Buscar

CICLO 1 - hist do direito - PROF ANNA ESSER

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1) PONTUE AS CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DO DIREITO NAS SOCIEDADES ÁGRAFAS
Ilustrando a questão com pontos dos textos dado em aula, O Direito nasceu junto com a civilização, sob a forma de costumes que foram se tornando obrigatórios. Porém para convívio social as regras seriam imprescindíveis para um mínimo de ordem e direção. 
O surgimento do direito veio para regular essas relações humanas e sociais, para trazer paz no meio social. Por serem sociedades sem escrita e não haver registros, se torna uma sociedade consuetudinária, no qual tem suas características principais são voltadas para os costumes e práticas daquela sociedade. 
Já ouviu falar que “palavra vale mais que contrato”? Naquela sociedade costumes valem mais escritas. 
Independente da intervenção da escrita, criaram as suas regras de convivência, passavam de pessoa para pessoa procurando ser claros nos seus gestos. Eram convictos de que o comportamento adotado era compulsório para todos.
Características forte dessa sociedade era a religião, fonte de regras de comportamento para impor condições no convívio; Autotutela - as pessoas resolvem suas diferenças fisicamente - lei do mais forte prevalecia os líderes; Não tinham propriedades e cada indivíduo tinha sua responsabilidade social; Cada organização social possuía um direito único, cada comunidade tinha suas próprias regras, tendo autonomia e pouco contato com outros povos; Uso da Lei de Talião ou Lex Tallionis, na qual temos a proporcionalidade entre os crimes.
2) DISSERTE SOBRE O PONTO DE VISTA DE MALINOWSKI SOBRE PUNIÇOES NAS SOCIEDADES ARCAICAS. COMO ISSO SE RELACIONA COM A FUNÇÃO DO DIREITO PARA O AUTOR?
Malinowski, antropólogo famoso, pensou a cultura a partir de suas particularidades. Ele quem começou o movimento antropológico de observar os costumes das sociedades.
A hipótese inicial era que esses grupos só entenderia o Direito a partir da punição. Pois não tinham normas próprias. Percebe depois que não e bem assim, somente punição. 
Malinowski percebe que a norma não estava somente na punição, porem parte de um esquema maior dentro do Direito, tais como Direito matrimonial, das leis penais e leis civis, costumes religiosos, ideia comunitária e etc... Logo o Direito iria bem além da punição. 
Então Malinowski chegou a pensar que era sociedades pouco desenvolvidas, porém se enganou. Entende que aquela sociedade irá ter Direito sim, normas jurídicas, legislações e que o papel regulador do Direito fara efeito na sociedade, ou seja, tudo irá se relacionar com o Direito nas diversas áreas que abrange. 
Em destaque trecho do PDF pautado em aula, “O DIREITO NAS SOCIEDADES PRIMITIVAS”, que ilustra bem a questão.
“A importância da interpretação de Malinowski está no fato de que, ainda que priorize a criminalidade, as formas de castigo e a recomposição da ordem, acaba tratando, igualmente, dos conflitos entre sistemas jurídicos (penal e civil), do direito matrimonial, da vida econômica, dos costumes religiosos, do desenvolvimento do comunismo primitivo e do princípio da reciprocidade como base de toda a estrutura social.”
3) SELECIONE 3 LEIS DO CÓDIGO DE HAMURABI QUE VC ACHE INTERESSANTE,
DISSERTE SOBRE AS PARTICULARIDADES DESSAS LEIS,
RELACIONE-AS COM O GRAU DE SEVERIDADE DO DIREITO NESSA SOCIEDADE
14ª Lei - Se uma pessoa roubar o filho menor de outra, o ladrão deverá ser condenado à morte. 
Uma lei punitiva com uma característica brutal, talvez para que não haja incidência de tal crime naquela sociedade. 
22ª Lei - Se estiver cometendo um roubo e for pego em flagrante, então ele deverá ser condenado à morte
Uma lei punitiva que deveria ser pesada pela razão do roubo antes da pena.
185ª Lei - Se um homem adotar uma criança e der seu nome a ela como filho, criando-o, este filho crescido não poderá ser reclamado por outrem
Essa lei no caso não era para punir diretamente, mas para proteger.
As leis eram baseadas no entendimento do crime, cada crime no código tinha seu peso de acordo com a gravidade. logo se estabelecia uma punição. O indivíduo deveria ser punido de forma proporcional ao crime que cometeu. Porém a posição social do individuo influenciava na pena que poderia ser mais branda. 
 Essa severidade talvez esteja relacionada a questão da submissão das populações conquistadas pelos antigos babilônios e que viviam Estado autoritário e centralizado. 
4) RELACIONE A PARTIPAÇÃO POLITICA NA GRECIA ANTIGA E A FUNÇÃO DO LOGÓGRAFO COM O DISCURSO DO JULGAMENTO DE SOCRATES
Os cidadãos gregos estavam fundamentados nos direitos políticos, participavam efetivamente nas Políticas e Direito de suas pólis, podemos dizer que o grego era um político ativista.
 Na Grécia Antiga existiam os logógrafos, “advogados na Grécia Antiga” que defendiam as partes envolvidas em crimes relativos a um processo judicial da época, um “advogado” que não ganhava para exercer o papel, mas que o fazia pelo senso coletivo da ideia de justiça. A população julgava e o logógrafo defendia. Vale ressaltar que estudos mostram que a persuasão do logógrafo fazia toda diferença no julgamento e podia decidir o fim desse julgamento deixando de lado o fato em si do processo.
Em seu julgamento, Sócrates, diante do povo que o julgaria, faz sua defesa focado em transmitir sua “missão” e sua essência. 
Sócrates Tenta persuadir seus julgadores, embaraça os acusadores e por fim apela para a bajulação e pede misericórdia dos que o julgava. 
Sócrates se posicionou bem como um logógrafo diante dos ativistas políticos que o julgava e tentou persuadi-los como um bom logógrafo, mas infelizmente não teve êxito e foi condenado. 
5)

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando