Buscar

Equipamentos de Proteção Individual e Coletiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Acadêmico: 
Disciplina: Equipamentos de Proteção Individual e Coletiva (SEG24)
Avaliação: Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:639402) ( peso.:3,00)
Prova: 16832123
Nota da Prova: 10,00
Legenda: Resposta Certa Sua Resposta Errada
1. O capacete de proteção é um dos EPIs mais antigos em utilização e tem por função proteger a cabeça e coluna vertebral de impactos, geralmente causados por quedas de objetos. Desta forma, qual a classificação dos capacetes para utilização em serviços de eletricidade?
d) Classe B.
2. O equipamento de proteção individual (EPI) é importante para proteger os profissionais individualmente, reduzindo qualquer tipo de ameaça ou risco para o trabalhador. Os EPIs devem ser utilizados durante todo o expediente de trabalho, seguindo todas as determinações da organização. Assim, como o cinturão tipo abdominal deverá ser utilizado?
c) É utilizado com o objetivo de limitar distâncias e posicionamento, porém não protege contra quedas.
3. As atividades profissionais que possam apresentar algum tipo de risco físico para o trabalhador devem ser cumpridas com o auxílio dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). O uso do EPI é fundamental para garantir a saúde e a proteção do trabalhador. Com base no exposto, analise as sentenças a seguir:
I- EPI é todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos que possam ameaçar a segurança e a saúde no trabalho.
II- O EPI de fabricação nacional ou importado, só poderá ser posto à venda ou utilizado com a indicação do certificado de aprovação expedido pelo órgão nacional competente.
III- A empresa é obrigada a fornecer aos empregados, EPI adequado ao risco, em perfeito estado de conservação e funcionamento, uma vez que o custo do EPI será descontado na folha de pagamento do trabalhador.
IV- Nas empresas desobrigadas de constituir CIPA, cabe ao designado, mediante orientação de profissional tecnicamente habilitado, recomendar o EPI adequado à proteção do trabalhador.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: https://www.saudeevida.com.br/importancia-do-uso-de-epi/. Acesso em: 12 fev. 2020. 
c) As sentenças I, II e IV estão corretas. 
4. Se você trabalha em áreas com alto risco de acidentes, como construção ou indústria, sabe que o uso de equipamentos de proteção individual é indispensável para diminuir as ocorrências de mortes e ferimentos. A lei do uso de EPIs faz parte da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e é um importante instrumento de proteção da segurança do trabalhador. O uso de equipamento de proteção individual passou a ser obrigatório com a Lei nº
6.514/77 da CLT. Além de determinar as circunstâncias do uso e responsabilidades de empregador e empregado com relação aos dispositivos de segurança, ela também versa sobre a fabricação e a comercialização desses equipamentos: é obrigatório que todo EPI possua o certificado de aprovação do Ministério do Trabalho, inclusive quando se trata de produto importado. Também cabe à fabricante incluir instruções claras, em língua portuguesa, sobre o uso do EPI e realizar manutenções. Para maior segurança do trabalhador, o certificado é renovado a cada cinco anos. Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A prática demonstra que a utilização do EPI por iniciativa do empregado, na maior parte das vezes, não ocorre, necessitando, portanto, de permanente supervisão por parte do empregador em conjunto com campanhas educacionais.
( ) A NR-6 elenca as condições para que um EPI possa ser considerado instrumento neutralizador da insalubridade e o primeiro destes é exatamente o fator adequabilidade ao risco; o equipamento deve ser especificado por profissional competente, não se permitindo que o mero "achismo" faça a escolha; deparamos com trabalhadores expostos a vapores orgânicos usando máscaras para poeira, da mesma forma que trabalhadores usam protetores auriculares cuja atenuação não é suficiente para fazer com que a exposição fique abaixo da dose; ou ainda, o uso de luvas de raspa para o manuseio de solventes.
( ) O ato de fornecimento dos EPIs está isentando total e irrestritamente as responsabilidades advindas do acidente de trabalho ou doença profissional.
( ) Considera-se inconcebível que o empregador adote uma posição de espera, na expectativa de uma atitude proativa do empregado quanto ao uso do EPI.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: http://blog.volkdobrasil.com.br/noticias/lei-do-uso-de-epis-entenda-as-penalidades-para-quem-nao- cumpre. Acesso em: 6 dez. 2019.
b) V - V - F - V. 
5. O capacete de proteção é um dos EPIs mais antigos em utilização e tem por função proteger a cabeça e coluna vertebral de impactos, geralmente causados por quedas de objetos. Dessa forma, o que se deve observar na escolha de um capacete de segurança?
a) Deve levar em conta os riscos envolvidos nas tarefas a serem executadas e o conforto ao usuário.
6. A NR 6 estabelece as disposições relativas aos equipamentos de proteção individual (EPIs). Uma destas disposições são as obrigações que o fabricante e importador deve cumprir quanto ao EPI. Sobre as obrigações do fabricante e importador, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Comercializar o EPI com instruções técnicas no idioma nacional.
( ) Fornecer treinamento gratuito para os funcionários que utilizarão os EPIs. ( ) Emitir o CA dos EPIs.
( ) Solicitar a renovação do CA a cada 10 anos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) V - F - F - F. 
7. No Brasil, a obrigação do uso de capacetes (bem como de outros EPIs) iniciou de forma efetiva com a publicação da Lei Nº 6.514/77. Desde então, nos últimos anos, os fabricantes têm apresentado diferentes tipos de capacetes, com acessórios, viseiras, protetores auriculares. Desta forma, com relação ao tipo de aba, quantas classificações existem para os capacetes de proteção?
d) Três classificações.
8. O equipamento de proteção individual (EPI) é importante para proteger os profissionais individualmente, reduzindo qualquer tipo de ameaça ou risco para o trabalhador. Os EPIs devem ser utilizados durante todo o expediente de trabalho, seguindo todas as determinações da organização. Sobre os tipos de proteção auditiva, assinale a alternativa CORRETA:
a) Tipo concha, especial, pré-moldado, moldável.
9. O gerenciamento do EPI deve ser feito de forma objetiva, clara e organizada. Por isso, o controle e a troca do EPI
é muito importante. Entretanto, para fazer o controle e de forma individual é necessário atender a alguns requisitos. Sobre as informações que devem constar na ficha de entrega do EPI, analise as sentenças a seguir:
I- Nome do fabricante; número do CA; data de emissão; data de vencimento; data de substituição; data de entrega do EPI; data de devolução do EPI; campo para comentários do empregado sobre o EPI.
II- Nome do fabricante; data de emissão; data de vencimento; data de substituição; data de entrega do EPI; data de devolução do EPI; campo para comentários do empregado sobre o EPI.
III- Nome do fabricante; número do CA; data de vencimento; data de substituição; data de entrega do EPI; data de devolução do EPI; campo para comentários do empregado sobre o EPI.
IV- Número do CA; data de emissão; data de vencimento; data de substituição; data de entrega do EPI; data de devolução do EPI; campo para comentários do empregado sobre o EPI.
Assinale a alternativa CORRETA:
d) Somente a sentença I está correta.
10. Os equipamentos de proteção individual, além de essenciais à proteção do trabalhador, visando à manutenção de sua saúde física e proteção contra os riscos de acidentes do trabalho e/ou de doenças profissionais e do trabalho, podem também proporcionar a redução de custos ao empregador. Desse modo, segundo a Lei nº 6.514, da CLT, quais as obrigações dos empregadores,referentes aos EPIs?
FONTE: http://www.guiatrabalhista.com.br/tematicas/epi.htm. Acesso em: 18 out. 2019.
 a) O artigo 157 dispõe:
I- cumprir e fazer cumprir as normas de segurança e medicina do trabalho;
II- instruir os empregados, através de ordens de serviço, quanto às precauções a tomar no sentido de evitar acidentes do trabalho ou doenças ocupacionais;
III- adotar as medidas que lhes sejam determinadas pelo órgão regional competente; IV- facilitar o exercício da fiscalização pela autoridade competente.

Continue navegando