Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Desapropriação é o ato involuntário de perda da propriedade privada, por intervenção do Poder Público, fundado em necessidade pública, utilidade pública ou interesse social, adquirindo-o, mediante prévia e justa indenização.
Base jurídica: Art. 1.228.C.C. O proprietário tem a faculdade de usar, gozar e dispor da coisa, e o direito de reavê-la do poder de quem quer que injustamente a possua ou detenha. 
	§ 3o O proprietário pode ser privado da coisa, nos casos de desapropriação, por necessidade ou utilidade pública ou interesse social, bem como no de requisição, em caso de perigo público iminente. 
	Art. 182. A política de desenvolvimento urbano, executada pelo poder público municipal, conforme diretrizes gerais fixadas em lei, tem por objetivo ordenar o pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade e garantir o bem-estar de seus habitantes. 
 	§3º As desapropriações de imóveis urbanos serão feitas com prévia e justa indenização em dinheiro. 
	Um exemplo de aplicação da despropriação por motivo de utilidade pública pelo qual é consagrado o princípio da supremacia do interesse público sobre o privado, visando o bem da coletividade em detrimento do particular ou grupo, regulada pelo Decreto-Lei 3365/41, em seu artigo 2º, elucida que: Mediante a declaração de utilidade pública todos os bens poderão ser desapropriados pela União, pelos Estados, Municípios, Distrito Federal e territórios.
Caso seja um imóvel objeto de desapropriação, o imóvel desapropriado deve cumprir aquilo que foi dado como justificativa para a desapropriação, para tanto garantindo o direito fundamental a propriedade com o fito de se evitar o esbulho.

Continue navegando