIONALDIRETOR GERAL POR DELEGAÇÃO autorizarDELEGAÇÃO necessita de PRÉVIA MANIFESTAÇÃO SECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO DO DISTRITO FEDERAL que confirme a existência de disponibilidade orçamentária para cobrir as despesas com o provimento dos cargos. AUTORIZAR REALIZAÇÃO DE CONCURSOSSempre que as vagas passem de 5%OuSe menos de 5%, de acordo com a necessidade DECIDIR SOBRE O PROVIMENTOS DOS CARGOS EXPEDIR NORMAS COMPLEMENTARES P/ ISSO
§ 11. A delegação de que trata o § 10 exige prévia manifestação SECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO DO DISTRITO FEDERAL, ANTES da realização do concurso, que confirme a existência de disponibilidade orçamentária para cobrir as despesas com o provimento dos cargos.
§ 12. É assegurado, pelo menos 1 vez ao ano ou quando da nomeação por concurso público, o concurso de REMOÇÃO INTERNO, na hipótese em que o número de interessados seja superior ao número de vagas, com critérios OBJETIVOS, (obrigatório -> ) PRETÉRITOS e DETERMINADOS na Polícia Civil do Distrito Federal para todos os cargos e carreiras.	Comment by BrunoTio: Não tem função comissionada aqui
§ 13. O concurso de remoção de que trata o § 12 abrange TODAS AS UNIDADES e seções da Polícia Civil do Distrito Federal, excetuando-se apenas as funções comissionadas.
§14. É obrigatória a comprovação dos pré-requisitos objetivos e determinados exigidos de cada função para lotação pelo concurso de remoção.
(Parágrafo acrescido pela Emenda à Lei Orgânica nº 98, de 2016.)
§ 15. Aos integrantes das categorias de 
AGENTE DE POLÍCIA, 
AGENTE POLICIAL DE CUSTÓDIA e 
ESCRIVÃO DE POLÍCIA 
é garantida a INDEPENDÊNCIA FUNCIONAL na elaboração e no conteúdo 
dos atos legais delegados ou próprios sob sua responsabilidade.
Art. 119-A. Lei disporá sobre normas específicas e SUPLEMENTARÁ as normas federais sobre a organização da Polícia Civil do Distrito Federal e sobre direitos, garantias e deveres de seus integrantes, nos termos do art. 24, XVI, e § 1º, da Constituição Federal e do art. 17, XVI, desta Lei Orgânica, sendo-lhes devido, sem prejuízo do subsídio e de outras verbas de natureza indenizatória, auxílio-MORADIA, auxílio-UNIFORME e auxílio-ALIMENTAÇÃO, na forma do regulamento.	Comment by BrunoTio: Art. 119-A e §único declarado INCONSTITUCIONAL	Comment by BrunoTio: Art. 24. Compete à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre:XVI - organização, garantias, direitos e deveres das polícias civis.§ 1º No âmbito da legislação concorrente, a competência da União limitar-se-á a estabelecer normas gerais.         (Vide Lei nº 13.874, de 2019)§ 2º A competência da União para legislar sobre normas gerais não exclui a competência suplementar dos Estados.         (Vide Lei nº 13.874, de 2019)§ 3º Inexistindo lei federal sobre normas gerais, os Estados exercerão a competência legislativa plena, para atender a suas peculiaridades.         (Vide Lei nº 13.874, de 2019)§ 4º A superveniência de lei federal sobre normas gerais suspende a eficácia da lei estadual, no que lhe for contrário.Art. 17. Compete ao Distrito Federal, concorrentemente com a União, legislar sobre:XVI – organização, garantias, direitos e deveres da Polícia Civil.	Comment by BrunoTio: TJDFT analisou o 119-AEmenda à lei orgânica nº 90 acrescentou: De que o DG receberia delegação de que ele mesmo poderia autorizar concurso para a PCDF De que o PCDF vai receber auxílio moradia, uniforme.Tudo isso foi declarado INCONSTITUCIONALTJDFT disse que compete à UNIÃO legislar sobre a PCDF, vício formal, vício de competência. 
Parágrafo único. Aplica-se aos integrantes das carreiras de Delegado de Polícia do Distrito Federal e carreira de Polícia Civil do Distrito Federal, no que couber, a lei que trata de direitos e garantias dos servidores públicos civis do Distrito Federal.

Continue navegando