Buscar

Caso concreto 3 - D Processual I

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Nome: Caroline Gomes da Silva / Matrícula: 201807124941
1ª Questão. Antônio propõe uma ação de indenização por danos materiais em função da demora da entrega do material de construção pela loja Construa Tranquilo LTDA. O material é indispensável para a execução de um projeto de reforma grandioso na casa de Antônio e mesmo diante do pagamento, a loja demorou mais de dois meses para fazer a entrega paralisando em parte a execução da obra. A ação foi distribuída para a 1ª Vara Cível da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, local onde Antônio reside e coincidentemente está localizada a loja de construção. Uma semana depois, Antônio resolve promover contra a mesma empresa, por conta deste atraso na entrega, uma ação de indenização por danos morais. Indaga-se: Estas ações são conexas? A segunda pode ser distribuída por dependência? Justifique.
Resposta: As ações são sim conexas de acordo com o art. 55,§ 1/NCPC, que diz: “Reputam-se conexas 2 (duas) ou mais ações quando lhes for comum o pedido ou a causa de pedir. § 1º Os processos de ações conexas serão reunidos para decisão conjunta, salvo se um deles já houver sido sentenciado.
0000539-88.2018.8.19.0079 – APELAÇÃO
	1ª Ementa
	Des(a). CARLOS EDUARDO MOREIRA DA SILVA - Julgamento: 04/02/2020 - VIGÉSIMA SEGUNDA CÂMARA CÍVEL
APELAÇÃO CÍVEL. APELAÇÃO CÍVEL. DIREITO DO CONSUMIDOR. PLANO DE SAÚDE. NEGATIVA DE COBERTURA. Ação de obrigação de fazer cumulada com indenização por danos morais, conexas pela causa de pedir, propostas em face de operadora de plano de saúde fundada em negativa de cobertura para tratamento de que necessitava a autora, segundo prescrição médica. Incontroversa a celebração de contrato de seguro saúde, até porque, não nega a parte ré, bem como a negativa para a realização de procedimento denominado "radioblação" de que necessita, bem como o fornecimento dos materiais necessários. Qualquer cláusula restritiva ou limitativa que impeça a obtenção do resultado necessário ao tratamento, deve ser considerada abusiva e, por conseguinte, nula, consoante dispõe o art. 51, IV, IX do CDC. Sustenta a Apelante que a ANS incluiu em seu Rol apenas a ablação de tumor hepático primário, no entanto, tal alegação não merece prosperar, já que este não é taxativo, apresentando apenas listagem mínima obrigatória de exames, consultas, cirurgias e demais procedimentos que devem ser oferecidos aos usuários pelas operadoras de planos de saúde, devendo ser ressaltado que os contratos de plano de saúde envolvem direitos fundamentais à saúde e à dignidade da pessoa humana, que devem prevalecer sobre qualquer outra norma. Falha na prestação do serviço pela negativa injustificada para cobertura contratual. Dano moral evidenciado. Quantum indenizatório em R$ 12.000,00 (doze mil reais), que se conforma aos critérios da razoabilidade e proporcionalidade, bem como às peculiaridades do caso e às finalidades do instituto. Manutenção da sentença. RECURSO DESPROVIDO.
2ª Questão No que tange aos critérios de modificação de competência,
Respsota: e) quando houver continência e a ação continente tiver sido proposta anteriormente, no processo relativo à ação contida será proferida sentença sem resolução de mérito, caso contrário, as ações serão necessariamente reunidas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando