Buscar

História contemporânea I aula 02

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Assinale, a seguir, o único fator que não explica o pioneirismo inglês na chamada Revolução Industrial.
	
	
	
	Processo de cercamento dos campos (enclosures). 
	
	
	Existência de um exército de mão-de-obra. 
	
	
	Jazidas de carvão mineral, o que possibilitava o desenvolvimento de fábricas movidas a esse combustível.
	
	
	A permanência de relações feudais no campo. 
	
	
	Acumulação primitiva de capital. 
	
Explicação:
A opção correta, isto é, a opção que não explica, que não está relacionada como um dos fatores do pioneirismo inglês que levaram à Revolução Industrial é o exposto pela opção da letra d¿.Osdemaisfa→res,expos→spelasopçõesd¿.Osdemaisfa→res,expos→spelasopçõesa¿, b¿,b¿,c¿ e `e¿ são fatores que permitiram à Inglaterra ser a pioneira na chamada Revolução Industrial, como pode ser constatado na tela 6 da aula online 2. permanência de relações feudais no campo não foi um fator que explica o pioneirismo inglês na chamada Revolução Industrial porque ¿compra de propriedades agrícolas era uma das mais importantes formas de lucro e aboliu completamente os resquícios de feudalismo que ainda permaneciam¿. Ver o texto PIONEIRISMO INGLÊS, clicando em ¿clique aqui¿, em azul¿, no SAIBA MAIS da tela 6 da aula online 2.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		A Inglaterra conseguiu um significativo protagonismo no processo de Revolução Industrial operado a partir do século XVIII. Este pioneirismo pode ser atribuido a vários fatores dentre eles:
I - Destaque político da classe burguesa, que ocupava cadeiras no Parlamento inglês;
II - Acumulação primitiva de capital;
III - Existência de um exército de mão de obra;
IV - Reversão do cercamento dos campos ocorrido no século XVII com devolução das terras aos camponeses.
 
	
	
	
	Apenas as opções I, II e III estão corretas.
	
	
	Apenas as opções I, II e IV estão corretas.
	
	
	Apenas as opções II e III estão corretas.
	
	
	Apenas as opções I e II estão corretas.
	
	
	Apenas as opções III e IV estão corretas.
	
Explicação:
Os fatores que explicam o pioneirismo inglês no processo de Revolução Industrial são: destaque político da classe burguesa, que ocupava cadeiras no Parlamento inglês; acumulação primitiva de capital; existência de um exército de mão de obra. O opção IV é inadequada porque não houve reversão e sim realização do cercamento dos campos o que possibilitou excesso de mão de obra nas cidades.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Como fatores fundamentais para o processo de Revolução Industrial Inglesa, podemos destacar, no que se refere a sociedade:
	
	
	
	O interesse da monarquia inglesa na industrialização
	
	
	Estimulo o comércio através da expansão marítima
	
	
	A consolidação de uma burguesia industrial e a disponibilidade de mão de obra operaria.
	
	
	A falência do modelo agrário
	
	
	A interferência direta da nobreza na industrialização.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		4.
		A Revolução Industrial transformou profundamente a ordem econômica mundial. Suas origens na Inglaterra relacionam-se com o(a):
	
	
	
	triunfo da ideologia liberal
	
	
	fortalecimento do sistema familiar de produção
	
	
	fim da hegemonia marítima
	
	
	liberação de mão-de-obra da cidade para o campo
	
	
	declínio da monarquia
	
	
	
	 
		
	
		5.
		(FEI) Podem ser apontadas como características da Revolução Industrial:
	
	
	
	b) O aprimoramento do artesanato, a crescente divisão do trabalho, um forte êxodo urbano e o aumento da produção.
	
	
	e) A modernização da produção agrícola, o êxodo rural e uma diminuição do nível geral da produção.
	
	
	c) A substituição do artesanato pela manufatura e o consequente aumento da produção acompanhado pela consolidação da servidão como principal forma de trabalho.
	
	
	a) A substituição da manufatura pela indústria, a invenção da máquina-ferramenta, a progressiva divisão do trabalho e a submissão do trabalhador à disciplina fabril.
	
	
	d) A total substituição do homem pela máquina e o aumento do nível de vida da classe trabalhadora.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Como estudamos em nossas aulas, quando pensamos em ¿revolução¿, logo imaginamos batalhas, soldados e conflitos. No entanto, revolução não significa guerra ou conflito, mas sim de transformação. Assim foi com a Revolução Industrial: um conjunto de transformações no sistema produtivo pelo qual passou a Inglaterra no século XVIII. Mas não houve apenas uma Revolução Industrial, mas, ate hoje, podemos citar três Revoluções Industriais, cada qual com suas características próprias. Assinale, abaixo, que mudanças caracterizaram a Primeira Revolução Industrial.
	
	
	
	Desenvolvimento tecnológico, a mecanização da produção e a utilização da robótica com as fábricas tendo várias etapas da produção totalmente automatizadas, sem a necessidade de intervenção dos operários.
	
	
	Dentre as principais mudanças, podemos citar o aparecimento da burguesia e do proletariado.
	
	
	O desenvolvimento de novos processos industriais e sua importância para as políticas imperialistas.
	
	
	Mudança da produção artesanal para a produção manufaturada e progressiva alteração da energia utilizada, que deixou de ser somente humana ou animal para ser substituída pelo carvão e, mais tarde, pela eletricidade.
	
	
	Ficou mais clara a demarcação entre os detentores dos meios de produção e aqueles que possuem apenas a força de trabalho para oferecer.
	
Explicação:
A resposta correta é a da letra "d". Como estudamos na aula online 1, telas 3 e 4, a Primeira Revolução Industrial representou uma profunda mudança na forma de se produzir: ela passa da forma artesanal para a manufaturada, pela substituição da energia utilizada para se produzir determinado bem, que deixou de ser apenas humana ou animal para ser substituida pela energia produzida pela queima do carvão e, mais tarde, pela energia elétrica.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Considere o trecho abaixo de autoria de Aléxis Tocqueville acerca da cidade inglesa de Manchester,em 1835 ao responder a questão.
"Desta vala imunda a maior corrente da indústria humana flui para fertilizar o mundo todo. Deste esgoto imundo jorra ouro puro. Aqui a humanidade atinge o seu mais completo desenvolvimento e sua maior brutalidade, aqui a civilização faz milagres e o homem civilizado torna-se quase um selvagem."
(Tocqueville, Aléxis In: HOBSBAWN, Eric J. A. A Era das Revoluções: Europa 1789 - 1848. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977, p. 43).
Relacionando o trecho acima às transformações sociais e econômicas que se operaram na Inglaterra nesse período histórico, pode-se afirmar que:
	
	
	
	historicamente a industrialização capitalista implantou-se sem violência social na Inglaterra e França harmonizando as relações entre civilização e povos pré-feudais.
	
	
	o salto civilizatório correspondente à expansão do capitalismo industrial inglês realizou-se sob a égide de novas relações sociais marcadas pela da superexploração da mão-de-obra.
	
	
	o texto reflete sobre o papel do ouro descoberto na Califórnia no financiamento das mudanças industriais ocorridas no capitalismo inglês nesse período.
	
	
	o processo de Revolução Industrial teve altíssimos custos sociais na Inglaterra enquanto em outros países pode realizar-se no modelo de ¿Estado do bem-estar-social¿.
	
	
	a Revolução Industrial inglesa levou à regressão econômica imensas áreas de terra que retomaram as características da barbárie feudal.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		De acordo com Eric Hobsbawm, durante o período do início da Revolução Industrial, a França era considerada o Estado mais poderoso e populoso da Europa, local ideal para que a Revolução Industrial ocorre lá mas. No entanto, ela não se iniciou, começando na Inglaterra. A mesma teve início nesse país por vários motivos, dentre os quais podemos apontar abaixo, exceto:
	
	
	
	As enormes jazidas de recursos naturais que existiam em solo inglês permitiram que a Inglaterra tivesse condições de iniciar o processo
da revolução.
	
	
	A Inglaterra, em condições de iniciar o processo revolucionário industrial desde o século XVII, não o fez pois estava envolvida diretamente na Revolução Francesa, apoiando os jacobinos.
	
	
	A economia francesa estava abalada pelo envolvimento da França nas guerras de independência das colônias inglesas na América do Norte e pelas várias crises econômicas que o país vivia.
	
	
	A Inglaterra apresentava condições econômicas mais viáveis para o desenvolvimento da revolução.
	
	
	A França vivia um sério problema político, oriundo da Revolução Francesa e por isso não tinha como iniciar o processo.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando