Buscar

Simulado HISTÓRIA ANTIGA OCIDENTAL

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Os gregos são considerados os primeiros a se preocupar em estudar, em conservar os fatos do passado. Sobre a concepção dos gregos a respeito da história é correto dizer que:
I - para Homero, história é um exercício de observação. A função do historiador é julgar  as ações, verificar os erros e falhas.
II - para Tucídides, quem viu pode relatar os fatos, quem não viu, não estaria habilitado.
III - Heródoto foi considerado o pai da História.
		
	
 
	todas as opções estão corretas.
	Respondido em 10/09/2020 17:49:08
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
		2a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	A partir do século VIII, concomitantemente com a emergência das poleis na área balcânica, os gregos espalham colônias pelo Mediterrâneo. Uma consequência direta deste quadro de expansão foi:
	
 
	Um processo de competição entre as cidades
	Respondido em 10/09/2020 17:52:31
	
	Explicação:
Quando as poleis se encontram fora do mundo grego e sobre o domínio de áreas de exploração econômica, as disputas entre elas surgem e acabam provocando até mesmo conflitos.
	
		3a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Qual a principal característica da democracia ateniense na época clássica?
		
	
 
	Os poderes estavam concentrados na Assembleia popular
	Respondido em 10/09/2020 17:50:53
	
	Explicação:
De acordo com a etimologia, o estudo da origem das palavras, a expressão democracia ou a expressão grega demokratía é formada pela junção das palavras ¿povo¿ (demos) e ¿domínio¿ (kratein). Portanto, o conceito de democracia deve ser estritamente ligado ao domínio do povo, vontade do povo, em nome do povo, governo do povo ou para o povo etc. Foi com esses conceitos e características que a democracia surgiu em Atenas no período clássico.
	
		4a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Os gregos possuíam divindades menores que inspiravam suas criações artísticas e científicas: assim Clio era a musa inspiradora da:
		
	
 
	HISTÓRIA
	Respondido em 10/09/2020 17:52:32
	
		5a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	As cidades-Estados, base da organização política que caracterizou o povo grego,
	
 
	eram politicamente autônomas.
	Respondido em 10/09/2020 17:55:21
	
		6a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	A sociedade romana, em seus primeiros séculos, era essencialmente dicotomizada: patrícios x plebeus. Essas duas categorias sociais possuíam diferenças enormes, sobretudo, no que tange a direitos políticos. Sobre esse pormenor é correto afirmar que: 
		
	
 
	os plebeus foram, ao longo da República, obtendo direitos políticos, mas esses só beneficiaram, na prática, aos plebeus mais ricos.
	Respondido em 10/09/2020 17:56:00
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
		7a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Em sua expansão pelo Mediterrâneo ocidental, os romanos tiveram de enfrentar a supremacia de Cartago, cidade localizada no norte da África e que dominava a região no século III a.C. Quando Roma anexou os portos do Sul da península Itálica, os interesses de Nápoles e Tarento (colônias gregas rivais de Cartago), tornaram-se interesses romanos e a guerra tornou-se inevitável. (VAINFAS, Conecte História, 2011) O trecho acima destacado refere-se a qual evento?
		
	
 
	Guerras Púnicas
	Respondido em 10/09/2020 17:56:41
	
	Explicação:
A resposta certa é a da letra b, conforme explicação da tela 6 da aula online 7 e aula teletransmitida 7 aos 21:15 minutos de duração: O expansionismo romano teve início dentro da Península Itálica. Com o passar dos séculos, a península já não bastava, então, eles começaram a empreender incursões ao longo do Mediterrâneo. Nesse processo, seus interesses comerciais esbarraram nos projetos de Cartago (antiga colônia fenícia, situada no norte da África). O resultado foram as chamadas Guerras Púnicas, três conflitos, ocorridos entre o final do século III a.C e II a.C que culminaram na destruição de Cartago e consolidação de Roma como senhora do Mar Mediterrâneo, que passou a ser denominado Mare Nostrum.
	
		8a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	O próprio Senado já não era mais a autoridade central: não era desprovido de poder ou de prestígio, mas (desde Augusto) um instrumento, geralmente obediente e subordinado, de sucessivos imperadores, revivendo politicamente apenas durante disputas dinásticas ou a intervalos. Assinale a alternativa que caracteriza o exercício do poder imperial por Augusto, sua relação com o Senado e com as classes sociais do Império Romano.
		
	
 
	O Senado, em Augusto, deixou de ser a autoridade central no Estado: sem ser totalmente privado de poder, tornou-se um instrumento dos imperadores, geralmente obediente e subordinado, mas a aristocracia que ele representava continuava sendo a classe dominante.
	Respondido em 10/09/2020 18:00:58
	
		9a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	A atual sociedade ocidental sofreu várias influências de Roma. Podemos destacar a:
		
	
 
	separação entre o Direito Público, que regula as relações entre os cidadãos e o Estado, e o Direito Privado, que regula as relações dos cidadãos entre si.
	Respondido em 10/09/2020 17:59:31
	
		10a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	A instituição da política conhecida como Pão e circo no Império Romano, pode ser entendia como:
		
	
 
	Uma política de controle das massas
	Respondido em 10/09/2020 18:02:42
	
	Explicação:
A Política do Pão e Circo servia para manter a população alimentada e entretida, sem que pudesse atrapalhar as ações do governo ou que reivindicasse mais participação política/direitos. Desta forma, as massas eram controladas.
Ao considerarmos que a arqueologia não é história; tal qual o objetivo do trabalho do historiador é estudar o homem no tempo, o do arqueólogo é estudar o artefato no tempo. Entretanto, ambas ciências podem trabalhar em conjunto. Com base nesta asserção, marque a alternativa correta:
Certo - Historiadores e arqueólogos podem trabalhar juntos, enriquecendo suas abordagens
Explicação:
Não deve haver uma postura imperialista por parte de nenhuma ciência, como se houve um saber que pudesse coadunar outras ciências pondo-as a funcionarem para interesses externos a elas mesmas. O destaque que é importante para o conhecimento científico é a construção do saber na interdisciplinaridade.
Refletir sobre a história antiga é notar que ela, assim como todas as outras sociedades estudadas no tempo, é marcada por "continuidades" e "rupturas". Construir esse olhar, para o cientista social, é aprender:
Certo - a posicionar-se criticamente sob seus objetos de estudo
Sobre a ascensão da História na Grécia, seus principais nomes e suas concepções acerca desse saber, podemos afirmar que:
Certo - Os posicionamentos sobre História na Grécia Antiga eram diversos: enquanto Heródoto apresentava-se como o juíz da história e tinha nas observações o método para dar seu veredicto; Tucídides prega um trabalho com base no vivido e observado, como um cronista.
A noção daquilo que se define como "Ocidente" experimentou entendimentos diferentes no decorrer da história. Por um lado, por Ocidente, com base na visão iluminista, listavam-se os países identificados com a cultura greco-romana. Por outro, já no mundo Pós-moderno, o entendimento por Ocidente se relacionava-se com os países fora da influência comunista. Refletindo sobre estas constatações, podemos dizer que:
Certo - A noção do que é a história e suas classificações são mutáveis no tempo
Explicação:
A própria noção do que é a história está em franco processo de transformação, o que é comum nas atividades científicas. Neste caso, as classificações produzidas pelos pensadores no tempo, também são alvos de ressignificações.
Caso o ideal de História e de historiador do grego Tucídides estivesse em voga em nossa sociedade, teríamos em virgo o seguinte quadro:
Certo - os historiadores falando exclusivamente da temporalidade na qual estão
inseridos
Estudar História é sempre um desafio. Muitos questionam o por que de estudarmos fatos tão antigos. Sobre os motivos para estudar História é correto dizer: 
I - a História é estanque, mas devemos conhecer o que passou.
II - a História nos possibilita conhecer a verdade absoluta sobre o passado e isso é muito importante.
III - a História é viva; ela nos permite pensar e discutir, independente do contexto que estejamos abordando. 
Certo - apenas a opção III está correta
No trabalho da História Antiga, invariavelmente citamos os resultados vindos da Arqueologia. Sobre essa relação podemos afirmar que:
I - São ciências autônomas com métodos próprios.
II - A História é uma ciência superior à Arqueologia e utilizamos seus resultados apenas na ausência de outros dados.
III - É impossível dissociar o trabalho do historiador da Antiguidade do trabalho do arqueólogo, embora sejam ciências com suas particularidades. 
Certo - 	apenas as opções I e III estão corretas.
Estudar História Antiga apresenta uma série de dificuldades: temos a questão do distanciamento temporal, da escassez de documentação e da preservação das fontes. As lacunas sobre esse período são enormes. PORQUE ainda não temos técnicas e dados suficientes para suplantar tais percalços?
Certo -As duas assertivas estão corretas e são complementares
A partir do século VIII, concomitantemente com a emergência das poleis na área balcânica, os gregos espalham colônias pelo Mediterrâneo. Uma consequência direta deste quadro de expansão foi:
Certo - Um processo de competição entre as cidades
Explicação:
Quando as poleis se encontram fora do mundo grego e sobre o domínio de áreas de exploração econômica, as disputas entre elas surgem e acabam provocando até mesmo conflitos.
A Guerra de Tróia se deu quando os aqueus atacaram a cidade de Troia, buscando vingar o rapto de Helena, esposa do rei de Esparta, Menelau, irmão de Agamémnom. Há muitas especulações sobre a existência ou não desta guerra, entretanto, seu relato, assim como o livro em que foi descrito, muito influenciou a formação da cultura ocidental. O Poema que descreve o episódio da Guerra de Tróia é:
Certo - Ilíada
Explicação:
A Guerra de Tróia foi descrita na Ilíada.
A Ilíada, uma das epopéias atribuídas ao mítico Homero, narra os episódios da Guerra de Tróia, evento que teria envolvido os gregos e seus adversários troianos em um sangrento conflito por cerca de 10 anos. Com relação ao uso da Ilíada como fonte histórica podemos dizer: 
Certo - podemos utilizar a obra de Homero, lembrando que não é contemporânea aos fatos e que é de natureza ficcional.
"Mas a preocupação do futuro atormenta-me menos pelos Troianos... que por ti, quando um Aqueu de cota de bronze te levar consigo, chorosa, arrancando-te a luz da liberdade. Talvez então, em Argos, teças para uma outra; talvez leves a água da fonte... sofrendo mil constrangimentos porque um destino brutal pesará sobre ti." Essa fala do troiano Heitor à sua mulher (Ilíada, VI) pode ser tomada como prova de que, no mundo homérico:
Certo - 	às mulheres, de qualquer condição, cuja comunidade era derrotada na guerra, estava reservada a escravidão
Os gregos antigos costumavam organizar jogos atléticos entre as diversas cidades-estado, dentre os quais o mais famoso destes eram os jogos Olímpicos. Nesses jogos, estabelecia-se um tempo de trégua entre as cidades em que eram avaliadas as qualidades dos competidores enviados pelas cidades que recebiam, por suas vitórias, apenas uma coroa de louros. A respeito desse tema, pode-se afirmar, CORRETAMENTE que: 
Certo - Os jogos representavam também uma demonstração de força em que as cidades apresentavam suas qualidades e belicosidade, demonstradas por meio de seus competidores.
Os Jogos Olímpicos começaram a ser documentados a partir do período arcaico. Neles, participavam elementos das dezenas de poleis que formavam o mundo grego. Podemos identificar como importante finalidade dos Jogos o (a):
Certo - afirmação dos gregos perante os não gregos visto que, os últimos não poderiam participar.
Um dos personagens mais conhecidos da Ilíada, obra em que é narrada a Guerra de Troia, é Aquiles. A lenda que envolve sua origem relaciona seu nascimento e seus dons aos deuses. Podemos resumir esse mito da seguinte maneira:
Certo - Aquiles era filho de uma deusa e um homem comum. Apesar disso foi considerado um dos mais poderosos guerreiros de seu tempo mesmo mantendo o status de mortal.
Dentre os legados dos gregos da Antiguidade Clássica que se mantêm na vida contemporânea, podemos citar:
Certo - a promoção do espírito de confraternização por intermédio do esporte e de jogos.
Dentre as principais realizações do legislador Sólon podemos identificar as seguintes:
I - Anulou as dívidas dos camponeses e a escravidão por dívidas.
II - Dividiu a população em quatro classes censitárias: pentacosiomedimnos, hippeis, zeugitas e tetes.
III - Liderou Atenas em sua luta contra Esparta nas Guerras Médicas
IV - Fez reformas abrangentes mantendo os privilégios dos eupátridas
Certo - as assertivas I e II estão corretas
O território da Grécia Antiga é comumente dividido em três partes, o que está representado corretamente na opção:
Certo - Grécia continental, Grécia Peninsular e Grécia Insular
Sobre a democracia ateniense, por exemplo, podemos entender que:
I - Nasce fruto de um processo político complexo, com crises ditatoriais e reformas políticas na Atenas do período Arcaico.
II - É um modelo representativo em que os representantes se reuniam na àgora para escolher aqueles que por um tempo determinado os representariam.
III - Apesar do nome, era um modelo excludente, pautado no princípio da cidadania.
IV - A participação das mulheres na democracia eram limitado, uma vez que sem voz direta, ela dependia sempre de um cidadão para pleitear em seu nome.
Certo - 	I; III e IV estão certas
Na atualidade, o mundo é marcado politicamente pelo regime democrático e pelos valores republicanos. Tais idéias, no entanto, bebem em princípios da Antiguidade, tais como a democracia ateniense e a república romana. Nesse regimes predominaram, respectivamente:
Certo - o debate e o bem público.
O Período Minoico é conhecido a partir das escavações realizadas por Sir Arthur Evans, Acerca deste contexto é correto dizer que:
Certo - houve em Creta o desenvolvimento de uma sociedade de palácios suntuosos que floresceu entre 2000 e 1450 a.C
Nem todos os habitantes de Atenas tinha acesso à vida política desta pólis, entretanto, este direito estava reservado a todos os cidadãos da cidade. Esta assertiva demonstra que:
Certo - os cidadãos formavam um grupo de iguais
Explicação:
O conceito de igualdade dos gregos era bastante rígido, pois só os que se enquadravam nele poderia participar da vida política da pólis. Ainda assim, os cidadãos compartilhavam da mesma identidade na representação social.
As chamadas Guerras Médicas, contra os persas, no século V. a.C., promoveram uma série de transformações políticas, econômicas e culturais no mundo grego. Dentre essas transformações é correto apontar:
Certo - o aprofundamento da percepção de uma identidade cultural comum ao mundo grego, em oposição aos persas, considerados bárbaros.
A Civilização Grega apresentou unidade cultural e fragmentação política. Sobre o assunto, assinale a alternativa correta:
Certo - A conquista da Grécia por Felipe II da Macedônia foi anterior ao domínio romano na região.
"O mundo é um fluxo perpétuo onde nada permanece idêntico a sim esmo, mas tudo se transforma no seu contrário". A citação acima refere-se a que aspecto da cultura grega: 
Certo - filosofia.
Os gregos possuíam divindades menores que inspiravam suas criações artísticas e científicas: assim Clio era a musa inspiradora da:
Certo - HISTÓRIA
A cultura grega na Antiguidade floresceu em diversas áreas do saber. Entretanto, há áreas em que os gregos não se sobressaíram de forma destacada na Antiguidade, falamos:
Certo - Da Poética, com Tales de Mileto
Explicação:
Com Tales de Mileto, os
gregos produziram conhecimento filosófico e não poético.
"... andava pelas ruas e praças de Atenas, pelo mercado e pela assembléia indagando a cada um: 'Você sabe o que é isso que está dizendo?', 'Você sabe o que é isso em que você acredita?', ..., 'Você diz que a coragem é importante, mas o que é a coragem?', 'Você acredita que a justiça é importante, mas o que é a justiça?',..., 'Você crê que seus amigos são a melhor coisa que você tem, mas o que é a amizade?'. Suas perguntas deixavam seus interlocutores embaraçados,... descobriam surpresos que não sabiam responder e que nunca tinham pensado em suas crenças e valores ... ... as pessoas esperavam que ele respondesse, mas para de desconcerto geral, dizia: 'Não sei, por isso estou perguntando.' Daí a famosa frase: 'Sei que nada sei' ". (Marilena Chauí). O texto relaciona-se com:
Certo - a filosofia de Sócrates, voltada para as questões humanas, preocupada com as virtudes morais e políticas.
O mundo grego antigo possuía certa unidade religiosa, embora fosse fragmentado politicamente. Essa religiosidade foi, marcadamente:
Certo - de natureza cívica, na medida em que os cidadãos cultuavam os deuses da cidade, com celebrações festivas e sacrifícios, nos altares a eles dedicados.
Rômulo, "primeiro" monarca romano tem no mito contado por Virgílio elementos valorizados na "Paidéia" romana, como por exemplo:
Certo - Lei e respeito ao sagrado.
Explicação:
As lendas sempre foram alicerces para os povos antigos. Os gregos, por exemplo, tributavam suas origens aos heróis que protagonizam a poesia de Homero, e os romanos, aos irmãos Rômulo e Remo, filhos do deus Marte, eternizados no relato do historiador Tito Livio. Rômulo, "primeiro" monarca romano tem no mito contado por Virgílio elementos valorizados na "Paidéia" romana, como por exemplo, a Lei e respeito ao sagrado.
A palavra Filosofia significa amor à sabedoria. Muitos homens, desde os primórdios da história grega, passaram a refletir sobre a natureza humana, o universo e fizeram descobertas que permanecem até os nossos dias. Um dos mais importantes filósofos gregos foi Sócrates, dentre suas construções como filósofo destaca-se:
Certo - a criação do método chamado Maiêutica (parto em grego)
"Há na espécie humana indivíduos tão inferiores a outros como o corpo o é em relação à alma, ou a fera ao homem; são os homens nos quais o emprego da força física é o melhor que deles se obtêm. Partindo dos nossos princípios, tais indivíduos são destinados, por natureza, à escravidão; porque, para eles, nada é mais fácil que obedecer. (...) Assim, dos homens, uns são livres, outros escravos; e para eles é útil e justo viver na servidão." ARISTÓTELES. A Política.
A partir da leitura do texto acima, e interpretando o pensamento de Aristóteles, podemos concluir que:
Certo - o estatuto da escravidão advém da própria diversidade existente entre os homens, sendo que alguns nasceram para viver na escravidão.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais