Buscar

AV APREN 1 TSP II PSICANÁLISE

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	A descarga emocional pela qual um indivíduo se liberta do afeto que acompanha a recordação de um acontecimento traumático refere-se a:
		
	
	NEUROSE
	
	DESLOCAMENTO
	 
	AB-REAÇÃO
	
	CONDENSAÇÃO
	
	ATO FALHO
	Respondido em 26/09/2020 21:12:27
	
Compare com a sua resposta: O complexo de Édipo representa um conjunto de desejos amorosos e hostis que a criança sente em relação aos pais. Seu apogeu é vivenciado pela criança entre os três e cinco anos de idade, durante a fase fálica e seu declínio marca a entrada na fase de latência. O complexo de Édipo marca a estrutura da personalidade do indivíduo, e organiza em modos diversos de articulação do desejo e da lei. De acordo com a psicanálise, o complexo de Édipo é o principal eixo de referência psicopatológico.
	
		2
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	           
Indique a alternativa que expressa corretamente as razões para o abandono da hipnose
pela psicanálise:
		
	 
	A hipnose frequentemente gerava uma dependência do terapeuta, os sintomas retornavam deslocados, deixava o sujeito numa posição passiva no processo de cura.
	
	Nessa decisão não houve uma participação dos pacientes de Freud que inclusive pediam para continuar a ser hipnotizados como foi o caso de sua paciente Fanny Moser.
	
	Em termos bem diretos, Freud tinha medo de ser confundido com um charlatão por ser hipnotizador.
 
	
	O abandono da hipnose provavelmente se deu devido ao início do emprego do método catártico.
	
	Sigmund Freud não era um hipnotizador eficiente, por isso teve de desistir de continuar hipnotizando seus pacientes.
	Respondido em 26/09/2020 21:14:16
	
Compare com a sua resposta:
Aluno deverá explicar a dinâmica da pulsão. 
	
		3
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Freud percebeu que uma simples descarga emocional não resolvia os problemas e os sintomas reapareciam. E nem todos os pacientes eram sugetionáveis à hipnose. Considere as afirmações abaixo: I ¿ Os sintomas histéricos tinham sua origem em perturbações emocionais do passado; II ¿ Os acontecimentos pertubadores do passado podiam sofrer uma completa repressão; III ¿ A descarga de emoções reprimidas não tinha nenhum valor terapêutico. Assinale somente uma alternativa correta.
		
	
	III
	
	I
	
	II e III
	 
	I e II
	
	II
	Respondido em 26/09/2020 21:16:16
	
Compare com a sua resposta: O aluno deverá, em sua resposta: Identificar a diferença entre a abordagem de Freud e a da medicina da época em relação à clínica da histeria. Localizar historicamente a associação de Freud à técnica da hipnose. Articular o método catártico e a hipótese etiológica da histeria em Freud e o desenvolvimento da associação livre. Entre os personagens aos quais o aluno deverá fazer referência estão: Jean Martin Charcot, Josef Breuer, Ana O. Etc.
	
		4
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Bianca trabalha com Telemarketing, e é bastante conhecida por ser uma pessoa extremamente alegre, simpática, muito falante. No entanto, um certo dia se deparou com um cliente que estava insatisfeito com um pacote que havia contratado e este passou então a agir de forma bastante hostil, começou a gritar e a chamou por nomes absurdos. Durante a exaltação de tal cliente, Bianca permaneceu em silêncio para ¿não piorar as coisas¿, e não receber uma advertência da Qualidade. No dia seguinte ela apareceu no trabalho muito rouca sendo quase impossível ouvir a sua voz, e tal rouquidão não apresentava nenhum correlato orgânico aparente. Assinale a alternativa que descreva de forma sucinta, a possível ocorrência dessa rouquidão repentina:
		
	
	Recalque, mecanismo de defesa que impede de vir a tona conteúdos indesejados.
	
	Catexia, mecanismo pelo qual o consciente censura a carga de afeto ligada a ideia.
	
	Ab-reação, que trata-se de uma via de liberação de carga emocional.
	 
	Histeria, hoje classificada como Transtornos Conversivos
	
	Neurose, uma das estruturas de personalidade propostas por Freud.
	Respondido em 26/09/2020 21:19:32
	
Compare com a sua resposta: Por ser o inconsciente atemporal e ilógico, existem várias vivências e fantasias que ficam armazenadas de forma aleatória, sendo assim, todos esses fatores passam a convergir em um sintoma. Então, a origem dos sintomas é sobredetermina, existem várias causas que a determinam. Esse fator proporciona uma superinterpretação.
	
		5
          Questão
	Acerto: 0,0  / 0,1
	
	A escolha a associação livre é a regra fundamental da psicanálise. Anteriormente, Freud utilizou dois outros métodos: a hipnose e a catarse. Com base nessa assertiva, leia as frases a seguir e escolha a alternativa correta. 1. A sugestão não supera as resistências. 2. A catarse se limita a uma liberação de energia psíquica, sem no entanto atingir o inconsciente. 3. Nem todas as pessoas podem ser submetidas à hipnose.
		
	
	Apenas 3 está correta.
	 
	Estão corretas as afirmações 2 e 3.
	
	Estão corretas as afirmações 1 e 3.
	
	Estão corretas as afirmações 1 e 2.
	 
	Estão corretas as afirmações 1, 2 , 3.
	Respondido em 26/09/2020 21:26:01
	
Compare com a sua resposta: O aluno deve dissertar sobre a função simbólica da linguagem. O processo terapêutico ocorre tomando a linguagem como referencia mediadora entre o que é relatado e o conteúdo inconsciente. A linguagem serve como mediadora simbólica deste encontro, entre o que é relatado e o que está no inconsciente.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais