Buscar

estudo de caso CIDADANIA NA ESCOLA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. Analisando o cenário mundial, pesquise dois exemplos de projetos voltados à formação da cidadania, que tenham alguma articulação com o espaço escolar e cite de forma sucinta, os nomes dos países nos quais eles foram desenvolvidos, os nomes dos projetos e registre uma contribuição para a construção da cidadania.
 2. Observando o contexto brasileiro, pesquise por um projeto voltado para a construção da cidadania que tenha sido proposto pelo seu Estado. Com suas palavras, registre o nome do projeto, público-alvo e como ele foi desenvolvido.
 3. Agora com relação a realidade onde você vive. De que forma a escola pode incentivar os estudantes a desenvolver o senso de responsabilidade pelas questões sociais e a serem mais participativos nas cidades, na sua comunidade? Descreva uma proposta que apresente iniciativas de como a escola pode tornar as crianças e jovens mais participativos dentro da comunidade onde moram.
Ao analisarmos o cenário mundial, como exemplos de projetos voltados a formação da cidadania temos o caso da universidade do povo ‘University of the People’ credenciada pelos Estados Americanos, uma universidade internacional que oferece cursos sem pagamentos anuais, a pessoas de diversos países, com o objetivo de garantir o acesso ao ensino superior. 
Eco-escola: É o maior programa global de escolas sustentáveis que começa na sala de aula e se expande para a comunidade, envolvendo a próxima geração em aprendizado baseado em ações. Presente em 51.000 escolas de 67 países, a maior conquista do programa é, sem dúvida, o fato de produzir gerações de pessoas ambientalmente conscientes e sustentáveis que ensinarão à próxima geração hábitos para fazer a diferença.
Recicle e Brinque: Atividade lúdica realizada em escolas municipais participantes do Programa Comunidade Escola, pela Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude da Cidade de Curitiba – PR. A sua metodologia busca a orientação quanto à educação ambiental e noções de sustentabilidade, através da atitude de transformar resíduos recicláveis em brinquedos. 
Muito se tem escrito e falado sobre os grandes problemas da humanidade, causados pela superpopulação e por prejuízos advindos de uma era industrial muito desenvolvida, o lixo gerado pela grande circulação de produtos, a globalização assoberbada que entope as lojas de produtos e gera ainda mais lixo, mas cada indivíduo tem uma visão diferente do que acontece com o ambiente: conscientização da necessidade de proteção do meio ambiente, pretendendo sanar a falta de informação sobre as principais causas da destruição da camada de ozônio e suas consequências”. O objetivo principal é desenvolver ações educativas sobre questões e problemas ambientais, através de métodos ativos, conscientizando sobre a necessidade de proteção e preservação do meio ambiente. Constatou-se que educação ambiental na escola é hoje o instrumento muito eficaz para se conseguir criar e aplicar formas sustentáveis de interação sociedade-natureza. Este é o caminho para que cada indivíduo mude de hábitos e assume novas atitudes que levem à diminuição da degradação ambiental, promovam a melhoria da qualidade de vida e reduzam a pressão sobre os recursos ambientais.

Continue navegando