Buscar

Geografia Econômica (GEO15) prova discursiva

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Disciplina:
	Geografia Econômica (GEO15)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX ( Cod.:649767) ( peso.:4,00)
	Prova:
	22502544
	Nota da Prova:
	
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	Dados da EMBRAPA (2018) revelam que o Brasil é o segundo maior produtor mundial de soja, atrás apenas dos EUA. Na safra 2016/2017, a cultura ocupou uma área de 33,89 milhões de hectares, o que totalizou uma produção de 113,92 milhões de toneladas. Sobre a expressividade do cultivo deste grão, disserte sobre a relevância do cultivo da soja para a agricultura brasileira. 
FONTE: https://www.embrapa.br/soja/cultivos/soja1. Acesso em: 14 mar. 2019.
	Resposta Esperada:
A sojicultura é a grande responsável pelo recente crescimento da agricultura brasileira. A soja é cultivada em 17 dos 27 estados brasileiros. Ela responde por 12% das exportações brasileiras, ou 25% das exportações do agronegócio. O cultivo da soja no cerrado, região até há pouco tempo considerada inóspita à agricultura comercial, tornou-se possível graças aos resultados obtidos pelas pesquisas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). A produtividade média da soja vem aumentando nos últimos anos. A soja é ótima alternativa para a fabricação do biodiesel. O cultivo de soja no Brasil busca encontrar um padrão ecologicamente responsável com o uso de práticas de agricultura sustentável.
	2.
	A Geografia Econômica é um campo de estudo abrangente e complexo, no qual inserem-se temas relevantes na atualidade, tais como globalização, mundialização financeira e integração regional. Ressalta-se que a trajetória desta disciplina é antiga. Disserte sobre a retrospectiva histórica da geografia econômica.
	Resposta Esperada:
Ela remonta ao século XVI e está atrelada ao conhecimento mais abrangente da geografia. O conhecimento em geografia econômica foi se aprimorando ao longo dos anos devido ao desenvolvimento de mapas e diários de viagem que tinham várias descrições dos povos nativos, do clima, da paisagem e dos níveis de produtividade de vários locais. Os avanços da ciência denominada cartográfica contribuíram para que se formasse o campo de estudos da Geografia Econômica, em virtude das informações dispostas nos documentos cartográficos, foi possível identificar e estabelecer padrões de comércio transcontinental que levaram ao desenvolvimento da teoria e prática econômica a partir do século XVI.
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando