Buscar

Química Geral (ENG02) prova final

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Disciplina:
	Química Geral (ENG02)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:656039) ( peso.:3,00)
	Prova:
	22954705
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Os óxidos são caracterizados por serem compostos binários, ou seja, são formados apenas por dois elementos químicos, sendo necessariamente o oxigênio o mais eletronegativo entre eles. Sobre os óxidos, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Os óxidos básicos reagem com uma base gerando como produtos um sal e água.
	 b)
	Os óxidos são nomeados combinando-se os nomes dos ânions e dos cátions que os compõem.
	 c)
	Os óxidos podem ser classificados quanto ao número de oxigênios presentes na sua estrutura, sendo chamados, por exemplo, de monóxidos quando há apenas um átomo de oxigênio e de dióxidos quando há dois átomos de oxigênio.
	 d)
	Os óxidos podem ser classificados em anfóteros quando eles não reagem com a água, com ácidos ou com bases.
	2.
	As bases ou hidróxidos são funções inorgânicas que podem ser classificadas quanto ao número de hidroxilas presentes em sua constituição molecular. Com relação à classificação das bases ou hidróxidos citada, analise as afirmativas a seguir:
I- O hidróxido de sódio (NaOH) é classificado como uma monobase.
II- Uma tetrabase apresenta três hidroxilas em sua composição.
III- O hidróxido de cálcio Ca(OH)2 é classificado como uma dibase.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 c)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 d)
	Somente a afirmativa III está correta.
	3.
	Durante o preparo de uma solução química, diversos critérios devem ser levados em consideração para que se possa garantir a confiabilidade da concentração da solução preparada. A quantidade de soluto e a quantidade de solvente, por exemplo, são primordiais para determinar a concentração de uma solução. Com relação à concentração de uma solução química, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O título em massa relaciona a quantidade de soluto presente em determinada massa de solução.
(    ) A concentração molar relaciona o número de mols de soluto em determinado volume de solução.
(    ) A relação entre a massa do solvente e o volume do soluto é determinada através da concentração comum. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F.
	 b)
	V - F - V.
	 c)
	V - V - F.
	 d)
	F - F - V.
	4.
	Um profissional da área química, trabalhando em seu laboratório, utiliza 4 mols de enxofre (S) para preparar pólvora. Contudo, para medir a quantidade de enxofre que será utilizada, ele necessita converter 4 mols em massa, ou seja, ele precisa saber qual é a massa de enxofre (S) contida em 4 mols, sabendo apenas que a massa atômica do enxofre é 32 u. Com relação à massa necessária de enxofre, assinale a alternativa CORRETA:
Dados: n = m/MM
	 a)
	A massa necessária de enxofre é de 128 g.
	 b)
	A massa necessária de enxofre é de 1280 g.
	 c)
	A massa necessária de enxofre é de 1,28 g.
	 d)
	A massa necessária de enxofre é de 12,8 g.
	5.
	As moléculas são formadas pelas ligações entre os átomos. Quando a diferença de eletronegatividade entre os átomos é grande, ocorre a transferência completa de um ou mais elétrons de um átomo para outro, sendo que um deles adquire carga positiva e o outro negativa. São as moléculas com caráter iônico. Quando a diferença de eletronegatividade entre os átomos que formam a molécula não é tão grande, ocorre o compartilhamento de elétrons. No entanto, como os átomos são diferentes, a força de atração de cada elemento é diferente, formando então ligações covalentes polares e apolares. Entretanto, para determinar a polaridade da molécula também deve ser observada sua forma geométrica. Neste sentido, as moléculas FeCl3, NaOH e H2O são exemplos de quais compostos, respectivamente?
	 a)
	Covalente polar, covalente apolar, iônico.
	 b)
	Iônico, covalente polar, covalente apolar.
	 c)
	Covalente polar, covalente polar, covalente polar.
	 d)
	Iônico, iônico, covalente polar.
	6.
	Muitas transformações, leiam-se reações químicas, ocorrem na natureza de forma espontânea ou não, muitas acabam por alterar a constituição íntima da matéria, assim como outras são capazes apenas de mudar o estado físico da matéria. Com relação às reações químicas, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A queima de papel é uma transformação física.
	 b)
	A fusão do chumbo é uma transformação química.
	 c)
	A oxidação do ferro é uma transformação física.
	 d)
	A combustão da madeira é uma transformação química.
	7.
	O termo "periódico" se refere a alguma situação que se reproduz em intervalos regulares. Assim, a Tabela Periódica é assim chamada pois é organizada de forma a que várias propriedades dos elementos químicos estão dispostas de forma periódica, ou seja, são regulares, como o número atômico, a eletronegatividade ou o tamanho dos raios atômicos. Sobre a Tabela Periódica, assinale e alternativa INCORRETA:
	 a)
	É essencial memorizar corretamente a disposição dos elementos químicos na Tabela Periódica.
	 b)
	Os elementos químicos estão organizados, na Tabela Periódica, em ordem crescente em relação aos seus números atômicos.
	 c)
	As linhas da Tabela Periódica são chamadas de períodos e indicam a camada de valência dos elementos químicos.
	 d)
	As colunas da Tabela Periódica são chamadas de famílias ou grupos.
	8.
	Em uma célula, a manutenção da vida depende da ocorrência dos mais variados tipos de reações químicas. Assim, por exemplo, constantemente novas proteínas são montadas; açúcares são oxidados a fim de se obter energia; e moléculas grandes podem ser "desmontadas" em um processo de digestão. A realização dessas reações químicas, assim como de uma infinidade de outras depende, em grande parte, da presença de uma classe de moléculas orgânicas, chamadas de enzimas. As enzimas têm, na sua maioria, natureza proteica e são de grande importância nos processos metabólicos, pois elas fazem com que as reações químicas se processem com maior facilidade, sendo classificadas como catalisadores. O papel de cada enzima é bastante específico, ou seja, apenas uma determinada enzima age como catalisador de uma determinada reação. Por exemplo, a enzima amilase salivar facilita a digestão do amido na boca, enquanto que a maltase catalisa a transformação da maltase em glicose. Além disso, a atividade enzimática é bastante dependente de certos fatores externos, sendo os principais a temperatura e o pH do meio, apresentando condições ótimas (ou seja, condições em que a sua atividade enzimática, ou catalisadora, é máxima). Assim, com base nos gráficos anexos, que mostram a relação entre as atividades enzimáticas de duas enzimas distintas em função do pH, assinale a alternativa CORRETA:
	
	 a)
	A atividade enzimática de ambas as enzimas tem uma alta atividade em pH em torno de 11.
	 b)
	Os gráficos mostram que em condições muito ácidas a atividade enzimática é extremamente dependente do pH e da temperatura do meio.
	 c)
	O pH ótimo de ambas as enzimas são conseguidos em condições de pH básico.
	 d)
	Muito provavelmente essas enzimas atuam como catalisadores de reações que ocorrem no estômago.
	9.
	Desde sempre a humanidade busca explicações para os fenômenos que são observados na natureza. Já na Antiguidade, filósofos gregos começaram a imaginar que ao dividir a matéria em pedaços cada vez menores, se chegaria a um ponto em que as partículas seriam tão pequenas que seriam indivisíveis. Assim, cunhou-se o termo "átomo", que tem origem no grego, formado a partir de a-, "não", e -tomos, "cortar", o que significa qualquer coisa que não pode ser cortada, ou seja, que é indivisível. Considerando a evolução da estrutura atômica, alguns modelos foram mais relevantes, sobre esses modelos, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O modelo atômico de Rutherford
compara o átomo ao sistema solar, por esse motivo é chamado modelo planetário. Neste sistema, à medida que as camadas ficam mais distantes do núcleo, menor é a energia concentrada nelas. Desta forma, explicou como se dava a absorção de energia pelas partículas atômicas.
	 b)
	No início do século XX, o cientista Ernest Rutherford, utilizando a radioatividade, descobriu que o átomo era uma esfera maciça, como sugeria a teoria atômica de Dalton. Surgia assim um novo modelo atômico.
	 c)
	Diante de observações, Rutherford concluiu que a lâmina de ouro seria constituída por átomos formados por um centro muito pequeno e denso, carregado positivamente, e uma região comparativamente grande, carregada negativamente.
	 d)
	Com alguns experimentos em raios catódicos, Rutherford propôs um novo modelo atômico. Ele demonstrou que os raios podiam ser interpretados como sendo um feixe de partículas carregadas de energia elétrica negativa. Chamou essas partículas de elétrons.
	10.
	Um solução química foi preparada despejando-se o conteúdo de um envelope de suco em pó artificial numa jarra com 1500ml de água. Adicionaram-se duas colheres de chá de açúcar equivalente a 200g e misturou-se bem. Classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A solução final apresenta concentração comum igual a 133,33g/L.
(    ) A mistura formada apresenta uma fase, logo, é homogênea.
(    ) A junção de suco em pó, água e açúcar não formará uma solução.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F.
	 b)
	F - V - F.
	 c)
	V - F - V.
	 d)
	F - F - V.
	11.
	(ENADE, 2005) I- A utilização da fórmula para a concentração molar, C = n/V (onde C = concentração molar; n = quantidade de matéria e V = volume da solução), não implica a aprendizagem do conceito de concentração molar.
PORQUE
A aprendizagem do conceito de concentração molar envolve sua aplicação a diferentes fenômenos, a compreensão de sua relação com objetos do mundo físico e de sua relação com outros conceitos químicos.
Analisando essas afirmações, conclui-se que:
	 a)
	A primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
	 b)
	A primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
	 c)
	As duas afirmações são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.
	 d)
	As duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
	12.
	(ENADE, 2005) O alumínio é o terceiro elemento mais abundante na crosta terrestre depois do oxigênio e do silício. Tem grande aplicação industrial, sendo utilizado na fabricação de recipientes, embalagens, na construção civil e na indústria aeroespacial, entre outros usos. Com relação às propriedades do alumínio, pode-se afirmar que:
I- Forma o íon Al3+ que é paramagnético.
II- Seu íon Al3+ tem forte efeito polarizante.
III- Pode ser obtido pela eletrólise ígnea da bauxita.
IV- Seus haletos agem como Ácidos de Lewis.
São corretas apenas as afirmações:
	 a)
	II, III e IV.
	 b)
	I e IV.
	 c)
	I, II e III.
	 d)
	I, II e IV.
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais