Buscar

Direito Penal 1

Prévia do material em texto

Direito Penal
Questão cód. 1011246
1)	O agente que induz ou instiga dolosamente a prática de esterilização cirúrgica pratica crime
a)	contra a organização do trabalho, previsto no CP.
b)	contra o planejamento familiar.
c)	definido na lei de transplantes.
d)	contra a saúde pública, previsto no CP.
e)	contra os costumes, previsto no CP.
 	
Gabarito: "b" Sua resposta: "c"
 
Questão cód. 1029228
2)	ANALISE OS ENUNCIADOS DA QUESTÃO ABAIXO E ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA:
I - Sustentando que a prisão poderia se constituir num instrumento de transformação dos indivíduos a ela submetidos, Michel Foucalt (Vigiar e Punir, 1975) a considerou um “mal necessário”.
II - Podemos identificar Enrico Ferri (1856-1929) como o principal expoente da “sociologia criminal”, tendo através da sua escola definido o trinômio causal do delito (fatores antropológico, social e físico).
III - Segundo a posição de Garófalo (Criminologia, 1885) o delito é fenômeno natural, e não um ente jurídico, devendo ser estudado precipuamente pela antropologia e pela sociologia criminal.
IV - Lombroso (O Homem Delinquente, 1876), como estudioso de formação médica, promoveu análises craniométricas em criminosos, com o objetivo de comprovar uma das bases de sua teoria, qual seja, a “regressão atávica” do delinquente (retrocesso ao homem primitivo). Seus estudos, despidos da necessária abordagem científica, tiveram como mérito incontestável o questionamento ao “livre arbítrio” na apuração da responsabilidade penal (marco teórico da escola clássica do direito penal).
V - Considerando o modelo tradicional da arquitetura prisional, destaca-se em Santa Catarina, fugindo do convencional, a técnica denominada “cela prisional móvel”, consistente no reaproveitamento de “conteiners” adaptados para uso na condição unidades celulares.
a)	( ) apenas II e IV estão corretos.
b)	( ) apenas III e V estão corretos.
c)	( ) apenas I, II e III estão corretos.
d)	( ) apenas III e IV estão corretos.
e)	( ) todos estão corretos.
 	
Gabarito: "e" Sua resposta: "e"
 
Questão cód. 1044337
3)	Após ter seu carro furtado, um cidadão vai até a Delegacia de Polícia mais próxima e registra a ocorrência. O Delegado de Polícia determina ao policial de plantão que faça uma busca nas redondezas para tentar recuperar o veículo. O policial consegue encontrar o veículo furtado, abandonado em local próximo daquele em que ocorreu o fato. Contudo, em vez de restituí-lo à vítima, decide levá-lo à oficina mecânica de um amigo a fim de adulterar o chassis e a placa do automóvel, passando a utilizá-lo como se fosse seu. Esse policial praticou, em tese, o crime de
a)	Estelionato.
b)	Corrupção.
c)	Prevaricação.
d)	Peculato.
e)	Apropriação indébita.
 	
Gabarito: "d" Sua resposta: "e"
 
Questão cód. 1059198
4)	Trata-se de hipótese de exclusão de culpabilidade:
a)	estado de necessidade.
b)	estrito cumprimento de dever legal.
c)	erro inevitável sobre a ilicitude do fato.
d)	exercício regular de direito.
e)	legítima defesa.
 	
Gabarito: "c" Sua resposta: "c"
 
Questão cód. 1074768
5)	São causas que excluem o crime e a culpabilidade, respectivamente:
a)	omissão da lei e arrependimento eficaz.
b)	estado de necessidade e legítima defesa.
c)	desconhecimento da lei e exercício regular de direito.
d)	erro de proibição inevitável e erro de tipo.
e)	legítima defesa e inimputabilidade.
 	
Gabarito: "e" Sua resposta: "d"
 
Questão cód. 1079689
6)	Sobre o crime de tortura, é INCORRETO afirmar que:
a)	no concurso aparente de normas entre os delitos de tortura e lesões corporais (art. 129 do CP), aplica-se o princípio da especialidade.
b)	uma importante distinção entre os delitos de tortura e de maus-tratos (art. 136 do CP) é que este é crime de perigo enquanto aquele é crime de dano.
c)	o crime de tortura em todas as suas modalidades limita-se a coibir a imposição de sofrimento físico, sendo a tortura psicológica atípica em nosso ordenamento jurídico.
d)	o crime de tortura com resultado de morte, previsto no art. 1º, §3º, da Lei 9.455/97 é preterdoloso e distingue-se do homicídio qualificado pelo emprego de tortura (art. 121, §2º, III, do CP), pois neste a tortura é meio para se chegar à morte da vítima, enquanto que naquele ela é o fim visado pelo agente que causa a morte da vítima culposamente.
 	
Gabarito: "c" Sua resposta: "c"
 
Questão cód. 1129381
7)	Em relação aos princípios constitucionais do Direito Penal, pode-se afirmar que:
a)	os princípios da ampla defesa e do contraditório devem ser obrigatoriamente observados nos inquéritos policiais.
b)	o princípio do Juiz Natural está previsto expressamente na Constituição e admite que os acusados sejam processados e julgados por Tribunais de exceção.
c)	o princípio da presunção de inocência não consta expressamente do Texto Constitucional, apenas sendo reconhecido pela doutrina.
d)	o princípio da responsabilidade pessoal do agente do crime ou da intranscendência da pena é garantido expressamente na Constituição, assegurando que nenhuma pena passará da pessoa do condenado.
e)	em excepcionais hipóteses, a Constituição Federal admite a prisão perpétua do acusado e a pena de banimento.
 	
Gabarito: "d" Sua resposta: "d"
 
Questão cód. 1204316
8)	Sobre o crime de lesão corporal, analise as afirmações abaixo e marque a opção CORRETA.
I - É possível a aplicação do perdão judicial ao crime de lesão corporal, desde que cometido de forma culposa.
II - O juiz, não sendo graves as lesões, pode substituir a pena de detenção pela de multa se, por exemplo, as lesões forem recíprocas.
III - Os crimes de lesão corporal seguida de morte e homicídio se identificam porque em ambos o agente possui a intenção de matar a vítima.
a)	Todos os itens estão corretos.
b)	Nenhum item está correto.
c)	Apenas os itens II e III estão corretos.
d)	Apenas os itens I e III estão corretos.
e)	Apenas os itens I e II estão corretos.
 	
Gabarito: "e" Sua resposta: "e"
 
Questão cód. 1502588
9)	Constitui crime contra a ordem econômica formar acordo, convênio, ajuste ou aliança entre ofertantes, visando:
I. À fixação artificial de preços ou quantidades vendidas ou produzidas.
II. Ao controle regionalizado do mercado por empresa ou grupo de empresas.
III. Ao controle, em detrimento da concorrência, de rede de distribuição ou de fornecedores.
É verdadeiro o que se afirma em:
a)	II e III
b)	I, II e III
c)	I e II
d)	II
 	
Gabarito: "b" Sua resposta: "d"
 
Questão cód. 1516173
10)	Na data de 03 de outubro de 2014, na cidade de Aquiraz - CE, o indivíduo B efetuou dois disparos de arma de fogo contra a pessoa C, que foi socorrida no Hospital mais próximo. A pessoa C foi posteriormente transferida para um Hospital na cidade de Fortaleza - CE, local em que faleceu na data de 09 de outubro de 2014, em decorrência dos disparos de arma de fogo efetuados pelo indivíduo B na cidade de Aquiraz - CE. Assinale a alternativa correta em relação ao lugar e tempo do crime praticado pelo indivíduo B, segundo o previsto no Código Penal.
a)	Considera-se o lugar do crime aquele em que a pessoa C faleceu na cidade de Fortaleza - CE; e o tempo do crime o dia 09 de outubro de 2014.
b)	Considera-se o lugar do crime tanto aquele em que ocorreram os disparos de arma de fogo na cidade de Aquiraz - CE quanto o local em que a pessoa C faleceu na cidade de Fortaleza - CE; e o tempo do crime, o dia 09 de outubro de 2014.
c)	Considera-se o lugar do crime aquele em que ocorreram os disparos de arma de fogo na cidade de Aquiraz - CE; e o tempo do crime, o dia 09 de outubro de 2014.
d)	Considera-se o lugar do crime tanto aquele em que ocorreram os disparos de arma de fogo na cidade de Aquiraz - CE quanto o local em que a pessoa C faleceu na cidade de Fortaleza - CE; e o tempo do crime, o dia 03 de outubro de 2014.
e)	Considera-se o lugar do crime tanto aquele em que ocorreram os disparos de arma de fogo na cidade de Aquiraz - CE quanto o local em que a pessoa C faleceu na cidade de Fortaleza - CE; e o tempo do crime, tanto o dia 03 quanto o dia 09 de outubro de2014.
 	
Gabarito: "d" Sua resposta: "d"

Continue navegando