Buscar

Avaliaçao 1 e 2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Av1 - História do Brasil Republicano II
1) A repressão e a censura na ditadura militar passavam por um órgão em específico, o Departamento de Ordem Política e Social (DOPS).
Sobre a ditadura no Brasil, analise as sentenças a seguir.
I.O DOPS teve papel fundamental para o patrulhamento e monitoramento de qualquer atividade política contrária ao regime, "subversiva" nos termos dos atores envolvidos. Além da repressão política, realizada de maneira ostensiva a partir do AI 5, o DOPS também se encarregava de censurar a mídia e a indústria cultural de uma maneira geral: jornais, redes de televisão, discos, peças de teatro, filmes etc.
II.Nas grandes universidades, um sem número de professores tiveram que se exilar, assim como músicos claramente contrários à situação. Todas as turmas possuíam, de modo geral, um informante que atentava para o conteúdo das aulas a fim de mapear e reprimir atividade "subversiva".
III.O governo inspecionava cada peça cultural produzida; fato é que alguns desses artistas conseguiam dizer o que queriam, ainda que de maneira velada. Cálice de Chico Buarque, Disparada de Jair Rodrigues e Pra não dizer que não falei das flores, de Geraldo Vandré são bons exemplos.
Está correto o que se afirma em:
Alternativas:
· a) apenas I
· b) apenas II
· c) apenas I e II
· d) apenas II e III
· e) I, II e III
2) João Belchior Marques Goulart, apelidado de Jango, nasceu em São Borja no Rio Grande do Sul, em 1° de março de 1919. Bacharelou-se em Direito em 1939, no entanto, não exerceu a função, atuando com a atividade agropecuária na fazenda da família. Getúlio Vargas, quando foi deposto da chefia do país em 1945, retornou a São Borja e entrou em contato com João Goulart que já desenvolvia popularidade na região. Vargas observando a notoriedade de João Goulart começou a incentivá-lo à carreira política. Desse modo, João Goulart iniciou a carreira política, elegendo-se deputado estadual pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), em 1947.
(disponível em https://www.infoescola.com/historia/governo-de-joao-goulart/)
Sobre o governo do presidente João Goulart, analise as sentenças a seguir.
I.A trajetória do governo de João Goulart foi marcada principalmente pela formação de um cenário histórico no Brasil em que os militares se projetavam para alcançar o poder presidencial.
II. A esfera que se formava de instabilidade política e o medo da ascensão socialista fez com que rapidamente o golpe de 1964 se firmasse cada vez mais.
III.O governo de João Goulart pode ser dividido em duas fases principais: ditatorial, no qual precisou governar baseado em princípios autoritaristas, e democrático, em que exerceu o papel de presidente.
Está correto o que se afirma em:
Alternativas:
· a) apenas I
· b) apenas I e II
· c) apenas I e III
· d) apenas II e III
· e) I, II e III
3) Juscelino Kubitschek (1902-1976) ex-presidente do Brasil governou entre 1956 e 1960. Durante seu mandato construiu Brasília, a nova capital do País, inaugurada no dia 21 de abril de 1960. Juscelino Kubitschek (1902-1976) nasceu na cidade de Diamantina, em Minas Gerais, no dia 12 de setembro de 1902.
(disponível em https://www.ebiografia.com/juscelino_kubitschek/).
A respeito do governo JK, analise as sentenças a seguir.
I.JK direcionou a política econômica brasileira para o mais rápido crescimento dentro de um espaço o mais curto possível.
II.Seu governo se baseou na industrialização e investimentos pesados nos setores-base da sociedade. Para além disso, a construção de Brasília, um lugar central para a fixação da política federal brasileira.
III.Além dos objetivos que visavam assegurar um desenvolvimento para o Brasil, os investimentos colocados em prática durante o governo de JK asseguravam plena independência econômica frente ao capital estrangeiro.   
Está correto o que se afirma em:
Alternativas:
· a) apenas I
· b) apenas I e II
· c) apenas I e III
· d) apenas II e III
· e) I, II e III
4) Em 1951, Getúlio Vargas retornou a presidência da República, dessa vez por meio do voto popular. Vargas se candidatou pelo PTB e recebeu apoio do Partido Social Progressista (PSP), vencendo o pleito de 1950 com 48,7% dos votos. (disponível em https://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia-brasil/governo-vargas-1951-1954-suicidio-de-getulio-pos-fim-a-era-vargas.htm).
Sobre o governo de Vargas, analise as afirmativas a seguir.
I – Vargas é considerado um dos primeiros políticos populistas do Brasil, pois conseguiu se aproximar do seu eleitor com leis que beneficiaram os trabalhadores brasileiros, o que lhe garantiu o "título" de "Pai dos pobres".
II – Vargas era aberto às críticas feitas contra seu governo, permitindo o debate democrático com seus opositores, o que lhe conferiu confiabilidade na política nacional, permitindo que seu governo durasse tanto tempo.
III – Apesar dos avanços realizados nas áreas trabalhista e industrial, o período Vargas também foi marcado pela forte repressão política, com censura à imprensa e perseguição aos seus opositores políticos.
Está correto o que se afirma em:
Alternativas:
· a) apenas I
· b) apenas I e II
· c) apenas I e III
· d) apenas II e III
· e) I, II e III
5) Leia atentamente o fragmento abaixo.
É a lei de nº 6.683 e foi promulgada pelo presidente militar João Baptista Figueiredo no ano de 1979. A lei foi uma consequência de uma ampla mobilização social e também parte do projeto de reabertura democrática no Brasil". 
Assinale a alternativa que apresenta a lei referenciada no fragmento:
Alternativas:
· a) Lei da Liberdade.
· b) Lei da Ficha Limpa.
· c) Lei da Anistia.
· d) Lei Ditatorial.
· e) Lei da Diretas Já. 
Av2 - História do Brasil Republicano II
1) O Instituto de Pesquisas e Estudos Sociais (IPES) foi uma das organizações que auxiliaram na concretização do golpe de 1964. Fundado em 1961 tratou-se de uma organização não governamental (embora o conceito de ONG seja bem mais recente) que tinha por objetivo primordial derrubar Jango do poder e assim evitar uma suposta "invasão comunista" ao país. O grupo foi financiado, sobremaneira, pelo governo norte-americano durante a administração Kennedy.
Sobre essa temática, julgue as sentenças a seguir em verdadeiro (V) e falso (F).
( ) A marcha da Família com Deus foi um evento que demonstrava apoio de parcela da população a uma intervenção militar.
( ) A inflação é um dos problemas que vai se descontrolar no período militar e só será domado no governo Itamar Franco, na década de 1990, com a criação do plano real.
( ) Com a instalação do regime o presidente eleito foi deposto, o congresso nacional foi fechado com os mandatos sendo cassados. Instalou-se um sistema de bipartidarismo a partir de 1966.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta:
Alternativas:
· a) V - V - F
· b) V - F - V
· c) V - V - V
· d) F - V - V
· e) F - F - V
2) Se na política Juscelino era um seguidor do getulismo, defendendo a industrialização e a modernização, no campo econômico ele divergia do mentor, principalmente no que se referia ao influxo de capitais estrangeiros. "O que me interessa é a fábrica que o fulano tem, não o país onde ele mora", dizia. O abandono do discurso nacionalista de Getúlio fez com que seu governo atraísse os conservadores da União Democrática Nacional (UDN), conseguindo apoio quase unânime para seus projetos nos primeiros anos de mandato.
(disponível em https://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/como-foi-o-governo-de-juscelino-kubitschek/)
Sobre o governo de JK, analise as afirmações a seguir.
I. Conhecido também como "50 anos em 5", o Plano de Metas ou o Programa de Metas tinha inúmeros objetivos para serem alcançados naquela ocasião para o campo do desenvolvimento econômico.
II. O contexto histórico nesse período ainda apresentava um país marcado principalmente por uma população agrária, mas bem adiantado no que diz respeito aos diversos polos industriais existentes no Brasil. 
III. Acompanhando esses momentos importantes na nossa história, as ações iniciais de JK se dirigiam justamente pelo seguinte caminho: industrialização, energia
e siderurgia brasileiras. 
Está correto o que se afirma em:
Alternativas:
· a) apenas I
· b) apenas II
· c) apenas I e II
· d) apenas I e III
· e) I, II e III
3) Analise o fragmento a seguir.
Se tiveram aqueles que ficaram contra o golpe militar de 1964, outros saudaram o golpe como sendo um caminho confiável ao Brasil naquele momento. Grande parte do empresariado, proprietários rurais, Igreja católica e governadores dos estados considerados mais conservadores e alguns setores da classe média ficaram ao lado da intervenção militar na justificativa de tirar o Brasil da crise e das instabilidades daquele momento. O novo regime foi recebido com alívio pelo governo norte americano.
Aqueles que apoiaram a intervenção militar utilizaram como justificativa: 
Alternativas:
· a) As pedaladas fiscais colocadas em prática pelo então presidente João Goulart.
· b) A falta de competência política de Jânio Quadros e sua aliança com o governo cubano.
· c) A possível intervenção dos Estados Unidos nos assuntos políticos e econômicos brasileiros.
· d) Salvar o Brasil de um possível golpe socialista e também retirar o Brasil da crise econômica.
· e) A ascensão de grupos fascistas que ameaçavam a hegemonia política no Brasil. 
4) Análise o texto a seguir.
Depois de quase 30 anos, os brasileiros puderam finalmente votar para presidente da república, algo que não acontecia desde a eleição de Jânio Quadros. O pleito mobilizou a população. Para o segundo turno disputaram Fernando Collor de Melo e Luiz Inácio Lula da Silva. Com forte e bem planejado esquema de marketing, o ex-governador de Alagoas foi eleito. Com relação aos fatos mais marcantes do governo de Fernando Collor de Melo, podemos citar:
Alternativas:
· a) Forte desenvolvimento econômico e seguridade social.
· b) A desastrosa política econômica da ministra Zélia Cardoso de Mello e o sucesso no combate aos marajás. 
· c) A abertura das importações, que permitiu a entrada de produtos tecnológicos e o escândalo da Vale do Rio Doce. 
· d) O Confisco da poupança e o Impeachment, motivado pelo escândalo PC Farias.
· e) O Impeachment e o forte crescimento industrial
5) O ano de 1964 foi, durante muito tempo, apontado pela bibliografia pertinente como um golpe militar, contudo, há outros elementos que apontam uma participação civil efetiva, ao menos de certas camadas da sociedade civil que estavam diretamente interessadas num regime autoritário para a manutenção de seus privilégios.
Sobre esse contexto, analise as sentenças a seguir.
I.O Golpe de 1964 fundamentalmente aconteceu para barrar as reformas (trabalhistas e de base) que o governo João Goulart visava empreender. No dia 1 de abril, data em que a democracia foi efetivamente interrompida, essa questão foi discutida no congresso nacional.
II.A historiografia fala não apenas numa ditadura militar, mas antes numa ditadura civil-militar, posto que ela foi uma demanda da sociedade civil, mais especificamente da alta burguesia e de uma classe média urbana que temia perder seus privilégios caso as reformas fossem adiante. Essa "conquista" da classe média se deu por uma "doutrinação geral".
III.Esse combate ao "comunismo" era o discurso público dessas instituições, contudo o objetivo real passava por articular, a partir do golpe, "possíveis formas de inserção no Brasil das grandes empresas e do capital internacional".
Está correto o que se afirma em:
Alternativas:
· a) apenas I
· b) apenas I e II
· c) apenas I e III
· d) apenas II e III
· e) I, II e III

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando