Buscar

Teste

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

O projeto básico de uma obra de construção de escola deve conter os seguintes elementos:
	Especificações dos acabamentos de piso e paredes.
	Resposta 1 
	Relatório de sondagens.
	Resposta 2 
	Critérios de medição dos serviços.
	Resposta 3 
	Projetos das instalações hidráulicas e elétricas.
	Resposta 4 
Feedback
Sua resposta está correta.
O projeto básico de uma obra é composto por desenhos, memorial descritivo, especificações técnicas, planilha orçamentária e cronograma físico-financeiro. Dentre os desenhos, destacam-se os relatórios de sondagens, projetos das instalações (hidráulicas, elétricas e, se houver, ainda ar condicionado, elevadores, etc.), projetos estruturais (fundações, forma e armação), projeto de arquitetura, dentre outros. O caderno de especificações deve conter a descrição dos serviços bem como os respectivos critérios de medição. 
Questão 2
Correto
Atingiu 2,00 de 2,00
Marcar questão
Texto da questão
A prefeitura de um pequeno município brasileiro contratou uma empresa especializada para desenvolver o projeto de uma escola. Durante a elaboração dos projetos, a empresa apresentou algumas opções para a avaliação do gestor em relação à inclusão de quesitos de sustentabilidade ambiental. Assinale a alternativa correta.
 
a. Os quesitos de sustentabilidade considerados no projeto referem-se apenas aos materiais que farão parte da edificação após a sua conclusão, como telhas, tijolos, torneiras etc. O tratamento do entulho ou o reaproveitamento de materiais durante a execução da obra (como tábuas ou tijolos quebrados) são itens que não dizem respeito ao projeto.
b. Na escolha de soluções que agreguem quesitos de sustentabilidade ambiental é necessário ter cautela, pois há produtos que, embora sejam oferecidos como se fossem ambientalmente mais adequados, utilizam esse fator apenas como uma “propaganda enganosa” e geram impactos ambientais iguais ou até piores do que outros produtos convencionais. 
Este item está correto! Essa alternativa descreve a chamada “maquiagem verde”, que é
uma estratégia utilizada na promoção de produtos, aproveitando-se indevidamente da imagem positiva trazida pela ideia de sustentabilidade ambiental.
c. Não é viável incluir itens que contemplem a preocupação com a sustentabilidade ambiental no projeto de uma escola pequena, pois esses itens custam mais caro do que os convencionais e são mais difíceis de serem executados.
d. A melhor alternativa para a realização da obra é desconsiderar toda a vegetação existente no terreno original, prevendo sua retirada logo no início da obra, independentemente do projeto. Dessa forma o projetista e o gestor público terão maior liberdade para definir a posição do prédio e, consequentemente, maiores chances de desenvolver um bom projeto.
e. Foi identificado no mercado um revestimento composto de material reciclado, que custa metade do revestimento convencional equivalente. No entanto, a durabilidade desse material reciclado é de apenas 10 anos, correspondentes também à metade do tempo que dura o revestimento comum. Considerando-se exclusivamente essas informações, pode-se dizer que a adoção do revestimento composto de material reciclado é a alternativa mais adequada.
Feedback
Sua resposta está correta.
A inclusão de critérios relacionados à sustentabilidade ambiental nos projetos de edificações públicas é um dever do gestor e pode ser feita em qualquer projeto, seja de pequeno, médio ou grande porte. No entanto, essa inclusão deve levar em conta diversos critérios como a durabilidade, custo de implantação e manutenção, disponibilidade no mercado de peças de reposição e de profissionais qualificados para executar serviços necessários dentre outros fatores.
Questão 3
Correto
Atingiu 2,00 de 2,00
Marcar questão
Texto da questão
Antes de utilizar o projeto básico em uma licitação, o gestor deve observar os seguintes aspectos:
	Se o projeto está atualizado e não necessitará de modificações durante a execução da obra.
	Resposta 1 
	Se o projeto possui todos os elementos mínimos que possibilitam caracterizar a obra.
	Resposta 2 
	Se as condições inicialmente previstas na elaboração do projeto não foram alteradas em virtude do tempo.
	Resposta 3 
	Se todos os serviços da planilha estão previstos no projeto.
	Resposta 4 
Feedback
Sua resposta está correta.
Antes de utilizar o projeto básico em uma licitação, o gestor deve observar se o projeto possui todos os elementos mínimos que possibilitam caracterizar a obra, se todos os serviços da planilha estão previstos no projeto, se o projeto está atualizado e não necessitará de modificações durante a execução da obra e se as condições inicialmente previstas na elaboração do projeto não foram alteradas em virtude do tempo.
 
Questão 4
Parcialmente correto
Atingiu 1,50 de 2,00
Marcar questão
Texto da questão
Em regra, NÃO estão sujeitos ao licenciamento ambiental o(s) seguinte(s) empreendimento(s):
 
 
	Interceptores e/ou emissários de esgoto.
	Resposta 1 
	Parcelamento do solo.
	Resposta 2 
	Tratamento/disposição dos resíduos de saúde.
	Resposta 3 
	Empreendimento escolar.
	Resposta 4 
Feedback
Sua resposta está parcialmente correta.
Você selecionou corretamente 3.
Dentre os empreendimentos que necessitam de licenciamento ambiental, podemos destacar, dentre outros, os seguintes:
a)            estações de tratamento de água;
b)            interceptores, emissários, estação elevatória e tratamento de esgoto sanitário;
c)             tratamento e destinação de resíduos sólidos urbanos, inclusive aqueles provenientes de fossas;
d)            tratamento e destinação de resíduos industriais (líquidos e sólidos);
e)            tratamento/disposição de resíduos especiais tais como: de agroquímicos e suas embalagens usadas e de serviço de saúde, entre outros;
f)             recuperação de áreas contaminadas ou degradadas;
g)            parcelamento do solo;
h)            distrito e pólo industrial;
i)             complexos turísticos e de lazer.
 
Questão 5
Correto
Atingiu 2,00 de 2,00
Marcar questão
Texto da questão
Assinale a alternativa incorreta acerca do momento em que devem ser obtidas cada uma das licenças ambientais:
 
a. A licença de instalação deve ser obtida antes do início da obra.
b. A licença prévia deve ser obtida após a licitação, mas antes do início da execução da obra. 
A licença prévia deve ser obtida antes da conclusão do projeto básico.
c. A licença prévia deve ser obtida antes da conclusão do projeto básico.
d. A licença de instalação pode ser obtida antes da licitação.
Feedback
Sua resposta está correta.
O processo de licenciamento ambiental é composto pela licença prévia, licença de instalação e licença de operação. A licença prévia deve ser obtida antes da conclusão do projeto básico. A licença de instalação deve ser obtida antes do início da obra. A licença de operação deve ser obtida antes do início do funcionamento da obra.
Questão 6
Correto
Atingiu 2,00 de 2,00
Marcar questão
Texto da questão
Uma prefeitura municipal pretende captar recursos federais para executar um complexo educacional com vistas a atender demanda da população. Diante disso, o prefeito verificou que o município não possui, em seu quadro de servidores, pessoal qualificado para elaborar o projeto da obra. Dessa forma, o prefeito decidiu lançar uma licitação para contratação de empresa para confeccionar o projeto básico da obra. Dada essa situação hipotética, é correto afirmar que:
 
a. O termo de referência, o qual necessariamente acompanhará o edital, deverá ser minucioso e trazer informações completas que caracterizem com precisão quais são os parâmetros a serem respeitados na
elaboração do projeto, entre os quais, número de alunos atendidos, número de salas de aula, padrão de acabamento, métodos construtivos etc. 
Essa alternativa está correta. De fato, o termo de referência deverá mostrar exatamente o que se espera que seja desenvolvido no projeto como os aspectos de demanda a ser atendida, tamanho do empreendimento,
padrão de acabamento, métodos construtivos, considerações sobre conforto
térmico e acústico etc.
b. Como o objeto da licitação é exatamente contratar a elaboração do projeto básico da obra, não é necessário incluir no edital nenhum documento que caracterize quais são os parâmetros a serem seguidos e desenvolvidos no projeto.
c. Caso ainda não tenha sido decidido o terreno e a localização do empreendimento, o termo de referência deve ser genérico e não especificar esses requisitos;Caso ainda não tenha sido decidido o terreno e a localização do empreendimento, o termo de referência deve ser genérico e não especificar esses requisitos;
d. Não é necessário registrar ART de projetos que forem contratados junto a terceiros;
e. Se o programa de necessidades apontar uma demanda consolidada de 1.000 alunos para esse empreendimento num horizonte temporal razoável, o termo de referência da licitação deve mencionar que a obra deverá ser projetada para 2.000 alunos visto que a demanda pode aumentar ainda mais no futuro.
Feedback
Sua resposta está correta.
O termo de referência serve como o projeto básico para a contratação do projeto da obra. Ou seja, é o termo de referência quem vai dar a noção aos licitantes do escopo dos projetos que estão sendo licitados.
Por essa razão, o termo de referência deve ser preciso, completo e bem redigido, a fim de que todos os parâmetros que nortearão a elaboração do projeto sejam bem definidos.
Questão 7
Incorreto
Atingiu 0,00 de 2,00
Marcar questão
Texto da questão
A peça técnica que define claramente a concepção do objeto e as diretrizes a serem seguidas no empreendimento, com a representação de seus elementos, instalações e componentes de modo a possibilitar a avaliação do custo global da obra é o:
 
a. Anteprojeto.
b. Projeto básico. 
A assertiva está incorreta. A descrição refere-se à definição de anteprojeto.
c. Projeto executivo.
d. Estudo de viabilidade técnica e econômica.
Feedback
Sua resposta está incorreta.
O anteprojeto é a peça técnica que define claramente a concepção do objeto e as diretrizes a serem seguidas no empreendimento, com a representação de seus elementos, instalações e componentes de modo a possibilitar a avaliação do custo global da obra.
Questão 8
Correto
Atingiu 2,00 de 2,00
Marcar questão
Texto da questão
Uma Prefeitura pretende licitar um empreendimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Os projetos de parte desse empreendimento estão detalhados em nível de projeto básico e outra parte somente em nível de anteprojeto de engenharia, cujos documentos contemplam os seguintes aspectos: a estética do projeto arquitetônico nele já considerados os parâmetros de adequação à acessibilidade e aos impactos ambientais. Dessa forma, a Prefeitura optou por licitar o empreendimento com base na Lei 12.462/2011 (RDC) e, para definição do valor da obra, elaborou o orçamento todo com base em metodologia expedita ou paramétrica. Sobre esse caso hipotético, assinale a alternativa correta.
 
a. Por ser um anteprojeto, não seria obrigatório considerar nos documentos técnicos os parâmetros de adequação à acessibilidade e os impactos ambientais.
b. A estética do projeto arquitetônico poderia ser deixada para ser definida apenas na elaboração do projeto básico.
c. Ainda que utilize no edital o anteprojeto de engenharia, a Prefeitura poderia adotar qualquer uma das modalidades de licitação previstas no RDC.
d. A Prefeitura deveria elaborar seu orçamento em nível sintético, o mais detalhado possível, utilizando metodologia expedita ou paramétrica apenas para a fração do empreendimento não detalhada suficientemente pelo anteprojeto. 
Este item está correto! As estimativas de preço devem se basear em orçamento sintético tão detalhado quanto possível, balizado pelo Sinapi e/ou Sicro, devidamente adaptadas às condições peculiares da obra,
conforme o caso, devendo a utilização de estimativas paramétricas e a avaliação aproximada baseada em outras obras similares serem realizadas somente nas frações do empreendimento não suficientemente detalhadas pelo anteprojeto.
Feedback
Sua resposta está correta.
O anteprojeto de engenharia é admitido apenas na modalidade "contratação integrada" do RDC, e deve contemplar os documentos técnicos destinados à caracterização da obra ou serviço, incluindo:
a) a demonstração e a justificativa do programa de necessidades, a visão global dos investimentos e as definições quanto ao nível de serviço desejado;
b) as condições de solidez, segurança, durabilidade e prazo de entrega;
c) a estética do projeto arquitetônico; e
d) os parâmetros de adequação ao interesse público, à economia na utilização, à facilidade na execução, aos impactos ambientais e à acessibilidade
O orçamento elaborado com base no anteprojeto deve ser tão detalhado quanto possível, devendo a utilização de estimativas paramétricas e a avaliação aproximada baseada em outras obras similares serem realizadas somente nas frações do empreendimento não suficientemente detalhadas pelo anteprojeto.
Questão 9
Correto
Atingiu 2,00 de 2,00
Marcar questão
Texto da questão
Com relação aos critérios de acessibilidade utilizados na elaboração de projetos de obras públicas, assinale a alternativa correta:
 
a. Acessibilidade pode ser entendida como a possibilidade e condição de alcance para utilização, com segurança e autonomia, dos espaços, mobiliários e equipamentos urbanos, das edificações, dos transportes e dos sistemas e meios de comunicação, por pessoa portadora de deficiência ou com mobilidade reduzida. 
Este item está correto! A definição de acessibilidade indicada foi extraída do art. 2º, inciso I, da lei 10.098/2000.
b. A legislação já prevê a obrigatoriedade de que os profissionais responsáveis técnicos, na elaboração dos projetos, atendam aos requisitos de acessibilidade. Por isso, para se ter um projeto adequado do ponto de vista da acessibilidade, basta que o gestor público contrate um profissional habilitado.
c.
Para simplificar o projeto, é recomendável que os requisitos de acessibilidade sejam incluídos apenas nas etapas finais, promovendo-se adaptações após a definição dos espaços da edificação como salas, corredores, banheiros etc.
d. O conceito de acessibilidade diz respeito apenas ao acesso físico e à locomoção. Para compreendê-lo adequadamente, basta imaginar uma pessoa em cadeira de rodas.
Feedback
Sua resposta está correta.
A garantia da acessibilidade em edifícios públicos é um dever do Estado e, portanto, do gestor público. As leis 10.048/2000 e 10.098/2000, o decreto 5.296/2004 e a norma brasileira NBR 9.050/2004 da ABNT são referenciais importantes que trazem parâmetros a serem observados no cumprimento desse dever.
Questão 10
Correto
Atingiu 2,00 de 2,00
Marcar questão
Texto da questão
O projeto básico de uma obra deve conter as seguintes peças técnicas:
	Caderno de especificações técnicas.
	Resposta 1 
	Planilha orçamentária.
	Resposta 2 
	Memorial descritivo.
	Resposta 3 
	Cronograma físico-financeiro.
	Resposta 4 
Feedback
Sua resposta está correta.
O projeto básico de uma obra é composto por desenhos, memorial descritivo, especificações técnicas, planilha orçamentária e cronograma físico-financeiro.
 
Verdadeiro
Verdadeiro
Verdadeiro
Verdadeiro
Verdadeiro
Falso
Verdadeiro
Falso
Verdadeiro
Verdadeiro
Verdadeiro
Verdadeira
Verdadeira
Verdadeira
Verdadeira
Verdadeiro

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais