Buscar

engenharia de software AV3 uninassau

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1. Pergunta 1
/1
“Extreme Programming (XP) é uma metodologia de desenvolvimento de software, nascida nos Estados Unidos ao final da década de 90. Vem fazendo sucesso em diversos países, por ajudar a criar sistemas de melhor qualidade, que são produzidos em menos tempo e de forma mais econômica que o habitual.”
Fonte: DESENVOLVIMENTO ÁGIL. Extreme programming. Disponível em: <http://www.desenvolvimentoagil.com.br>. Acesso em: 31 mar. 2019.
O trecho acima trata da origem do método Extreme Programming e suas características. A partir dessas informações e do conteúdo estudado a respeito do Extreme Programming, é possível afirmar que os seus requisitos acontecem em forma de cenários, cuja implementação:
Correta
(A) ocorre de maneira direta ...
Ocultar outras opções 
1. 
ocorre de maneira direta a uma série de atividades onde os programadores desenvolverão testes para cada uma delas, na fase anterior a escritura do código.
Resposta correta
2. 
participação do cliente junto com a equipe de desenvolvimento tem a missão de estabelecer quais os testes de aceitação dos sistemas descartados.
3. 
participação do cliente se refere à priorização e especificação de requisitos, ou seja, diferentes das equipes de desenvolvimento.
4. 
criação de projetos simples evita o prolongamento das mudanças no sistema e garantir a manutenção da simplicidade.
5. 
são fundamentados em métodos que agem como pilares na decisão da funcionalidade inclusa no incremento do sistema.
2. Pergunta 2
/1
“Uma forma de utilizar o modelo cascata é quando precisamos fazer adaptações ou aperfeiçoamentos em um sistema já existente. Por exemplo, quando temos um sistema já pronto e precisamos fazer uma adaptação porque alguma lei governamental foi alterada ou criada”.
Fonte: DEVMEDIA. Introdução ao Modelo Cascata. Disponível em: <https://www.devmedia.com.br/introducao-ao-modelo-cascata/29843>. Acesso em 31 mar. 2019.
O trecho acima trata de uma das utilizações do método cascata. Baseado no conteúdo e no trecho citado, podemos afirmar que o modelo Cascata também se caracteriza por:
Incorreta
(C) ser um modelo que se ... está correta
Ocultar outras opções 
1. 
conceituar que a forma que o projeto será traduzido está relacionada à etapa de manutenção.
2. 
entender que os profissionais de qualquer área do conhecimento possuem os atributos para compreender a origem dos programas desenvolvidos.
3. 
ser um modelo que se origina de uma abordagem sistemática, sequencial ao desenvolvimento do software. 
Resposta correta
4. 
considerar o fato de que um software compõe um sistema mais restrito, através da Análise e Engenharia de Sistemas.
5. 
prever, através da codificação, possíveis mudanças que o software sofrerá após a entrega ao cliente final.
3. Pergunta 3
/1
“A reutilização de software se baseia no uso de conceitos, produtos ou soluções previamente elaboradas ou adquiridas para criação de um novo software, visando melhorar significativamente a qualidade e a produtividade”.
Fonte: DEVMEDIA. Reutilização de Software. Revista Engenharia de Software Magazine, n. 39. Disponível em: <https://www.devmedia.com.br/reutilizacao-de-software-revista-engenharia-de-software-magazine-39/21956>. Acesso em: 31 mar. 2019.
Assim, considerando as informações apresentadas e os conteúdos estudados, analise as tarefas das unidades de software e associe-as às suas respectivas características:
1) Reuso de Sistema.
2) Reuso de Componentes.
3) Reuso de objetos e funções.
( ) Define qual os elementos que compõem um software e implementam uma única função podem ser reusados.
( ) Acontece quando esses componentes, alterando o seu tamanho independentemente de serem subsistemas ou objetos únicos, possam ser reusados.
( ) Ocorre quando um determinado sistema é reusado na integra, ou seja, na sua totalidade, em outros sistemas.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Correta
(D) 3, 2, 1
Ocultar outras opções 
1. 
2, 1, 3.
2. 
2, 3, 1.
3. 
1, 2, 3.
4. 
3, 2, 1.
Resposta correta
5. 
3, 1, 2.
4. Pergunta 4
/1
“O paradigma Técnicas de Quarta Geração (4GT) da engenharia de software concentra-se na capacidade de se especificar software a uma máquina em um nível que esteja próximo à linguagem natural ou de se usar uma notação que comunique uma função significativa.”
RUP – RATIONAL UNIFIED PROCESS. 4GL: O Que São as Técnicas de 4ª Geração. Disponível em: <https://tec4rup.wordpress.com/2010/05/13/o-que-sao-as-tecnicas-de-4%C2%AA-geracao/>. Acesso em 31 Mar. 2019.
O trecho acima traz a definição de das técnicas de 4ª Geração. A partir dessas informações e do conteúdo estudado, é possível afirmar que o modelo 4 GT se subdivide, sequencialmente, em:
Correta
(D) Obtenção dos requisitos, ...
Ocultar outras opções 
1. 
Obtenção dos requisitos, Estratégia de marketing, Implementação usando 4 GL, Testes.
2. 
Obtenção dos requisitos, Estratégia do projeto, Implementação usando metas, Testes.
3. 
Obtenção dos controles, Estratégia do projeto, Implementação usando 4 GL, Testes.
4. 
Obtenção dos requisitos, Estratégia do projeto, Implementação usando 4 GL, Testes.
Resposta correta
5. 
Obtenção dos requisitos, Estratégia do projeto, Implementação usando 4 GL, Testes Estatísticos.
5. Pergunta 5
/1
“As metodologias ágeis surgiram nos últimos anos como uma alternativa aos métodos tradicionais de gestão de projetos de TI. Por exemplo SCRUM, XP, Lean etc. Elas são conhecidas por sua maior flexibilidade, capacidade de se adaptarem a mudanças no ambiente de trabalho e ciclos com duração reduzida.”
Fonte: MOREIRA, Esdras. Descubra o que são os métodos ágeis e sua aplicação além da TI. Disponível em: <http://introduceti.com.br/blog/descubra-o-que-sao-os-metodos-ageis-e-sua-aplicacao-alem-da-ti/>. Acesso em: 31 mar 2019.
O trecho acima retrata os conceitos e funcionalidades dos métodos ágeis. A partir dessas informações e do conteúdo estudado, pode-se concluir que o diferencial dos Métodos Ágeis está na:
Correta
(A) entrega rápida do produto...
Ocultar outras opções 
1. 
entrega rápida do produto aos clientes, que ao receberem o software podem opinar sobre mudanças posteriores no sistema.
Resposta correta
2. 
rigidez necessária ao sistema para evitar que as transformações nos requisitos sejam limitadas.
3. 
baixa participação do cliente com os processos de desenvolvimento e com a equipe de maneira geral.
4. 
busca por um desenvolvimento do software complexa já que o sistema exige estas condições.
5. 
fundamentação ocorrida nos processos, ou seja, nas habilidades operacionais e menos na equipe. 
6. Pergunta 6
/1
“A aplicação de Lean Software Development pode ajudar equipes de desenvolvimento de software a atingirem maior nível de maturidade em termos de qualidade e velocidade, entendendo e estudando seu processo atual, e trabalhando constantemente na identificação e eliminação de desperdícios.”
Fonte: DEVMEDIA. Lean Software Development: Java Magazine 81. Disponível em: <https://www.devmedia.com.br/extreme-programming-conceitos-e-praticas/1498>. Acesso em: 31 mar. 2019.
O trecho acima trata das funcionalidades da aplicação do Lean Software Development. A partir dessas informações e do conteúdo estudado a respeito dos processos de desenvolvimento de produtos, o conceito que está relacionado à criação e execução do produto pode ser denominado como:
Incorreta
(E) linha determinística está correta
Ocultar outras opções 
1. 
modelo Scrum.
2. 
linha empírica.
3. 
lean.
4. 
modelo TPS.
5. 
linha determinística.
Resposta correta
7. Pergunta 7
/1
“Gestores de TI interessados em otimizar a governança e em ampliar os resultados da área precisam estar atentos a essas inovações, e é relevante conhecer melhor o que é DevOps. Em essência, esse modelo aproxima o desenvolvimento da operação com o objetivo de simplificar processos, integrar áreas, alcançar maior qualidade nas entregas e reduzir o tempo de resposta ao cliente.”
Fonte: GAEA ENGENHARIA. DevOps. Disponível em: <https://gaea.com.br/o-que-e-devops-conceito/>. Acesso em 31 Mar. 2019.
O trecho acima retrata a importância da aplicação do DevOps dentro
das organizações. A partir dessas informações e do conteúdo estudado, é possível afirmar que o termo DevOps pode ser definido para:
Correta
(E) utilização de processos ...
Ocultar outras opções 
1. 
aplicar feedback às equipes que estão inseridas nas etapas do ciclo de vida do software ou serviço.
2. 
implementar serviços que reduzam o desenvolvimento do negócio e criem um ambiente para a execução de um projeto.
3. 
possibilitar a liberação rápida e contínua das versões mais antigas de serviço ou software.
4. 
transferência limitada de experiência e conhecimento entre as áreas de desenvolvimento, operações e apoio.
5. 
utilização de processos automatizados direcionados à produção mais veloz e estável dos serviços e aplicações.
Resposta correta
8. Pergunta 8
/1
“Após o término do primeiro incremento o cliente utiliza e avalia esse incremento fornecendo posteriormente um resultado ou feedback. Com base nesse resultado fornecido pelo cliente o próximo incremento é planejado considerando a modificação do primeiro incremento, caso seja necessário, de acordo com o feedback do cliente.”
Fonte: DEVMEDIA. Introdução aos Processos de Software e o Modelo Incremental e Evolucionário. Disponível em: <https://www.devmedia.com.br/reutilizacao-de-software-revista-engenharia-de-software-magazine-39/21956>. Acesso em: 31 mar. 2019.
O trecho acima trata da importância do modelo incremental no processo de desenvolvimento do software. Baseado no trecho e no conteúdo estudado, é possível afirmar que o modelo incremental, assim como o modelo cascata, pode:
Correta
(A) aplicar sequências ...
Ocultar outras opções 
1. 
aplicar sequências lineares de forma escalonada, ao longo do tempo, gerando um incremento dos softwares finalizados para o cliente.
Resposta correta
2. 
tornar viável a inserção de um modelo que desenvolva softwares de uma maneira esporádica.
3. 
verificar que alguns projetos de software estabelecem requisitos iniciais de software de maneira variada.
4. 
disponibilizar, de maneira limitada, certo conjunto funcional direcionado aos usuários.
5. 
permitir que os requisitos básicos sejam reduzidos para viabilizar o funcionamento do software.
9. Pergunta 9
/1
“[...] o engenheiro de software atua no desenvolvimento de programas, sua manutenção e adequação a diferentes processos produtivos, de forma a garantir maior desempenho e produtividade.”
Fonte: GUIA DO ESTUDANTE. Engenharia de Software. Disponível em: <https://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/engenharia-de-software/>. Acesso em: 31 mar. 2019.
Este trecho refere-se às atribuições de um profissional da área de Engenharia de Software. A partir dessas informações e do conteúdo estudado a respeito, é possível afirmar que o objetivo da Engenharia de Software é:
Incorreta
(C) disponibilizar um ... está correta
Ocultar outras opções 
1. 
abortar ações relacionadas e planejamento e estimativa de projetos, além da avaliação de requisitos.
2. 
dispensar o uso de técnicas que garantam a qualidade do software e a introdução de uma mentalidade que envolva coordenação.
3. 
disponibilizar um software que se caracterize por ser de baixo custo e que ofereça confiabilidade e eficiência.
Resposta correta
4. 
extinguir as ferramentas que ofereçam apoio, seja de forma automatizada ou não, aos métodos aplicados.
5. 
utilizar métodos de maneira distinta desde que utilize um conjunto de ferramentas que automatizem esses métodos.
10. Pergunta 10
/1
“O desenvolvimento de softwares é uma área que oferece inúmeras ferramentas para potencializar o desempenho dos profissionais envolvidos em seus processos. E um dos fatores que desponta como um grande diferencial é o Rapid Application Development, ou RAD. O método vem sendo amplamente aderido e pode revolucionar os processos de desenvolvimento em uma empresa.”
Fonte: CRONAPP. Como aplicar o RAD no desenvolvimento de softwares? Disponível em: <https://www.cronapp.io/pt-br/como-aplicar-o-rad-no-desenvolvimento-de-softwares/>. Acesso em: 31 mar. 2019.
O trecho se refere à importância do método RAD dentro das organizações. Assim, considerando as informações apresentadas e os conteúdos estudados, analise as etapas do modelo RAD e associe-os às suas respectivas características:
1) Comunicação
2) Planejamento
3) Modelagem
4) Construção
5) Implantação
( ) Determina a referência para as iterações subsequentes caso haja necessidade.
( ) Abrange as fases relacionadas a negócios, dados e processos e determinam as representações de projeto.
( ) Atua para compreender os problemas do negócio, além das características de informação que são acomodadas pelo software.
( ) Auxilia as diversas equipes de software a executarem as suas atividades em conjunto baseadas nas diferentes funções do sistema.
( ) Destaca a utilização de componentes de software preexistentes. Essa fase também se destaca pela aplicação da geração automática de código.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Correta
(B) 5, 3, 1, 2, 4
Ocultar outras opções 
1. 
4, 1, 2, 5, 3.
2. 
5, 3, 1, 2, 4.
Resposta correta
3. 
3, 1, 2, 5, 4.
4. 
2, 5, 4, 3, 1.
5. 
1, 2, 4, 5, 3.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando