A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
Projeto Integrador - CRM - Cerveja Skol - Grupo 11

Pré-visualização | Página 3 de 4

de acordo com um executivo da empresa a mesma espera ter os custos de produção aumentado em 15% por conta de variação cambial e aumento dos preços de commodites.
Sem citar nomes o executivo nota um comportamento atípico de precificação dos competidores e diz que essa prática não é sustentável portanto, a Ambev não fará o mesmo.
Tabela comparativa de preços com base no mercado de São Paulo capital.
Produto de referência: Cerveja Skol lata 375ml.
2.3.3 PRAÇA
	A cerveja Skol, assim como as demais marcas da Cervejaria AMBEV, possui uma complexa malha de distribuição de seus produtos, da qual fazem parte distribuidoras de bebidas, franquias e estabelecimentos comerciais.
De acordo com os Relatórios Anuais 2017 e 2018 da AMBEV, após a fabricação os seus produtos são encaminhados para 104 Centros de Distribuição Direta espalhados por todo Brasil. Estes, por sua vez, alimentam outras distribuidoras de bebidas e diversos pontos de venda finais, como supermercados, bares, restaurantes, padarias, armazéns, mercados, franquias e deliveries. Os produtos AMBEV estão presentes em aproximadamente 1 milhão de pontos de venda em todo território nacional.
Ainda de acordo com os relatórios, novos modelos de venda estão sendo desenvolvidos para atender aos diferentes hábitos se consumo do brasileiro. Em relação aos clientes que consomem os produtos em sua própria casa, um crescimento significativo de vendas tem ocorrido através de modelos deliveries, tais como o www.emporiodacerveja.com.br, o maior site de vendas de cerveja pela internet no Brasil.
Já em relação aos clientes que possuem hábito de consumo fora de casa, diversas iniciativas têm sido implementadas para melhorar a experiência do shopper no ponto de venda. Os bares, principais envolvidos no sistema de distribuição da AMBEV, tem sido os maiores alvos estratégicos. Pequenos eventos itinerantes de música estão sendo realizados nesses pontos de venda em todo Brasil, como forma de aumentar a identificação do shopper com a cerveja Skol e com as demais marcas da AMBEV. Além disso, outras ações estão sendo implementadas, como a expansão de garrafas de vidro retornáveis de 1 litro, aumento da acessibilidade aos consumidores, e melhorias desses pontos de venda, incluindo a distribuição de novos coolers e materiais comerciais.
Ainda em relação aos bares, estudo recente do banco Credit Suisse e publicado pela revista Exame apontou que a Skol segue liderando o mercado de bares na periferia de São Paulo, maior mercado consumidor de cerveja do Brasil. Segundo o relatório, esse sucesso pode ser explicado, em partes, pela notória capacidade de distribuição da AMBEV, importante vantagem competitiva frente aos seu principais concorrentes, como a Heineken, que não possui ainda uma malha de distribuição bem desenvolvida.
Sendo assim, pode-se notar que a cerveja Skol possui um sistema de distribuição altamente complexo e grandioso, no qual estão envolvidos Centros de Distribuição, distribuidoras terceirizadas, bares, deliveries e muitos outros estabelecimentos comerciais. No entanto, esta complexa malha logística mostra-se eficiente, a ponto de se tornar uma importante vantagem competitiva frente aos seus concorrentes, resultado da alta capilaridade e dos ganhos de escala alcançados.
2.3.4 PROPAGANDA
A marca Skol busca atingir o público estabelecendo a ideia de juventude e diversão, também faz uso das mídias tradicionais e online. Nos anúncios de TV, Jornal e Revista, buscamos traduzir em pouco tempo e espaço a mensagem descontração.
A Skol também viu a necessidade de estar presente nas mídias sociais. Utilizando os meios digitais para atingir seu público, com campanhas divertidas e inovadoras que envolvem o consumidor em seu mundo leve e alegre e propõe a participação em promoções.
Segundo a Ambev com seu código de Marketing e Comunicação Responsável: Como empresa líder no setor de cervejas e com o sonho de ser “A Melhor Empresa de Bebidas, Unindo as Pessoas por um Mundo Melhor”, temos a obrigação de comercializar e promover os nossos produtos sempre de modo responsável. Queremos promover uma cultura de consumo inteligente e, como tal, estamos empenhados em reduzir o consumo nocivo das nossas cervejas. Para isso, precisamos atuar na forma como comunicamos os nossos produtos.
Nosso Código de Marketing e Comunicação Responsável, juntamente com o Código de Ética do CONAR, nos ajuda a garantir que os nossos anúncios publicitários sejam sempre honestos, verdadeiros, responsáveis e respeitem as diferenças culturais entre os diversos mercados. O cumprimento de ambos os Códigos é obrigatório e aplicá-los no nosso dia a dia faz parte do nosso compromisso com um mundo melhor.
3 PROBLEMATIZAÇÃO
Tivemos uma queda nas vendas no último trimestre, desde que foi formada em1999 a empresa dominou o mercado nacional de cervejas e sua gestão tem sido copiada por grandes empresas brasileiras como um exemplo a ser seguido.
Apesar de ter mantido o copo cheio por tanto tempo os resultados neste terceiro trimestre que parecem apontar para o fim dessa era dourada.
Sofremos uma queda de vendas depois de reajustarmos os preços, mas tudo está sob controle. Houve um ajuste no mercado com nicho de cervejas mais econômicas crescendo e colocando pressão no segmento principal.
Compensamos isso em parte com as vendas no segmento premium, que é mais lucrativo que são as nossas marcas importadas Budweiser, Stella Artois e Corona que são consideradas premium assim como as nacionais Serramalte e Original.
O consumidor está mais cauteloso e racional. As classes A e B estão dispostos a comprar cervejas de maior preço, mas de melhor qualidade. Enquanto isso o cliente classe C demonstra interesse em consumir marcas mais conhecidas, mas sofre com a redução do seu poder de compra.
Sabor, um dos rótulos da Ambev que mais sofre é exatamente o principal a Skol, a cerveja tem pela frente um desafio inédito. Até recentemente a leveza era a característica, mas buscada pelos clientes brasileiros.
Mas nos últimos tempos o quesito sabor passou a rivalizar pela posição de preferência. A Ambev está um posicionar a Brahma como uma marca de sabores diferentes. Já estão disponíveis sete tipos diferentes da marca nas gôndolas de supermercados.
A Skol também recebeu um leve redirecionamento com o lançamento recente da Skol Hops, que traz mais malte e lúpulo aromático em sua formula para combater as críticas de que as cervejas principais da companhia exageram no cereais não-maltados, como o milho e o arroz.
Acreditamos e temos muita confiança em nossa estratégia comercial e nas diversas iniciativas de nossas plataformas de crescimento.
Iremos investir em uma linha de frente do mercado premium com lançamentos Skol Hops e puro malte.
Acreditamos que há espaço no mercado para rótulos com diferentes sabores. Os consumidores buscam variedades para ter experiência com diferentes líquidos em ocasiões distintas.
Ambev aposta em um portifólio robusto, cujo objetivo é oferecer opções para os mais diversos gostos, perfis de consumidores e ocasiões de consumo.
4 METODOLOGIA
A marca Skol está relacionada a um produto de qualidade. Caminhando junto a isso, tem uma proposta relevante na vida dos consumidores, genuína e verdadeira, e forte ligação de imagem e identidade. Isso vem sendo construído pela coerência do discurso da marca ao longo dos anos e sua crença em princípios proprietários, que são claramente difundidos em sua comunicação, a marca agrega valores e não apenas produto. 
A partir daí, a marca tem de ter consistência na entrega em todos os pontos de contato com seus consumidores, criando experiências únicas e fazendo as pessoas viverem da melhor forma tudo aquilo a que a marca se propõe a oferecer, respeitando as diferenças das diversidades e públicos. 
Além disso, Skol vem entregando um olhar mais atento às mulheres e LGBT. Fizeram ações que sacudiram o mercado e lançaram um olhar especial para causas importantes nos últimos 12 meses. Em junho, a ação Marcas Aliadas reuniu 15 grandes marcas no mês do Orgulho LGBT e cada uma doou

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.