Buscar

Prova 2 - métodos e técnicas de pesquisa

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Parte superior do formulário
QUESTÃO 1
Sobre abordagens mistas de pesquisa, marque a alternativa correta.
 
a )
 A pesquisa mista gera mais condições que possibilitam reafirmar a validade e confiabilidade das descobertas de um estudo.
b )
 A pesquisa mista pode ser utilizada em qualquer contexto, qualquer que seja o problema de pesquisa delimitado.
c )
 A pesquisa mista pode ser caracterizada como uma pesquisa de cunho predominantemente interpretativista.
d )
 Combinam o uso de recursos metodológicos longitudinais e transversais, o que leva a estudos denominados pesquisas de alta abrangência.
e )
 A pesquisa mista restringe a identificação de variáveis específicas e pode comprometer uma visão geral do fenômeno.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 2
Leia o resumo e o detalhamento dos procedimentos metodológicos utilizados no artigo.
[...]
Resumo
Este trabalho revisa a produção científica brasileira sobre comportamento organizacional no terceiro setor. Utilizou-se um levantamento pré-existente de pesquisas empíricas sobre microcomportamento organizacional, publicadas em 15 periódicos nacionais de Psicologia e Administração, no período de 1996 a 2012. Do total de 629 artigos sobre o tema, apenas 31 apresentaram estudos realizados no terceiro setor. O achado sugere que esse segmento econômico encontra-se ainda sub-representado. "Interações sociais" é o tema que tem sido mais estudado nesse setor, seguido por "afeto". No entanto, alguns assuntos relevantes para a pesquisa em comportamento organizacional foram pouco pesquisados nacionalmente no terceiro setor, como "motivação" e "significado do trabalho". É preciso compreender esse setor como promotor de contextos organizacionais peculiares que devem ser considerados para o desenvolvimento de teorias gerais sobre o fazer humano no trabalho.
Método
Foi utilizado como ponto de partida para esta pesquisa um banco de dados pré-existente no qual encontravam-se classificados 629 relatos de pesquisa, publicados em 15 periódicos de Psicologia e Administração, no período de 1996 a 2012. Esse levantamento foi construído colaborativamente ao longo de vários anos, sendo atualizado periodicamente por docentes e discentes do programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade de Brasília, da Universidade Federal da Bahia e da Universidade Salgado de Oliveira. Todos os colaboradores foram previamente treinados para serem capazes de fazer o levantamento e classificar os artigos segundo critérios previamente estabelecidos, de forma a garantir sistematicidade e padronização das informações.
[...] Cada um dos artigos do banco foi classificado pelos colaboradores em relação a aspectos como: finalidade do estudo (gerar conhecimento, instrumento ou tecnologia), origem dos dados (primária ou secundária), tipos de instrumentos utilizados (questionário/escala, entrevista, observação, análise documental, teste/prova ou outro), setor estudado (público, privado ou terceiro setor), dentre outros [...].
A fim de identificar o atual cenário brasileiro de produção científica sobre comportamento organizacional no terceiro setor, o presente estudo fez inicialmente um recorte específico deste banco de dados, selecionando o total de 31 artigos categorizados originalmente como "pesquisas realizadas com amostras do terceiro setor". Em um segundo momento, utilizaram-se os dados apresentados no próprio banco de dados para realizar análises quantitativas comparativas entre os 31 estudos selecionados e as demais pesquisas do levantamento. Adicionalmente, cada um dos 31 artigos foi acessado integralmente e em maior profundidade, sendo exploradas, além das variáveis estudadas, as discussões levantadas em cada trabalho. [...]
NASCIMENTO, Thainá Tavares do; BORGES-ANDRADE, Jairo Eduardo; PORTO, Juliana Barreiros. Produção científica brasileira sobre comportamento organizacional no terceiro setor. Estud. psicol. Campinas, v. 33, n. 2, p. 367-374, 2016.
Em relação ao texto, marque V (verdadeiro) ou F (falso) nas seguintes afirmações e marque a alternativa que apresenta a sequência correta.
a) ( ) O objetivo desse trabalho pode ser definido como "apresentar o estado da arte da produção científica brasileira sobre comportamento organizacional no terceiro setor e sugerir agenda de pesquisa".
b) ( ) O artigo pretende discutir o tema à luz da psicanálise, pois verificou-se que a maioria dos estudos relacionados ao tema consideram abordagens como essa para fundamentar a interpretação dos resultados.
c) ( ) Os autores usam como justificativa para o artigo a necessidade de um maior desenvolvimento da pesquisa sobre o fazer humano em organizações do 3º. setor. Assim, será possível "apontar lacunas e sugerir rumos estratégicos para a pesquisa no país".
d) ( ) A pesquisa foi realizada de forma colaborativa entre docentes e discentes de programas de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade de Brasília, da UFBA e da Universidade Salgado de Oliveira.
e) ( ) Os autores ressaltam que todos os colaboradores foram previamente treinados, no entanto, em termos metodológicos, isso não seria necessário, pois a pesquisa bibliográfica apresenta um padrão comum para todas as aplicações.
a )
 a) F; b) F; c) V; d) F; e) F .
 
b )
 a) V; b) F; c) V; d) V; e) F.
c )
 a) F; b) V; c) F; d) F; e) V.
d )
 a) V; b) V; c) F; d) F; e) V.
e )
 a) V; b) F; c) F; d) V; e) V.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 3
Sobre as vantagens e desvantagens da pesquisa quantitativa, avalie as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta.
I. A pesquisa quantitativa prima pela objetividade e o rigor tanto na coleta quanto na análise dos dados.
II. Como em geral são pesquisas de corte transversal, as conclusões alcançadas dificilmente podem ser generalizadas.
III. Os instrumentos de coleta de dados estruturados são capazes de imprimir elevada sistematização ao processo.
IV. Regras rigorosas de procedimentos possibilitam a previsão do conjunto de etapas que caracterizam a investigação.
Estão corretas as afirmações:
a )
 I, II e III.
b )
 I e II.
c )
 I, II, III e IV.
 
d )
 I, III e IV.
e )
 I e IV.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 4
"A ciência é uma forma de conhecimento imparcial, que busca a ordenação do saber para comprovar a veracidade de diferentes fatos de nossa realidade" (MARCONI; LAKATOS, 2017, p. 74).
De posse das informações contempladas em nosso conteúdo, avalie a afirmativa acima e indique quais alternativas a seguir apresentam características da ciência contempladas nessa definição.
I. Falível
II. Racional
III. Verificável
IV. Geral
V. Sistemática
VI. Objetiva
a )
 I, II, VI.
b )
 II, V e VI.
c )
 II, IV e V.
 
d )
 II, III e V.
e )
 I, III e IV.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 5
O conhecimento, ato ou efeito de conhecer constitui-se na essência da ciência. Sobre conhecimento, marque F para falso e V para verdadeiro:
a) ( ) Sempre haverá um conhecimento a priori (anterior) e formas possíveis de ampliá-lo, utilizando diferentes abordagens para conhecer ainda mais sobre um problema.
b) ( ) Em alguns casos, o conhecimento pode ser inspirado pelo senso comum, mas o conhecimento científico é a única forma de se obter conhecimento verdadeiro.
c) ( ) A construção do conhecimento nem sempre é linear, podendo ocorrer também com base em pontos de divergência e de crítica.
d) ( ) Transcorre orientado por bases epistemológicas específicas, que determinam o(s) conhecimento(s) que fundamenta(m) aquele saber.
e) ( ) Não ocorre no vácuo. Pressupõe a existência de algo que o desperte e a partir do qual se segue.
a )
 a) V; b) V; c) F; d) F; e) F.
 
b )
 a) V; b) V; c) V; d) V; e) V.
c )
 a) V; b) F; c) V; d) F; e) F.
d )
 a) F; b) V; c) F; d) V; e) F.
e )
 a) F; b) F; c) V; d) F; e) V.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 6
Leia o resumo a seguir e depois faça o que se pede.
[...]
Esse estudo tem como principal objetivo compreender o comportamento dos consumidores em relação à crueldade contra os animais praticada em processos industriais de produção de
carne, constituindo a parte qualitativa de uma pesquisa mais ampla. Avaliam-se aqui reações em relação às informações sobre a criação de animais e também quanto à existência de um selo de certificação, cujo objetivo seria diferenciar empresas produtoras de carne fornecendo um atestado da inexistência de tratamento cruel com os animais nos processos de produção. O estudo utilizou metodologia qualitativa, com entrevistas em profundidade que contaram com a utilização de um vídeo que ilustrava algumas práticas industriais de criação de animais. Além de tentar avaliar o grau de conhecimento que os consumidores têm sobre esses procedimentos, a pesquisa buscou identificar o potencial de mudança de hábitos de consumo decorrente do contato com a nova informação. A proposta desse estudo se insere na discussão sobre consumo ético
(ANDERSON; CUNNINGHAM, 1972; ROBERTS, 1996; CARRIGAN; ATTALA, 2001, CONNOLY; SHAW, 2006; PEATTIE; COLLINS, 2009), um campo de pesquisa em construção. [...] O estudo mostra que os consumidores não têm conhecimento sobre os atuais padrões de manejo para a produção de carne. Após terem acesso a imagens das fazendas industriais, mudam sua percepção, demonstrando, em alguns casos, revolta e culpa. Além disso, mostram-se propensos a pagar preços mais elevados por produtos certificados por algum tipo de selo que ateste a não utilização de maus-tratos contra os animais, sinalizando para as empresas a existência de uma oportunidade concreta de mercado.
Fonte: SOUZA, M. C. G. L. DE; CASOTTI, L. M.; LEMME, C. F. Respeito aos Direitos dos Animais Pode Gerar Oportunidades de Mercado? O Consumo Ético e a Indústria de Carne. Anais do XXXV Encontro Da ANPAD, 1-17, 2011. Disponível em: http://www.anpad.org.br/admin/pdf/MKT2099.pdf. Acesso em: 18 abr. 2019.
Com base nas informações disponibilizadas no resumo do artigo, avalie as alternativas abaixo e indique com a letra "P" aquelas que podem ser empregadas como um dos objetivos específicos do estudo e com a letra "N" aquelas que não podem ser empregadas como um dos objetivos específicos da proposta.
a) ( ) Avaliar a probabilidade de uma mudança nos hábitos dos consumidores com base nas novas informações referentes ao emprego de técnicas cruéis de criação e abate de animais.
b) ( ) Verificar em que medida os consumidores conhecem o modo como os animais que consomem são criados.
c) ( ) Verificar qual é o posicionamento dos consumidores antes e depois de conhecerem o método de manejo para a produção de carne em fazendas industriais.
d) ( ) Avaliar, a partir de uma adequação à certificação, a probabilidade de uma mudança nos processos de criação e abate de animais da empresa.
e) ( ) Verificar qual o valor que os consumidores pagariam por produtos certificados, que atestem sua procedência genética.
a )
 a) N; b) N; c) P; d) P; e) N.
b )
 a) P; b) N; c) P; d) N; e) N.
c )
 a) N; b) N; c) N; d) P; e) P.
 
d )
 a) P; b) P; c) P; d) N; e) N.
e )
 a) P; b) P; c) N; d) N; e) P.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 7
Com base no resumo a seguir, responda à questão:
[...]
Esse estudo tem como principal objetivo compreender o comportamento dos consumidores em relação à crueldade contra os animais praticada em processos industriais de produção de carne, constituindo a parte qualitativa de uma pesquisa mais ampla. Avaliam-se aqui reações em relação às informações sobre a criação de animais e também quanto à existência de um selo de certificação, cujo objetivo seria diferenciar empresas produtoras de carne fornecendo um atestado da inexistência de tratamento cruel com os animais nos processos de produção. O estudo utilizou metodologia qualitativa, com entrevistas em profundidade que contaram com a utilização de um vídeo que ilustrava algumas práticas industriais de criação de animais. Além de tentar avaliar o grau de conhecimento que os consumidores têm sobre esses procedimentos, a pesquisa buscou identificar o potencial de mudança de hábitos de consumo decorrente do contato com a nova informação. A proposta desse estudo se insere na discussão sobre consumo ético
(ANDERSON; CUNNINGHAM, 1972; ROBERTS, 1996; CARRIGAN; ATTALA, 2001, CONNOLY; SHAW, 2006; PEATTIE; COLLINS, 2009), um campo de pesquisa em construção. [...] O estudo mostra que os consumidores não têm conhecimento sobre os atuais padrões de manejo para a produção de carne. Após terem acesso a imagens das fazendas industriais, mudam sua percepção, demonstrando, em alguns casos, revolta e culpa. Além disso, mostram-se propensos a pagar preços mais elevados por produtos certificados por algum tipo de selo que ateste a não utilização de maus-tratos contra os animais, sinalizando para as empresas a existência de uma oportunidade concreta de mercado.
Fonte: SOUZA, M. C. G. L. DE; CASOTTI, L. M.; LEMME, C. F. Respeito aos Direitos dos Animais Pode Gerar Oportunidades de Mercado? O Consumo Ético e a Indústria de Carne. Anais do XXXV Encontro Da ANPAD, 1-17, 2011. Disponível em: http://www.anpad.org.br/admin/pdf/MKT2099.pdf. Acesso em: 18 abr. 2019.
Marque a alternativa que apresenta o argumento teórico utilizado pelos autores para justificar a relevância do estudo.
a )
 O comportamento do consumidor, que é altamente influenciado por modismos e aspectos culturais questionáveis em cada região.
b )
 A necessidade de se reduzir práticas de maus-tratos contra animais, os quais sofrem em proporções inaceitáveis nos últimos anos.
c )
 O aumento do consumo de carne, cuja produção tem relação com o alto consumo de água, levando ao prejuízo do equilíbrio ecológico.
 
d )
 A discussão sobre consumo ético, que vem crescendo ao longo dos anos e que visa a compreender mudanças nos hábitos de consumo pautados nesse conceito.
e )
 O incentivo ao veganismo, hábito que busca excluir, na medida do possível, todas as formas de exploração e de crueldade contra animais.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 8
Leia o resumo e o detalhamento dos procedimentos metodológicos utilizados no artigo.
[...]
Resumo
Este trabalho revisa a produção científica brasileira sobre comportamento organizacional no terceiro setor. Utilizou-se um levantamento pré-existente de pesquisas empíricas sobre microcomportamento organizacional, publicadas em 15 periódicos nacionais de Psicologia e Administração, no período de 1996 a 2012. Do total de 629 artigos sobre o tema, apenas 31 apresentaram estudos realizados no terceiro setor. O achado sugere que esse segmento econômico encontra-se ainda sub-representado. "Interações sociais" é o tema que tem sido mais estudado nesse setor, seguido por "afeto". No entanto, alguns assuntos relevantes para a pesquisa em comportamento organizacional foram pouco pesquisados nacionalmente no terceiro setor, como "motivação" e "significado do trabalho". É preciso compreender esse setor como promotor de contextos organizacionais peculiares que devem ser considerados para o desenvolvimento de teorias gerais sobre o fazer humano no trabalho.
Método
Foi utilizado como ponto de partida para esta pesquisa um banco de dados pré-existente no qual encontravam-se classificados 629 relatos de pesquisa, publicados em 15 periódicos de Psicologia e Administração, no período de 1996 a 2012. Esse levantamento foi construído colaborativamente ao longo de vários anos, sendo atualizado periodicamente por docentes e discentes do programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade de Brasília, da Universidade Federal da Bahia e da Universidade Salgado de Oliveira. Todos os colaboradores foram previamente treinados para serem capazes de fazer o levantamento e classificar os artigos segundo critérios previamente estabelecidos, de forma a garantir sistematicidade e padronização das informações.
[...] Cada um dos artigos do banco foi classificado pelos colaboradores em relação a aspectos como: finalidade do estudo (gerar conhecimento, instrumento ou tecnologia), origem dos dados (primária ou secundária), tipos de instrumentos utilizados (questionário/escala, entrevista, observação, análise documental, teste/prova ou outro),
setor estudado (público, privado ou terceiro setor), dentre outros [...].
A fim de identificar o atual cenário brasileiro de produção científica sobre comportamento organizacional no terceiro setor, o presente estudo fez inicialmente um recorte específico deste banco de dados, selecionando o total de 31 artigos categorizados originalmente como "pesquisas realizadas com amostras do terceiro setor". Em um segundo momento, utilizaram-se os dados apresentados no próprio banco de dados para realizar análises quantitativas comparativas entre os 31 estudos selecionados e as demais pesquisas do levantamento. Adicionalmente, cada um dos 31 artigos foi acessado integralmente e em maior profundidade, sendo exploradas, além das variáveis estudadas, as discussões levantadas em cada trabalho. [...]
NASCIMENTO, Thainá Tavares do; BORGES-ANDRADE, Jairo Eduardo; PORTO, Juliana Barreiros. Produção científica brasileira sobre comportamento organizacional no terceiro setor. Estud. psicol. Campinas, v. 33, n. 2, p. 367-374, 2016.
Após ler atentamente o texto de Nascimento, Borges-Andrade e Porto (2016), marque a alternativa que descreve corretamente o procedimento metodológico adotado.
a )
 Usa a abordagem qualitativa, consistindo em uma fase de entrevistas com os autores dos artigos levantados e posterior análise do conteúdo obtido nas entrevistas.
 
b )
 Inicialmente, usa abordagem qualitativa ao levantar artigos referentes ao comportamento organizacional no 3º. setor e, posteriormente, quantitativa ao analisar comparativamente o conteúdo desses artigos.
c )
 Predominantemente, usa a abordagem quantitativa, consistindo em levantamento de artigos sobre o terceiro setor, com análise estatística de dados secundários, provenientes de bases públicas.
d )
 Usa abordagem híbrida (quali-quantitativa), que considera, primeiramente, uma fase quantitativa de contagem de palavras nos diferentes artigos e, posteriormente, uma análise dos 31 selecionados.
e )
 Usa abordagem quantitativa, consistindo na entrevista de 31 funcionários de organizações do terceiro setor que preencheram um questionário referente ao comportamento organizacional.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 9
Após ler a citação abaixo, indique qual a sentença que está correta:
[...] um estudo não será melhor por ter uma população maior, a qualidade de um trabalho baseia-se em delimitar claramente a população com base nos objetivos do estudo. (SAMPIERI, 2006, p. 253)
a )
 Não é necessário definir o tamanho da amostra antecipadamente. Depois que o pesquisador aplicar a pesquisa, ele faz o cálculo e descobre o tamanho.
b )
 Uma boa amostra tem que ser volumosa, por isso, quanto maior, melhor será para alcance do objetivo da sua pesquisa.
c )
 O tamanho da amostra está relacionado diretamente à cientificidade que você quer dar à pesquisa; quanto maior a amostra, mais científica ela será considerada.
 
d )
 Técnicas de amostragem devem ser utilizadas para se determinar o que chamamos de amostras representativas, para evitar o viés de pesquisa.
e )
 Em um estudo, a amostra deve ser sempre muito pequena para não dar muito trabalho ao pesquisador.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 10
Uma das principais formas de análise de dados coletados em pesquisa social é a análise de conteúdo. Essa análise tem como característica:
 
a )
 identificar e definir categorias ou códigos com base no material coletado durante a pesquisa (entrevistas, textos, documentos etc.).
b )
 analisar a história social dos sujeitos que participaram da pesquisa, suas relações e opiniões, a fim de melhor analisar o contexto.
c )
 analisar o conteúdo histórico e pessoal daqueles que participaram da pesquisa a fim de buscar comunalidades entre os diferentes sujeitos.
d )
 determinar divergências relevantes entre grupos de indivíduos expostos a diferentes conteúdos de natureza específica.
e )
 identificar possíveis problemas que possam ter prejudicado o andamento da pesquisa, limitando, inclusive, os seus resultados.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 11
Juízo de valor é um julgamento feito a partir de percepções individuais, tendo como base fatores culturais, sentimentos, ideologias e pré-conceitos pessoais, normalmente relacionados aos valores morais.
Um juízo de valor pode ser interpretado a partir de um ponto de vista pejorativo, quando significa que determinada avaliação ou juízo foi feito tendo como base os valores pessoais de determinado indivíduo, sem com que fosse seguido um pensamento imparcial, racional e objetivo sobre o acontecimento. [...]
Fonte: Disponível em: https://www.significados.com.br/juizo-de-valor/. Acesso em: 17 mar. 2019.
Com base na definição acima e nas informações contempladas no conteúdo estudado, leia as afirmativas abaixo e indique qual das frases apresenta expressões que denotam a presença de juízo de valor.
I. Startups são um ótimo investimento. A alavancagem rápida e a alta capacidade de atratividade dessas empresas justificam o risco de qualquer investidor.
II. A aprendizagem a distância é uma realidade em nosso país. Para uma parcela significativa da população brasileira, estudar nessa modalidade de ensino representa a chance efetiva de ascender a novos postos no mercado de trabalho.
III. Crianças brasileiras se alimentam muito mal. É tarefa dos pais ou responsáveis instruir a criança quanto aos impactos futuros de uma má alimentação na infância.
 
a )
 As afirmativas I e III apresentam expressões de juízo de valor.
b )
 Somente a afirmativa I apresenta juízo de valor.
c )
 As afirmativas II e III apresentam expressões de juízo de valor.
d )
 Somente a afirmativa III apresenta expressões de juízo de valor.
e )
 Somente a afirmativa II apresenta expressões de juízo de valor.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 12
O senso comum representa o conjunto de noções comumente admitidas pelas pessoas, caracterizado pelo modo de pensar da maior parte dos indivíduos.
Na atualidade, representa o conhecimento popular transmitido de geração em geração e/ou o conhecimento empírico - aquele que é acumulado através das experiências, sem necessidade de comprovação científica. Esse tipo de conhecimento pauta a maior parte das decisões cotidianas das pessoas; decisões tomadas sem que se use para isso uma reflexão mais profunda.
Fonte: Disponível em: https://www.significadosbr.com.br/senso-comum. Acesso em: 17 mar. 2019. Adaptado.
Com base na definição apresentada acima e nas informações contempladas em nosso conteúdo, leia os extratos abaixo e indique qual das frases apresenta expressões que denotam o senso comum.
I. Segundo o IBGE (2011), famílias de baixa renda têm melhor qualidade nutricional.
II. Mulheres que se vestem de maneira inadequada incitam a violência e o abuso.
III. Vacina de sarampo não causa autismo, conforme pesquisa com 657 mil crianças (THE NEW YORK TIMES, 2019).
IV. O crescimento de jogos eletrônicos está criando uma geração de pessoas alienadas.
V. O adolescente de hoje que não frequenta a escola é o contraventor de amanhã.
a )I e III.
b )I, IV e V.
c )II, III e V.
d )
 I, II e IV.
 
e )
 II, IV e V.
Ver justificativa da resposta
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando