Buscar

ATIVIDADE 03

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AULA 07 – ATIVIDADES 03
		1
        Questão
	
	
	O método utilizado no New Criticism para a análise é:
		
	
	O estabelecimento de relações entre as ideias de um texto e a forma como ele se apresenta, ou seja, compreende-se o texto a partir de uma análise exclusivamente extraliterária.
	 
	O estabelecimento de relações entre as ideias de um texto e a forma como ele se apresenta, ou seja, compreende-se o texto a partir de uma análise exclusivamente literária.
	
	O estabelecimento de relações entre as ideias de um autor e a forma como ele se apresenta para o crítico, ou seja, compreende-se o texto a partir de uma análise exclusivamente liberal.
	
	O estabelecimento de relações entre os amores do crítico e a forma como ele sente este amor, ou seja, compreende-se o texto a partir de uma análise exclusivamente sentimental.
	
	O estabelecimento de relações entre as ideias de um autor e a forma como ele se apresenta na sociedade, ou seja, compreende-se o texto a partir de uma análise exclusivamente Social.
	Respondido em 22/09/2020 14:10:47
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		2
        Questão
	
	
	O que representam os conceitos falácia intencional e falácia afetiva no contexto do New Criticism?
		
	 
	Falácia intencional é a negação da busca de uma intenção do autor na elaboração da obra e falácia afetiva é um conceito que considera irrelevante a emoção do leitor na análise da obra literária.
	
	Falácia intencional é um recurso de análise que compreende a ambiguidade dos signos literários e falácia afetiva é a emoção do leitor provocada pelo resultado da análise literária.
	
	Falácia intencional é a proposta de se compreender a intenção do autor na realização da obra e falácia afetiva é a investigação da emoção por ele sentida.
	
	Falácia intencional e falácia afetiva são, respectivamente,  recursos literários para despertar a racionalidade e a emoção no leitor.
	
	Falácia intencional representa o fingimento autoral e falácia afetiva representa a emoção sincera ativada no leitor pelo texto literário.
	Respondido em 22/09/2020 14:17:23
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		3
        Questão
	
	
	O movimento anti-historicista de crítica literária propõe:
		
	 
	Uma renovação metodológica de caráter estético e filosófico.
	
	Uma renovação dos métodos de análise, buscando fontes mais contemporâneas e confiáveis de dados biográficos sobre os autores das obras literárias.
	
	A identificação das obras literárias com as ideologias seguidas por seus autores.
	
	Uma renovação metodológica de caráter intrinsecamente social.
	
	O reconhecimento do valor da obra literária através do valor atribuído pelos críticos aos seus respectivos autores.
	Respondido em 22/09/2020 14:17:41
	
	
	 
		4
        Questão
	
	
	Segundo o crítico Afrânio Coutinho, a análise literária, conforme os métodos da Nova Crítica, consiste em:
		
	
	Identificar e separar todos os elementos da estrutura do texto literário, a fim de inseri-los no contexto social e cultural vigente.
	
	Identificar e separar os signos da obra literária em análise, a fim de compará-los com outras obras anteriores.
	 
	Identificar e separar todos os elementos formadores da estrutura de uma obra literária, a fim de analisá-los.
	
	Identificar e separar todos os signos do texto literário, a fim de encontrar sinônimos no dicionário que possam fundamentar a análise.
	
	Identificar e separar todos os elementos da estrutura do texto, para que eles sejam integrados a outros textos, possibilitando uma análise literária pelo recurso de intertextualidade.
	Respondido em 22/09/2020 14:17:59
	
	
	 
		5
        Questão
	
	
	Afrânio Coutinho chama a atenção para o fato de que, no Brasil, é comum serem chamados de críticos aqueles que publicam na imprensa seus comentários de maneira superficial, em notas de rodapé ou seção bibliográfica de um jornal ou revista. Isso seria um equívoco, na visão de Afrânio Coutinho, pois, segundo ele:
		
	
	A crítica, no sentido estrito da palavra, é a que se faz através de comentários que só podem ser especificados após um estudo aprofundado da vida do autor.
	
	A crítica, no sentido estrito da palavra, é a que se faz através de lógicas que só podem ser descritas após um estudo grafotécnico da obra, de acordo com o rigor do método gramatical tendo como base um conhecimento social.
	
	A crítica, no sentido amplo da palavra, é a que se faz através de enunciados que só podem ser representados através de biografias autorais.
	 
	A crítica, no sentido estrito da palavra, é a que se faz através de ensaios que só podem ser escritos após um estudo aprofundado da obra, de acordo com o rigor do método e tendo como base um conhecimento estético e literário bem consolidados.
	
	A crítica, no sentido clássico da palavra, é a que se faz através de comentários feitos por leitores alheios ao conhecimento filosófico.
	Respondido em 22/09/2020 14:15:50
	
	
	 
		6
        Questão
	
	
	Os conceitos falácia intencional e falácia afetiva foi desenvolvido pelos críticos:
		
	
	Benedetto Croce e Afrânio Coutinho.
	
	Afrânio Coutinho e William K. Wimsatt.
	 
	William K. Wimsatt e Monroe Beardley.
	
	Monroe Beardley e Benedetto Croce.
	
	Paul Van Tieghem e Benedetto Croce.
	Respondido em 22/09/2020 14:15:58
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		7
        Questão
	
	
	Por que o trabalho de René Wellek foi importante para a divulgação do New Criticism?
		
	
	Porque os críticos norte-americanos sofreram perseguição política nos Estados Unidos.
	 
	Porque os críticos norte-americanos não organizaram um programa específico de aplicação e difusão de seus métodos.
	
	Porque os críticos norte-americanos não conseguiram fundar a Escola Literária New Criticism, como havia sido planejado.
	
	Porque os críticos norte-americanos, apesar de proporem esse método de análise, logo perceberam que ele não seria válido para a literatura ocidental.
	
	Porque os críticos norte-americanos resolveram aplicar seus métodos de análise ao cinema, abandonado a análise literária.
	Respondido em 22/09/2020 14:18:43
	
Explicação:
Wellek conviveu de perto com dois movimentos importantes e convergentes para a Teoria da Literatura: o Círculo Linguístico de Praga e o New Criticism americano. 
Wellek  se contrapunha ao positivismo e ao subjetivismo do século XIX e reivindicava para o discurso literário uma especificidade, um sistema próprio de valores que não poderia ser reduzido a determinismos históricos ou psicológicos. Inaugurou um método pautado na desmontagem dos componentes fonológicos, sintáticos e semânticos da obra e no close reading, ou seja, a leitura minuciosa dos procedimentos linguísticos e estilísticos, que separava aquilo que um poema ou uma narrativa realizam, em termos estéticos, das motivações subjetivas do autor ou da emoção que o texto provoca no leitor. O New Criticism dá continuidade aos estudos formalistas enfocado no texto e, além disso, traz para as universidades os estudos literário, tornando o professor também um pesquisador, difundindo seu método no âmbito acadêmico.  Desse modo, o autor contribuiu com a escola americana, que não organizara um programa específico e difusão de seus métodos.
	
	
	 
		8
        Questão
	
	
	Segundo o poeta Paulo Leminsk, A única razão de ser da poesia é que ela faz parte daquelas coisas inúteis da vida que não precisam de justificativa, porque elas são a própria razão de ser da vida. Para Leminsk, o fazer poético se contextualiza com os métodos do New Criticism. Assinale a única alternativa que não corresponde à concepção de poesia, à luz da Nova Crítica:
		
	 
	A poesia necessita de uma análise crítica que reconheça a intenção original do autor ou os sentimentos por ele experimentados no processo de produção da obra.
	
	O poema é, portanto, produto de um trabalho com a linguagem, elaborado artisticamente a partir do domínio da técnica de composição.
	
	A poesianão é uma expressão das emoções do poeta.
	
	As emoções imaginadas, nunca sentidas constituem seu material tanto quanto aquelas já vividas.
	
	A poesia se fundamenta na capacidade de o poeta elaborar e organizar emoções, sentimentos, pensamentos sob a forma de poemas.

Outros materiais