Buscar

aula 1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Atividade 1 a ser postada no portfólio 1 .
Sempre consulte os critérios avaliativos postados no quadro de avisos.
1-Para que você realize com sucesso a atividade que segue , releia a aula 1 , tantas quantas vezes se faça necessário, vá à ferramenta Arquivo e leia o texto intitulado “História da Linguística 1” .Se necessário vá `a rede também e pesquise .
Reflita sobre o que leu e elabore um texto expositivo, que não ultrapasse as 16 linhas,expondo acerca dos estudos sobre a linguística , assim como conceito, objeto e os modelos teóricos da mesma.
Seja claro em suas exposições e lembre-se de que seu texto é um texto acadêmico que deve seguir a norma padrão da língua Portuguesa e atentar à coesão e coerência textuais.
Seu texto pode/deve basear-se em leituras , pesquisas , mas de forma alguma deve conter cópias de trechos de outros textos ,sem as devidas citações , caso seja necessário, ou de outros colegas.
Não faça parágrafos com menos de 4linhas!Use times 12 , cor preta e e nunca apenas 1 parágrafo.
R: Texto
Linguística
Este termo surgiu e foi empregado em meados do século XIX com o intuito de diferenciar os caminhos para os estudos da linguagem dos métodos tradicionais. Obteve êxito pois a Ciência Linguística ficou conhecida e ensinada na década de 60. Na antiguidade nos primeiros séculos surgiu uma tradição gramatical nomes/substantivos em sumério e com o tempo foi trocado por outra língua o acádio. 
Já na idade média o latim era a língua mais importante, mais apreciada, aos poucos os estudiosos acabaram desejando uma língua mais pura sem estrangeirismo na pronúncia, foi aí que começou a surgir as gramáticas pedagógicas do latim para nativos de outras línguas. 
A linguística ao longo do tempo foi mudando o foco para um sistema estruturado, o linguista suíço Ferdinand de Saussure conhecido como pai da linguística moderna, foi o responsável por essa mudança, Saussure defendeu a conceituação e a arbitrariedade do signo linguístico.
Hoje com mais de 7.000 línguas faladas, e com inúmeros recursos a seu favor, como gravadores de áudio e vídeo, computadores, tem facilitado o trabalho desses pesquisadores, os linguistas continuam a tarefa de documentação e descrição das línguas e se aprofundam nos estudos da linguística descritiva, a psicolinguística, a pragmática e a análise de conversação, a sociolinguística, a linguística computacional.
Referência: Disponível em:< www.unigranet/materialdeaula/arquivo.>Acesso em 12 set. 2017.
2- Leia atentamente:
Noam Chomsky distingue: competência de desempenho ;
 
A competência linguística é a porção do conhecimento do sistema linguístico do falante que lhe permite produzir o conjunto de sentenças de sua língua: é um conjunto de regras que o falante construiu em sua mente .
O desempenho corresponde ao comportamento linguístico, o qual resulta ,não somente da competência linguística do falante, mas também de fatores não linguísticos de ordem variada, como: convenções sociais, crenças, atitudes emocionais do falante em relação ao que diz, pressuposto sobre as atitudes do interlocutor ,entre outros.
Leia a tirinha que segue:
 
A partir da tirinha lida , explique em um pequeno texto , no máximo de 10 linhas , a competência e o desempenho linguístico dos personagens. 
Não faça parágrafos com menos de 4 linhas! Use times 12 , cor preta e nunca apenas 1 parágrafo.
R: Competência linguística é quando o indivíduo sabe determinado assunto, mas não consegue transmitir com clareza o que sabe, para que o outro possa entender, como no caso do Chico da tirinha acima, onde ele não conseguiu se expressar, não usou as palavras com clareza deixando o outro sem entender o que ele quis dizer.
Desempenho, é o saber fazer, o indivíduo além de saber, consegue transmitir o que sabe com clareza, sabe usar as palavras de maneira que o outro possa entender o que está querendo transmitir, saber usar as palavras, argumentar faz-se necessário em nosso dia a dia, para que possamos nos expressar e atingir o desejado, não basta somente saber para obter êxito, para ser entendido, tem que saber oralizar, verbalizar o que se sabe, somente assim haverá um diálogo coerente.
3-Tomando como ponto de partida a aula número 3, e ainda, o texto que está na ferramenta arquivo, intitulado : “ O preconceito linguístico” ,elabore um texto reflexivo, sem uso da primeira pessoa do singular , e que não ultrapasse as 12 linhas, o qual trate sobre a importância do professor , que trabalha com alfabetização , em compreender a linguagem enquanto instrumento maior de interação da criança com o mundo ,tendo claro, enquanto educador, a forma como deve ser abordada a linguagem no contexto educacional: escola.
Não faça parágrafos com menos de 4linhas!Use times 12 , cor preta e nunca apenas 1 parágrafo.
 Brasil que abraça diversas culturas, mas arranca-lhes a essência.
R: O Brasil é um país com diversas etnias, abriga riquezas únicas de cada cultura que deveriam ser exploradas, discutidas, respeitadas nas escolas, deveriam compartilhar essa riqueza de cultura, modos diferentes de falar, mas infelizmente não é o que se encontra nos livros didáticos e dentro de sala de aula.
O que se vê é o preconceito que camuflado abafa e tenta matar toda essa riqueza de detalhes de cada indivíduo, sua verdadeira identidade, a escola sem se dar conta tem sufocado a identidade do ser humano, tirando dele seus modos de falar, pensar e agir conforme seus costumes e suas crenças.
Os professores precisam acordar e começar a enxergar a beleza que existe em cada cultura e começar a trabalhar isso em sala de aula, ensinando nossas crianças a respeitarem a cultura de cada um, e não ver como um erro a maneira do outro falar, ensinando a norma culta da língua portuguesa, mas sem sufocar a essência de cada um.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando